Ata 507 - 21/06/2017

ATA DA QUINGENTÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao vigésimo primeiro dia do mês de junho do ano de dois mil e dezessete, às 8h30 (oito horas e trinta minutos), no Auditório da UEIM, teve início a Quingentésima Sétima Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis com os seguintes conselheiros:  Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz (Vice-Diretora do CECH); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Curso de Bacharelado em Artes – Imagem e Som; Profa. Dra. Camila Carneiro Dias Rigolin (Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profa. Dra. Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras); Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Edmundo Valdez (Representante Técnico-Administrativo); Profa. Dra. Fabiana Marini Braga (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Fernando Arriello Molan (Representante Técnico-Administrativo); Profa. Dra. Géssica Priscila Ramos (Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (Chefe da Unidade Especial de Ensino, Pesquisa e Extensão - Informação e Memória); Prof. Dr. Jorge Leite Junior (Chefe do Departamento de Sociologia); Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência); Profa. Dra. Lídia Maria Marson Postalli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Prof. Dr. Lucas Vinicio de Carvalho Maciel (Coordenador do Curso de Linguística); Profa. Dra. Márcia Duarte Galvani (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profa. Dra. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Coordenadora do Curso de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras / Língua Portuguesa); Profa. Dra. Marília Blundi Onofre (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Profa. Dra. Priscila Martins Medeiros (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais); Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profa. Dra. Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Vanessa Aparecida Rodrigues (Representante Técnico-Administrativa);

 

1. EXPEDIENTE: 1.1–  Comunicação Externa – Profa. Dra. Andrea Heloisa Bueno Pimentel – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP).  O CECH foi consultado pela Adm. Superior, por meio do Of. 125/2017 da ProPG, sobre a possibilidade de passar a abrigar o PPGGOSP. Diante disto, a Presidência do CoC convidou a Profa.Dra. Andrea Heloisa Bueno Pimentel, atual coordenadora do Programa, para realizar uma apresentação no Conselho. A Profa. Andrea prestou explicações sobre o projeto do curso de mestrado, suas linhas de formação e docentes envolvidos. Informa que atualmente o programa é nota 3 na CAPES. Para oferecer o curso de doutorado, precisa ser nota 4 ou 5. Informou que a única fonte de recurso do programa são as taxas de inscrição para o processo seletivo do mestrado profissional. No último ano foram arrecadados R$17 mil, mas essa verba foi retirada da conta, devido ao problema ocorrido com as verbas PRODIN da UFSCar. Devido a este fato – não terem nenhum recurso – e também à mudança temporária da Secretaria do Programa de prédio, afirmou que muito provavelmente o Programa não oferecerá processo seletivo para o ingresso neste ano de 2017. A coordenadora defendeu que o CECH é o Centro mais indicado para abrigar o programa, devido à característica de Ciências Humanas dos estudos que ali são desenvolvidos. A Direção havia designado previamente dois membros do CoC-CECH para examinar documentos referentes ao Programa em exame preparar questões sobre dúvidas e esclarecimentos que auxiliem nas tomadas de decisão posterior: 1) As Coordenadoras do Curso de Pós-Graduação Profissional em Educação, as docentes Dra. Maria do Carmo de Sousa e Dra. Dulcimeire Aparecida Volante Zanon; e, 2) Sra. Vanessa Aparecida Rodrigues, representante titular dos técnicos-administrativos no CoC-CECH. Foram realizadas questões por diferentes membros do conselho, buscando inteirar-se sobre o funcionamento do curso, seus objetivos e metas.  As principais questões envolveram aspectos referentes às seguintes questões: 1) manutenção da reserva técnica para técnicos administrativos da UFSCar; 2) verbas previstas para manutenção do curso; 3) condições de apoio técnico ao funcionamento da unidade; 4) Espaço físico para funcionamento; 5) natureza da produção e área de alocação para avaliação na CAPES. No geral, uma síntese das respostas foram: 1) O formato de seleção e da reserva técnica para servidores técnicos-administrativos da UFSCar irá se manter. Informa que a reserva de vagas foi discutida longamente quando da criação do programa e não teve sanções ou indicação de irregularidade durante as avaliações já realizadas; todo processo de construção foi realizado com orientação da Procuradoria Federal junto à UFSCar. A parceria com as entidades conveniadas é feita no sentido de que a entidade conveniada libere o seu servidor das atividades profissionais para poder cursar o mestrado. Dentro de sala de aula, a presença desses profissionais atuantes na UFSCar e nas entidades conveniadas, se traduz em troca de experiências valorosas, pois são alunos que já estão inseridos no trabalho, não são recém-formados sem experiência profissional.  2) Informa que teve aproximadamente R$ 17.000,00 mantido na fonte no final do ano passado e que está sem nenhuma verba para a manutenção de suas atividades neste ano; que em função das condições financeiras e de funcionamento atual estão cogitando na não realização de processo seletivo neste segundo semestre; 3) Não tem apoio de recurso humano efetivo nas atividades administrativas, contando com um bolsistas para estas atividades; 4) Atualmente o seu funcionamento físico está ocorrendo em sala cedida na SEAD; prevê que poderá manter este espaço por algum tempo; 5) o programa está inserido na área de administração pública da CAPES e sua produção tem sido majoritariamente em temas de áreas afins a ciências humanas. A Profa. Maria do Carmo informou que acompanhou a criação do Programa PPGGOSP pois foi concomitante com a criação do programa coordenado por ela – Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. Os dois programas têm focos bem diferentes. Um é multidisciplinar, o outro tem foco específico na área de Educação. Ela considera que os problemas enfrentados por ambos são os mesmos, porque o governo entende que os programas profissionais têm que se auto sustentar, buscando verbas de empresas, por exemplo. A Direção enfatiza vantagens para as instituições terem em seu corpo técnico servidores plenamente qualificados. Há questões de gestão no CECH, por exemplo, que poderiam gerar interesse em trabalhos e produtos de mestrado e doutorado. Seria desejável que houvesse uma parceria com os técnicos da área para estimularem soluções de questões importantes. A presidente pergunta se seria possível, dentro do planejamento estratégico que está previsto ser realizado no CECH, contar com projetos do programa para identificação e problemas e soluções, mesmo que não se consolide a transferência do mesmo para o CECH. A Profa. Andrea considera isso fantástico e seria muito interessante porque também há alunos do curso de mestrado que gostariam de ter sugestões de temas de pesquisa. Concluída esta fase da reunião, a presidência solicitou a inclusão de dois pontos de pauta, a saber: 2.7) Fichas de caracterização do PPGE para o 02 semestre de 2017 e 2.8) Propostas de ações educativas e/ou preventivas referente as informações divulgadas para a Direção em mensagem eletrônica de 20 de junho de 2017. As inclusões foram aprovadas por unanimidade.

