Plataformização da Cultura #06: Plataformização do Trabalho - 29/08 às 16h

Transmissão: https://bit.ly/2Vl5t8f
Inscrição para Certificado: https://bit.ly/3aOYRWb

O regime de distanciamento social potencializou as práticas culturais emergentes das lives, reconfigurando a interação entre o público e os artistas. Tal fenômeno foi possibilitado pela plataformização das indústrias culturais: um fenômeno recente na história do país.

Surgem assim, na arena cultural, manifestações artísticas, criativas e inovadoras em plataformas de entretenimento: filmes, séries, shows musicais ao vivo, esquetes humorísticos e performances teatrais. Essas atividades geram novos modelos de negócios ao oferecer serviços de distribuição online com implicações diretas nos arranjos produtivos das indústrias culturais.

Esse fenômeno não é novo, nos anos 1990 as empresas de tecnologia perceberam que os conteúdos não se limitavam a uma única mídia, e por isso passaram a adquirir um novo valor de mercadoria como bem cultural no mundo digital: "o conteúdo é rei". Vale ressaltar que o valor de um bem cultural não é criado apenas pelas plataformas, mas também pela força criativa dos produtores culturais que delas participam, considerando os interesses do público e a governança da plataforma.

Nesse contexto, o seminário "Plataformização da Cultura" pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, artistas e profissionais da cultura, visando um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.

Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A quinta live será sobre a plataformização do trabalho, no dia 29/08 às 16h, com a participação de Rafael Grohmann (UNISINOS), Ricardo Festi (UnB) e Matheus Viana Braz (UEMG), e mediação de Karina Gomes (UAM). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/2Vl5t8f.

IMPORTANTE: Para o recebimento do certificado, o credenciamento deve ser feito na sala online (conferenciaweb.rnp.br/webconf/eam-ufscar), no momento da transmissão.

ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK:

O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).

Sobre os participantes:

Rafael Grohmann (UNISINOS)
Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Editor da newsletter DigiLabour. Coordenador do projeto Fairwork, ligado à Universidade de Oxford, no Brasil.

Ricardo Festi (UnB)
Professor de Sociologia na Universidade de Brasília. É autor da tese O Mundo do Trabalho e os Dilemas da Modernização: percursos cruzados da sociologia francesa e brasileira (1950-1960), defendida em 2018 pela UNICAMP. Fez estágio de pesquisa na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, em 2015-2016. Publicou artigos em revistas científicas e organizou dossiês sobre a obra de Michael Löwy e Alain Touraine. Tem pesquisado no campo da sociologia do trabalho.

Matheus Viana Braz (UEMG)
Psicólogo e professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Correspondente do Brasil no Réseau International de Sociologie Clinique.

Karina Gomes (UFSCar)
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - com estágio em Sociologia Política na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris/França), mestre em Engenharia de Produção e graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Professora adjunta no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, na área de Organizações, e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI).