Ata 505 - 19/04/2017

ATA DA QUINGENTÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao décimo nono dia do mês de abril do ano de dois mil e dezessete, às 14 (catorze) horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quingentésima Quinta Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis com os seguintes conselheiros:  Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz (Vice-Diretora do CECH); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Chefe do Departamento de Letras); Profa. Dra. Géssica Priscila Ramos (Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profa. Dra Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Profa. Dra. Camila Carneiro Dias Rigolin (Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Jorge Leite Junior (Chefe do Departamento de Sociologia); Profa. Dra. Rejane Cristina Rocha (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória); Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música); Profa. Dra. Ana Carolina Simionato (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação);

Profa. Dra. Priscila Martins Medeiros (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais); Profa. Dra. Heloisa Chalmers Sisla (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profa. Dra. Márcia Duarte Galvani (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profa. Dra. Carolina de Paula Machado (Coordenadora do Curso de Linguística); Willian Cassio Damasceno Pereira (representando a Coordenação do Curso de Tradução e Interpretação em Libras); Profa. Dra. Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia modalidade a Distância);

Profa. Dra. Lídia Maria Marson Postalli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Profa. Dra. Marília Blundi Onofre (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade); Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura); Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Profa. Dra. Dulcimeire A. V. Zanon (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia); Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação); Ana Lúcia Bafuni Kuba (Representante dos Técnicos-Administrativos); Silmara Dionizio (Representante dos Técnicos-Administrativos); Vanessa Aparecida Rodrigues (Representante dos Técnicos-Administrativos);

