Calourada Solidária da UFSCar arrecada mais de 450 mechas de cabelo para doação

Neste ano, a Calourada Solidária promovida pela UFSCar arrecadou o total de 452 mechas de cabelos, que serão utilizadas na confecção de perucas a serem doadas a pacientes com câncer. A iniciativa, idealizada e organizada pela professora Zaira Regina Zafalon, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade, teve início em março, no escopo das atividades de recepção dos novos estudantes da UFSCar - a Calourada 2017 - e realizou sua última ação no mês de maio, em São Carlos. Ao todo, foram 19,5 quilos de cabelo, o que equivale à confecção de 78 perucas. Além disso, 69 pessoas estiveram envolvidas diretamente na ação, além de uma escola de cabeleireiros e mais seis cabeleireiros profissionais voluntários, que auxiliaram no corte das mechas. A iniciativa mobilizou vários setores da UFSCar - além do próprio DCI, os departamentos de Engenharia Civil (DECiv), Computação (DC), Psicologia (DPsi), a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), assim como a Atlética e a Bateria UFSCar -, e também contou com apoio externo do Centro de Voluntariado Universitário (CVU). A ação conjunta entre comunidade e Universidade foi essencial para superar o número de mechas arrecadadas no ano passado, que foi de 350. As perucas serão doadas para pacientes do Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú. Mais informações sobre os resultados da iniciativa estão disponíveis em matéria publicada no Portal da UFSCar.

Fonte: Noticias UFSCar