 1.2 – Comunicações da Presidência. 1.2.1. – Informa que recebeu ofício do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi, informando que os diretores de centro são membros do conselho do SIBi e que serão, portanto, chamados a participarem das reuniões semestrais, a próxima sendo prevista para o segundo semestre. A presidente informa que disponibilizará a data desta reunião tão logo tenha conhecimento, para que os membros possam encaminhar a Direção pautas de interesse que envolvam esta unidade institucional. 1.2.2. – Informa que foi eleito o novo chefe da UEIM, em reunião do Conselho dessa Unidade realizada em 31/05/2017. O novo Chefe, pelo período de dois anos, é o Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, que a partir de agora passa a ser membro do CoC-CECH. A presidente agradece o empenho e dedicação demonstrado pela Profa. Dra. Rejane Cristina Rocha, durante sua atuação como Coordenadora da Unidade. 1.2.3 - Divulgação a realização do primeiro workshop Ana Lagoa no dia 23 deste mês. 1.2.4 - Divulgação de ciclo de debates que está sendo promovido por Professores do CECH em São Carlos e em Sorocaba, em especial atividade que ocorrerá no dia 26/06 no auditório do CECH, intitulada “As pautas feministas e de gênero na política e no sindicato”, com a presença da Profa. Maíra Tavares Mendes (Depto. de Ciências Biológicas da UESC-BA). 1.2.5 – Informa que foi realizada consulta sobre a reforma do antigo prédio da filosofia, por meio de questionário eletrônico. Participaram 27 votantes (8 chefias departamentos; 11 coordenações graduação; 04 coordenações de pós-graduação; 03 representantes TAs; e 01 coordenador unidade especial). A reforma será realizada e para isso utilizar-se-á verba do gabinete do CECH. Será feita a pintura da parte interna e do hall de entrada do prédio, conforme condições divulgadas no processo de consulta. Essa obra foi aprovada por 88% dos votantes; ninguém foi contrário a sua execução. Três membros do CoC haviam indicado preferência por deliberar sobre o tema em reunião. A Presidência informa que já foi dado início ao processo de contratação do serviço. 1.2.6 – Relato da participação da Direção do CECH junto ao Conselho de Administração (CoAd). Houve reunião ordinária, realizada em 26 de maio. Nela o Pró-reitor da ProAd apresentou uma planilha de gastos e também foram passados informes sobre a Comissão que estuda mudanças para o Restaurante Universitário (RU). Diversos membros do conselho apresentam reflexões sobre o funcionamento dos colegiados superiores em geral, sobre o exercício da representatividade e a formação e trabalho em comissões. A Profa. Jesus afirma considerar importante que em algum momento futuro se agende uma discussão sobre o atual funcionamento dos colegiados, caso a atual situação de dificuldade de encaminhamentos seja mantida. No entanto, considera que é preciso considerar a diversidade e complexidade dos coletivos da universidade em todas as suas ações. 1.2.7 - Relato da participação da Direção do CECH junto ao Conselho Universitário (ConsUni) – Houve reuniões em 02 e 09 de junho. Na pauta, apresentação e informações sobre proposta da TV UFSCar e TV Universitária. Também foi apresentada documentação sobre possível convênio com a Prefeitura Municipal de São Carlos para gestão da TV. E uma proposta de início dos trabalhos. Foi apresentada uma Comissão, indicada pela Reitoria, para sistematizar uma proposta para ser a apreciada no ConsUni. A presidente informa que os áudios das reuniões do ConsUni podem ser acessados na página da SOC;  a presidente do conselho recomenda firmemente que os membros do CoC acompanhem as reuniões, as gravações disponibilizadas, etc. antes de formarem suas opiniões. Vários docentes discutem suas preocupações com relação ao clima e processos deliberativos no Consuni. Pela fala de diferentes membros ficou claro uma defesa que seja necessário encontrar maneiras de garantir o fluxo de informação e encontrar o mínimo de área de negociação. 1.2.8 - Informes sobre Reunião da Reitoria com os Diretores de Centro, ocorrida em 12/06. Houve informes sobre os cortes do Orçamento Nacional. Discussões sobre nova Portaria que restringe alguns gastos das IFES (Portaria 28). Também tratou-se de mudanças relativas às solicitações de alteração de regime de trabalho dos docentes TP-20. 1.3 – Comunicações dos Membros. 