EXPEDIENTE: 1.1– Comunicação da Secretaria de Administração, Finanças e Contratos (SAF/CECH). Edimara Cardoso de Úngaro – A Sra Edimara Cardoso de Úngaro, responsável pela Secretaria de Administração, Finanças e Contratos (SAF) da UFSCar realizou uma apresentação dos Recursos do Tesouro Nacional (RTN) previstos para o exercício de 2017, uma proposta de distribuição das diferentes alíneas para as diferentes unidades do CECH e orientação para maximizar o aproveitamento e a eficiência no processo de uso das verbas durante o ano. A Secretária informou que o Centro teria recebido uma previsão desta verba, para 2017, correspondente a R$ 334.721,46 para custeio e R$ 143.452,05 para capital. Neste momento, teria autorização para distribuir 70% das verbas atribuídas; estes valores corresponderiam a R$ 234.305,02 de custeio e R$ 100.416,44 de capital. A Distribuição da verba RTN de custeio proposta obedeceu a mesma fórmula de distribuição prevista no exercício do ano anterior, sendo: 1) para aulas práticas o valor de R$31.798,54, alocada nos 10 departamentos; 2) para apoio às coordenações dos 11 cursos presenciais seriam atribuídos R$18.407,51; e, 3) a distribuição orçamentária de R$184.098,97, utilizando a porcentagem de distribuição do exercício anterior para distribuir entre todas as unidades do centro (a saber, Departamentos, Coordenações de Graduação, Gabinete da Direção e Unidades Especiais). Na proposta referente ao uso da verba de capital, o apoio das coordenações de graduação manteria o mesmo valor de distribuição do ano anterior (atribuição de R$ 1.673,41 para as 11 coordenações de cursos graduação presenciais). Adicionalmente, diferentemente dos anos anteriores, foi proposto que as demais unidades do CECH recebessem o valor de R$ 1.673,41 cada (departamentos, pós-graduações e unidades especiais). A verba restante ficaria para investimento em áreas de uso coletivo do CECH, sob responsabilidade da Direção (por exemplo, equipamento de videoconferência do CECH).  A Secretária apresenta ainda orientações referentes ao uso da verba e solicitações de compras. Entre diversas orientações enfatiza que os setores não deixem para fazer requisições de compras próximo ao final do prazo estipulado pela ProAd. Informa que o ideal é antecipar as requisições para evitar não atendimento das demandas sob alegação de falta de tempo hábil para processamento das requisições, no final do exercício. A Direção informa que deverá constituir este ano uma comissão para análise da fórmula que leva à proporção de distribuição desse recurso nas diversas unidades. Esclarece ainda que a verba do LIDEPS e do curso TILSP foram retiradas do montante da verba de gabinete da direção, na tentativa de evitar perda de recursos nos outros setores; essas são unidades que não constavam no modelo de distribuição utilizada até o ano passado. Edimara apresentou a proposta da SAF/CECH para que o recurso remanescente (R$40 mil) seja utilizado em despesas de uso comum. O Prof. Nassin sugere que, ao invés de investir recursos em equipamento de videoconferência, seja melhorada a rede de internet do Centro para uso de webconferencia, pois tem qualidade de imagem e som melhores. A Diretora esclareceu que o Governo Federal tem liberado 1/18 dos recursos mensalmente, ao invés de 1/12, como era praxe. Isso vem acontecendo desde o ano passado. Por isso distribui-se 70% do orçamento neste momento. Edimara esclareceu que tudo que envolve Recursos do Tesouro Nacional (Verba RTN) deve ser feito via preenchimento de requisição previamente. Não é possível realizar o gasto e depois pensar em executar o pagamento. A Diretora esclareceu que a chamada Verba PROAP, atribuída aos programas de pós-graduação, somente pode ser utilizada para despesas de custeio. A Diretora sugeriu que o CECH comece a discutir com a ProAd a questão da centralização de ações do processo de compras. Não faz sentido cada setor realizar orçamento individualmente, pois isso acarreta que vários setores percam tempo fazendo o mesmo trabalho. O andamento poderia ser otimizado se a ProAd centralizasse alguns procedimentos. A Profa. Heloisa C. Sisla sugere que sejam inclusom na distribuição os dois cursos na modalidade EaD (Pedagogia e Música) numa distribuição similar aos demais cursos de graduação. A Diretora propôs que o sistema de leasing da máquina de impressão, que é atualmente utilizado na Direção do CECH, seja adotado para agrupamentos de departamentos, pois tem assistência técnica e abastecimento de tonner garantidos por contrato. 1.2 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.2.1) A Direção informa o resultado da eleição para escolha dos representantes Técnicos-Administrativos do CECH junto ao CoC-CECH, ocorrida em 11/04/2017, que definiu os nomes dos novos representantes da categoria junto ao CoC-CECH para mandato de 2 anos. Foram eleitos os seguintes representantes: Edmundo Valdez, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fernando Arriello Molan, da Secretaria Executiva do CECH e Vanessa Aparecida Rodrigues Nilsen, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) como membros titulares; Ana Lúcia Bafuni Kuba, da Coordenação do Curso de Artes – Imagem e Som (CCArtes), Simoni Aparecida Perrucino Campos, da Coordenação do Curso de Linguística (CCLing) e Silmara Dionizio, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) como membros suplentes. 1.2.2) A Direção do CECH (Diretora e Vice-Diretora) realizaram uma reunião com todos os servidores técnico-administrativos do CECH, conforme acordado durante o processo eleitoral da Direção. No encontro, realizado em 11/04/2017, foi feito um novo levantamento de prioridades da categoria. A Diretora relatou que os TAs informaram que tentarão organizar reuniões periódicas de seu grupo e a presidência solicita que as chefias liberem, na medida do possível, os seus técnicos-administrativos para participarem destas atividades. 1.2.3) A Direção informa que no dia 10 de Abril último foi divulgada a aprovação do Curso de Doutorado em Estudos de Literatura (PPG-Lit) pela CAPES. 1.2.4) O processo de Avaliação do Curso de Graduação de Imagem e Som, por parte do MEC, está previsto para ocorrer nos dias 4 e 5 de maio de 2017. A Direção solicitou que os departamentos envolvidos na oferta de atividades para o referido curso fiquem de prontidão para atender eventuais demandas, possibilitando o atendimento com eficiência e eficácia das solicitações dos avaliadores. 