Lançamento do Documentário "Vinocéu: uma experiência multidisciplinar de difusão científica", sobre projeto Cherenkov Telescope Array (CTA ), dia 07/11/2023 às 19h00, no NAP-CECH

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link https://bit.ly/40lTiIg. Haverá certificado aos participantes.

O Departamento de Letras (DL), da UFSCar, e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), lançam, no dia 7 de novembro, o documentário "Vinocéu: uma experiência multidisciplinar de difusão científica". O evento acontece às 19 horas, nas salas 11 e 12 do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

O filme é um documentário de divulgação científica sobre o Cherenkov Telescope Array (CTA ), uma colaboração internacional que está construindo um conjunto de telescópios de diferentes tamanhos e conta com a participação de 1500 membros, de 150 institutos e 25 países.

O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar e o IFSC. "O documentário tem uma característica multidisciplinar e envolveu os alunos do curso de Linguística na fase de pesquisa e roteirização, IFSC e profissionais da área de cinema e jornalismo", contou Pedro Varoni, professor do DL/UFSCar e supervisor do "Vinocéu".

O projeto temático do CTA é financiado pela Fapesp e tem como coordenador o astrofísico e professor do IFSC/USP São Carlos, Luiz Vitor de Souza Filho. O lançamento do vídeo contará com a presença de toda a equipe.

Após o lançamento, o filme estará disponível no canal do YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCf6JOvJFfSAt-YiizeFYDDw