1.3.1 – Prof. Antón Míguez, Chefe do DL, relata a delicada situação por que passa o Instituto de Línguas (IL), que está ameaçado de ter que encerrar suas atividades por falta de condições: a verba para pagamento das bolsas dos monitores está acabando, a Diretora foi exonerada e não foi nomeado outro Diretor, a servidora TA foi removida e também não foi reposta. O Prof. Antón propõe que o Cech faça uma moção de apoio ao Instituto de Línguas e faz a leitura do texto sugerido para a moção. A presidente coloca à consideração do Conselho a proposta da moção com o referido texto, e ocorre a aprovação por unanimidade, sem alterações. Foi proposto que a moção seja divulgada na página web do CECH. Estas deliberações foram aprovadas por unanimidade 1.3.2 - O Prof. Arthur Autran, Coordenador do CIS, comunica que nos dias 04 e 05 de maio ocorreu a visita da Comissão de Avaliação de Renovação de Reconhecimento de Curso, composta pela Profa. Dra. Adriana Cristina Omena dos Santos (UFU) (presidente) e pelo Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo Jr. (UFPR). Foram disponibilizados todos os documentos exigidos bem como as condições necessárias para o trabalho da comissão, o qual transcorreu sem problemas, destacando-se a participação expressiva de docentes e discentes nas reuniões respectivas com a comissão. O conceito final obtido pelo curso foi 3. O conselho de curso considera que o relatório exarado pela comissão será importante tanto para a reformulação curricular como para indicar a necessidade de melhorias urgentes na infraestrutura da universidade. O coordenador realça o trabalho da secretária do curso, sra. Ana Lúcia Bafuni Kuba, no processo de renovação do reconhecimento e também destaca a presença da Diretora do CECH nas reuniões da administração da universidade com a comissão. 1.3.3 – O Prof. José Eduardo Baione, Vice-Chefe do DFMC – informa que foi convidado pelo Pró-Reitor de Graduação para fazer parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Adianta o interesse das coordenações de curso para que estimulem a participação dos alunos na consulta. E relembra sobre atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teria que ser feita a cada 5 anos, portanto, já no ano que vem. 1.3.4 – A Profa. Maria do Socorro Sousa Braga, Chefe do DCSo, faz considerações sobre o remanejamento das funcionárias terceirizadas da limpeza. Aponta a intransigência dos gestores do contrato, inclusive diante de situações graves dos funcionários, questões familiares etc. 1.3.5 – O Prof. Joelson Gonçalves de Carvalho, Chefe da UEIM agradece pela acolhida dos demais conselheiros e informa que está à disposição de todos à frente da UEIM. 2. ORDEM DO DIA. 2.1. Apreciação ad referendum. Foram homologas as seguintes aprovações ad-referendum:  2.1.1. Processo 23112.002068 / 2017-18 – Of. DTPP nº 034/2017 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues, no período de 05 a 15 de junho de 2017, para realização de atividade de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, em Paris, França. 2.1.2. Processo 23112.001906/2017-36 – Of. DPSi nº 059/17 – Encaminha solicitação de credenciamento do Prof. Dr. Pedro Bordini Faleiros como Pesquisador Visitante junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de dois anos a partir de maio de 2017, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 2.1.3. Processo 23112.000840/2016-86 – Of. DPSi nº 063/17 – Encaminha relatório relativo à solicitação de afastamento parcial da Profª Maria Cristina Di Lollo para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar, referente ao período de 07/03 a 30/06/2016, às quintas e sextas-feiras. Solicita prorrogação do referido afastamento para cursar disciplinas por mais seis meses. 2.1.4. Processo 23112.000227/2017-40 – OF DAC nº 52/2017 – Encaminha relatório relativo à solicitação afastamento para o exterior da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo para participar do congresso anual da Society for Cinema and Media Studies (SCMS), realizado em Chicago, EUA, entre 22 e 26 de março de 2017. 2.1.5.            Of. DAC nº 58/2017 – encaminha indicação de membros para comporem a comissão que realizará a “Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade” do professor Adelcio Camilo Machado, lotado no Departamento de Artes e Comunicação. Os membros são: Prof. Me. José Alessandro Gonçalves da Silva, Profa. Dra. Isamara Alves Carvalho e Prof. Dr. Eduardo Néspoli. (ATO CECH nº 078/2017). 2.1.6. Processo 23112.002084/2017-19 – OF DEd nº 022/2017 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção à categoria Classe E – Professor Titular – da Carreira do Magistério Superior da Profa. Dra. Maria Inês Rauter Mancuso, do Departamento de Sociologia, a ser realizada no dia 08/06/2017, com Defesa de Memorial. Membros da Banca: Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Presidente – UFSCar); Prof. Dr. Oriowaldo Queda (Centro Universitário de Araraquara); Profa. Dra. Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Profa. Dra. Arlete Assumpção Monteiro (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Profa. Dra. Antonia de Lourdes Colbari (Universidade Federal do Espírito Santo) como Membros Titulares (ATO CECH Nº 079/2017). Profª Drª Maria da Glória Bonelli (UFSCar), Profa. Dra. Vera Lucia Silveira Botta Ferrante (Centro Universitário de Araraquara), Profa. Dra. Maria Christina Siqueira de Souza Campos (Universidade de São Paulo), Profa. Dra. Soraya Maria Vargas Cortes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Martins (Universidade de São Paulo) como Membros Suplentes (ATO CECH Nº 080/2017). 