1.2.5). Informa que está prevista uma reunião dos interessados com o Pró-Reitor de Administração, referente aos recursos ProdIn e de outras verbas não liberadas no exercício de 2016. Ela comunicou que foi informada, na referida reunião, que no último mês foi criada uma nova forma de projeto da FAI, o chamado Projeto de Inovação em Tecnologia. Com as mudanças de legislação das fundações das universidades, não poderá mais existir ressarcimento via contas administrativas na FAI/UFSCar. Os projetos de desenvolvimento institucionais foram criados para isso, mas o procedimento ficou inviabilizado com a mudança na legislação, e passou a ser necessário passar pela ProAd. O PRODIN continuará existindo, mas caberá ao CoC-CECH a decisão de como esse tipo de projeto deverá ser gerenciado. 1.3 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não houve. 2. ORDEM DO DIA: A presidente colocou à apreciação do Conselho a inclusão do item 2.3 à pauta, dado que as referidas fichas de caracterização chegaram ao Centro após o envio da pauta aos membros. Inclusão aprovada por unanimidade. A presidente sugeriu que, relativamente aos pontos de pauta 2.9 a 2.16, que tratam sobre representações e comissões do CECH, dada a extensão da pauta e pelo fato de a discussão do item 1.1 ter tomado mais tempo do que previsto, sejam deliberados na próxima reunião. Proposta aprovada por unanimidade. 2.1 – Apreciação Ad-Referendum.  Foram homologadas as seguintes aprovações ad-referendum: 2.1.1 – Processo:  23112.001380/2016-11. Relatório de Atividade de Extensão. Título:  Apoio a escolarização inclusiva: planejamento, adaptações e práticas necessárias. Coordenadora: MARCIA DUARTE GALVANI (DPsi). 2.1.2 - Atividade de Extensão. Título: Gestão Escolar para a equidade - Juventude Negra. Coordenador: VALTER ROBERTO SILVERIO (DS). 2.1.3. - Processo: 23112.000886/2017-86. Aprovação de participação de TA em projeto. Título: IX Seminários de Teses e Dissertações em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordenadora:  CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS (DTPP). 2.1.4 - Processo:  23112.001009/2017-22. Atividade de Extensão. Título: 100 anos da revolução russa. Coordenador: MARCOS DE OLIVEIRA SOARES (DGTH-So). 2.1.5 - Atividade de extensão. PROJETO NOVO. Título: Curadoria de acervos: manutenção, organização e representação de documentos (2ª oferta). Coordenadora: ANA CAROLINA SIMIONATO (DCI). 2.1.6 - Processo 23112.000806/2017-92 – OF DPSi 039/17 – Encaminha proposta de Estágio Pós-Doutoral da Prof.ª. Dr.ª. Natalia Maria Aggio, junto ao Departamento de Psicologia, sob a orientação do Prof. Dr. Júlio Cesar Coelho de Rose, durante o período de dezembro de 2016 a novembro de 2018. 2.1.7 - Processo 23112.001048/2017-20 – Atividade de Extensão. Título: Ações Afirmativas, diversidades e equidade. Coordenadora: NATALIA REJANE SALIM (SAADE). 2.1.8 – Atividade de Extensão. Título: Acessibilidade no Ensino Superior: práticas de formação para a inclusão na UFSCar / São Carlos. Coordenadora: ROSIMEIRE MARIA ORLANDO (DPsi). 2.1.9 – Of. 004/2017 – PPGAS – Encaminha os nomes do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela (ATO CECH n° 036/2017) e do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (ATO CECH n° 037/2017), respectivamente como Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, pelo período de 11/03/2017 a 10/03/2019, em decorrência de deliberação da CPG nº66 de 09/11/2016. 2.1.10 - Processo 23112.000890/2017-44 – Atividade de Extensão. Título: Estudos sobre a Escola de Vigotsky. Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky - Neevy. Coordenadora: MARIA APARECIDA MELLO (DTPP). 2.1.11 - Processo 23112.000886/2017-86 – Atividade de Extensão. Título: IX Seminários e Teses e Dissertações em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordenadora: CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS (DTPP). 2.1.12 - Atividade de Extensão. Título: Formação inicial e continuada em Habilidades Sociais para Professores de Alunos do Público-Alvo da Educação Especial. Coordenadora:  CAROLINA SEVERINO LOPES DA COSTA (DPsi). 2.1.13 - Of. 004/2017 – PPGEEs – Encaminha os nomes da Prof.a. Dr.a. Lidia Maria Marson Postalli (ATO CECH n° 038/2017) e da Prof.a. Dr.a. Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (ATO CECH n° 039/2017), respectivamente como Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o biênio 2017-2019, em decorrência de deliberação e aprovação na 1ª reunião extraordinária da CPG de 15/02/2017. 2.1.14 - Processo 23112.001114/2017-61 – Of. 014/2017 – DS – Encaminha solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, para desenvolvimento do projeto de pesquisa de Pós-Doutorado “Intelectuais e Ativistas em Movimento: a construção do transnacionalismo negro no século XX”, na University of London, Goldsmith College, Londres, Inglaterra, sob orientação da Profa. Caroline Knowles, entre os dias 13 de março e 31 de dezembro de 2017. A solicitação foi aprovada na 98ª reunião do Conselho do Departamento de Sociologia. 2.1.15 - Of. nº 12/2017 – DCI - Encaminha a composição da Banca para o Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto, para o Departamento de Ciência da Informação, na Área de Ciência da Informação e Subárea: Informação Tecnológica e Empresarial. A banca será composta por: Profª. Drª. Vânia Paula de Almeida Neris (UFSCar – Presidente), Profª Drª Asa Fujino e Profª Drª Liz Rejane Issberner como Membros Titulares (ATO CECH nº 040/2017) e pela Profª. Drª. Marilde Terezinha Prado dos Santos, o Prof. Dr. Raimundo Nonato Macedo dos Santos e o Prof. Dr. Edmundo Inácio Júnior como Membros Suplentes (ATO CECH nº 041/2017). 2.1.16 - Processo 23112.001215/2013-17 – Atividade de Extensão. Título: Apoio a escolarização inclusiva: planejamento, adaptações e práticas necessárias -– Escolarização, Trabalho e Participação Social da Pessoa com Deficiência. Coordenadora: JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ CAMPOS (DPsi). 2.1.17 - Processo 23112.001869/2011-45 – Programa de Extensão: INTERVENÇÃO PRECOCE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Atividade: Formação inicial e continuada em Habilidades Sociais para Professores de Alunos do Público-Alvo da Educação Especial. Coordenadora: CAROLINA SEVERINO LOPES DA COSTA (DPsi). 