Ata 504 - 08/03/2017

ATA DA QUINGENTÉSIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao oitavo dia do mês de março do ano de dois mil e dezessete, às catorze horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quingentésima Quarta Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Chefe do Departamento de Letras); Prof Dr Daniel Mill (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Curso de Artes); Profª Drª Priscila Martins Medeiros (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais); Profª. Drª. Renata Maria Moschen Nascente (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Carolina de Paula Machado (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Lara Ferreira dos Santos (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª. Drª. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (representando a Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia); Profª. Drª. Diana Junkes Bueno Martha (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – Comunicações da Presidência. A presidência faz menção à comemoração do Dia Internacional da mulher, homenageando as mulheres presentes. Comenta sobre um estudo recentemente publicado na revista da Fapesp sobre a participação da mulher no ensino e pesquisa em filosofia. A presidência informa que ainda está indefinida a questão da remoção da servidora TNS Renata M. Biasioli do Instituto de Línguas (IL) para a Secretaria Executiva do CECH, pois a Administração Superior da UFSCar não está concordando em repor a vaga TA no IL, o que prejudicará sobremaneira aquele setor. Por isso estão ocorrendo negociações nesse sentido. Dessa forma a secretaria executiva do CECH continua funcionando em regime de meio período. A presidência informa que a Diretora do CECH gozará férias regulamentares entre 10/03 e 20/03. A Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz responderá oficialmente pelo Centro neste período; A presidência relembra que o edital ProExt está aberto; A presidência informa que teve reunião com Prof. Dr. Márcio Merino Fernandes, Pró-Reitor de Administração na manhã de hoje, sobre o problema dos cortes de verbas em geral e do PRODIN. Informa que nesta reunião o pró-reitor avisou que no mês de março será difícil atender à demanda do Curso TILSP, e que ficou combinado que as unidades do CECH que tiverem verbas deverão provindenciar desde já a reunião do máximo da documentação possível e, em abril, a ProAd fará nova reunião com o CECH sobre isso, para elencar prioridades no atendimento. A presidência orienta aos presentes que se organizem e deixem a documentação preparada para essa reunião do CECH com a ProAd em abril. Por enquanto foi sinalizada a liberação das verbas para reforma do antigo prédio da Filosofia e para que o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) realize sua prova de proficiência em língua estrangeira. A presidência solicita compreensão de todos e pede paciência no encaminhamento de documentos visto que a secretaria executiva do CECH está funcionando de maneira precária, devido à não reposição dos dois estagiários, cujos contratos expiraram, às férias regulamentares da Secretária de Apoio Rogéria Ap. Veronese, e à não conclusão do processo de remoção da TA Renata M. Biasioli .1.2 – Comunicações dos Membros. Em complementação à informação da Presidência, o Prof. Dr. Rogério A. Sá Ramalho (Chefe do DCI) informa que o prazo final do edital ProEx é 31 de março 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologadas as seguintes aprovações ad-referendum: 2.1.1 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: PPGDIP-019 – Temas contemporâneos em Sociologia: Entretenimento, corpo e contemporaneidade; PPGSOC-048 – Teoria das Classes Sociais; PPGSOC-049 – Sociologia Histórica das Migrações; PPGSOC-101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Identidades e Memória: Perspectivas Analíticas. 2.1.2 – Processo 23112.005055/2016-10 – OF DL nº 112/2016 – Encaminha a solicitação de admissão da Profª Drª Ana Beatriz Ferreira Dias, no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Departamento de Letras, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da do Prof. Dr. Valdemir Miotello, durante o período de 01/03/2017 a 28/02/2018. 