Ata 545 - 10/02/2021

ATA DA 545a REUNIÃO ORDINÁRIA

Data e horário: 10/02/2021 às 14H06
Local: Virtual Google Meet
Presidência: Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz
Secretária: Rogéria Veronese
Membros presentes: 
Conforme lista de presença no 1 (SEI no 0326904)

Inicialmente a Presidência solicitou ao Conselho a inclusão de uma aprovação ad-referendum na pauta, que seria o "2.1.85: Processo no 23112.002589/2021-51 – Ofício no 41/2021/SRInter/R (08/02/21) - Encaminha a proposta do acordo de cooperação internacional entre a Universidade Roma Três e UFSCar, e a cotutela da tese de doutorado de Raíza Fernandes Bessa de Oliveira. Aprovada na 481a Reunião Extraordinária do CPG, realizada no dia 08/02/2021". Aprovada inclusão por unanimidade.

1. EXPEDIENTE

1.1 – Comunicações da Presidência

1.1.1 - A Presidência iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e todas, reforçando que se tratava tanto da primeira reunião do ano e quanto da nova gestão. Deu boas vindas aos professores e professoras Rachel e Leonardo do curso de Psicologia; Caroline da Vice-Coordenação do curso de Letras; Luciana Salazar, Vice-Coordenadora do Curso de Linguística; e Luana Motta, Vice-Chefe do Departamento de Sociologia. A profa. Caroline Carnielli Biazolli, a profa. Luana Dias Motta e o prof. Leonardo C. P. Câmara agradeceram pelas boas vindas. A profa. Ana Cristina informou que o prof. Adelcio estava em férias.

1.1.2 - Reuniões importantes em que a Direção esteve presente com a Administração Superior. A profa. Ana Cristina informou que a nova gestão do CECH havia se iniciado a partir de 16/12, data da posse, e que algumas reuniões haviam sido realizadas em janeiro e início de fevereiro. A primeira reunião se deu com a ProGPe, ainda com a antiga gestão, para tratar da demanda de professores substitutos; nela, foi informado que todos os pedidos do CECH foram aprovados. Nesta reunião foi informado ainda que havia sido elaborada uma minuta de edital de processos seletivos para professores substitutos e estes não terão as provas didáticas, em função do contexto da pandemia. Essa foi uma solução encontrada em consonância com a PF, partindo do entendimento de que o melhor cenário seria suspender essa prova para não gerar recursos decorrentes de problemas de conexão ou outras falhas. A profa. Ana Cristina informou ainda que as reuniões do GT da ProGrad sobre o ENPE foram retomadas no início de janeiro, mas logo foram suspensas em virtude da constituição do comitê ligado ao enfrentamento da Covid-19, sobre o qual comentará mais à frente. Relembrou que a posse da Profa. Ana Beatriz de Oliveira como Reitora da UFSCar aconteceu no dia 15/01 e informou que, no dia 22/01, logo após retornar da posse em Brasília, a profa. Ana Beatriz e a profa. Maria de Jesus, Vice-Reitora, fizeram reunião com os centros. Relatou que dois pontos se destacaram nessa reunião: primeiramente, a necessidade de manter a discussão e a mobilização da comunidade sobre a intervenção que a universidade sofreu com a nomeação não do primeiro, mas do segundo nome da lista tríplice; e, em segundo lugar, o orçamento para o ano de 2021, que prevê cortes significativos para as universidades. Ainda nessa reunião com a Reitoria, foram dados informes sobre o HU, sobre as articulações na ANDIFES, sobre o ENPE e sobre o combate à Covid-19. Sobre este último ponto, a gestão se comprometeu a chamar um ConsUni rapidamente para estruturar um plano da UFSCar de enfrentamento à pandemia.

A profa. Ana Cristina informou ainda que a técnica-administrativa Renata Maria Biasioli, que havia sido Secretária Executiva do CECH, foi chamada para trabalhar no Gabinete da Reitoria logo após a posse da nova equipe de gestão. A Diretora registrou um agradecimento pelo trabalho e dedicação da Renata com o CECH e desejou sucesso em sua nova função. Em conversa com a Reitora, discutiu-se sobre a necessidade da vinda de uma nova pessoa para ocupar a Secretaria Executiva do CECH. Enquanto isso não ocorre, as atividades da Direção e de sua secretaria continuarão sendo realizadas pela equipe formada por Rogéria, Fernando, Marcos e Edimara, a quem a profa. Ana Cristina agradeceu pela dedicação.

A Diretora relatou sobre a primeira reunião do ConsUni da nova gestão, realizada em 27/01, que tratou da posse da profa. Ana Beatriz de Oliveira e não do prof. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, que havia sido eleito pela comunidade. Houve o entendimento do conselho de que se deveria apoiar a nova Reitora para que ela possa dar continuidade aos trabalhos da universidade. Nesta reunião, o prof. Adilson comentou que irá se distanciar da equipe gestora para dar autonomia à Reitora, que continuará buscando formas jurídicas para reverter o resultado, e mencionou ainda que o modelo de gestão compartilhada que seria adotado pela Universidade Federal de Pelotas não se mostra adequado; lembrou ainda que 19 universidades no Brasil experimentam o mesmo cenário da UFSCar de não ter a posse do reitor eleito. A profa. Ana Cristina destacou também a Sessão Solene da Posse da Reitoria e equipe realizada em 05/02 e agradeceu à profa. Thais e ao prof. Adelcio pela interpretação do Hino Nacional. Destacou, ainda da cerimônia de posse, a feliz escolha de homenagear o SUS através da pessoa do prof. Bernardino, que fez uma fala muito emocionante, na qual destacou o SUS como um modelo de sistema de saúde pública, algo sem precedentes no mundo todo. Comentou também sobre o evento do CECH

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sobre o ENPE, relembrando que não foi possível fazer no ENPE 1. Agradeceu à Profa. Flávia do DL que ajudou na organização e às coordenações de curso pela parceria e disponibilidade.