2.1.7. Of. DAC nº 56/2017 – Solicita nomeação pró-tempore da atual Chefe do DAC, Profa. Dra. Thaís dos Guimarães Alvin Nunes, cujo mandato regular termina em até que se concretizem as eleições para o cargo (ATO CECH 081/2017). 2.1.8. Processo 23112.002040/2016-08 – OF DL 035/2017 – Encaminha solicitação de prorrogação do Afastamento Integral do Prof. Dr. Carlos Félix Piovezani, para cursar Pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, sob a supervisão da Profª Drª Mônica Graciela Zoppi Fontana, durante o período de 01/09/2017 a 28/02/2018. 2.1.9.      Of. DAC nº 59/2017 – encaminha indicação de membros para comporem a comissão que realizará a “Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade” da professora Renata Franco Severo Fantini, lotada no Departamento de Artes e Comunicação. Os membros são: Prof. Me. José Alessandro Gonçalves da Silva, Profa. Dra. Isamara Alves Carvalho e Prof. Dr. Eduardo Néspoli. (ATO CECH nº 081/2017). 2.1.10.   Of. DPsi nº 66/2017 – encaminha indicação de membros para comporem a comissão que realizará a “Avaliação Especial de Desempenho para Efeito de Estabilidade” da professora Amanda Ribeiro de Oliveira, lotada no Departamento de Psicologia. Os membros são: Profa. Dra. Patrícia Waltz schelini, Profa. Dra. Elisabeth Joan Barham e Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho. (ATO CECH nº 082/2017). 2.1.11.       Of. CCLL nº 10/2017 - Encaminha resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras, para o biênio 2017-2019. A Profª Drª Camila Höfling foi eleita Coordenadora (ATO CECH n ° 083/2017) e a Profa. Dra. Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale foi eleita Vice-Coordenadora (ATO CECH n ° 084/2017). 2.1.12. Processo 23112.002639/2015-52 – OF DME n° 33/2017 – Encaminha relatório final relativo à solicitação de afastamento integral no país da Profª Drª Daniela Dotto Machado, para desenvolvimento de Pós-Doutorado, no período de 01/03/2016 à 28/02/2017, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, sob a supervisão da Profª Drª Cláudia Ribeiro Bellochio. 2.1.13. Processo 23112.003857/2014-23 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho referente ao estágio probatório para fins de estabilidade da servidora Vanessa Cristina Paulino, Técnico em Assuntos Educacionais – CCLEEsp, de 27/08/2014 a 27/08/2017. 2.1.14. Processo 23112.003143/2016-87 – OF DL nº 042/2017 – Encaminha relatório referente à conclusão dos trabalhos no Programa de Pós-Doutorado da Profª Drª Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, junto ao Departamento de Letras, sob a coordenação do Prof. Dr. Valdemir Miotello, durante o período de 01/03/2016 a 01/03/2017. 2.1.15.  Processo 23112.001242/2014-62 – OF nº 060/2017 – DPsi – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho em estágio probatório, para fins de estabilidade, da Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento – DPsi – Professor Adjunto, de 14/04/2014 a 14/04/2017. 2.1.16. Processo 23112.003138/2015-93 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Priscila Martins Medeiros – DS, Professor Adjunto, de 08/09/2015 a 08/09/2018. 2.1.17. Processo 23112.001798/2017-00 - Encaminha solicitação da Profa. Dra.  Isadora Valencise Gregolin, do Departamento de Metodologia de Ensino, para continuidade do acordo de cooperação internacional entre a UFSCar e a Universidade de Valhadolide, Espanha. 2.1.18. Processo 23112.003789/2014-01 – Of. DPSi nº 062/17 – Relatório de atividades relativo ao afastamento do país da Profa. Dra. Fátima Elisabeth Denari, no período compreendido entre 04 e 09/11/2014, para participação no 9º Encuentro Ibero-Americano de Educación, em Bucaramanga, Colômbia. 2.1.19. Of. CCIS – Comunica renúncia do Prof. Arthur Autran Franco de Sá Neto da Função de Coordenador do Curso de Imagem e Som, indicando para Coordenador Pró-Tempore o Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto, conforme aprovação na 7ª Reunião Extraordinária do Conselho de Curso. (ATO CECH nº087/17) 2.1.20. Of. DCI nº 39/17 – Alteração dos membros da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, Área Ciência da Informação, Subárea Organização e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação, decorrente de vaga por afastamento do Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro, para pós-doutorado. Os novos membros da comissão são: Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro (Presidente), Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin e Prof. Dr. Ricardo Augusto Souza Fernandes como Membros Titulares (ATO CECH nº 088/2017); Prof. Dr. Waldemar Marques Júnior e Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo como Membros Suplentes (ATO CECH nº 089/2017). 2.1.21. Processo 23112.002126/2017-11 – Of. DL 037/2017 – Solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado, lotada no DL, entre 22/09/2017 e 21/09/2018, para realização de estágio pós-doutoral junto ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, sob supervisão do Prof. Dr. Jaime Tadeu Oliva. 