[Convite] Lançamento e Debate do documentário “Campo & Sustentabilidade 2 – O amanhã é hoje” (2022), dia 29/08 às 19h00

 

Inscrição para certificado: https://bit.ly/3A5D7SH

No dia 29/08/22 (segunda-feira), às 19h, no Auditório do CECH da UFScar (AT2 - Área Sul), ocorrerá a exibição e debate do documentário “Campo & Sustentabilidade 2 – O amanhã é hoje” (2022, BRA), uma produção da Conteúdos Diversos que investiga quais as tecnologias que permitirão um agronegócio mais sustentável, visitando os seis biomas terrestres brasileiros e mostrando um retrato amplo da situação da agricultura nacional. Veja o trailer:  https://youtu.be/_bBYtmmaE8I

O trabalho dos realizadores Sérgio Lopes e Sílvia Prado visita os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa –, para trazer entrevistas com produtores rurais, ativistas, cientistas e pesquisadores, além de líderes indígenas e outros especialistas em cultivares. O documentário está alinhado com 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, recebeu apoio institucional do THE NATURE CONSERVANCY e contou com patrocínio via Lei Rouanet do Rabobank Brasil. A produtora audiovisual Conteúdos Diversos é signatária da Rede Brasil do Pacto Global Mesa de debates: representantes do Rabobank, The Nature Conservancy e alguns participantes do documentário.

Após a exibição, será realizado um debate com o Diretor Geral do documentário e ativista Sérgio Lopes (Conteúdos Diversos), e o prof. Dr. Frederico Yuri Hanai (DCAm/UFSCar), líder do Grupo de Pesquisa SUSTENTA - Sustentabilidade e Gestão Ambiental, com mediação do prof. Dr. João Carlos Massarolo (DAC/UFSCar).

Na ocasião também será feito o lançamento do livro "O que é a Cultura do Desperdício", de Sérgio Lopes e Marcelo Candido de Melo, que integra o projeto transmídia do documentário "Cultura do Desperdício" (2017). O livro pode ser acessado pelo link: https://www.econosco.com.br/oqueeculturadodesperdicio/livrodigital.

O evento é uma realização do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), em parceria com o Portal Econosco e Conteúdos Diversos Produções, e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

Sobre os Convidados: 

Sérgio Lopes
Tem mais de 30 anos de experiência em propaganda e produção audiovisual. Em 2007 a Conteúdos Diversos Produções que, associada a Cinema Animadores da produtora executiva Sílvia Prado, começou a desenvolver branded content. Produziu a série em animação “Sapo Xulé” (Rede TV! HD), e gerou licenciamento através da New Toys. Desenvolveu o projeto transmedia “Zica e os Camaleões” que recebeu o prêmio de Melhor Animação no 9º Festival Infantil de Florianópolis. Em 2017 produziu o Telefilme “A Felicidade de Margô”, à partir de crônica do Dr. Drauzio Varella, o documentário “Cultura do Desperdício” sobre consumo e desperdício de alimentos (TV Cultura), em 2018 “A Água Que Falta” (TV Cultura), que estreou no dia mundial da água em evento aberto ao público na Unibes Cultural – SP e em 2019 o documentário “Campo & Sustentabilidade” (TV Cultura) com estreia no Cine Belas Artes com apoio da Rede Brasil do Pacto Global e The Nature Conservancy.

Frederico Yuri Hanai
É docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e nos Cursos de Mestrado e de Doutorado (credenciado como orientador permanente) no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar.  Atua no ensino de graduação e pós-graduação, em projetos de extensão universitária e desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Gestão da Água, Conservação da Água, Sustentabilidade, Indicadores, Percepção, Sensibilização e Comunicação Ambiental. Participa do Grupo de Pesquisa SUSTENTA (Sustentabilidade e Gestão Ambiental), no qual é líder e do Grupo de Pesquisa GEOTUR (Geografia, Espaço e Turismo).

Sobre o Portal ECONOSCO - é uma iniciativa de pessoas movidas por um propósito comum: impactar positivamente na sociedade e no meio ambiente usando a comunicação como ferramenta de engajamento da audiência sempre alinhados com os 17 Objetivos para O Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Visite: www.econosco.com.br .