1.2. Informe Permanente: Comitê Gestor da Pandemia (CGP) - "Vencendo a Covid-19". A profa. Ana Cristina informou ainda sobre a constituição do Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS), que será um órgão técnico e executivo, e do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), no qual a Direção do CECH tem assento. Diante da constituição desses novos órgãos, a Diretora informou que haverá informes permanentes sobre a Covid-19 nas pautas do CoC-CECH. Relatou que seria realizada uma reunião entre membros do comitê contra a Covid-19 da UFSCar e o Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, e que a profa. Carla Polido, do DMed, irá ocupar um lugar de articulação e diálogo entre o comitê gestor e as secretarias municipais de saúde, visando sobretudo viabilizar a vacinação para as pessoas vinculadas às áreas da saúde. Relatou ainda outras discussões, como a de institucionalizar o retorno de algumas atividades essenciais. Também foram realizadas discussões sobre as atividades presenciais emergenciais, especialmente estágios obrigatórios realizados nos termos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos das áreas da Saúde, como Medicina, Psicologia, Gerontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Terapia Ocupacional. Houve ainda a apresentação de uma minuta, elaborada pelo prof. Bernardino Geraldo Alves Souto, do DMed, para orientação desses estágios obrigatórios, cuja proposta é de que a universidade possa auxiliar na demanda nos municípios na questão da saúde e no combate à pandemia. A profa. Ana Cristina informou que irá repassar essa minuta por por e-mail para que as conselheiras e conselheiros possam apresentar contribuições até a próxima segunda-feira, dia 15/02, pois o comitê irá se reunir novamente na quarta-feira, dia 17; pediu especial atenção à Coordenação do Curso de Psicologia para a análise desse documento. Comentou ainda que, como houve anteriormente a autorização de estágios presenciais pelo CoG, certamente essa discussão irá retornar, já que a proposta do CGP é de que sejam autorizados somente os estágios ligados à área da Saúde. Outra discussão que ocorreu era relativa às atividades presenciais emergenciais nos nossos campi. Houve um levantamento de atividades essenciais nas unidades para serem criados protocolos. Tais estudos serão encaminhados para os Centros e assim, havendo possibilidade, será possível decidir coletivamente como serão as etapas desse retorno e o que pode ser definido como atividade essencial. De qualquer modo, tem-se o entendimento de que as deliberações poderão sofrer mudanças de acordo com o cenário da pandemia, e o NEVS irá monitorar os indicadores de saúde dos municípios, o que poderá gerar momentos e avanços e outros de recuos. Reforçou, ainda, que houve duas reuniões do GT ProGrad, mas que, posteriormente, estas reuniões foram suspensas. De qualquer modo, reforçou que o calendário do ENPE já está sendo encaminhando. Relembrou ainda do ofício da ProGrad solicitando que as Coordenações de Curso informem, através do preenchimento de um formulário, a quantidade de estudantes que solicitaram a realização de estágios presenciais após a publicação da Resolução no 431 do CoG.

1.3 – Comunicações dos Membros

1.3.1 - Prof. Marcos Lanna, Chefe do DCSo, comunicou que enviaram hoje o edital das eleições para chefia de departamento.

1.3.2 - Profa. Thais dos Guimarães Alvim Nunes, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música, agradeceu pelo comentário sobre sua interpretação do Hino e ao evento do ENPE feito pelo CECH. Expressou que se sentiu honrada em participar da sessão solene de posse, agradeceu o convite e compartilhou o link de acesso à sua versão do Hino: https://www.youtube.com/watch? v=oO-MMrsFDoo&feature=youtu.be

1.3.3 - Profa. Rosimeire Orlando, Coordenadora do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial, comentou que o processo para o vestibular do curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial, modalidade EaD, está quase finalizado. Informou que houve quase 2 mil inscritos para 600 vagas.

1.3.4 - Prof. Nassim Elias Chamel, Coordenador do Curso de Educação Especial, também agradeceu o convite para participar do evento do ENPE, no qual esteve junto com a profa. Thais. Comentou ainda sobre os processos seletivos dos Programas de Pós- Graduação, que estão bem encaminhados, com uma estrutura nova, toda virtual (online). Relatou que já foi realizado cerca de um terço das bancas e tudo tem ocorrido bem. Mencionou ainda que os trabalhos do Comitê de Ética já retornaram.

1.3.5 - Profa. Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, Coordenadora do Curso de Letras, expressou sua apreensão sobre a situação dos estágios. Comentou sobre a reunião do CoG em que o prof. Bernardino esteve presente e lhe foi solicitado que levasse para o CGP a situação dos estágios. Expressou sua preocupação em relação aos estágios das licenciaturas, tendo em vista um possível retorno de atividades presenciais nas escolas. De qualquer modo, comentou sobre sua maior tranquilidade ao saber que a universidade conta, agora, com órgãos que vão discutir as políticas de enfrentamento à pandemia a partir de estudos científicos, de modo que as deliberações não mais ocorrerão como anteriormente, quando se fazia de maneira descentralizada e sem respaldo técnico. No caso específico do retorno de atividades presenciais, entende que isso vai contra as normas da ciência, repassadas pelo o Prof. Bernardino. Nesse sentido, defendeu a necessidade de que a universidade reavalie a atual situação. A profa. Ana Cristina agradeceu à profa. Flávia pelas reflexões e complementou que tem ciência de que houve pedidos de alguns estudantes para o retorno das atividades, e que entende que suas necessidades são importantes para suas carreiras, após a conclusão dos cursos. Portanto, entende que há a necessidade de discutir sobre as responsabilidades e sub-responsabilidades, pois o parecer da PF, que havia subsidiado a aprovação da autorização dos estágios presenciais, apontava para a não-responsabilização da universidade caso estes alunos se contaminassem, o que, em sua compreensão, seria um contrassenso, uma vez que o estágio é uma atividade curricular.