2.1.22      . Processo 23112.002425/2016-67 – OF nº 050/2017 – DEd – Relatório final de atividades referente à participação, no Programa de Pós-Doutorado, do Prof. Dr. Flavio Massami Martins Ruckstadter, junto ao Departamento de Educação, sob a supervisão da Profª Drª Marisa Bittar, durante o período de abril de 2016 a março de 2017. 2.1.23. Processo 23112.002877/2016-49 – OF PPGCTS 013/2017 – Solicita encerramento das atividades do Pós-Doutorado de Heloisa Cristina Figueiredo Frizzo, sob supervisão do Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro, com início em agosto de 2016 e término em fevereiro de 2017. 2.1.24. Processo 23112.002111/2017-45 – Solicitação de afastamento do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden, do DCSo, no período compreendido entre 24 e 31/05/2017, para participar de atividades acadêmicas junto à Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2.1.25. Of. CCLing nº 09/2017 - Comunica resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Bacharelado em Linguística, para o biênio 2017-2019. O Prof. Dr. Lucas Vinicio de Carvalho Maciel foi eleito Coordenador (ATO CECH n° 090/2017) e a Profa. Dra. Gladis Maria de Barcellos Almeida foi eleita Vice-Coordenadora (ATO CECH n ° 091/2017). 2.1.26. Processo 23112.000790/2017-18 - OF DCSo n° 037/2017 – relatório de atividades relativo ao afastamento integral da Profª. Drª. Clarice Cohn, no período de 22 a 31/03/2017, para realizar pesquisa de campo entre os Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no município de Altamira, PA. 2.1.27. Processo 23112.002190/2017-94 – OF DCSo nº 032/2017 – Solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Anna Catarina Morawska Vianna, para realização de atividade de pesquisa junto ao Institute for Public Knowledge, em Nova Iorque, Estados Unidos, entre 01 de agosto de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. 2.1.28. Processo 23112.004332/2016-77 – Of. DAC nº 064/2017 – relatório de atividades relativo ao afastamento do país do Prof. Dr. Daniel Gohn, no período de 08/11/2016 a 16/11/2016, para participar do evento “41ª Percussive Arts Society International Convention (PASIC)”, em Indianápolis, Estados Unidos. 2.1.29. Processo 23112.004015/2014-99 – Of. DAC nº 068/2017 – resultado da Avaliação Final de Desempenho em estágio probatório para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Adelcio Camilo Machado – DAC, Professor Assistente, de 07/08/2014 a 07/08/2017. A comissão manifestou-se favorável à efetivação do servidor, e a chefia solicita avaliação de possibilidade de alteração de regime de trabalho do professor, de 20h para 40h DE (Ofício CECH 068/2017 endereçado à ProGPe). 2.1.30. Processo nº 23112.001426/2015-11 – Relatório da Comissão Especial de Avaliação de Desempenho com vistas a estabilidade referente ao estágio probatório do servidor Raphael Augusto dos Santos, lotado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Recomenda estabilidade. 2.1.31.      Processo nº 23112.002127/2017-58 – Of. DL nº 036/2017 – Solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Pablo Arantes, do Departamento de Letras, para realização de Pós-doutorado junto ao Instituto da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação do Prof. Dr. Plínio de Almeida Barbosa, no período compreendido entre 04/09/2017 e 04/09/2018. 2.1.32. Processo 23112.004302/2015-80 – Of. DAC nº 70/17 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Natália Búrico Severino – DAC – Professor Assistente, de 27/08/2015 a 27/08/2018. 2.1.33. Processo 23112.001755/2017-16 – Of. DAC nº 71/2017 – Fichas de caracterização de atividades curriculares (disciplinas de graduação) do Departamento de Artes e Comunicação, com início no 1º e no 2º períodos de 2018, respectivamente: Bateria 1 e Bateria 2. 2.1.34. Processo 23112.000474/2015-84 – Of. DAC nº 065/2017 – Relatório de Avaliação Final de Desempenho em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Renata Franco Severo Fantini – DAC – Professor Assistente, de 29/07/2014 a 29/07/2017. Recomenda aprovação. 2.1.35. Of. DME nº 038/2017 – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto para o Departamento de Metodologia de Ensino, área: Ensino e Aprendizagem de Línguas; Subárea: Estágio Supervisionado e orientação para a prática profissional em Língua Espanhola 1 e 2 – Didática Geral, em virtude do afastamento para capacitação da Profa. Dra. Isadora Valencise Gregolin. 2.1.36. Processo 23112.002257/2017-91 – Of. DTPP nº 037/2017 – Solicita vinculação de Ione da Silva Jovino no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao DTPP, sob orientação da Profª. Drª. Anete Abramowicz, de janeiro a dezembro de 2017. 2.1.37. Processo 23112.002254/2017-57 – Of. DTPP nº 038/2017 – Solicita vinculação de Elsie Alejandrina Pérez Sampaio no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao DTPP, sob orientação da Profª. Drª. Maria Aparecida Mello, de janeiro a dezembro de 2017. 2.1.38. Processo 23112.003139/2015-38 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Juliana Rink – DME, Professor Adjunto, de 08/09/2015 a 08/09/2018.

