[Convite] PPGIS – Oficina “O audiovisual e a (re)educação dos sentidos: imagens e imaginários da dor extrema” (10/09/2025, 14h30, Auditório AT2-CECH)

card da Oficina.jpg

No mês do “setembro amarelo”, PPGIS promove oficina que discute os desafios da criação audiovisual diante da dor extrema

Considerando a onipresença cotidiana do audiovisual e seus impactos no cotidiano da sociedade atual, o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som promove oficina, aberta a toda comunidade, sobre como essas produções midiáticas têm lidado com a dor extrema. A atividade, que integra o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som à campanha do “setembro amarelo”, tem duplo objetivo: de um lado, perceber como essas imagens e imaginários são articulados nas telas e, de outro, como também influenciam nossa percepção em relação aos diversos tipos de sofrimentos.

Para a professora Denise Tavares, que ministra a oficina e desenvolveu durante 3 anos pesquisa sobre juventude, audiovisual e suicídio com apoio FAPERJ, é preciso desenvolver um olhar crítico e criativo diante da dor, já que a mídia, de modo geral, tende a padronizar nossas percepções. Segundo ela, trata-se de um processo que precisa, urgentemente, ser reconhecido, se a perspectiva é uma reeducação dos sentidos. A professora acredita que tanto quem cria, como quem consome audiovisual, deve ter consciência do quanto determinadas representações da dor podem contribuir para reduzir a esperança de um mundo melhor. Neste sentido, reconhecer estratégias redutoras, clichês e estereótipos são fundamentais para alargar os horizontes em termos de criação e escolhas de consumo. Em especial quando envolve temáticas sensíveis, como é o caso da morte autoprovocada e a ideação suicida.

A oficina “O audiovisual e a (re)educação dos sentidos: imagens e imaginários da dor extrema” acontece das 14h30 às 17h do dia 10 de setembro no Auditório do CECH (AT-2) da Universidade Federal de São Carlos. Ela é gratuita e aberta a toda comunidade. Os participantes terão direito a certificado. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar ao local, assinar a lista e deixar um endereço de e-mail para o envio do certificado.