Plataformização do Entretenimento #09 - Museu Online (03/07 às 16h)

O seminário "Plataformização do Entretenimento" pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura, visando a um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.

Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A nona live, "Museu Online", ocorrerá no dia 03/07 às 16h, com a participação de Giulia Crippa (Universidade de Bologna) e Lucia Teixeira (UFF), com a mediação de Naiá Sadi Câmara (Unaerp/Uni-FACEF). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/2Vl5t8f.

ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/especializacaomultiplataformaufscar

O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).

Sobre as Convidadas:

Giulia Crippa (Universidade de Bologna)
Professora Associada – Departamento de Bens Culturais, Universidade de Bologna. Foi Professora Titular na Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, no curso de Ciências da Informação e Documentação. É professora credenciada de doutorado e mestrado do programa de pós-graduação em Ciências da Informação na ECA-USP. Foi coordenadora do GT3 - Mediação, Disseminação e Apropriação de Informação (Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia - ANCIB - Brasil) por dois mandatos (2012-2016). De 2012 até hoje ele compõe o Conselho de Administração da Casa da Memória Italiana (CMI) em Ribeirão Preto. É líder do grupo de pesquisa do Diretório CNPq BIBLIOTHECA DISCIPLINATA dedicado aos estudos de bibliografia histórica e pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPq PRACTIC - Grupo de estudos sobre práticas culturais e tecnologias de informação e comunicação.

Lucia Teixeira (UFF)
Doutora em Linguística e Semiótica pela USP (1994),  e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Limoges (2002-2003). É professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense (aposentada), professora de Semiótica no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF e pesquisadora 1 do CNPq. Foi Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Presidente da ABES (Associação Brasileira de Estudos Semióticos). Coordena o Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso – SeDi (www.sedi.uff.br) e desenvolve pesquisas em torno das relações entre linguagens. Publicou Linguagens na comunicação (2009, Estação das Letras e das Cores, organização, com Ana Claudia de Oliveira), Linguagens na cibercultura (2013, Estação das Letras e Cores, organização com José Roberto do Carmo Jr.), além de capítulos de livros e ensaios em periódicos nacionais e estrangeiros. Publicou ainda as coleções de livros didáticos em 4 volumes (6o ao 9o anos) Leitura do mundo (2000, Editora do Brasil) e Passaporte para a Língua Portuguesa (2009, Editora do Brasil), ambas em coautoria com Norma Discini, Projeto Apoema Português (2014, Editora do Brasil), em coautoria com Silvia Maria de Sousa e Karla Faria e Apoema Português (2018, Editora do Brasil), em coautoria com Silvia Maria de Sousa, Karla Faria e Nadja Pattresi.

Naiá Sadi Câmara (Unaerp/Uni-FACEF)
Doutora e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, com Pós-Doutoramento em Comunicação e Artes pela UFSCar. Professora titular do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional do UNI-Facef, e do Departamento de Comunicação Social da Unaerp.