2.1.39. Processo 23112.002307/2017-30 – Of. DEd nº 053/2017 – Solicita vinculação de Nilo Agostini no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao DEd, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes. 2.1.40. Of. DEd nº 054/2017 – Solicita nomeação da Profa. Dra. Profª. Drª. Maria Cecília Luiz para exercer as funções de Vice-Chefe do Departamento de Educação, até o dia 31/08/2017 (ATO CECH 092/2017), devido a afastamento para capacitação do Prof. Dr. Daniel Mill. 2.1.41. Fichas de caracterização de disciplinas de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para início no 2º período letivo de 2017. “Trajetórias da Tradução e da (Trans)Criação nas Esferas Literária, Pictórica e  Cinematográfica (IS053)” e “Perspectivas Históricas Entre o Star System e a Recepção Cinematográfica (IS054)”. 2.1.42. Processo 23112.003107/2016-13 – OF DAC nº 076/2017 – relatório de afastamento da segunda parcela da Licença Capacitação da Profª Drª Alessandra Meleiro, para realizar intercâmbio na instituição Aarhus University, “School of Communication and Culture”, Aarhus Dinamarca, durante o período de 06/09 a 06/10/2016. 2.1.43. Processo 23112.001065/2016-86 – Of. DPSi nº 076/2017 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Janaina Cabello – DPsi, Professora Assistente, de 11/03/2016 a 11/03/2019. 2.1.44. Processo 23112.001790/2016-54 – relatório parcial de atividades referentes ao afastamento integral da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, para cursar Pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, sob a supervisão do Prof. Dr. Sírio Possenti, durante o período de 01/08/2016 a 31/12/2016. Em continuidade, no período de 01/01 a 31/07/2017, junto à Université Versailles Saint Quentin-en-Yvelines, França, sob a supervisão do Prof. Dr. Jean-Yves Mollier. Solicitação de prorrogação do afastamento por mais seis meses, de 01/08/2017 a 31/01/2018. 2.1.45.  Processo 23112.002164/2017-66 – OF DL nº 038/2017 – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Rejane Cristina Rocha, para realização de pós-doutorado junto à Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, sob supervisão da Profa. Dra. María Del Carmen Villarino Pardo, entre 01 de setembro de 2017 e 01 de setembro de 2018. 2.1.46. Processo 23112.002417/2017-00 – Of. DPsi nº 079/2017 – Solicita vinculação de Daniella Simões Benetti no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao DPSi, sob orientação da Profª. Drª. Fátima Elisabeth Denari, de maio de 2017 a maio de 2018. 2.1.47. Processo 23112.002576/2014-53 – OF. DPsi nº 078/17 –  Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho em estágio probatório para fins de estabilidade da Profª Drª Amanda Ribeiro de Oliveira – DPsi – Professor Adjunto, de 18/08/2014 à 18/08/2017. Recomenda aprovação. 2.1.48. Fichas de caracterização de disciplinas de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação, para início no 2º período letivo de 2017. “Metodologia Comunicativa (PPG-EDU 088)”, “Africanidades, diáspora negra e educação (PPG-EDU 085)” e “Foucault e a Análise do Discurso II (PPG-EDU 089)”. 2.1.49. Processo 23112.002496/2017-41 – Of. DL nº 049/2017 – Solicita vinculação de Daniela de Brito no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao PPGLit, sob orientação do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, de 01/02/2017 a 31/01/2018. 2.1.50. Processo 23112.002491/2017-18 – OF DTPP 041/2017 – solicitação de formalização de acordo de cooperação entre a UFSCar, por meio do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) e a Universidade de Barcelona, na Espanha, por meio da Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA) por solicitação da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Solicitação aprovada na 70ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental, em 31/05/17. 2.1.51. Processo 23112.002419/2015-29 – OF 73/2017 – DAC – relatório do afastamento integral da Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto, para cursar Doutorado no Programa de Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal, referente ao período de 14/08/2016 a 14/08/2017, e também a solicitação de renovação do afastamento por mais um ano. 2.1.52. Processo 23112.004453/2016-19 – Of. DL nº 050/2017 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Lucas Vinicio de Carvalho Maciel – DL, Professor Adjunto A, de 27/09/2016 a 27/09/2019. 2.1.53.        Processo 23112.002186/2017-26 – OF DCSo nº 035/2017 – Solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, para realização de pesquisa de campo em Floresta, Pernambuco, entre 01 de julho e 31 de julho de 2017. 2.1.54. Processo 23112.003502/2015-15 – relatório final, referente à solicitação de afastamento parcial para capacitação da servidora Vanessa Cristina Paulino para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, durante o período de 08/11/2015 a 08/05/2016, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. 2.1.55. Processo 23112.002494/2017-51 – OF DL nº 048/2017 – solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, do DL, para realização de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade de Campinas (Unicamp), sob supervisão da Profª. Drª. Mónica Graciela Zoppi Fontana, entre 01/08/2017 e 31/07/2018. 2.1.56. Processo 23112.002495/2017-04 – OF DL nº 047/2017 – solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Wilson Alves-Bezerra, do DL, para realização de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade de Campinas (Unicamp), sob supervisão da Profª. Drª. Claudia Thereza Guimarães de Lemos, entre 01/08/2017 e 31/07/2018. 2.1.57.           Processo 23112.002160/2017-88 – OF DTPP nº 036/2017 – Solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Anete Abramowicz, para realização de atividade de pesquisa junto ao Centre de Recherches Education et Formation da Universidade Paris Nanterre, França, sob coordenação da Profa. Dra. Tatiane Consentino Rodrigues, entre 01 de agosto de 2017 e 10 de outubro de 2017. 2.1.58.        Of. DAC nº 082/2017 – Encaminha edital do processo seletivo para contratação de um professor substituto para o Departamento de Artes (DAC), área: audiovisual, subárea: História do Audiovisual no Brasil. Aprovado na 125ª reunião do conselho departamental, em 31/05/2017. 