Programação Cultural Acompanhará Congressos da UFSCar com Apresentações dos Grupos Os Choristas e Prática de Samba nos dias 12 e 13/11/2024

XIº Congresso de Extensão da UFSCar.jpg

Nos dias 12 e 13 de novembro, a UFSCar sediará uma série de eventos acadêmicos, incluindo o XIº Congresso de Extensão PROEx, o 30º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 15º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI), o 3º Congresso de Iniciação Científica do Ensino Médio (CIC-EM), o XI Congresso de Extensão da UFSCar (ConEx) e o XIV Seminário de Ensino de Graduação. Estes congressos terão uma programação cultural especial, com apresentações artísticas que ocorrerão durante as cerimônias de abertura e encerramento no Anfiteatro Bento Prado Jr, localizado na área Norte do Campus São Carlos.
Neste sentido, a Pró-Reitoria de Extensão preparou uma programação cultural para abrilhantar esses eventos compartilhados. No dia 12 de novembro, às 11 horas, o grupo Os Choristas se apresentará durante a mesa de abertura dos congressos; e no dia 13, no encerramento dos eventos, teremos o projeto Prática de Samba

Os Choristas
Os Choristas é um grupo musical nascido na UFSCar para estudar e executar o Choro, contribuindo para torná-lo ainda mais conhecido e amado, e para que possa também ser um instrumento de Educação Patrimonial. Formado por dois professores e três alunos de graduação, sua formação é flautas, cavaquinho, pandeiro e violão de 7 cordas. Além de executar as músicas, o grupo realiza concertos didáticos sobre o gênero, procurando abordar aspectos históricos, estilísticos e técnicos deste tipo de música, além de trazer informações sobre as músicas e compositores executados. Por nascer de um ambiente acadêmico, o grupo tem por característica o estudo constante e a iniciativa em dialogar com a platéia, expondo e explicando o material artístico que estão ouvindo.

Prática de Samba
O projeto Prática de Samba: música, memória, presença e sociabilidade, coordenado por Eduardo Conegundes de Souza, professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC-UFSCar), tem como principal objetivo a formação de um coletivo diverso de pessoas que, a partir da recuperação e compartilhamento da memória musical, histórica e social do samba, produza rodas de samba no campus da UFSCar, bem como em espaços culturais da cidade e do estado de São Paulo. Ao realizar rodas abertas à comunidade mais ampla, o projeto propicia um espaço e tempo de fruição artística e de acesso à experiências formativas e culturais que se estabelecem para além da lógica do consumo e do puro entretenimento.