Lançamento do livro "Machado de Assis e as primeiras incertezas (A formação literária, o poema inédito e o malogro do primeiro livro)", de Wilton José Marques

 

Depois de alguns anos de pesquisa sobre a juventude literária de Machado de Assis, o professor Wilton José Marques, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, acaba de lançar o livro "Machado de Assis e as primeiras incertezas (A formação literária, o poema inédito e o malogro do primeiro livro)", pela Editora Alameda. A ideia da obra nasceu, segundo Marques pontua no prefácio, a partir da (re)descoberta, em março de 2015, de um poema inédito de Machado de Assis - "O grito do Ipiranga" -, datado de 7 de setembro de 1856 e publicado logo em seguida no jornal "Correio Mercantil". Segundo o docente, evidentemente, tal fato inusitado trouxe consigo várias perguntas. E quase todas levavam ao mesmo lugar histórico da iniciação literária do jovem Machado, ao tempo das primeiras incertezas. Esse momento da vida literária de Machado de Assis, além de pouco estudado, é carente de mais informações. Nesse sentido, o livro apresenta várias novidades, algumas inéditas. Para saber mais, acesse a reportagem completa no Portal da UFSCar.
O livro "Machado de Assis e as primeiras incertezas (A formação literária, o poema inédito e o malogro do primeiro livro)", pode ser adquirido pelo site da Editora Alameda.

 

Fonte: Notícias UFSCar