1.3.6 - Profa. Samira Feldman Marzochi, Vice-Coordenadora do Curso de Ciências Sociais, parabenizou a prof. Ana Cristina pela condução da reunião. Comentou que tem recebido muitos pedidos de alunos para realização de estágios eu sempre os questiona se estes ocorrerão de forma remota ou não, e recebe a resposta de que se tratam de estágios remotos. Porém, expressou sua preocupação de que não há como prever se, em algum momento, os estagiários serão solicitados a comparecer presencialmente. Assim, perguntou se a simples informação de que se trata de estágio remoto seria o suficiente para autorizar um estágio. A profa. Ana Cristina reiterou que o entendimento do CGP é de que os estágios – exceto os da área da Saúde – sejam realizados de forma remota e que, em quaisquer casos, toda atividade teórica e administrativa seja feita de forma remota. A profa. Ana Cristina comentou ainda sobre as discussões sobre estudantes abrirem ou não suas câmeras, que foram realizadas na última reunião do GT da ProGrad. Nela, discutiu-se muito sobre a dinâmica da aulas remotas, trazendo relatos de professores que estavam pedindo insistentemente para os alunos abrirem as câmeras, mas houve o entendimento de que não há condições de se colocar a obrigatoriedade sobre esse aspecto.

2. ORDEM DO DIA
2.1. Apreciação de Aprovações "Ad-referendum"
2.1.1. 
Processo no 23112.001073/2015-41 – Despacho n° 169/2020/SRInter/R (10/12/20) – Encaminha para apreciação do Conselho

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do CECH as minutas relativas ao 3o termo aditivo ao convênio geral de cooperação acadêmica e científica entre a UFSCar e a UPLA (Universidade de Playa Ancha de Ciências da Educação), com sede no Chile, celebrado em 24 de março de 2015. Aprovado na 96a Reunião da CPGLit, ocorrida em 08/12/2020.

2.1.2. Processo no 23112.105892/2019-91 – Despacho n° 1258/2020/DPsi/CECH (11/12/2020) – Encaminha Avaliação N° 2 de Desempenho em Estágio Probatório e Estabilidade do Prof. Dr. Leonardo Cardoso Portela Câmara. Aprovada na 112a Reunião Ordinária do CoD-DPsi, realizada em 02 de dezembro de 2020.

2.1.3. Processo n° 23112.008134/2020-69 – Despacho n° 1260/2020/DPsi/CECH (07/12/20) – Encaminha a Segunda Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório e Estabilidade da servidora Anne Caroline Santana Iriarte, Tradutora e Intérprete de LIBRAS lotada no DPsi. Aprovada na 112a Reunião Ordinária do CoD-DPsi, em 02/12/2020.

2.1.4. Processo no 23112.004346/2020-52 – Despacho n° 108/2020/DTPP/CECH (11/12/20) – Encaminha o pedido de prorrogação junto ao Programa de Professor Sênior da UFSCar da Profa. Dra. Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Aprovado na Ad Referendum do CoD-DTPP.

2.1.5. Processo no 23112.022538/2020-65 – Ofício no 3/2020/D/CCSEEsp/L (14/12/20) – Encaminha pedido de exoneração do Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral da função de Vice Coordenador do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial na modalidade a distância (CCSEEspL/D). Aprovado na 3a Reunião Ordinária do CCSEEspL/D, de 01/12/2020.

2.1.6. Processo n° 23112.019051/2020-03 – Despacho n° 1271/2020/DPsi/CECH (15/12/20) - Encaminha a solicitação de vinculação ao DPsi para realização de Estágio Pós-Doutoral da Profa. Dra. Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado, que pretende desenvolver estágio no período de março de 2021 à março de 2022, sob a supervisão da Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins. Aprovada na 111a Reunião Ordinária do CoDPsi, realizada em 11 de novembro de 2020.

2.1.7. Processo no 23112.004626/2020-85 – Despacho no 82/2020/DEd/CECH (15/12/20) – Encaminha solicitação de prorrogação por doze meses do estágio de Pós-doutorado da Profa. Dra. Elen de Fátima Lago Barros, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos do Departamento de Educação. Aprovada na 333a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Educação, realizada no dia 15 de dezembro de 2020.

2.1.8. Processo no 23112.022172/2020-24 – Despacho no 84/2020/DEd/CECH (15/12/20) - Encaminha solicitação de Estágio de Pós- doutorado do Prof. Dr. João Paulo Laranjo Velho, sob a supervisão da Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez, no Departamento de Educação. Aprovada na 333a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Educação, realizada no dia 15 de dezembro de 2020.

2.1.9. Processo no 23112.002154/2020/DEd/CECH (15/12/20) – Despacho no 83/2020/DEd/CECH (15/12/20) – Encaminha solicitação de Estágio de Pós-doutorado do Prof. Dr. Thiago de Jesus Esteves, sob a supervisão da Prof. Dr. José Carlos Rothen, do Departamento de Educação. Aprovada na 333a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Educação, realizada no dia 15 de dezembro de 2020.

2.1.10. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.001439/2019-14. Saber Profissional. Coordenadora: Paula Regina Dal ́Evedove (DCI).

2.1.11. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.107306/2019-42. Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro. Coordenadora: Paula Regina Dal ́Evedove (DCI).

2.1.12. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.004921/2020-31. XIII Semana Inaugural BCI/UFSCar. Coordenadora: Paula Regina Dal ́Evedove (DCI).

2.1.13. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.106723/2019-78. Da Ciência da Informação à Ciência de Dados. Coordenadora: Paula Regina Dal ́Evedove (DCI).

2.1.14. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.009285/2020-34. Ciclo de Debates em Perspectivas Críticas na Pesquisa em Educação e Educação Especial. Coordenadora: Rosimeire Maria Orlando (DPsi).

2.1.15. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.002460/2018-48. Sistema de célula tátil para leitura braile. Coordenador: Glauber Lucio Alves Santiago (DAC).

2.1.16. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.011647/2020-57. Roda de conversa sobre a educação bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente a pandemia do Coronavírus - Covid 19? A acessibilidade linguística dos surdos: problema na pandemia ou também se coloca na realidade presencial escolar?. Coordenadora: Vanessa Regina de Oliveira Martins (DPsi).

2.1.17. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.008392/2020-45. ACIEPE: Atualidades da Educação Especial em Tempos de Pandemia do COVID-19. Coordenador: Nassim Chamel Elias (DPsi).