2.1.3 – Processo 23112.000624/2017-11 – OF DFMC nº 09/2017 – Encaminha solicitação de Afastamento Integral do Prof Dr Bento Prado de Almeida, para realizar estágio de Pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, no Departamento de Filosofia, sob a supervisão do Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter, durante o período de 01/03/2017 a 28/02/2018. 2.1.4 – Processo 23112.000334/2016-97 – OF DFMC nº 05/2017 – Encaminha relatório das atividades de afastamento integral da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, para estágio de Docência e Pesquisa no âmbito do Convênio de Cooperação Internacional Erasmus Mundus Europhilosophie, coordenado pela Universidade de Toulouse 2, Jean Jaurès, Prof. Jean-Christophe Goddard, na Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, durante o período de 01/04 a 30/05/2016. 2.1.5 – Processo 23112.001779/2015-11 – OF DL nº 06/2017 – Encaminha relatório das atividades de afastamento integral da Profª Drª Ariani di Felippo, para estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Ciência Computacional e da Informação na Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, coordenado por Ani Nenkova, durante o período de 15/09/2015 a 15/09/2016. 2.1.6 – Processo 23112.000433/2017-50 – OF DPSi nº 013/2017 – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profª Drª Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda, para estágio pós-doutoral junto ao Programa de Doutorado em Educação na Universidade de Barcelona, Espanha, coordenado por Martha Gracia Garcia, durante o período de 01/03/2017 a 28/02/2018. 2.1.7 – Processo 23112.000620/2017-33 – OF DFMC nº 10/2017 – Encaminha solicitação de Afastamento Integral da Profª. Dr.ª Marisa da Silva Lopes, para realizar estágio de Pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, no Departamento de Filosofia, sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Henrique Lopes dos Santos, durante o período de 20/03/2017 a 19/03/2018. 2.1.8 – Processo 23112.000432/2017-13 – OF DPSi nº 012/2017 – Encaminha solicitação de Afastamento Integral da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, para realizar estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Salamanca, no Programa de Doutorado em Educação, em Salamanca, Espanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Jose Maria Hernandez Diaz, durante o período de 01/04/2017 a 28/03/2018. 2.1.9 – Processo 23112.000669/2016-13 – OF 09/2017 – DCI – Encaminha relatório final relativo ao afastamento parcial no país da Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove, para realizar atividades de pesquisa, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Marília), durante o período de 01/03/2016 a 28/02/2017, às segundas-feiras. 2.1.10 – 10. Processo 23112.004397/2014-51 – OF DME 16/2017– Encaminha relatório final referente ao afastamento integral da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, no período de 02/03/2015 a 31/12/2016, para desenvolvimento do Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação, Programa de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura. 2.1.11 – OF DCSo nº 011/2017 – Encaminha solicitação de substituição do presidente da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Antropologia, Sub-área: Antropologia Contemporânea, para o Departamento de Ciências Sociais. A nova composição dos membros da Banca: Prof. Dr. Pedro Augusto Lolli (UFSCar – Presidente) (CPF: 218.861.548-48); Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo (CPF: 082.630.758-23) e Profª Drª Marina Denise Cardoso (CPF: 328.272.536-15) como Membros Titulares (ATO CECH nº 028/2017, revogando ATO CECH 23/2017). 2.1.12 – OF PPGL nº 06/2017 – Solicita designação pró-tempore da Profa. Dra. Marília Blundi Onofre como vice-coordenadora do PPGL (ATO CECH 029/2017 de 21/02/2017), dada revogação do mandato do Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde para assumir função junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar. 2.1.13 – Processo 23112.000716/2017-00 – OF DL 013/2017 – Encaminha Edital de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Quadro Permanente do Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Ensino e Aprendizagem de Português Língua Materna, decorrente da aposentadoria da Profª Drª Maria Isabel de Moura Brito. A presidente da Comissão Julgadora será a Profa. Dra. Marília Blundi Onofre. 