Convite PPGS: Quartas Sociológicas “Educar-se nas diferenças em um mundo de desigualdades: desafios atuais”, com Profª Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar), dia 14/06/2023 às 10h00

 

14062023-petronilha beatriz goncalves e silva.jpg

PPGS convida:

 

QUARTAS SOCIOLÓGICAS - Dia 14 de junho às 10:00

Local: Auditório do CECH (AT-2)

 

Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar e membro fundadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar.

 

“Educar-se nas diferenças em um mundo de desigualdades: desafios atuais”

Em dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Década Internacional de Afrodescendentes, que se estende entre os anos de 2015 e 2024. Ao estabelecer esse marco, a comunidade internacional reconheceu que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto, marcado pelos contínuos reflexos da colonização e cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos. O Brasil, que tem acumulado séculos de negação do racismo e de agendas inconsistentes na promoção da igualdade racial, enfrentou, durante a década da afrodescendência, novos e profundos revesses nas pautas democráticas e antirracistas, muito embora o Movimento Negro e parte da academia tenham produzido muita reflexão nos temas da diferença, da diversidade e da centralidade da educação na superação das desigualdades raciais.


A conversa desta quarta sociológica será, portanto, em torno dos desafios atuais na construção de uma educação antirracista e, mais precisamente, dos processos de educar-se nas diferenças e para as diferenças. Esse é um processo que abarca a formação docente, os aspectos curriculares e de bases epistemológicas do conhecimento, assim como a compreensão da experiência social, das histórias particulares e compartilhadas, dos privilégios e das disposições dos sujeitos no cotidiano.


Contaremos, para essa conversa, com a experiência da professora emérita da UFSCar, Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que, entre outras contribuições à educação brasileira, foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2002, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para e Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. A mediação será feita pelo Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, professor titular do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar, membro fundador do NEAB/UFSCar e Vice-Presidente do Comitê Científico Internacional para os Volumes 9, 10 e 11 da Coleção História Geral da África da UNESCO.