2.1.18. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.001319/2019-17. Os treze anos de presença(s) indígena(s) na UFSCar. Coordenadora: Thais Juliana Palomino (CAAPE).

2.1.19. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.001222/2019-04. Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky - NEEVY. Coordenadora: Maria Aparecida Mello (DTPP).

2.1.20. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.004919/2020-62. Aula Magna PPGCTS 2020. Ariadne Chloe Mary Furnival (DCI).

2.21.21. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.010497/2020-64. Livro: COVID 19: crises entremeadas ao contexto de pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). Coordenador: Celso Maran de Oliveira (DeCAM).

2.1.22. PROJETO DE EXTENSÃO. PROJETO NOVO. Curso de Aperfeiçoamento em "ALFABETIZAÇÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA II" . Coordenador: Nassim Chamel Elias (DPsi).

2.1.23. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.001667/2019-86. A escuta psicanalítica na prática clínica – acolhimento, entrevista, atendimento psicoterápico. Coordenadora: Georgina Carolina de Oliveira Faneco Maniakas (DPsi).

2.1.24. Processo no 23112.002548/2020-09 – Ofício DFil no 17/2020 (16/12/20) – Encaminha Relatório Final de Pós-Doutorado da aluna Geovana da Paz Monteiro, supervisionado pela professora Silene Torres Marques no período de 05/08/2019 a 05/08/2020.

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Aprovado na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.25. Processo no 23112.022543/2020-78 – Ofício DFil no 16/2020 (16/12/2020) - Encaminha o pedido de prorrogação do estágio Pós-Doutorado do aluno Gustavo Fujiwara, supervisionado pelo professor Luiz Damon Santos Moutinho, com período inicial de janeiro de 2019 a dezembro de 2020, por mais 24 meses, abrangendo o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022. Aprovado na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.26. Processo no 23112.022541/2020-89 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Metodologia de Ensino, com início de validade no 1o período de 2020: “Práticas Integradoras de Ensino 1”. Aprovada 477a Reunião do DME, realizada em 01/07/2019.

2.1.27. Processo no 23112.0022517/2020-40 – Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em História da Filosofia Moderna 2”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.28. Processo no 23112.022513/2020-61 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em História Contemporânea 3”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.29. Processo no 23112.022496/2020-62 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em História da Filosofia Contemporânea 2”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.30. Processo no 23112.022519/2020-39 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em História da Filosofia Moderna 3”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.31. Processo no 23112.022522/2020-52 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em Estética 2”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.32. Processo no 23112.022523/2020-05 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em História em Estética 3”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.33. Processo no 23112.022520/2020-63 - Ficha de caracterização de disciplina nova de Graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no 2o período de 2020: “Tópicos Especiais em Estética 1”. Aprovada na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.34. Processo no 23112.007953/2020-99 – Ofício n° 55/2020/DS/CECH (17/12/20) – Encaminha pedido de renovação no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar do Prof. Dr. Felipe Rangel Martins, para prosseguir com o projeto de pesquisa e atividades de ensino no Departamento de Sociologia, no período de fevereiro de 2021 a janeiro de 2023, sob a supervisão do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima. Aprovado pelo Conselho Departamental em sua 143a Reunião, de 16 de dezembro de 2020.

2.1.35. Processo no 23112.022726/2020-93 – Ofício no 16/2020/CCLing/CECH (16/12/20) – Encaminha o pedido de Substituição da Vice-Coordenação do Curso de Bacharelado em Linguística pela Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado, a partir de 04/01/2021 até o final do Biênio 2020-2021. Aprovado na 48a Reunião do Conselho de Coordenação do Curso de Bacharelado em Linguística, realizada em 15/12/2020.

2.1.36. Processo no 23112.006951/2020-82 - Ofício n° 174/2020/DL/CECH (16/12/20) - Solicitação prorrogação de estágio pós- doutoral do Prof. Dr. Marcelo Rocha Barros Gonçalves para o período entre março de 2021 e março de 2022, cujo projeto de pesquisa intitulado "A Gramatiquinha de Mário de Andrade: História das ideias Linguísticas e Linguística Popular" será supervisionado pela Profa. Dra. Mariana Luz Pessoa de Barros, em substituição ao Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas. Aprovada na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.37. Processo n° 23112.022696/2020-15 – Ofício no 180/2020/DL/CECH (16/12/20) - Encaminha solicitação afastamento integral da Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira, da área de Língua Inglesa e suas Literaturas, do Departamento de Letras, no período de 01 de março de 2021 a 31 de agosto de 2021, para realizar atividades de pesquisa, como Professor Visitante Sênior, na Universidade da Carolina do Sul (Estados Unidos) no âmbito do PRINT - Programa Institucional de Internacionalização. Aprovada na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.38. Processo no 23112.022697/2020-60 – Ofício no 179/2020/DL/CECH (16/12/20) - Encaminha solicitação afastamento integral do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, cujo projeto de pesquisa intitulado "A Linguística Brasileira como Instituição Discursiva: Análise de escritos de/sobre Mattoso Câmara Jr." será desenvolvido na Université Paris XIII, França, entre 01 de março de 2021 e 02 de fevereiro de 2022. Aprovada na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.39. Processo 23112.000428/2019-17 – Ofício no 131/2020/DTPP/CECH (17/12/20) – Solicita renovação no vínculo no Programa de Professor Sênior da UFSCar da Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Aprovada na 121a Reunião Ordinária do CoD/DTPP.