2.1.18 - Processo 23112.001156/2017-01 – Atividade de Extensão: Programa de Tutoria do LAPA (Laboratório de Produção Acadêmica em Ciências Sociais).  Coordenadora: ANNA CATARINA MORAWSKA VIANNA (DCSo). 2.1.19 - Processo 23112.001215/2013-17 – Programa de Extensão: Escolarização, Trabalho e Participação Social da Pessoa com Deficiência. Atividade: VII Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: o indivíduo em sociedade.  Coordenadora: MARCIA DUARTE GALVANI. 2.1.20 - Processo 23112.002637/2010-64 – Programa de Extensão: Formação de Profissionais em EaD. Atividade: Seminários SEaD - Segurança, Direitos Autorais e usos pedagógicos do Moodle e de TDIC. Coordenadora:ANA PAULA RODRIGUES DA SILVA (SEaD). 2.1.21 - Processo 23112.004624/2016-18 – OF DTPP 008/2017 –  Encaminha relatório final, referente ao afastamento do país da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues, para participar em missão de trabalho no projeto de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações: conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, na Georgia State University. Atlanta, EUA, durante o período de 01 a 10/12/2016. 2.1.22 - Processo 23112.000289/2016-71 – OF DL 007/2017 – Encaminha relatório final das atividades de estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Guilherme Fromm, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida, durante o período de 01/08/2016 a 30/01/2017. 2.1.23 - Processo 23112.002098/2015-62 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Joceli Catarina Stassi Sé – DME – Professor Adjunto, de 22/09/2016 a 21/03/2017. 2.1.24 - Processo 23112.004625/2016-54 – OF DTPP 009/2017 –  Encaminha relatório final referente ao afastamento do país da Profª Drª Ana Cristina Juvenal da Cruz, para participar em missão de trabalho no projeto de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações: conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, na Georgia State University. Atlanta, EUA, durante o período de 01 a 10/12/2016. 2.1.25 - Of. nº 01/2017 CCBLing – Solicita a prorrogação do mandato da Profa. Dra. Carolina de Paula Machado como Coordenadora pró-tempore (ATO CECH 043/2017) e da Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini como Vice-Coordenadora pró-tempore (ATO CECH 044/2017) do curso de Bacharelado em Linguística, até a eleição para a escolha dos novos coordenador e vice-coordenador, prevista para ocorrer no próximo mês. 2.1.26 - Of. nº 020/2017 DME – Informa que foi designada comissão para avaliação especial de desempenho do Prof. Dr. Márlon Caetano Ramos Pessanha, do DME. Os membros da comissão são: Profa. Dra. Ainda Victória Garcia Montrone, Profa. Dra. Dulcimeire Aparecida Volante Zanon e Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro. (ATO CECH 042/2017). 2.1.27 - Processo: 23112.001371/2016-12 – Relatório de Atividade de extensão. Título: VI Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: o indivíduo em sociedade. Coordenadora: ADRIANA GARCIA GONCALVES (DPsi). 2.1.28 - Projeto de Extensão. Título. Jornada Literária de Autoria Negra da UFSCar. Coordenador: TATIANE COSENTINO RODRIGUES (DTPP). 2.1.29 - Processo: 23112.001349/2017-53 – Projeto de Extensão. Título: Escola no Hospital: Acompanhamento Didático-Pedagógico de Atividades Escolares para Crianças e Adolescentes Hospitalizados. Coordenadora: ADRIANA GARCIA GONCALVES (DPSi). 2.1.30 - Processo: 23112.001266/2017-64 – Projeto de Extensão. Título: Repositório digital em educação especial como apoio à inclusão escolar. Coordenador: ZAIRA REGINA ZAFALON (DCI). 2.1.31 - Processo: 23112.001298/2017-60 – Projeto de Extensão. Título: Representação documental de objetos de aprendizagem do ensino a distância. Coordenadora: ZAIRA REGINA ZAFALON (DCI). 2.1.32 - Processo: 23112.001398/2017-96 – Projeto de Extensão. Título: Projeto Big Band na UFSCar. Coordenador: GLAUBER LUCIO ALVES SANTIAGO (DAC). 2.1.33 - Processo: 23112.001301/2017-45 – Projeto de Extensão. Título: Proposta de sistema de organização do conhecimento no domínio Tecnologia Assistiva. Coordenador: PAULA REGINA DAL EVEDOVE (DCI). 2.1.34 - Processo: 23112.001435/2017-66 – Projeto de Extensão. Título: POLÍTICA DE DIREITO DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) DA UFSCAR. Coordenadora: MARILDE TEREZINHA PRADO SANTOS (DC). 2.1.35 - Projeto de Extensão. Título: VIII Semana Inaugural BCI UFSCar. Coordenador: ANA CAROLINA SIMIONATO (DCI). 2.1.36 - Processo: 23112.001497/2017-78 – Projeto de Extensão.    Título: CineUFSCar. Coordenadora: ANA LUIZA PEREIRA BARBOSA (DAC). 2.1.37 - Projeto de Extensão. Título: Brinquedoteca da Educação Especial: comemoração de 5 anos na UFSCar. Coordenador: ROSIMEIRE MARIA ORLANDO(DPsi). 2.1.38 - Processo: 23112.001289/2017-79. Projeto de Extensão. Título: Curadoria de acervos: manutenção, organização e representação de documentos (2ª oferta). Coordenador: ANA CAROLINA SIMIONATO (DCI). 2.1.39 - Of. nº 16/2017 DCI - Solicita a prorrogação do mandato do Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho como Chefe do DCI pró-tempore (ATO CECH 045/2017) e da Profa. Dra. Camila Carneiro Dias Rigolin como Vice-Chefe do DCI pró-tempore (ATO CECH 046/2017),  até a eleição para a escolha dos novos chefe e vice-chefe, conforme aprovação na 166ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental do CoD-DCI, de 16/03/17. 2.1.40 - Processo nº 002218/2016-11 - Relatório do afastamento do país da profa. dra. Enicéia Gonçalves Mendes para participar do VII Congresso Internacional de Educação e Pedagogia Especial, no período de 25 de junho  a 04 de julho de 2016, Havana – Cuba. 2.1.41 - Processo nº 002214/2016-24 - Relatório do afastamento do país da profa. dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda para participar do VII Congresso Internacional de Educação e Pedagogia Especial, no período de 25 de junho a 03 de julho de 2016, Havana - Cuba. 2.1.42 - Processo nº 000898/2017-19 - Pedido de afastamento do país da Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins para participar do XIII Congreso Latinoamericano de Educación Bilingue para Sordos, no período de 17 a 22 de abril de 2017, Buenos Aires - Argentina. 