2.1.59. Of. DCI nº 042/2017 – Indicação de membros para composição da comissão para Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Ciência da Informação, Edital 096/17, Área: Ciência da Informação, Subárea: Fundamentos em Ciência da Informação. Os membros titulares são: Prof. Dr. Rogério Ap. Sá Ramalho (Presidente), Profa. Dra. Ana Carolina Simionato e Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi (ATO CECH nº 093/2017). Os membros suplentes são: Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro e Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon (ATO CECH nº 094/2017). 2.1.60. Ofício CCPED nº 019/2017 – Encaminha Fichas de caracterização de disciplinas de graduação do DTPP, para início no 1º período letivo de 2018. “Didática: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo”; “Corpo e Movimento”; “Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições”; “Práticas Sociais e Processos Educativos”; “Alfabetização e Letramento: Conteúdos e seu Ensino”; “Didática: Ensino e Aprendizagem”; “Escola e Currículo”; “Língua Portuguesa: Conteúdos e seu Ensino”; “Matemática: Conteúdos e seu Ensino”; “Ciências: Conteúdo e seu Ensino”; “História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino”; “Metodologia Trabalho Docente Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Regular”; “Metodologia do Trabalho Docente na Educação Infantil”; “Metodologia do Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos”; “Formação de Professores”; “Educação Matemática – Resolução de Problemas nos Anos Iniciais”; “A Literatura Infantil e a Criança no Contexto da Alfabetização e do Letramento”; “Leitura e Escrita: Fundamentos, Práticas e Ensino”; “Prática de Ensino e Estágio Docente em Alfabetização e Língua Portuguesa”; “Prática de Ensino e Estágio Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular”; “Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação Infantil”; “Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação de Jovens e Adultos”; “Matemática no início da escolarização: o sentido do número”; “Educação Matemática na/para atuação docente: números e operação”; “Educação Matemática na/para atuação docente: geometria, grandezas e medida, organização e tratamento de dados”. 2.1.61. Processo 23112.003784/2016-31 – Of. DPSi nº 077/17 – Relatório de avaliação de desempenho referente ao estágio probatório e Estabilidade nº 1 da Profa. Mariéle de Cássia Diniz Cortez, de 21/06/2016 a 21/06/2019. 2.1.62. Processo 23112.002565/2017-16 – OF DME nº 043/2017 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção à categoria Classe E – Professor Titular – da  Carreira do Magistério Superior da Profa. Dra. Denise de Freitas, do Departamento de Metodologia de Ensino, a ser realizada no dia 21/07/2017, com Defesa de Memorial. Membros da Banca: Profa. Dra. Ana Lúcia Kalinin (Presidente – UFSCar); Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo (Universidade de São Paulo); Prof. Dr. Oswaldo Marçal Junior (Universidade Federal de Uberlândia); Profa. Dra. Graça Aparecida Cicillini (Universidade Federal de Uberlândia) e Prof. Dr. Leandro Gonçalves de Oliveira como Membros Titulares (ATO CECH Nº 095/2017). Profª Drª Maria Celina Piazza Recena (UFMS), Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Jr (UFSCar), Profa. Dra. Sandra Lucia Escovedo Selles (UFF), Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves (UFPA) e Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro (FURG) como Membros Suplentes (ATO CECH Nº 096/2017). 2.2. Exame e deliberações referentes ao pedido encaminhado pela ProPG (Of. 125/2017 de 08/06/2017) e pela Coordenação do PPGGOSP (Of. 10/2017 de 01/06/2017). A presidente propõe que o CECH solicite à ProPG a dilação do prazo estipulado para encaminhamento da resposta do Centro, sobre a aceitação ou não de abrigar o PPGGOSP, para que a decisão final a esse respeito seja tomada na reunião do CoC-CECH do mês de julho, possibilitando, assim, que todos tenham oportunidade de refletir melhor sobre o tema. Propõe ainda solicitar à Profa. Maria do Carmo e à representante TA Vanessa a elaboração de pareceres a esse respeito, para subsidiar o posicionamento oficial do CoC-CECH. O Prof. Arthur afirma concordar com a solicitação de dilação do prazo para resposta à ProPG. Considera que o PPGGOSP tem que ser vinculado ao CECH e afirma não compreender por que até hoje ainda não o foi. Afirma que o CECH nunca havia sido procurado antes para essa alocação. Considera que o processo de acolhimento desse programa junto ao CECH será válido inclusive para que o Centro aprenda a lidar com as especificidades dos programas de pós-graduação profissionais. O Prof. Baione chama atenção a dois aspectos sobre o programa que ele acredita devam ser levados em conta: a gênese, que é a formação dos servidores da nossa universidade. Não há muita oferta com esse propósito e ele acredita que a criação do PPGGOSP veio suprir parte dessa lacuna. O outro aspecto a ser considerado é se a questão da reserva de vagas não criará problemas jurídicos, ou seja, se isso pode futuramente gerar reivindicações das outras instituições por igualdade de direitos na concorrência. Ele considera que é necessário prevenir que ocorra como aconteceu com a SEaD, que acabou por tornar-se uma gerenciadora de serviços terceirizados. O Prof. Baione afirma que na UFSCar há uma cultura de se criar regras e exceções a essas regras, em nomes de motivos “nobres”. Por exemplo, o Núcleo de Formação de Professores, que segundo ele foi criado sem consulta aos professores da área da Educação. O Prof. Joelson afirma também ser favorável à vinculação do PPGGOSP ao CECH. Ele é professor vinculado ao Programa desde o seu início e esclarece, relativamente à fala do Prof. Arthur, que houve, sim, uma proposta de vinculação do PPGGOSP anteriormente a um Centro Acadêmico, mas que foi uma decisão dos docentes vinculados para que se adiasse essa consulta aos Centros, visto que ela coincidira com o período eleitoral da campanha de sucessão à Reitoria e pessoas tanto do CECH quando do CCET estavam participando. O corpo de docentes vinculados ao Programa decidiu adiar a consulta, para evitar que as decisões dos destinos do Programa tivessem viés político-eleitoral. Foi discutido que a aprovação deveria considerar majoritariamente a área de saber produzido e previsto pelo projeto pedagógico. A proposta de encaminhamento dada pela Presidência foi aprovada por unanimidade. 2.3 - Homologação de Concurso Público. 2.3.1 – Processo nº 23112.002084/2017-19 – Of. DS nº 024/2017 – Relatório da Comissão Especial de Avaliação do Processo de Promoção à Classe E, Prof. Titular, da Profa. Dra. Maria Inês Rauter Mancuso, do Departamento de Sociologia, aprovado na 105ª Reunião do Conselho Departamental, em 14/06/2017. Aprovado por unanimidade. 