2.1.40. Processo no 23112.022695/2020-71 – Ofício no 178/2020/DL/CECH (17/12/20) - Encaminha solicitação de prorrogação do estágio de pós-doutorado de Adriano Carvalho Araújo e Souza para o período entre 21 de novembro de 2020 a 31 de dezembro de 2021, para realizar o projeto de pesquisa intitulado "O Cinema de Júlio Bressane (2006-2016): Intermidialidades da Transcriação Haroldiana, Interações com a Literatura e a Pintura", sob a supervisão da Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha. Aprovada na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.41. Processo no 23112.022691/2020-92 – Ofício no 177/2020/DL/CECH (16/12/20) – Encaminha solicitação de ingresso em estágio de pós-doutorado do Prof. Dr. Márcio Prado, cujo projeto de pesquisa, intitulado "Literatura e Videogames: Questões Teóricas e Práticas", será realizado sob supervisão da Profa. Dra. Rejane Cristina Rocha, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Aprovada na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.42. Processo no 23112.022683/2020-46 – Ofício no 176/2020/DL/CECH (16/12/20) – Encaminha relatório de atividades de pós- Conselho: Ata de Reunião 18 (0392502) SEI 23112.002435/2021-60 / pg. 4

doutorado de Claudio Alexandre de Barros Teixeira, cujo projeto de pesquisa intitulado "A Mitopoética Transbarroca em Haroldo de Campos e Ana Hatherly" foi realizado sob supervisão da Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha, entre 20 de novembro de 2019 e 20 de novembro de 2020. Aprovada na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.43. Processo no 23112.022690/2020-48 – Ofício no 175/2020/DL/CECH (16/12/20) - Encaminha Relatório de atividades de pós- doutorado de Adriano Carvalho Araújo e Souza, cujo projeto de pesquisa intitulado "O Cinema de Júlio Bressane (2006- 2016): Intermidialidades da Transcriação Haroldiana, Interações com a Literatura e a Pintura", foi realizado sob supervisão da Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha, entre 20 de novembro de 2019 e 20 de novembro de 2020. Aprovado na 389a Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Letras, em 14 de dezembro de 2020.

2.1.44. Processo no 23112.022755/2020-55 – Ofício no 181/DL/CECH (17/12/20) – Encaminha solicitação de vínculo no Programa de Estágio de Pós-doutorado da Dra. Andréia Dias Ianuskiewtz, com projeto intitulado "Formação de Professores de Língua Estrangeira: A Prática Docente sob a Perspectiva da Educação Intercultural", sob supervisão do Prof. Dr. Nelson Viana, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Aprovada na 7a Reunião Extraordinária do Conselho Departamental, em 17 de dezembro de 2020.

2.1.45. Processo no 23112.022756/2020-08 – Ofício no 182/2020/DL/CECH (17/12/20) - Encaminha solicitação de vínculo no Programa de Estágio de Pós-doutorado da Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes, com o projeto "A Politização do Discurso Científico em Tempos de Pandemia", sob supervisão do Prof. Dr. Carlos Félix Piovezani Filho, entre agosto de 2020 e agosto de 2021. Aprovada na 7a Reunião Extraordinária do Conselho Departamental, em 17 de dezembro de 2020.

2.1.46. Processo no 23112.023001/2020-12 – Ofício n° 34/2020/DCSo/CECH (18/12/20) – Encaminha solicitação para realização do Programa de Pós-Doutorado de Nayara Albrecht junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, sob a supervisão do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, no período de novembro/2020 a outubro/2022. Aprovada na 422a Reunião do Conselho Departamental, em 18/12/2020.

2.1.47. Processo no 23112.000203/2021-77 – Despacho no 2/2021/DPsi/CECH (06/01/21) - Encaminha o pedido de afastamento integral para realização de Doutorado do Prof. Me. João Paulo da Silva, docente vinculado ao DPsi, junto ao Programa de Pós- Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo, no período de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022. Aprovado na 5a Reunião Extraordinária do CoDPsi realizada em 11/12/2020.

2.1.48. Processo no 23112.000206/2021-19 – Despacho no 3/2021/DPsi/CECH (06/01/21) - Encaminha o pedido de afastamento integral do Prof. Me. Guilherme Nichols, docente vinculado ao DPsi, para a finalização de Doutorado junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no período de 19 de fevereiro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022. Aprovado na 5a Reunião Extraordinária do CoDPsi realizada em 11/12/2020.

2.1.49. Processo no 23112.000184/2021-89 – Ofício n° 1/2021/CCLL/CECH (05/01/21) – Encaminha o pedido de exoneração do cargo de Vice-Coordenadora do Curso de Letras, por conta de afastamento planejado para início de março de 2021, para fins de pesquisa em nível de pós-doutoramento.

2.1.50. Processo no 23112.000184/2021-89 – Ofício n° 2/2021/CCLL/CECH (07/01/21) – Encaminha a indicação da Profa. Dra. Caroline Carnielli Biazolli, do Departamento de Metodologia de Ensino, para assumir o cargo de Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras, em caráter pró tempore, até o final do mandato vigente, em 29 de agosto de 2021. Aprovada na 120a Reunião Ordinária, realizada em 10 de dezembro de 2020.

2.1.51. Processo no 23112.105970/2019-57 – Ofício no 226/2020/DeDC/DiDP/ProGPe (08/12/20) – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho no 03 do servidor Michel Pisa Carnio, Professor Adjunto A, lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (DME).

2.1.52. Processo no 23112.000449/2021-49 – Despacho no 5/2021/DPsi/CECH (08/01/21) – Encaminha o resultado da consulta eleitoral para as funções de Coordenador e Vice Coordenador do curso Psicologia, sendo eleita a chapa composta pela Profa. Dra. Rachel de Faria Brino (Coordenador) e pelo Prof. Dr. Leonardo Cardoso Portela Câmara (Vice Coordenador) para o biênio 2021- 2023, a partir do dia 19 de janeiro de 2021. Aprovado em Reunião Extraordinária do Conselho do Curso de Curso de Psicologia, ocorrida no dia 18 de dezembro de 2020.

2.1.53. Processo no 23112.016892/2020-51 – Ofício DFil no 18/2020 (16/12/20) – Encaminha o pedido de prorrogação, por mais 24 meses, de Pós-Doutorado da aluna Luiza Helena Hilgert, supervisionado pelo professor Luiz Damon Santos Moutinho, cujo período inicial era de 01/08/2018 a 31/07/2020. Aprovado na 352a Reunião do Conselho Departamental.

