[CONVITE] 24/11 às 17h - Plataformização do Entretenimento #10 - Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera

 

Inscrição para Certificado: https://bit.ly/3FndtKs
Transmissão pelo Facebook: https://bit.ly/303wtP4

 

O seminário "Plataformização do Entretenimento" pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura, visando a um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.

Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A décima live, "Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera", ocorerrá no dia 24/11 às 17h, com a participação de Giselle Beiguelman (USP), e a mediação de João Massarolo (UFSCar) e Cláudia Erthal (UFSCar). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/303wtP4.

ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/especializacaomultiplataformaufscar

O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).

Participantes:

Giselle Beiguelman (USP)

Artista e professora livre-docente da FAU-USP. Em 1984, graduou-se em história na FFLCH–USP e, em 1991, doutorou-se em história social pela mesma instituição. É autora de obras sobre cultura digital, como Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019) e Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana (Escola da Cidade, 2020). Promove intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. Entre seus projetos recentes, destacam-se Memória da Amnésia (2015), Odiolândia (2017), Monumento Nenhum (2019) e nhonhô (com Ilê Sartuzi, 2020). Também foi curadora do projeto Arquinterface: a cidade expandida pelas redes (2015). É membro do Laboratório para Outros Urbanismos (FAU-USP) e do laboratório interdisciplinar Image Knowledge, da Humboldt-Universität zu Berlin, e coordenadora do Gaia (Grupo de Arte e Inteligência Artificial do Inova–USP). Suas obras integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como o ZKM e o Jewish Museum Berlin, na Alemanha; o Latin American Collection – Essex University, na Inglaterra; o Yad Vashem, em Israel; e o MAR, o MAC-USP e a Pinacoteca de São Paulo, no Brasil. Recebeu da Associação Brasileira dos Críticos de Arte o Prêmio ABCA 2016, na categoria Destaque. Suas pesquisas abordam a produção e a preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade e as estéticas da memória no mundo contemporâneo. Foi editora-chefe da revista Select de 2011 a 2014 e é colunista da Rádio USP e da revista Zum. Site: desvirtual.com.

Cláudia Erthal (UFSCar)

Jornalista, Pós-doutoranda no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar

João Massarolo (UFSCar)

Coordenador do curso de especialização em produção de conteúdo auidovisual para multiplataformas - EAM/UFSCar.