Chamada de Artigos - Revista GEMInIS v. 10 n. 3 (out . / dez. 2020) - Dossiê: Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde

Chamada de Artigos – Revista GEMInIS v. 10 n. 3 (out . / dez. 2020) – Dossiê: Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde  

A Revista GEMInIS está com chamada aberta até o dia 02 de novembro de 2020 para artigos, resenhas, entrevistas e ensaios destinados ao dossiê temático "Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde", tendo como coeditores temáticos os professores Leandro Saraiva (Imagem e Som/UFSCar) e Sabrina Ferigato (Terapia Ocupacional/UFSCar)  

A pandemia do Sars-Cov-2 torna mais dramáticas e cruciais as conexões entre os campos da comunicação e da saúde,  explicitando-se, ainda mais claramente, como a comunicação é substância fundante das relações de cuidado individual e coletivo. Isso se evidencia na articulação dos diversos âmbitos da atenção em saúde, nas trocas de experiências e conhecimentos, nas relações entre os profissionais e a sociedade, na indução e produção de políticas públicas. Em todas essas dimensões, a comunicação é ao mesmo tempo matéria, meio e fim das práticas de atenção, formação e produção de conhecimento em saúde, ocupando lugar estratégico e determinante para a eficiência e eficácia das redes de cuidado.  

Na perspectiva da saúde pautada pelos conceitos de Integralidade e pelo cuidado em rede, que coloca as relações e os determinantes sociais no centro do entendimento do processo saúde-doença-intervenção, considera-se comunicação tanto os contatos imediatamente interpessoais como aqueles mediados por instituições, dispositivos e redes tecnológicas.  

Assim, nosso convite estende-se a estudos de caso de base territorial ou setorial a análises de políticas públicas, estando o foco nas formas e processos de mediação das trocas ou nos resultados obtidos, abordados de modo quantitativo ou qualitativo, ou em quaisquer combinações destes ou outros eixos. E também as análises de narrativas desses processos, ficcionais ou documentais, construídas e veiculadas em mídias e plataformas diversas.  

Os trabalhos devem ser enviados pelo website da revista – http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/about/submissions. O texto tem que estar nos idiomas português ou espanhol, em formato DOC, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. É dada a preferência à publicação de trabalhos em que pelo menos um dos autores seja doutorando ou tenha titulação mínima de doutor.  
Além de aceitar trabalhos relacionados à temática da chamada, o periódico também recebe artigos acadêmicos em fluxo contínuo, que abordem outros assuntos ligados a área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevista e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil, e no exterior. É dada prioridade de publicação a trabalhos submetidos por autores doutores ou em coautoria com pesquisadores doutores.  

Coeditores Temáticos:  
Leandro Saraiva (UFSCar)  
Sabrina Ferigato (UFSCar)  

Sobre a Revista GEMInIS
A Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da UFSCar, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, completava seu terceiro ano de criação. A revista é online, gratuita e com periodicidade quadrimensal. Ela tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática e da produção audiovisual nas multiplaformas transmidiáticas. A publicação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, e possui a classificação Qualis B2 pela Capes, na área de Comunicação ep Informação. Mais informações: www.revistageminis.ufscar.br.