2.1.54. Processo no 23112.004070/2020-27 – Despacho no 11/2021/SRInter/R (14/01/21) – Encaminha para apreciação junto ao CoC- CECH o convênio de elaboração em regime de cotutela da tese de doutoramento de Lis Barreto, matriculada no PPGPol, entre a ULisboa (Universidade de Lisboa), com sede em Portugal, através de seu Instituto de Ciências Sociais, e a UFSCar. Aprovada na 83a Reunião Extraordinária da Comissão de Pós-Graduação em Ciência Política, realizada em 10 de abril de 2020.

2.1.55. Processo no 23112.000824/2021-51 – Ofício no 3/2021/DL/CECH (15/01/21) – Encaminha pedido de exoneração da Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Marhta da chefia do Departamento de Letras, a partir de 15/01/21, tendo em vista sua nomeação pela reitoria da UFSCar para assumir o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa. Aprovada na 1a Reunião Extraordinária, realizada em 8 de janeiro de 2021. Encaminha também a nomeação para a chefia departamental da Profa. Dra. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, e para a vice-chefia da Profa. Dra. Ariani di Felippo. Em virtude das férias de ambas as docentes, nesta mesma reunião, o CoD-DL indicou a Profa. Dra. Camila da Silva Alavarce, membro do conselho departamental, para assumir interinamente a chefia de 18/1/2021 a 2/2/2021.

2.1.56. Processo no 23112.003583/2018-04 – Ofício no 31/2020/DCSo/CECH (13/11/2020) – Relatório Final de Avaliação de Desempenho no 4 em estágio probatório e estabilidade do servidor Prof. Dr. Gabriel Avila Casalecchi, Professor Adjunto 1 (DCSo) e nomeação da Comissão de Avaliação composta pelo Prof. Dr. Marcos P. D. Lanna (Presidente), Profa. Dra. Carolina Raquel Justo e Profa. Dra. Maria do Socorro Braga.

2.1.57. Processo no 23112.000903/2021-61 – Ofício no 1/2021/PPGGOSP/CECH (18/01/2021) – Encaminha, para aprovação no Conselho do CECH, o Edital para a eleição de Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP). Aprovado na 77a Reunião Ordinária do Conselho, realizada no dia 14 de janeiro de 2021.

Conselho: Ata de Reunião 18 (0392502) SEI 23112.002435/2021-60 / pg. 5

2.1.58. Processo no 23112.000420/2021-61 – Despacho no 2/2021/DAC/CECH (19/01/21) – Relatório Final de Atividades de afastamento integral para capacitação do Prof. Ms. Dario de Souza Mesquita Júnior, lotado no Departamento de Artes e Comunicação (DAC), para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk. Aprovado Ad- Referendum do Conselho Departamental.

2.1.59. Processo no 23112.001041/2021-94 – Despacho no 201/2021/DPsi/CECH (20/01/21) - Encaminha o pedido de afastamento integral para capacitação do Prof. Dr. João dos Santos Carmo, docente vinculado ao DPsi, para desenvolver Estágio Pós-Doutoral no período de 20 fevereiro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022. Aprovado na 5a Reunião Extraordinária do CoDPsi realizada em 11/12/2020.

2.1.60. Processo no 23112.105671/2019-12 – Despacho no 54/2021/DiDP/ProGPe (20/01/21) - Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho no 3 em estágio probatório e estabilidade do servidor Juan Rodrigo Reys Miguel, do Programa de Pós- Graduação em Psicologia (PPGPsi).

2.1.61. Processo no 23112.001369/2021-19 – Ofício no 3/2021/2021/DTPP/CECH (25/01/21) – Encaminha o pedido de exoneração da Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti, vice-chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógica, em função de sua nomeação como Secretária Geral da SeAD, e a indicação da Profa. Dra. Fabiana Marini Braga para exercer temporariamente a função de chefe do DTPP no período de 25/01 a 04/02/2021, em função das férias da Profa. Dra. Claudia Raimundo Reyes, chefe do DTPP, neste período.

2.1.62. Processo 23112.001041/2021-94 – Ofício 2/2021/D/CCPedL/EAD (25/01/21) – Encaminha solicitação de exoneração do Prof. Dr. João dos Santos Carmo do cargo de Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia a Distância, devido ao afastamento para realização de Pós-Doutorado a partir do dia 22 de fevereiro de 2021. A indicação de um novo ocupante para o cargo já está em andamento.

2.1.63. Processo no 23112.001614/2019-65 – Ofício no 1/2021/DCSo/CECH (26/01/21) – Relatório de afastamento integral do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello, do DCSo, para cursar pós-doutorado junto ao Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas, sob supervisão do Prof. Dr. Mauro W. B. de Almeida, no período de 01/08/2019 a 28/02/2020. Aprovado ad-referendum do CoD-DCSo.

2.1.64. Processo no 23112.112150/2019-91 – Ofício no 2/2021/DCSo/CECH (26/01/1) - Encaminha homologação do Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto, na área de Ciências Sociais, subárea: Ciência Política e História, Edital: 115/19. Aprovado na 423a. Reunião do Conselho Departamental, realizada em 26/01/2021.

2.1.65. Processo no 23112.003584/2018-41 – Despacho no 209/2021/DPsi/CECH (27/01/21) – Solicita a nomeação Comissão Especial de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório do Prof. Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa: Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho (Presidente), Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham e Profa. Dra. Patrícia Waltz Schelini. Aprovada indicação da Comissão pelo CoDPsi, em Reunião Ordinária.

2.1.66.Processo no 23112.002637/2019-17 – Despacho no 210/2021/DPsi/CECH (28/01/2021) – Relatório das atividades do afastamento do país da Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza, no período de 12/10 a 20/10/2019, para participação em encontro bienal da Cognitive Development Societ, realizado na cidade de Louisville, KY, EUA. Aprovada na 1a Reunião Extraordinária do CoDPsi, realizada em 20/01/21.

2.1.67. Processo no 23112.000840/2016-86 – Despacho no 211/2021/DPsi (28/01/21) – Relatório final de atividades do afastamento da Profa. Dra. Maria Cristina Di Lollo para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Departamento de Enfermagem da UFSCar. Aprovado na 5a Reunião Extraordinária do CoDPSi, de 11/12/2020.