2.1.43 - Processo: 23112.000778/2017-11 – Programa de Extensão. Título: Formação continuada de professores da educação básica: processos formativos saberes profissionais. Coordenadora:  MARCIA REGINA ONOFRE (DME). 2.1.44 - OF DPsi nº 056/2017 – Encaminha a composição da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para Contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Psicologia, para a Área de Educação Especial, conforme Edital 050/17. Membros da banca: Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves (Presidente – UFSCar) (CPF 145.884.018-23), Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello (CPF: 863.396.138-53) e Profª Drª Rosemeire de Araújo Rangni (CPF: 009.632.638-70) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 050/2017). Profa. Dra. Mariéle de Cássia Diniz Cortes (CPF: 226.104.468-29)  e Profa. Dra. Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (CPF: 016.777.928-17) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 051/2017). 2.1.45 - OF DPsi nº 055/2017 – Encaminha a composição da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para Contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Psicologia, para a Área de LIBRAS, conforme Edital 051/17. Membros da banca: Profª Drª Lara Ferreira dos Santos (Presidente – UFSCar) (CPF 218.174.088-79), Profª Drª Regiane Pinheiro Agrella (CPF: 125.520.158-40) e Profª Drª Janaína Cabello (CPF: 303.153.768-80) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 048/17). Prof. Dr. João Paulo da Silva (CPF: 339.985.418-88), Profa. Dra. Diléia Aparecida Martins Briega (CPF: 301.187.658-41)  e Prof. Dr. Rimar Ramalho Segala (CPF: 278.074.418-3) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 049/17). 2.1.46 - Of. nº 054/2017 DPsi – Informa que foi designada comissão para avaliação especial de desempenho, para efeito de estabilidade, da Profa. Regiane Pinheiro Agrella, do Departamento de Psicologia. Os membros da comissão são: Profa. Dra. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (presidente), Profa. Dra. Rosemeire Maria Orlando e Profa. Dra. Lara Ferreira dos Santos. (ATO CECH 047/2017). 2.1.47 - Processo 23112.001451/2017-59 – OF DPSi 050/2017 – Encaminha proposta de acordo de cooperação bilateral entre a UFSCar e o Conservatoire National des Arts et Métier (CNAM), Paris, França, por solicitação da Profa. Dra. Enicéia Gongalves Mendes, do Departamento de Psicologia. Solicitação aprovada na 70ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental, em 22/03/17. 2.1.48 - Processo 23112.001452/2017-01 – OF DPSi 051/2017 - Encaminha solicitação de afastamento parcial para capacitação do Prof. Rimar Ramalho Segala, para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, durante o período de 08/03 a 12/06/2017. 2.1.49 - Processo 23112.001450/2017-12 – OF DPSi 049/2017 - Encaminha solicitação de afastamento parcial para capacitação da Profa. Janaína Cabello, para realização de Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, sob orientação da Profa. Dra. Heloisa A. Matos Lins, durante o período de 13/03 a 01/07/2017. 2.1.50 - Processo: 23112.002329/2013-76 – Relatório de Programa de Extensão. Título: Formação e Educação Continuada em Linguística. Coordenador: LUZMARA CURCINO FERREIRA (DL). 2.1.51 - Processo 23112.001742/2015-85 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. André Sebastião Damasceno Corrêa de Sá – DL – Professor Adjunto, de 06/05/2015 a 06/05/2018. 2.1.52 - Processo 23112.002331/2015-15 – OF DEd nº 028/2017 – Encaminha relatório final relativo ao afastamento no país do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini, para desenvolver pesquisa e trabalho em Estágio Pós-Doutoral, junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Pernambuco, durante o período de 01/08/2015 a 31/07/2016. 2.1.53 - Of. 04/2017 – PPGPE – Informa resultado das eleições para os cargos de coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, para o período de abril de 2017 a abril de 2020. Foram eleitas a Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa, como coordenadora (ATO CECH nº 052/17) e a Profa. Dra. Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, como vice-coordenadora (ATO CECH nº 053/17). 2.1.54 - Processo: 23112.001580/2017-47 – Projeto de extensão. Título: Curso de Especialização em Gestão Pública - Modalidade EaD - Pós-Graduação Lato Sensu - turma 2017/2020. Coordenadora: FABIANE LETICIA LIZARELLI  (DEP). 2.1.55 - Processo 23112.001632/2017-85 – OF DTPP nº 018/2017 – Encaminha a solicitação de admissão da Profª Drª Nilma Lino Gomes, no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª. Drª. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, durante o período de 01/03/2017 a 28/02/2018. 2.1.56 - OF PPGPsi nº 010/2017 – Encaminha deliberação do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, onde a Profª Drª Débora de Hollanda Souza foi nomeada como Coordenadora do Programa (ATO CECH n° 054/2017) e a Profª. Drª. Amanda Ribeiro de Oliveira como Vice-Coordenadora do Programa (ATO CECH n° 055/2017) com mandato de dois anos a partir de 06/04/2017. 2.1.57 - OF DFMC nº 015/2017 – Encaminha aprovação da 320ª Reunião do Conselho do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, realizada em 05/04/2017, após eleições onde o Prof Dr Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar foi eleito Chefe do Departamento (ATO CECH n° 056/2017) e o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni foi eleito Vice-Chefe (ATO CECH n° 057/2017) com mandato de 2 anos. 2.1.58 - Processo 23112.001671/2017-82 – OF DL nº 023/207 – Encaminha solicitação de afastamento para Licença Capacitação do servidor Robson da Silva Rodrigues, no período de 24/04/17 a 23/07/17. A solicitação foi aprovada na 339ª Reunião do Conselho do Departamento de Letras de 06/04/17. 2.1.59 - Processo 23112.001668/2017-69 – Of. 024/2017 – DME – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Isadora Valencise Gregolin, para desenvolvimento do projeto de pesquisa de Pós-Doutorado na Universidad de Valladolid, em Valladolid, Espanha, sob orientação da Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi Sé, entre os dias 01/07/2017 e 30/06/2018. A solicitação foi aprovada na 440ª reunião do Conselho do Departamento de Metodologia de Ensino, em 03/04/2017. 