Minicurso: "Uso do SPSS para Inserção e Análise Estatística de Dados em C. Sociais", de julho-agosto de 2022 às terças-feiras (14hs às 18hs)

Minicurso: Uso do SPSS para Inserção e Análise Estatística de Dados em C. Sociais

Profa. Carolina Raquel D. Mello Justo (DCSo/UFSCar, Docente Responsável)

Terças-Feiras, das 14hs às 18hs, julho-agosto de 2022, Auditório do LIDEPS

 

1. Apresentação e Justificativa:

 

O SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) é o mais importante software estatístico para uso nas Ciências Sociais. Sua principal funcionalidade é permitir a construção e análise de bases de dados categóricos. O software apresenta múltiplos recursos: quantificação de variáveis categóricas, análises multivariadas, fatoriais, de clusters, redes, regressões, estimativas, testes não paramétricos, criação de árvores de classificação e decisão, produção de tabelas, gráficos e mapas para análise e planejamento. São todos recursos cujo manejo qualificado é desejável e cada vez mais requisitado dos profissionais de Ciências Sociais e, especialmente, de Ciência Política.

 

2. Objetivos:

 

O objetivo do minicurso é introduzir @s alun@s de Ciências Sociais à metodologia de análise quantitativa baseada na utilização do software estatístico SPSS.

O curso objetiva, mais especificamente, capacitar @s alun@s para a construção de bancos de dados e análise estatística dos mesmos, e também inclui o recurso a bases de dados de pesquisas já prontas e a sua interpretação e tratamento para posterior análise estatística, o que será feito, sobretudo, através de pesquisas de opinião pública por amostragem.

 

3. Conteúdo Programático

 

3.1. Construção de bases de dados

3.2. Tratamento dos dados

3.3. Análise estatística descritiva

3.4. Associação e correlação

3.5. Regressão

3.6. Séries temporais

 

4. Cronograma:

 

1)    Aula expositiva e prática: SPSS (inserção de variáveis/questões), exercício em sala.

2)    Aula expositiva e prática: SPSS (inserção de dados/respostas), exercício em sala.

3)    Aula expositiva e prática: SPSS (análise de dados: estatísticas descritivas, testes não paramétricos, cruzamento de variáveis, gráficos e tabelas), exercício em sala.

4)    Aula expositiva SPSS (análise de dados: estatísticas descritivas, cruzamento de variáveis, gráficos e tabelas), exercício em sala.

5)    Aula expositiva SPSS (análises multivariadas e fatoriais, regressões), exercício em sala.

6)    Aula expositiva SPSS (análises de clusters, redes, regressões, estimativas), exercício em sala.

 

Inscrições para minicurso SPSS

Página1 Uso do SPSS para Inserção e Análise de Dados em Ciências Sociais,Profas. Carolina Justo e Fabíola Del Porto,Julho e Agosto de 2022, às terças-feiras, das 14hs às 18hs, no auditório do LIDEPS Nome,E-mail ,Filiação Marlon Baltieri Thomazini,ma

 

Obrigada!
Att.,
Carolina Raquel D. Mello Justo.
Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais - DCSo
Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP 
Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades - Políticas Públicas e Percepções Públicas - NEDEPP/CNPq.