[Debate] "Conjuntura Agrária no Terceiro Governo Lula", promovido pelo NuPER, dia 05/12/2023 (terça-feira) às 19h00 no NAP-CECH (sala 3)

ACIEPE_2023_9 (4).png

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural da UFSCar promove debate sobre a conjuntura agrária no terceiro governo Lula

 

O debate acontece na próxima terça-feira (05), na sala 3 do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), na área Sul da UFSCar 

 

Com a proposta de refletir sobre as perspectivas da questão agrária no contexto do atual governo Lula, o encontro contará com a presença de Delwek Matheus, geógrafo e mestre em Desenvolvimento Territorial pela Unesp, e parte da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

A conversa, intitulada “Conjuntura Agrária no terceiro governo Lula: avanços e desafios”, será mediada por Joelson Gonçalves de Carvalho, coordenador do NuPER e docente do departamento de Ciências Sociais da UFSCar. 

O debate marca o encerramento das atividades de 2023 da ACIEPE “Repensando a pesquisa e extensão rural universitária: a questão agrária em perspectiva”. Chegando a sua sexta edição em 2023, o objetivo da ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) é incitar o debate entre estudantes da UFSCar e a comunidade em geral acerca da temática agrária. 

Ao longo do semestre, foram discutidos temas como agroecologia, histórico da luta pela terra, territórios quilombolas, territorialidades indígenas, soberania e segurança alimentar. Com a retomada do semestre letivo, no início de 2024, a conclusão das atividades contará ainda com a realização de vivência em territórios de reforma agrária da região de São Carlos (SP), buscando fomentar iniciativas de pesquisa e extensão, através do diálogo entre universidade e comunidade externa. 

A realização da formação integra-se à proposta do NuPER-UFSCar, voltada a aprofundar o conhecimento e a reflexão crítica sobre questões agrárias, agroecológicas e políticas públicas para o rural, articulando redes e fortalecendo o desenvolvimento rural em suas múltiplas dimensões. 

Para mais informações acesse o site e acompanhe nossas páginas do núcleo no facebook e instagram.