2.1.60 - Processo 23112.000723/2017-01 – Of. 037/2017 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, para desenvolvimento do projeto de pesquisa de Pós-Doutorado na Faculdad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, em Buenos Aires, Argentina, sob orientação da Profa. Dra. Ana Laura Lusnich, entre os dias 25/08/2017 e 28/02/2018. A solicitação foi aprovada na 123ª reunião do Conselho do Departamento de Artes e Comunicação, em 05/04/2017. 2.1.61 - Processo 23112.004153/2015-59 – OF DFMC nº 17/2017 – Encaminha o relatório final, referente ao afastamento integral para realizar Pós-Doutorado no país do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, SP, durante o período de 27/02/2016 a 27/02/2017, sob a supervisão do Prof. Dr. Pedro Paulo Garrido Pimenta. O relatório foi aprovado na 320ª reunião do Conselho Departamental do DFMC. 2.1.62 - Processo 23112.000846/2015-72 – OF DME 25/2017 – Encaminha relatório das atividades relativas ao afastamento do Prof. Dr. Douglas Verrangia Correa da Silva, para realizar Pós-Doutorado junto à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim e na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Espanha, com a colaboração da Profª Drª Mariona Espinet, durante o período de 01/08/2015 a 14/12/2016. O relatório foi aprovado na 440ª Reunião do Conselho Departamental do DME, em 03/04/2017. 2.1.63 - Processo 23112.001665/2017-25 – OF DAC 039/2017 - Encaminha solicitação de afastamento parcial para capacitação da Profa. Renata Severo Franco Fantini, para realização de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, sob orientação da Profa. Dra. Tânia Maria Santana de Rose, durante o período de 13/02 a 13/07/2017. 2.1.64 - Processo 23112.000908/2016-27 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Celi Hirata – DFMC, Professor Adjunto, de 11/01/2016 a 11/01/2019. 2.1.65 - Processo 23112.000893/2016-05 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar – DFMC, Professor Adjunto, de 12/01/2016 a 12/01/2019. 2.1.66 - Processo 23112.001579/2017-12 – OF DEd nº 029/2017 – Encaminha a solicitação de admissão da Profª Drª Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva Batista, no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin. 2.1.67 - Processo 23112.001670/2017-38 – OF DL nº 022/2017 – Encaminha a solicitação de admissão da Profª Drª Camila Caracelli Scherma, no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Departamento de Letras, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Valdemir Miotello. 2.1.68 - Processo 23112.001870/2015-29 – OF DTPP n° 021/2017 – Encaminha relatório final das atividades referentes ao trabalho de pós-doutorado da Profª Drª Ana Cristina Juvenal da Cruz, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, sob a coordenação da Profª Drª Anete Abramowicz. 2.1.69 - OF PPGFil nº 006/2017 – Encaminha aprovação da 156ª Reunião do Conselho do PPGFil, onde o Prof Dr Luiz Damon Santos Moutinho foi reconduzido à função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (ATO CECH n° 058/2017) e o Prof. Dr. Luís Fernandes dos Santos Nascimento foi reconduzido à função de Vice-Coordenador (ATO CECH n° 059/2017) com mandato de 1 ano. 2.1.70 - Processo 23112.003775/2016-41 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do servidor Artur Protter Gouvea – CCBI, Assistente em Administração, de 08/07/2016 a 08/07/2019. 2.1.71 - Processo 23112.000887/2016-40 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da servidora Mariana Cristina Pedrino, Pedagoga – CCLEEspL, de 13/01/2016 a 13/01/2019. 2.1.72 - Processo 23112.001733/2016-75 – OF DCSo nº 016/2017 – Encaminha relatório final do afastamento do país do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden, para realizar pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Aarthus, Dinamarca, no período de 15/07/2016 a 10/03/2017. 2.1.73 - Processo 23112.001520/2012-10 – OF nº 045/2016 – DPsi – Encaminha o Relatório de Final de afastamento parcial para capacitação da servidora Silvana Lopes dos Santos para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. O relatório foi aprovado na 70ª reunião ordinária do CoDPsi, em 22/03/2017. 2.1.74 - Processo 23112.001378/2017-15 – OF DPSi nº 046/2017 – Encaminha solicitação de credenciamento da Profª Drª Giovana Escobal Mucholin como Pesquisadora Visitante junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de dois anos a partir de 01/06/2017, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 2.1.75 - Processo 23112.003751/2016-91 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Samira Feldman Marzochi – DS, Professor Adjunto, de 26/01/2016 a 26/01/2019. 2.1.76 - Processo 23112.001666/2014-27 – Encaminha o Relatório Final de Avaliação de Desempenho em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Márlon Caetano Ramos Pessanha – DME – Professor Adjunto, de 02/06/2014 à 02/06/2017. 2.1.77 - Ficha de Caracterização de Atividade Curricular do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2017: Estágio Supervisionado I. 2.1.78 - Ficha de Caracterização de Atividade Curricular do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2018: Estágio Supervisionado II. 2.1.79 - Ficha de Caracterização de Atividade Curricular do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2018: Estágio Supervisionado III. 2.1.80 - Processo 23112.002511/2015-99 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do servidor Willian Cássio Damasceno Pereira – CCTILSP – Assistente em Administração, de 18/06/2015 à 18/06/2018. 2.1.81 - Processo 23112.001801/2016-04 – OF 19/2017 – DCI – Encaminha relatório de atividades desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Doutorado, pela pesquisadora Drª Celise Villa dos Santos, vinculada ao Departamento de Ciência da Informação, sob a supervisão do Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, durante o período de abril de 2016 a março de 2017. Solicita prorrogação do referido pós-doutorado para o período de abril de 2017 a março de 2019. Essa solicitação foi aprovada na 23ª Reunião Extraordinária do Conselho do CoD-DCI em 06/04/2017. 2.1.82 - Processo 23112.001641/2017-76 – Encaminha solicitação de afastamento parcial para capacitação do Prof. Ricardo Biscalchin, da Unidade de Informação e Memória (UEIM), para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Informação da UNESP, campus Marília-SP, sob orientação do Prof. Dr. Walter Moreira, totalizando 20 horas de afastamento semanal. 