[Convite] Defesa de Tese de Titularidade: Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez (DEd/UFSCar) – 30/07/2025, 14h

Prezadas e prezados,

A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a acompanhar a defesa de tese intitulada “EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA EXCEÇÃO”, para a obtenção do título de Professor Titular, do Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez, do Departamento de Educação (DEd/UFSCar).

Em suas próprias palavras, o professor descreve a tese da seguinte forma:

"O que está posto nas próximas páginas é uma tese, e não um memorial tradicional, descritivo de atividades desempenhadas ao longo da carreira. Não é memorial porque, apesar de conter memórias e histórias (produção), é uma recuperação com esforço de atualização, reflexão e autocrítica de nosso próprio esforço conceitual, das pesquisas e das afirmações demarcadas pelo seu tempo de origem – de certa forma, o título é um objeto original, inusual. Numa linha, podemos dizer que o objetivo maior da tese é construir/apresentar o conceito de “naturalização da exceção” – veremos que essa tipologia de golpes, entremeios em sua infinita adaptação, como impeachment e contragolpes, pode ser tratada como pano de fundo (materialidade) da tese. Todavia, é importante ressaltar que o objetivo também é apontar um caminho possível para uma Educação para além da exceção, enquanto Educação Política, e para além da aceitação de normalidade da exceção. Uma Educação em que a exceção seja tida como o que é: uma anormalidade. Uma Educação em que a exceção não se consubstancie (nas subjetividades e nas ações políticas) como um fato relevante de simples aceitação e adesão. Educação que não se limita ao capital, à condição disruptiva da própria Política na atualidade (Fascismo) e que, em suma, seja uma Educação que reflita criticamente sobre a “normalização da exceção”. Desse modo, que seja perfilada como uma Educação Política após Auschwitz – sem esquecer que o cerco à Gaza (“holocausto palestino” produzido pelo Estado Sionista) é uma realidade muito anterior a 2023. E, por mais duras que sejam as críticas a esse estado de coisas, jamais se poderá aí buscar legitimação ao antissemitismo. Portanto, trata-se de uma Educação após Auschwitz, e também depois de Gaza. Desse modo, ainda pode ser vista como uma Educação em direitos humanos. Esta tese, e não memorial, é a articulação conceitual de peças que foram sendo produzidas durante toda a carreira intelectual, por isso, de alguma forma, traz o cerne de um memorial. Porém, aqui há um certo salto de qualidade conceitual e analítica que torna este trabalho uma tese per se."

A defesa acontecerá no dia 30 de julho de 2025, às 14 horas, com acesso livre pelo canal: https://www.youtube.com/live/LTTzeX_TfWw.

 

Direção do CECH