Palestra Ciclo Maquiavellica "Religião e política no Brasil: repensando 35 anos de pesquisa, em contexto comparativo ", Prof. Dr. Paul Freston, dia 20/09/2023 às 10h00

Machiavellicas - Setembro 2023- Paul Freston.png

Link da videochamada:  https://meet.google.com/uzy-qsig-tyh

Prezados Docentes e Discentes, comunidade da UFSCar

A Coordenação do PPGPOL tem a satisfação de convidá-los/as para a palestra "  Religião e política no Brasil: repensando 35 anos de pesquisa, em contexto comparativo ", a ser proferida pelo Prof. Dr. Paul Freston ( Professor emérito de Religião e Política em Contexto Global, na Balsillie School of International Affairs e Wilfrid Laurier University, Canadá. E ex-professor da UFSCar)na próxima quarta, dia 20/09,  às 10 horas.
A moderação será do Prof Dr Gabriel Avila Casalecchi (UFSCar).

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil passou por mudanças religiosas rápidas, e concomitantemente por momentosos processos políticos: redemocratização; consolidação; polarização ameaçadora da continuidade democrática. O papel da religião nesses processos tornou-se cada vez mais proeminente e controverso. Como entender a relação religião/política no Brasil contemporâneo, e como compara com outras regiões do mundo (América Latina, EUA, África)?

Bio
Professor catedrático (CIGI Chair in Religion and Politics in Global Context) na Balsillie School of International Affairs e na Wilfrid Laurier University, Waterloo, Ontário, Canadá, e professor colaborador na pós-graduação em sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É também Distinguished Senior Research Fellow no Institute for Studies of Religion, Baylor University, EUA. Possui graduação em História e Antropologia Social - University of Cambridge (1975), mestrado em Latin American Studies - University of Liverpool (1981), mestrado em Christian Studies - Regent College, Vancouver, Canadá (1983) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, e professor catedrático de sociologia no Calvin College, Michigan, EUA. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da religião; religião e política; religião e globalização; protestantismo; pentecostalismo.