2.1.14 – Processo 23112.004001/2015-56 – OF DL 014/2017 – Encaminha o relatório parcial de afastamento integral para realizar Pós-Doutorado no país da Profª Drª Sandra Regina Bruttos Gattolin de Paula do Departamento de Letras, junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, SP, e solicita prorrogação por mais 6 meses - até 31/08/2017. 2.1.15 – OF DME nº 17/2017 – Informa que não há necessidade de renovar o contrato de Professor Visitante do Prof. Dr. Adilson Sanches Marques junto ao DME (Proc. 87/2016-29), dado o retorno da Prof.ª. Dr.ª. Maria Waldenez de Oliveira às suas atividades. 2.1.16 – OF DAC 21.2017 – Encaminha a alteração da composição da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, para o Departamento de Artes e Comunicação (DAC), Área: Educação Musical, Subáreas: Direções de Conjuntos Musicais; Canto Coral; Métodos, Técnicas e Fundamentos da Educação Musical, Educação Musical: Prática e Ensino, Fundamentos de Arte-Educação. Por conta de impedimentos, a Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly foi substituída pela Profa. Dr.ª. Maria Carolina Leme Joly. A nova composição da Banca passa a ser: Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (UFSCar – Presidente) (CPF: 633.910.587-49), Profª Ms. Natália Burigo Severino (CPF: 368.845.528-24) e Profª Maria Carolina Leme Joly (CPF: 298.494.518-23) como membros titulares (ATO CECH nº 30/2017); e o Prof. Adelcio Camilo Machado (CPF: 298.494.518-23) como membro suplente (ATO CECH nº 31/2017) revogando-se o ATO CECH n° 13/2017 e o ATO CECH 14/2017. 2.1.17 – OF DAC nº 22/2017 – Encaminha a alteração da composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Imagem e Som, Sub-área: Hipermídia, para o Departamento de Artes e Comunicação. Membros da Banca: Profª Drª Alessandra Meleiro (UFSCar – Presidente) (CPF: 132.632.138-22); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (CPF: 200.473.778-60) e Prof. André Bonotto (CPF: 338.598.018-64) como Membros Titulares (ATO CECH nº 032/2017), revogando-se o ATO CECH nº 011/2017. 2.1.18 – Of. DPsi nº 33/2017 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada a contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Psicologia, Área: LIBRAS, em virtude do afastamento para capacitação da Profª Drª Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda. 2.1.19 – Of. DPsi nº 34/2017 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada a contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Psicologia, Área: Educação Especial, em virtude do afastamento para capacitação da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes. 2.1.20 – Processo: 23112.003748/2015-97. Relatório de Atividade de extensão – Título: Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência. Coordenador:   ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA – DTPP. 2.1.21 – Proposta de Atividade de extensão. Título:  3o Colóquio Literatura e Tempo Presente. Coordenador:  REJANE CRISTINA ROCHA.  DL. Projeto concorrendo a Edital Proex 2017. 2.1.22 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: PPGPSi-087 – Pesquisa Psicossocial: Bases Epistemológicas, Lógica e Questões Práticas. 2.1.23 – OF nº 002/2017 – CCTILSP – Solicita o retorno da designação da Profª Drª Lara Ferreira dos Santos para exercer a função de Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa (ATO CECH n° 033/2017), em virtude do término de seu afastamento, por motivo de licença gestante. Revoga-se a nomeação “pró-tempore” da Profª Vanessa Regina de Oliveira Martins (ATO-CECH 048/2016). 2.1.24 – OF nº 009/2017 - CCEaD - Pe/UAB/UFSCar – Encaminha indicação da nova Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância – UAB/UFSCar, pelo período de 06/03/2017 a 08/03/2018. A Profª Drª Maria Iolanda Monteiro foi indicada Coordenadora (ATO CECH n° 034/2017) e a Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla, Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 035/2017). 