SAADE realiza reuniões abertas sobre fortalecimento das ações afirmativas e combate às fraudes no sistema de reserva de vagas

Na segunda quinzena de maio e no mês de junho, a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar promove reuniões abertas no quatro campi da Universidade para debater o fortalecimento das políticas públicas de ações afirmativas e propor mecanismos de combate às fraudes no sistema de reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras. A intenção da SAADE também é contextualizar o tema dentro de uma perspectiva histórica ampla que aponta o protagonismo da resistência do movimento negro. 
No Campus São Carlos, a reunião aberta será no dia 15 de maio, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus. Às 9 horas, começa a mesa-redonda intitulada "Perspectivas e desafios para o combate das fraudes no sistema de reserva de vagas para ingresso no serviço público e no Ensino Superior". No período da tarde, às 14 horas, acontece a mesa "Autodeclaração e heteroidentificação - o papel das comissões de verificação da veracidade das autodeclarações raciais". E, depois, às 16 horas, será realizada a roda de conversa "Metodologias e procedimentos para a construção de uma comissão permanente de verificação da veracidade da autodeclaração racial para a UFSCar", durante a qual serão registradas as proposições das pessoas presentes. 
No dia 22 de maio, a reunião aberta sobre a temática será no Campus Sorocaba, no auditório do edifício ATLab, a partir das 17h30. No Campus Lagoa do Sino a reunião aberta será no dia 29 de maio e, no Campus Araras, no dia 12 de junho. Os detalhes da programação em Lagoa do Sino e Araras serão divulgados em breve. Todas as pessoas interessadas em debater a temática das políticas públicas de ações afirmativas estão convidadas a participar. Mais informações no Portal da UFSCar, pelo e-mail saade@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9771.

 

Fonte: Notícias UFSCar