Convite CCult/ProEx: Webinário Diálogos de Cultura “Acessibilidade e Comunicação em Cultura nas Universidades”, dia 14/09 às 18h00

webinario.png

DIÁLOGOS DE CULTURA

Acessibilidade e Comunicação em Cultura nas Universidades

A Coordenadoria de Cultura da UFSCar tem o prazer de anunciar a nova data do Diálogos de Cultura, com o tema “Acessibilidade e Comunicação em Cultura nas Universidades”. Será no dia 14 de setembro, quinta-feira, às 18 horas. Teremos uma roda de conversa onde contaremos com a participação de:

Fernanda Silva, mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2000). Graduanda em Administração (UECE). Doutoranda pela Universidade de Lisboa (UL). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará. Foi membro integrante da CPPD da Universidade Federal do Ceará e representante da Faculdade de Direito junto ao CEPE da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Público da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, processo civil, direito administrativo, direito constitucional e monitoria. Atualmente é membro do Consuni (UFC) e Diretora da Secretaria de Acessibilidade. Membro da Academia Paulista de Direito, ligada à Cadeira San Tiago Dantas - Justiça de Transição. Parecerista em diversas revistas jurídicas. Pesquisadora da área de Direito Administrativo, Direitos Humanos e Refugiados, com publicação de artigos, capítulos de livros e trabalhos científicos. Autora de livros e organizadora de diversas obras. Membro da Academia Internacional da União Cultural titular da Cadeira nº 12-CE, tendo como patrono Gustavo Adolfo Luiz Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso).

Patrícia Dorneles, graduada em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995).Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) na linha de pesquisa Educação Popular e movimentos sociais e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na linha ambiente, ensino e território. É pós-doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2005 à 2009, implementando o Programa Cultura Viva na Região Sul e as ações de Cultura e Saúde deste órgão. Atualmente é Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas de Acessibilidade Cultural e Terapia Ocupacional e Educação Popular e Saúde. É coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. Foi Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ de 2015 a 2019. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura - CNPQ.

Guilherme Nichols, graduado em Letras Libras pela Universidade Federal Santa Catarina – UFSC (2012), Mestrado (2012) e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.  Atualmente é Ator também Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos DPsi/UFSCar no curso Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa – TILSP. Tem experiência na área de Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, Literatura Surda, Teatro Bilíngue, tradução, Interpretação e Outras Língua de Sinais (ASL).

Diálogos de Cultura é um projeto da gestão Somos Cultura da CCult - ProEx - UFSCar e tem o apoio da SEaD, do SeTILS e do Núcleo ETC. O projeto caracteriza-se como uma instância de debates com caráter consultivo e propositivo para a formulação e implementação de estratégias para a construção de políticas de cultura na UFSCar.

O evento é gratuito, contando com intérprete de libras, emissão de certificados e será transmitido em nosso canal no Youtube.

Acesse por aqui.

Esperamos por você!