Orçamento

O funcionamento das atividades da UFSCar é custeado por recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pelo Congresso Nacional, que são liberados pelo Governo Federal. A partir desta previsão de recursos e do levantamento das demandas, a UFSCar define o seu orçamento, que é planejado pela Pró-Reitoria de Administração (ProAd, link externo) e aprovado no Conselho de Administração (CoAd, link externo) e no Conselho Universitário (ConsUni, link externo).

Tradicionalmente, a distribuição orçamentária da UFSCar previa que uma parcela destes recursos fosse destinada aos Centros para que fosse executada de maneira descentralizada, valorizando a autonomia destas unidades. Após o recebimento destes recursos, o Conselho do CECH aprovava uma distribuição entre suas unidades (Direção, Departamentos, Coordenações de Graduação e de Pós-Graduação, Unidades Especiais), para que pudessem ser empenhados nas ações que cada setor considerasse como prioritárias.

Nos últimos anos, em função da Emenda Constitucional nº 95/2016, que estabeleceu um teto de gastos para o Governo Federal, e da recorrente retirada de recursos para a Educação, os orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior como um todo têm sido severamente impactados. Com isso, internamente à UFSCar, desde 2020 não foram destinados recursos para os Centros. Desse modo, as demandas de manutenção e compras vêm sendo atendidas de forma centralizada pela ProAd, e devem ser enviadas da seguinte maneira:

Maiores informações sobre estes serviços podem ser encontradas na página de compras site da Pró-Reitoria de Administração (ProAd, link externo).

Havendo disponibilidade orçamentária e distribuição de recursos para execução descentralizada para o CECH e suas unidades, as informações serão apresentadas nesta página.