2.1.25 – OF DCSo n° 012/2017 – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profª. Drª. Clarice Cohn, no período de 01 a 21/04/2017, para realizar pesquisa de campo entre Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no município de Altamira, PA. 2.1.26 – Relatório de Atividade de Extensão. Processo:  23112.001058/2016-84. Título:  VIII Seminários e Teses e Dissertações em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordenador.: CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS – DTPP. 2.1.27 – Atividade de Extensão. Título:    Comunicação e Identidade em Comunidades de Pesquisa: produzindo o informativo do Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais – LIDEPS /CECH. Coordenador: MARCELO COUTINHO VARGAS – DCSo. 2.1.28 – Atividade de Extensão. Título:   I Congresso Nacional de Pesquisa de Língua de Sinais e Lingua de Sinais-TATIL & I Conferência Estadual de São Paulo de Libras e Libras-TATIL. Coordenadora: REGIANE PINHEIRO AGRELLA – DPsi. 2.1.29 – Relatório de Atividade de Extensão. Processo: 23112.003746/2015-06.  Título: Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção social e formação de profissionais. Coordenador:  WAGNER DE SOUZA LEITE MOLINA – DCSo. Todos os itens foram apreciados e aprovados por unanimidade. 2.2 – Homologação de Concurso Público – 2.2.1 – Processo 23112.004184/2016-91 – Of. DPSi 042/2017 – Encaminha para homologação o Resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto A – DE, Área Psicologia, Sub-Área Psicanálise e Saúde Coletiva, para o Departamento de Psicologia (Edital 127/16). Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Taís Bleicher; 2ª) Patrícia Paraboni. Aprovado na 4ª Reunião extraordinária do Conselho Departamental (22/02/2017). Aprovado por unanimidade. 2.2.2 – Processo 23112.000379/2017-42 – Of. DCSo 014/2017 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, Área de Antropologia, Sub-Área Antropologia Contemporânea, para o Departamento de Ciências Sociais (Edital 025/17). Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Marcelo Simão Mercante; 2º) Lorena Avellar de Muniagurria; 3º) Amanda Cristina Danaga; 4º) Victor Hugo Martins Kebbe da Silva; 5º) Ypuan Garcia Costa; 6º) Thais Regina Mantovanelli da Silva; 7º) Lecy Sartori. Aprovado na 398ª Reunião do Conselho Departamental (06/03/2017). Aprovado por unanimidade. 2.2.3 – Processo 23112.000376/2017-17 – Of. DAC 28/2017 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, Área: Educação Musical, Subáreas: Direções de Conjuntos Musicais; Canto Coral; Métodos, Técnicas e Fundamentos da Educação Musical, Educação Musical: Prática e Ensino, Fundamentos de Arte-Educação, para o Departamento de Artes e Comunicação (DAC) (Edital: 018/2017). Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Juliana Damaris de Santana Paziani; 2ª) Daisy Alves Fragoso Galvão. Aprovado por unanimidade. 2.2.4 – Processo 23112.000375/2017-64 – Of. DAC 27/2017– Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Imagem e Som, Sub-área: Hipermídia, para o Departamento de Artes e Comunicação (DAC) (Edital: 017/2017). Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Gustavo Padovani; 2º) Diogo Augusto Gonçalves; 3º) Daniela Carvalho Monteiro Ferreira. Aprovado por unanimidade. 2.3 – Escolha de três representantes docentes para o CoC Administrativo do CECH. A presidente considera que o CoC administrativo do CECH tem maior demanda de pareceres na época do edital do ProEx. No restante do tempo, a maior parte das demandas são os processos de solicitação de afastamento do país. Todos os processos precisam tramitar com agilidade. Atualmente somente dois membros estão trabalhando no CoC Administrativo do CECH, a saber: o Prof. Dr. Antón Castro Míguez, Chefe do Departamento de Letras, e a Profa. Dra. Heloisa Chalmers Sisla, Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia. A presidente propõe que os atuais membros sejam responsabilizados - nesse período de grande demanda por aprovações no âmbito do edital ProEx – somente pelos processos de afastamento do país, e que os conselheiros presentes à