2.1.68. Processo no 23112.001647/2021-20 – Despacho no 2/2021/PPGIS/CECH (28/01/21) - Encaminha o Edital para Eleição da Coordenação do PPGIS – Gestão 2021-2023 para homologação na Reunião do CoC-CECH, atendendo o Ofício no 4/2021/CECH - Instrução para homologação de normas - eleições nas chefias, coordenações e unidades.

2.1.69. Processo no 23112.014200/2020-30 – Ofício no 1/2021/PPGS/CECH (14/01/21) – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia: SOC 072 - A Nova Direita: a sociedade entre o indivíduo e o Mercado; SOC 073 - Leitura Dirigida: Configurações do Catolicismo frente ao pluralismo religioso; SOC 074 - Leitura Dirigida: Psicoativos nas ciências sociais: história, cultura e política. Aprovadas na 108a Reunião do Conselho de Pós-Graduação em Sociologia, realizada em 16/12/2020.

2.1.70. Processo no 001644/2021-96 – Despacho no 1/2021/PPGIS/CECH (28/01/21) - Ficha de Caracterização de Disciplina nova Interprogramas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e do Programa de Pós-Graduação em Linguística: DIP 035 - Inovação na Ficção Seriada Audiovisual, com validade 1o semestre de 2021. Aprovada na 91a reunião da CPG do PPGIS, em 08/12/2020.

2.1.71. Processo no 23112.001091/2021-71 – Ofício no 2/2021/PPGLit/CECH (20/01/21) – Fichas de Caracterização de Disciplinas novas do Programa de Pós-Graduação em Literatura: LIT 1043 - Poéticas da Transcriação; LIT 2043 - Tópicos Especiais em Literatura, Linguagens e Meios: Literatura Digital Brasileira, com validade 1o semestre de 2021. Homologação das ofertas de disciplinas para o 1o semestre de 2021: Tópicos Especiais em Sociologia: monstros e demônios; Reverberações pós-modernas nas literaturas portuguesa e africanas de língua contemporâneas; Memória e representação na Literatura Espanhola Contemporânea: Guerra Civil e ditadura franquista; Literatura e Representação; Tópicos especiais em Literatura, Linguagens e Meios: Literatura Digital Brasileiras; Tópicos Especiais em Literatura, Cultura: História e Sociedade: a novíssima ficção portuguesa. Aprovadas na 4a Reunião Extraordinária da CPGLit, ocorrida em 15/12/2021.

2.1.72. Processo no 23112.001500/2021-30 – Despacho no 1/2021/PPGL (26/01/21) – Fichas de Caracterização de Disciplinas novas do Programa de Pós-Graduação em Linguística: LIN 100-19 - Os Discursos e as Emoções: Análise do Discurso e História das Sensibilidades; LIN 132 - Introduction to Praat scripting, com validade 1o semestre de 2021. Aprovadas na 124a Reunião do CPGL, realizada em 24/11/2020. Ficha de Caracterização de Disciplinas nova Interprogramas do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som: DIP 035 - Inovação na Ficção Seriada Audiovisual, com validade 1o semestre de 2021. Aprovada na 125a Reunião do CPGL, realizada em 08/12/2020.

2.1.73. Processo no 23112.002198/2021-37 - Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial: EES 502.41 - Tópicos em Educação Especial 2: Ações afirmativas e cotas na Educação Superior, com validade 2o semestre de 2020. Aprovada na 407a Reunião da CPG, em 21/10/2020.

Conselho: Ata de Reunião 18 (0392502) SEI 23112.002435/2021-60 / pg. 6

2.1.74. Processo no 23112.002507/2020-98 – Despacho no 6/2020/DAC/CECH (05/03/2020) – Encaminha Acordo de cooperação técnica entre o Grupo de Estudos Sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – GEMInis do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar e a Agência Nacional de Cinema – ANCINE, e do Projeto de Pesquisa a ele vinculado. Aprovado na 146a Reunião Ordinária do Conselho Departamental, realizada no dia 19/02/2020.

2.1.75. Processo no 23112.001500/2021-30 – Despacho no 4/2021/PPGL/CECH (03/02/2021) - Ficha de Caracterização de Disciplina Nova do Programa de Pós-Graduação em Linguística: LIN131-2 Estatística básica para estudos linguísticos. Aprovada na 127a reunião do CPGL, realizada no dia 29/01/2021.

2.1.76. PROJETO DE EXTENSÃO. Processo no 23112.001438/2021-86. Relações étnico-raciais em saúde: (re)pensar a interseccionalidade nos processos formativos. Coordenadora: Natalia Sevilha Stofel (DEnf).

2.1.77. PROJETO DE EXTENSÃO. Processo no 23112.002129/2021-23. Tertúlias Dialógicas: literária, musical e de artes plásticas. Coordenador: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva (DTPP).

2.1.78. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.108677/2019-41. Ensino de Lógica de Programação para Público Surdo. Coordenadora: Ariadne Chloe Mary Furnival (DCI).

2.1.79. PROJETO DE EXTENSÃO. ATIVIDADE NOVA. Escola no Hospital: Acompanhamento Didático-Pedagógico de Atividades Escolares para Crianças e Adolescentes Hospitalizados. Coordenadora: Adriana Garcia Gonçalves (DPsi).

2.1.80. RELATÓRIO DE ATIVIDADE. Processo no 23112.009281/2020-56. Ação DAC durante a pandemia - Set em perspectiva: conversas interativas com profissionais do audiovisual. Coordenadora: Eliane Coster (DAC).

2.1.81. PROJETO DE EXTENSÃO. ATIVIDADE NOVA. Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas - 2021/2022. Coordenador: João Carlos Massarolo (DAC).

2.1.82. PROJETO DE EXTENSÃO. Processo no 23112.002260/2021-91. Seminário de grupos de pesquisa sobre relações étnico- raciais da UFSCar. Coordenadora: Tatiane Cosentino Rodrigues (DTPP).

2.1.83. PROJETO DE EXTENSÃO. Processo no 23112.001796/2021-99. Ensino de Lógica de Programação para Público Surdo. Coordenadora: Ariadne Chloe Mary Furnival (DCI).

