Convite GEMInIS: Palestra "Como analisar filme e séries com o aporte dos estudos culturais", dia 25/05/2023 às 17h00

28 abr GEMINIS_PALESTRA_LEONARDOMOURA.jpg

Inscrição Gratuita: https://bit.ly/41pJ9tY

No dia 25/05/23 (quinta-feira), às 19h, o projeto Rede de Debates GEMInIS realizará a palestra “Como analisar filme e séries com o aporte dos estudos culturais", ministrada pelo prof. Me. Leonardo Moura (PPGCOM/Faculdade Cásper Líbero - Globo), com mediação de Marcos Corrêa (PPGIS/UFSCar). A atividade ocorrerá de modo híbrido, presencialmente no Auditório do CECH (AT2) da UFSCar (Área Sul), e online através do Google Meet (necessária inscrição para acesso).

A partir de pensadores contemporâneos e na obra do escritor Raymond Williams (1921-1988), Leonardo Moura busca analisar por que alguns produtos audiovisuais, como filmes e séries, sobressaem a outros. Para tanto, enfoca o filme brasileiro Marighella e a série britânica Years and Years. Cruzando as narrativas desses produtos com o tempo em que suas histórias se inserem, o autor aponta elementos residuais, dominantes e emergentes que devem ser levados em conta para o sucesso das produções.

O tema da palestra é derivado do último livro do convidado, "Como analisar filmes e séries na era do streaming" (Editora Summus), lançado em março deste ano (mais informações).

A Rede de Debates GEMInIS é um projeto de extensão do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFScar e do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual Multiplataforma (EAM/UFSCar).

Sobre Leonardo Moura:
Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo como bolsista PROSUP na ESPM-SP. É mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, instituição em que também leciona na pós-graduação. Atua como gerente sênior de produtos na Globo, com foco nos gêneros entretenimento, variedades e infantil. Em sua carreira, liderou mais de 200 projetos construídos em parceria com mais de 170 anunciantes e agências. É autor de "Conteúdo de Marca – Os fundamentos e a prática do branded content" (Summus Editorial, 2021), que foi finalista do Prêmio Jabuti 2023, na categoria Economia Criativa, e "Como Escrever na Rede – Manual de conteúdo e redação para internet" (Record, 2002). É também apresentador do podcast "Nem Tudo é Merchan".