I Colóquio do Observatório Mulheres - UFSCar, voltado a todo o público e com as inscrições abertas, dias 12, 13 e 14 de jun/2023

Assunto: I Colóquio do Observatório Mulheres - UFSCar

Prezados e Prezadas Colegas.

Pedimos gentilmente a sua colaboração para divulgação do I Colóquio do Observatório Mulheres - UFSCar, evento gratuito, nos dias 12, 13 e 14 de junho/23, voltado a todo o público e com as inscrições abertas.

Em março de 2022, por iniciativa da reitora, Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, foi criado o GTMulheres/UFSCar com o objetivo de refletir sobre as desigualdades de gênero na universidade e organização de uma estrutura que viabilizasse a discussão de ações institucionais de equidade e que somassem esforços às instâncias já existentes na UFSCar voltadas ao tema, tais como as políticas de
ações afirmativas, equidade e diversidade e as de combate à violência, que contam, neste momento com a atuação específica da vice-reitora, Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis.

Com o evento, marca-se o início dos trabalhos do Observatório Mulheres-UFSCar que, a partir desta data, passa a acolher todas as pessoas da comunidade interessadas em contribuir com cada um dos eixos de atuação do Observatório (pesquisa; extensão, arte e cultura; carreira; comunicação, combate à violência e mapeamento). A proposta é que este seja o primeiro do conjunto de 4 colóquios que acontecerão em todos os campi da UFSCar até dezembro de 2024, em encontros presenciais, consolidando assim a atenção e o engajamento desta gestão com proposições de políticas de equidade amplas, voltadas para todas as categorias, que vislumbram na pesquisa uma forma efetiva de representação, participação e ação com potencial de desdobramento para todas as instâncias da universidade, pelo engajamento, reflexão e ações, incluindo as condições de ingresso na universidade e as condições de trabalho das servidoras terceirizadas.

O Colóquio contará com a presença de pesquisadoras de reconhecida trajetória, tais como Débora Diniz, professora da Universidade de Brasília (UnB) e representante do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (ANIS); Fernanda Severo, da FioCruz e integrante da Comissão Nacional da Verdade; Ana Maria Fonseca de Almeida, da Fapesp; Deysi das Graças de Souza, docente da UFSCar e coordenadora adjunta da Área de Ciências Humanas da Fapesp; Claudia Salles, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Eliane Potiguara, da Rede Grumin de Mulheres Indígenas; e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da UFSCar. No âmbito da Rede Equidade, participarão do Colóquio as gestoras dos escritórios de mulheres das universidades públicas paulistas.

O evento também vai reunir mesas com as diferentes categorias, contemplando a diversidade da comunidade. A programação completa está detalhada no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da UFSCar.

Todas as atividades acontecem no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), que fica na área Sul do Campus São Carlos, entre o edifício AT8 e o Departamento de Psicologia, com estacionamento no local.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no documento SEI 068757 e no endereço:

As inscrições podem ser feitas pelo link:

O Instagram oficial do Observatório é: @observatoriomulheres.ufscar

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: observatoriomulheres@ufscar.br

Cordialmente,
Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha