Diálogos de Sofie III: Direitos Humanos, Racismo e Pensamento Decolonial

 

Palestrantes

  • Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar) 
  • Prof. Dr. Renato Noguera (UFRRJ) 

 

 

Debatedora: Ellen Gonzaga Lima Souza 

 

 

Coordenação: Prof. Dr. Vanderlei Carbonara – UCS; Prof. Dr. Samuel Mendonça (PUC-Campinas); Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP); Prof. Dr Luiz Roberto Gomes (Dep. Educação e PPGE - UFSCar).

 

Data: 30 de setembro de 2020 - quarta-feira.

Horário: das 17h às 19h.

 

Objetivo:

O encontro visa a problematizar o tríplice desafio que acomete a contemporaneidade: a desertificação dos direitos humanos, a assunção do racismo, sob todas as suas formas e estratégias, a normalização social da necropolítica, ou seja, de um estado permanente em que o sistema neoliberal julga que determinadas vidas, em detrimento de outras, não têm importância ou que sejam relevantes para serem protegidas, defendidas e, inclusive, vividas. Nesse complexo cenário, a educação é compelida a pensar o seu lugar e suas ações. O pensamento decolonial, com efeito, é uma dessas possibilidades, assim como o afroperspectivismo, a inclusão, as filosofias das diferenças etc. 

 

 

Carga horária

2 horas

 

Público-Alvo

Estudantes, pesquisadores e profissionais da Educação, da Filosofia e das demais áreas das Humanidades, bem como todos os interessados no tema.

 

Realização

A 3ª edição de Diálogos de Sofie é uma parceria da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE); Grupo de Trabalho Filosofia da Educação da ANPEd (GT 17); PPG em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Departamento de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Apoio

São apoiadores desse evento: PPG em Educação da PUC-Campinas e PPG em Educação da UNIFESP.

 

Sobre os Diálogos de Sofie

Diálogos de Sofie é um ciclo de debates criado pela Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) em 2020, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, com o objetivo de interpretar filosoficamente fenômenos sociais com implicações ao contexto da formação humana. 

Clique aqui para assistir a gravação da primeira edição de Diálogos de Sofiehttps://youtu.be/vxw5TfQiIt0

Clique aqui para assistir a gravação da segunda edição de Diálogos de Sofiehttps://youtu.be/AvGTh-JfsgY

Saiba mais sobre a Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) - https://sofiefilosofia.org/

 

 

 

Transmissão online (Live).

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube. Os participantes poderão apresentar questionamentos e comentários pelo chat e o moderador fará a mediação com o palestrante no decorrer do evento. O link de transmissão será enviado para o e-mail cadastrado por cada participante no ato da inscrição. 

Se você realizou inscrição no evento e até o final da manhã do dia 30/09 não tiver ainda recebido no seu e-mail o link da transmissão, entre em contato pelo endereço sofie.secretaria@gmail.com, identificando-se, e solicite o acesso.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de setembro de 2020. Para se inscrever preencha o Formulário de Inscrição: https://forms.gle/Uf9AZygrTKruiSav5

Excepcionalmente, a terceira edição dos Diálogos de Sofie não terá emissão de certificados aos participantes.

 

Informações

Para falar com os organizadores escreva para: sofie.secretaria@gmail.com