Instituto de Línguas da UFSCar inicia suas atividades com cursos de Espanhol e planeja a oferta de outras línguas para o segundo semestre

O Instituto de Línguas da UFSCar marcou sua primeira fase de implantação neste mês com a oferta das primeiras turmas de Língua Espanhola. Criado em março deste ano a partir de proposta elaborada por docentes do Departamento de Letras (DL) desde 2013, o Instituto acaba de iniciar as aulas das três turmas de Espanhol para estudantes de graduação e pós-graduação. O curso é coordenado por docentes do DL e ministrado por estudantes de licenciatura em Letras com habilitação em Português-Espanhol. O material didático é elaborado por esse grupo, considerando os interesses e necessidades específicas de estudantes do Ensino Superior, como situações de intercâmbio, de congressos e da vida universitária. Além disso, parte do material é dinâmica e vai sendo construída ao longo do curso para acompanhar as turmas.
A Diretora do Instituto, Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, docente do DL, explica que a participação de estudantes de Letras é parte importante de suas formações, e contribui, também, para gerar um grande diferencial no curso. "Além de contribuir muito para a capacitação de futuras professoras e futuros professores, a participação de estudantes coloca nas turmas o que há de mais recente na pedagogia do ensino de línguas no Brasil. O grupo de estudantes está constantemente discutindo metodologias, estratégias de ensino e outros instrumentos que fortalecem tanto os cursos como suas formações", pontua a docente.
O Instituto planeja outras ofertas de cursos para o segundo semestre deste ano, em diferentes modalidades. A partir do diálogo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), estão sendo construídas ofertas específicas para o quadro de servidores da Universidade. As línguas já previstas na proposta original do Instituto – Português, Inglês, Espanhol e Libras – deverão ser ofertadas em turmas de capacitação de servidoras e servidores. Já a colaboração com o Centro de Culturas Indígenas (CCI) e o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar "Linguagens, Etnicidades e Estilo em Transição" (LEETRA) do DL está possibilitando o planejamento de oficinas de línguas indígenas, nas quais as culturas dos povos indígenas presentes na UFSCar serão compartilhadas por meio do contato com as línguas. Além disso, está sendo criada uma Rede Colaborativa de Línguas e Culturas, que pretende reunir integrantes estrangeiros da comunidade universitária ou que tenham vivências em outros países para pequenos cursos também em forma de oficina. Foi realizado também um levantamento com estudantes da Universidade para identificar o interesse por cursos de outras línguas. Na pesquisa, o Francês teve destaque, e já faz parte do planejamento para a oferta de cursos especiais.
A coordenação do Instituto de Línguas fica na sala 11 do edifício AT10 do Campus São Carlos. Outras informações podem ser consultadas na página do Instituto no Facebook ou pelo e-mail institutodelinguas@ufscar.br.