[Convite PPGPol] IV Semana de Recepção Discente (de 11 a 15/03/2024) e Aula Inaugural (15/03/2024 às 14h30)

Prezados/as,

Estamos iniciando nossas atividades na próxima semana. Segue a Programação da IV Semana de Recepção dos discentes veteranos e calouros, quando teremos palestras, mesa redonda com representantes da Associação Brasileira de Ciência Política, rodas de conversas sobre o LabPol, as revistas Agenda Política e Teoria e Pesquisa e, por fim, sobre serviços que a UFSCar oferece aos discentes (Sinter, IL, DeAs e o BCO). Informamos que este ano será presencial, ocorrendo no auditório do DCSo.

Temos também a satisfação de convidá-los/as para a Aula Inaugural deste semestre, fechando esta semana de atividades e abrindo o semestre letivo,  intitulada   "Políticos vs Burocratas: Reformas Administrativas em Perspectiva Comparada" , a ser proferida pelo Prof Dr. André Marenco (UFRGS), na próxima sexta, dia 15/03 14:30 hs. A moderação será com a Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga (UFSCar).

Resumo:Que fatores contribuem para a promoção de reformas administrativas orientadas para a profissionalização e reforço de sistemas de mérito em burocracias governamentais? Diferentes estudos indicaram relação entre profissionalização de burocracias governamentais e incremento no desempenho público, medido por crescimento econômico, efetividade governamental, qualidade na oferta de bens e serviços públicos e transparência administrativa (Evans & Rauch, 1999; Henderson et al., 2003; Dahlstrom, Lapuente & Teorell, 2011, 2012; Nistotskaya & Cingolani, 2014; Cortazar, 2014b; Akhtari et al., 2015; Acemoglu et al., 2015; Cortazar et al., 2016). Paralelo, agenda de investigação em aberto diz respeito aos fatores capazes de explicar processos de mudança na administração pública,  incremento na profissionalização e reforço de sistemas de mérito em burocracias governamentais. Procurou-se  avançar nesta direção tendo por objetivos,  [i] identificar a influência de legados institucionais e fatores políticos e econômicos na escolha de reformas administrativas; [ii] analisar processos e sequências adotadas em reformas administrativas e [iii] construir tipologias de diferentes modelos de reformas e seus resultados.

Biografia do palestrante:  Coordenador do INCT Qualidade de Governo e Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (QUALIGOV). Professor Titular do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio Sênior no Centre de Recherches Politiques de Sciences Po-Paris (2021/22).

Agradecemos a colaboração de todos! Que tenhamos um excelente semestre!

Coordenação do PPGPOL