2.3.2      - Processo nº 23112.002047/2017-01 – Resultado final do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciência da Informação. Edital nº 090/2017; Área: Ciência da Informação, Subárea: Organização e Representação da Informação. Foi classificada a candidata Raquel Juliana Prado Leite de Sousa. Aprovado por unanimidade. 2.4 – Aprovação do relatório da comissão eleitoral referente à escolha de representantes discentes para o CoC-CECH. A presidente da Comissão Eleitoral, Srta. Rogéria A. Veronese, apresenta os resultados da consulta para escolha dos representantes discentes junto ao CoC-CECH. Foram eleitos os seguintes representantes, para mandato de um ano: Fernanda Ribeiro Cruz (Curso: Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais em Português – TILSP) – 1º titular graduação; Paula Oliveira Teixeira (Curso: Psicologia) – 2º titular graduação; Ana Paula Mello Jacobson (Curso: Psicologia) – 3º titular graduação; Ianá Marcelle da Silva Rabole (Curso: Ciências Sociais) – 1º suplente graduação; Éverton Madaleno Batisteti (Curso: Pedagogia) – 2º suplente graduação; Raul Almeida dos Santos (Curso: Letras) – 3º suplente graduação; Gustavo Primo (Curso: Mestrado em Estudos de Literatura) – 1º titular pós-graduação; Otávio Santos Costa (Curso: Doutorado em Educação Especial) – 2º titular pós-graduação. A presidente alerta que seria importante preencher as cadeiras que ficaram vagas dos representantes da pós-graduação. Ela afirma que fará gestões junto à Associação de Pós-Graduandos (APG) para tentar preencher as vagas restantes. O relatório da Comissão Eleitoral foi aprovado por Unanimidade. 2.5 –  Representação do CECH junto ao Conselho Universitário e Conselho de Administração.  A presidente informa que, diante da necessidade de preenchimento das vagas de membros suplentes indicados pelo CECH junto ao ConsUni e ao CoAd, a Diretoria do CECH consultou possíveis interessados, dentre os membros do CoC-CECH, a serem indicados. A Profa. Dra. Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale, Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras, aceitou ser indicada para a suplência junto ao ConsUni e a Profa. Dra. Heloisa Chalmers Sisla, Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia, modalidade a Distância, aceitou ser indicada como membro suplente junto ao CoAd. A presidente consulta, então, o colegiado sobre a existência de mais interessados em participar. Não houve mais inscrições nem indicações. As indicações foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade. 2.6 - Mapeamento das salas de aula para apoio aos programas de pós-graduação. Não houve tempo hábil para abordar este ponto de pauta, que será retomado em outra oportunidade. 2.7- Fichas de caracterização de disciplinas de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação, para início no 2º período letivo de 2017. “Cultura e Poder nas Organizações (PPGEDU-090)”, “Encontro de Saberes: Educação, Música e Arte (PPGEDU-091)” e “Filosofia da Libertação e práxis educativa (PPGE-092)”. Aprovadas por unanimidade. 2.8 - Proposta de ações educativas e preventivas, referentes às informações divulgadas em mensagem eletrônica de 20/06/17 pelo Diretor da UEIM. Não houve tempo hábil para abordar este ponto de pauta, que será retomado em outra oportunidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião. Eu, Renata Maria Biasioli, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis                                                                  

Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz                                                                      

Prof. Dr. Antón Castro Míguez                                                                                          

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto                                                                     

Profa. Dra. Camila Höfling                                                                                               

Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza                                                                         

Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos                                                                      

Edmundo Valdez                                                                                                                

Profa. Dra. Fabiana Marini Braga                                                                                    

Fernando Arriello Molan                                                                                                    

Profa. Dra. Géssica Priscila Ramos                                                                              

Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho                                                                     

Prof. Dr. Jorge Leite Junior                                                                                               

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni                                                                                    

Profa. Dra. Lídia Maria Marson Postalli                                                                         

Prof. Dr. Lucas Vinicio de Carvalho Maciel                                                                   

Profa. Dra. Márcia Duarte Galvani                                                                                   

Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa                                                                           

Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga                                                                   

Profa. Dra. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos                                                            

Profa. Dra. Marília Blundi Onofre                                                                         

Profa. Dra. Priscila Martins Medeiros                                                                             

Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira                                                

Profa. Dra. Thaís dos Guimarães Alvim Nunes                                                           

Vanessa Aparecida Rodrigues