2.1.84. PROJETO DE EXTENSÃO. Processo no 23112.002418/2021-22. II Ciclo de debates - Infância, gênero e sexualidade - (re)existindo! Coordenadora: Andrea Braga Moruzzi (DTPP).

2.1.85. Processo no 23112.002589/2021-51 – Ofício no 41/2021/SRInter/R (08/02/21) - Encaminha a proposta do acordo de cooperação internacional entre a Universidade Roma Três e UFSCar, e a cotutela da tese de doutorado de Raíza Fernandes Bessa de Oliveira. Aprovada na 481a Reunião Extraordinária do CPG, realizada no dia 08/02/2021.

Presidênciasugeriu que as aprovações dos "Ad-referendum" fossem realizadas por blocos. Assim, encaminhou para votação: bloco do item 2.1.1. ao 2.1.26 - Aprovados; do item 2.1.27 ao 2.1.55 – Aprovados; do item 2.1.56 ao 2.1.85 – Aprovados. Aprovados por unanimidade, com o pedido do Prof. Nassim de realizar uma revisão de texto dos pontos.

2.2. Proposta de calendário das reuniões ordinárias do CoC-CECH.

Diretora apresentou duas propostas: (1) fixar uma data no mês para a realização das reuniões ordinárias ou (2) encaminhar um Doodle ou Google Forms para apresentar as propostas de uma data fixa para a reuniões do CoC. Em relação à primeira proposta, expôs a ideia de realizar as reuniões do conselho em todas as segundas quartas-feiras de cada mês, às 14 horas, e apresentou um calendário. Reiterou a deliberação anterior de que o CoC-CECH esteja permanentemente convocado, podendo ser chamado extraordinariamente quando se tratar da pandemia ou de outros assuntos urgentes. A profa. Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Coordenadora do PPGEEs, ponderou sobre as reuniões que os colegas de sua área têm todas as segundas e quartas-feiras do mês. Com isso, seus colegas de área teriam problemas com o calendário proposto para o CoC-CECH, pois já existem outras reuniões marcadas nesses dias. A profa. Ana Cristina retomou, então, a proposta de fazer uma consulta via Doodle ou Google Forms, mas destacou que a proposta de uma data fixa ficaria mais fácil pelo motivo da Direção do CECH estar com muitas reuniões dos comitês e comissões. A profa. Thais Nunes sugeriu a quarta-feira pela manhã, mas a profa. Juliane mencionou que, nesse dia e período, aconteceram as últimas reuniões da CoPG. A profa. Flavia perguntou quem não poderia sempre na quarta. A profa. Juliane pediu para o prof. Nassim para que se manifestasse também. O prof. Nassim falou sobre as reuniões que acontecem nas quartas-feiras do Conselho Departamental e em outras coordenações, mas sugeriu de se mandar os vices. A Presidência questionou se mais pessoas teriam problemas com a segunda quarta-feira do mês. A profa. Luciana Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, Coordenadora do PPGIS, sugeriu que um calendário fixo fosse decidido um pouco antes das atribuições das disciplinas, pois, naquele momento, alguns conselheiros poderiam ter aula na data sugerida. A profa. Ana Cristina sugeriu às pessoas que estiverem impossibilitadas para que acionem seus vices. A profa. Juliane reiterou a proposta de que seja enviado um formulário para ver as datas melhores. Assim, a Presidência abriu para votação da seguinte forma: Proposta 1 - realizar as reuniões do CoC-CECH todas as segundas quartas-feiras de cada mês; Proposta 2 - enviar formulário Doodle ou Google Forms para verificar a disponibilidade dos membros e aprovar as datas em próxima reunião. Resultado da votação: Proposta 1 = 20 votos; Proposta 2 = 05 votos; Abstenção = 1 voto. Assim, foi aprovada a proposta 01. A profa. Ana Cristina agradeceu a colaboração de todos e afirmou que irá encaminhar o calendário por e-mail.

2.3. Indicação de membro para avaliação da progressão de carreira (a pedido da ProGPe)

Presidência explicou que havia recebido essa solicitação da ProGPe, que também informou que o membro precisa ser um professor ou professora Titular. Assim, fez uma solicitação às chefias de departamento para quem consultassem seus professores titulares sobre a possibilidade de representar o CECH nessa comissão para avaliação da progressão de professores associados. Informou ainda que, atualmente, a profa. Claudia Reyes é a única pessoa no conselho que é Titular. Perguntou, então, se a profa. Claudia teria interesse ou se deveria ser feita a consulta às chefias de departamentos. A profa. Claudia Reyes, Chefe do DTPP, explicou que não teria condições de aceitar, uma vez que já está comprometida com a organização de eventos grandes. Compartilhou que dará entrada em sua aposentadoria e que prefere que seja feita a consulta aos departamentos; entretanto, se não houvesse um indicado, poderia voltar a conversar. Diante dessas questões, a profa. Ana Cristina se propôs a encaminhar às chefias essa proposta de consulta e pediu agilidade, pois a solicitação já era de outubro de 2020. Foi aprovada a consulta por e-mail às chefias departamentais, solicitando um retorno o mais breve possível. Aprovado por unanimidade.

Conselho: Ata de Reunião 18 (0392502) SEI 23112.002435/2021-60 / pg. 7

2.4. Indicação para representação suplente do CECH no CoACE. Ofício no 136/2020/DTPP/CECH (17/12/20) – Indicação da Profa. Dra. Heloisa Chalmers Sisla como representante do CECH junto ao CoACE, aprovada na 121a reunião do CoD/DTPP, realizada em 16/12/2020. A Presidência agradeceu ao DTPP e à profa. Heloisa pela disponibilidade e colocou essa indicação para aprovação. Aprovado por unanimidade.

Nada mais havendo a tratar, a Presidência agradeceu a presença e colaboração dos senhores conselheiros, declarando encerrada a presente reunião, da qual eu, Rogéria Veronese, na qualidade de secretária, redigi a presente ata que assino, após ser assinada pela Presidência e demais membros presentes.

Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo no 23112.002435/2021-60 SEI no 0392502 Modelo de Documento: Conselho: Ata de Reunião, versão de 02/Agosto/2019

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