2.1.83 - Of. CoordIS nº 14/2017 – Solicita a designação do Prof. Me. Adriano Soriano Barbuto (ATO CECH nº 060/2017) como Vice-Coordenador pro-tempore do Curso de Bacharelado em Artes – Imagem e Som, de acordo com deliberação ocorrida na 109ª Reunião Ordinária do Conselho do Curso, ocorrida em 13/03/2017. 2.1.84 - Processo nº 23112.000576/2017-61 – DL - Solicitação de Estágio Pós-Doutoral de Samuel Ponsoni, durante o período de 01/01/2017 a 31/12/2017, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, sob supervisão do Prof. Dr. Roberto Leiser Banoras. 2.1.85 - Processo nº 23112.000575/2017-17 – DL - Solicitação de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. George Henrique Nagamura, durante o período de 01/01/2017 a 31/12/2017, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, sob supervisão do Profa. Dra. Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale. 2.1.86 - Processo nº 001760/2017-29 – DCSo – Realização do Programa de Pós-Doutora de Melissa Santana de Oliveira, junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, sob a supervisão do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello, de abril/2017 a março/2019. 2.1.87 - OF. Nº 12/2017 (13/04/2017) – DAC – Atualização do Conselho do Curso de Imagem e Som. 2.1.88 - OF. Nº 13/2017 (13/04/2017) – DAC – Reorganização do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de Imagem e Som. 2.1.89 - OF Nº 14/2017 (13/04/2017) – CCIS/DAC – Encaminha o nome do Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som, “pró-tempore”, professor Me. Adriano Soriano Barbuto, conforme votação realizada na 109ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso em 13/04/17. 2.1.90 - Processo nº 000416/2017-12 - DTPP - Relatorio de atividades referentes ao afastamento do país da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Melo para realizar missão de trabalho referente ao Consórcio de pesquisa Saleacom - Overcoming Inequalities in Schools and Learning Communities, em Tarragona, Espanha, entre 03 de março a 03 de abril de 2017. 2.2 – Apreciação das Atas da 503ª e da 504ª Reuniões Ordinárias do Conselho do CECH. As Atas da 503ª e da 504ª Reuniões do CoC-CECH foram aprovadas por unanimidade, feita a ressalva de que na ata da 504ª estavam faltando os números das linhas. 2.3 – Fichas de caracterização de disciplinas de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início no 1º Período Letivo de 2017. “Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação em Tutoria e Orientação em Antropologia Social I (PPGANT 059)”; “Metodologia de Pesquisa em Antropologia Social (PPGANT 003)”; “Antropologia do Crime (PPGANT 024)”. Aprovadas por unanimidade. 2.4 – Homologação de Concursos Públicos.  2.4.1 – Processo 23112.000957/2017-41– Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Psicologia, subárea Educação Especial, para o Departamento de Psicologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Denise Marina Ramos; 2º) Alice Almeida Chaves de Resende. 2.4.2 – Processo 23112.000958/2017-95. Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de LIBRAS, sub-área LIBRAS, para o Departamento de Psicologia. Foi classificado o seguinte candidato: 1º) Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço. A Homologação de todos os concursos foi aprovada por unanimidade. 2.5 – Avaliação das Propostas de distribuição da Direção do uso das verbas de capital do RTN – Foram retomadas, para discussão do Conselho, as propostas apresentadas pela Secretaria da SAF no início da reunião do conselho. A proposta da Profa. Heloisa coloca que apoiando todas as propostas de distribuição, proporia a inclusão dos cursos na modalidade EaD, sendo a destinação destes recursos retirados do montante da Direção do CECH, como foi feito com o LIDEPS e o curso TILSP. A presidência informa que poderia considerar a retirada de recursos de até R$3 mil do gabinete, mas lembrando que, saindo do gabinete sai da verba reservada para uso coletivo. A Profa. Jesus faz uma contraproposta incorporando a destinação de verbas para os cursos EaD do CECH (Pedagogia e Música), desde que proveniente exclusivamente da verba de capital, aceitando que o recurso seja retirado da verba do gabinete da direção (como proposto pela Profa. Heloisa); seria atribuído o mesmo valor destinado às demais unidades do CECH nesta alínea (R$ 1.643,41). Tendo observado um consenso nesta última fórmula de distribuição, a proposta de distribuição foi deliberada e aprovada por unanimidade. A Profa. Marília considera justo que se faça isso, mas recomenda que seja indicado, na distribuição, que se tratam de 2 cursos modalidade EaD e também o curso TILSP, para que sejam incorporados e passem a ter seus próprios recebimentos. Ela considera que a Adm. Superior tem que gerar uma distribuição maior do orçamento, em função do acréscimo desses cursos. A Diretora pondera que os centros recebem juntos cerca de 20% da verba global da universidade; informa que há anos têm se apresentado que este percentual seria insuficiente, particularmente considerando que nas unidades dos Centros seriam desenvolvidas as atividades fins da instituição (ensino, pesquisa e extensão). Ela considera ser necessário ampliar um movimento político para alterar este quadro. A Profa. Thais questiona sobre a as verbas RTI. A Profa. Jesus esclarece que essa verba é liberada pela Fapesp e que esse ano ainda não veio. A Diretora informa que tem conhecimento de que a verba Fapesp chegará este mês. Aprovado por unanimidade. A Diretora propõe que seja convocada uma reunião extraordinária do CoC-CECH para discutir o ponto 2.7 - Proposta da CoEx sobre a implementação da Reserva Técnica dos Projetos institucionais. A proposta de realização da reunião extraordinária é aprovada por unanimidade. O ponto 2.8 - Encaminhamentos do CoC-CECH referente as denúncias apresentadas pelo Fórum de Ciências Humanas Sociais e Sociais Aplicadas. Não foi discutido por falta de tempo hábil. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião. Eu, Renata Maria Biasioli, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis                                                                  

Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz                                                                      

Prof. Dr. Antón Castro Míguez                                                                                          

Profa. Dra. Géssica Priscila Ramos                                                                              

Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia                                                                             

Prof. Dr. Nassim Chamel Elias                                                                                       

Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar                                                

Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga                                                                   

Profa. Dra Thaís dos Guimarães Alvim Nunes                                                                        

Profa. Dra. Camila Carneiro Dias Rigolin                                                                     

Prof. Dr. Jorge Leite Junior                                                                                               

Profa. Dra. Rejane Cristina Rocha                                                                                 

Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva                                                            

Profa. Dra. Ana Carolina Simionato                                                                               

Profa. Dra. Priscila Martins Medeiros                                                                             

Profa. Dra. Heloisa Chalmers Sisla                                                                               

Profa. Dra. Márcia Duarte Galvani                                                                                   

Profa. Dra. Carolina de Paula Machado                                                                        

Willian Cassio Damasceno Pereira                                                                              

Profa. Dra. Maria Iolanda Monteiro                                                                                 

Profa. Dra. Lídia Maria Marson Postalli                                                                         

Profa. Dra. Marília Blundi Onofre                                                                         

Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza                                                                         

Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro                                                                                  

Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira                                                                              

Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa                                                                           

Profa. Dra. Dulcimeire A. V. Zanon                                                                                 

Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso                                                                                    

Ana Lúcia Bafuni Kuba                                                                                                      

Silmara Dionizio                                                                                                                 

Vanessa Aparecida Rodrigues