Quartas Sociológicas "Futuros do Anti-Racismo: lições do aprendizado transnacional", dia 29/11/2022 às 18h00

Divulgação Evento.jpeg

O Programa de Pós-graduação em Sociologia convida todos para a Quarta Sociológica no dia 29 de novembro, às 18h, no auditório da UEIM (prédio do CECH).

 

Prof Nikolay Zakharov (PhD, Universidade Uppsala) é Professor Sênior de Sociologia na Universidade de Södertörn, Suécia.

 O foco principal de sua pesquisa é o racismo global e o anti-racismo.  Um especialista líder em racismo na Europa Oriental, ele contribuiu para as discussões em andamento com vários livros bem recebidos: Attaining Whiteness (UUP, 2013), Race and Racism in Russia (Palgrave, 2015) e Post-Soviet Racism (Palgrave, 2017, com a Lei Ian).


Futuros do Anti-Racismo: lições do aprendizado transnacional 

Por que restringir nossa teorização do racismo e anti-racismo ao funcionamento das democracias liberais ocidentais? O fracasso em abordar adequadamente a racialização em contextos não-ocidentais está colocando muitas políticas no Sul global e em contextos pós-socialistas fora de vista crítica. Esta palestra abordará a lógica racial e pós-racial em contextos tão negligenciados como a Rússia e a China e as conectará com o contexto brasileiro.