Plataformização da Cultura #08: O que são os estudos de plataformas? dia 26/09 às 16h00

Transmissão: https://bit.ly/2Vl5t8f
Inscrição para Certificado: https://bit.ly/3kxSYAb

O regime de distanciamento social potencializou as práticas culturais emergentes das lives, reconfigurando a interação entre o público e os artistas. Tal fenômeno foi possibilitado pela plataformização das indústrias culturais: um fenômeno recente na história do país.

Surgem assim, na arena cultural, manifestações artísticas, criativas e inovadoras em plataformas de entretenimento: filmes, séries, shows musicais ao vivo, esquetes humorísticos e performances teatrais. Essas atividades geram novos modelos de negócios ao oferecer serviços de distribuição online com implicações diretas nos arranjos produtivos das indústrias culturais.

Esse fenômeno não é novo, nos anos 1990 as empresas de tecnologia perceberam que os conteúdos não se limitavam a uma única mídia, e por isso passaram a adquirir um novo valor de mercadoria como bem cultural no mundo digital: "o conteúdo é rei". Vale ressaltar que o valor de um bem cultural não é criado apenas pelas plataformas, mas também pela força criativa dos produtores culturais que delas participam, considerando os interesses do público e a governança da plataforma.

Nesse contexto, o seminário "Plataformização da Cultura" pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, artistas e profissionais da cultura, visando um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.

Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A oitava live será sobre os estudos de plataformas, no dia 26/09 às 16h, com a participação de Carlos d'Andréa (UFMG) e Karina Gomes (UFSCar), com mediação de João Massarolo (UFSCar). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/2Vl5t8f.

IMPORTANTE: Para o recebimento do certificado, o credenciamento deve ser feito na sala online (conferenciaweb.rnp.br/webconf/eam-ufscar), no momento da transmissão.

ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/especializacaomultiplataformaufscar

O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).

Sobre os participantes:

Carlos d'Andréa (UFMG)
Professor do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG. Doutor em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG). Foi pesquisador visitante no Departamento de Media Studies da Universidade de Amsterdã, na Holanda (2017/2018). Autor do livro "Pesquisando Plataformas online: conceitos e métodos (EDUFBA, 2020). É coordenador do R-EST - estudos redes sociotécnicas e membro do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon).

Karina Gomes (UFSCar)
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - com estágio em Sociologia Política na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris/França), mestre em Engenharia de Produção e graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Professora adjunta no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, na área de Organizações, e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI).

João Massarolo (UFSCar)
Cineasta e Roteirista. Professor associada da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo. Coordenador do GEMInIS – Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som.