Nota da Direção do CECH - Celebração ao Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação

Temos a honra de informar que o Ministério da Educação instituiu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

O selo integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, a PNEERQ, instituída em 14 de maio de 2014. Tal data é simbólica por atestar a importância de realização de políticas públicas antirracistas, após 136 anos da abolição formal da escravatura no Brasil.

A PNEERQ estabelece a gestão integrada da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para sua implementação. O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais atestará o reconhecimento e a valorização de escolas com práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais.

Conferir a este Selo o nome da Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do CECH e emérita da UFSCar, é um reconhecimento de sua inestimável contribuição para uma educação antirracista, que é uma educação para a igualdade de todas as pessoas.

Para maiores infomações, ver: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=14/05/2024&jornal=601&pagina=1&totalArquivos=4 (link externo)