reunião de hoje se revezem na função de pareceristas para os processos do ProExWeb, em especial os projetos novos. A presidência propõe ainda que na 505ª reunião do CoC, prevista para ocorrer no mês de abril, sejam indicados os outros membros para o CoC administrativo. A presidente assume a responsabilidade de distribuir de forma equânime entre os departamentos os pedidos de parecer para os processos ProExWeb. A proposta foi aprovada por unanimidade. O Prof.Antón Castro Míguez, Chefe do DL, informa que em seu Departamento houve um acordo, em que o vice-chefe sempre assumirá a responsabilidade de ficar como parecerista do CoC Administrativo do CECH. Ele sugere que tal acordo seja proposto aos chefes e vice-chefes dos outros departamentos na reunião do CoC-CECH de abril, pois é uma maneira de não aumentar o já grande volume de trabalho dos chefes dos departamentos. 2.4 – Indicação de um representante docente do CECH e seu respectivo suplente para composição da Comissão de Revisão da Pontuação de Avaliação de Desempenho dos pleiteantes para promoção à Classe E – Professor Titular da UFSCar [Of. ProGPe nº 184/2016]. Com o pedido da representante do CECH na referida comissão, Profa. Dra. Maria Waldenez de Oliveira, para ser substituída, é necessário nova indicação de um membro titular e de um suplente. A situação é urgente, pois há 4 pedidos aguardando a indicação da representação do CECH para que a comissão possa voltar a se reunir. A Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza, Chefe do DPSi, informa que pediu colaboração junto aos docentes do seu departamento, mas infelizmente até o momento não houve resposta. O Prof. Dr. Daniel Mill, Vice-Chefe do DEd, informa que seu Departamento também foi consultado, mas igualmente até o momento não houve resposta. O Prof. Daniel Mill propõe que a indicação seja feita de forma compulsória por parte da Direção do CECH, dada a importância do tema. O Prof. Dr. Rogério A. Sá Ramalho, Chefe do DCI, sugere que a Direção do CECH realize formalmente a consulta aos Departamentos via Chefias, e cada chefe ficaria responsável por indicar à Direção os nomes dos Docentes de seu Departamento com potencial para a função. Em posse dessas indicações, a Direção entraria em contato com os docentes indicados, para convidá-los. O Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, Coordenador do PPG-S, sugere que a Direção consulte quais departamentos têm docentes aguardando pra fazer o concurso de titular e que nesse departamento seja dada a prioridade para consultar eventuais membros para indicação. A presidente afirma considerar a proposta do chefe do DCI mais pertinente, e esclarece que a Profa. Maria Waldenez, ao pedir seu desligamento da comissão, relatou que, durante sua gestão junto à comissão, a demanda de trabalho era bastante reduzida. O conselho encaminhou que a Direção consultará os chefes de departamentos, convidará os docentes indicados pelos chefes e a resposta à ProGPe será dada o mais rapidamente possível, dada a urgência do tema. A Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini, representante da Vice-Coordenação do PPG-L, se dispôs a assumir a representação provisoriamente, até que seja indicado o membro definitivo, mas que não gostaria de assumir definitivamente a função, dada a elevada carga de trabalho em seu departamento no momento. 2.5 – Indicação de um representante docente do CECH e seu respectivo suplente para composição do Conselho de Educação a Distância (CoEaD) da UFSCar [Of. SEaD 027/2017]. O Prof. Dr. Daniel Mill, Vice-Chefe do DEd, informa que não pode candidatar-se à vaga porque já é membro do referido Conselho. O Prof. Dr. Rogério A. Sá Ramalho, Chefe do DCI, oferece-se para assumir a vaga interinamente até definição dos membros, que ele sugere sejam do Departamento de Artes e Comunicação ou do Curso de Pedagogia, dada a temática das discussões. A Profa. Dra. Renata Maria Moschen Nascente, Coordenadora do Curso de Pedagogia, manifesta possibilidade em assumir a vaga, mas somente após o encerramento de seu mandato como coordenadora. Informa que os outros docentes da Pedagogia já estão ocupados com outras atividades administrativas. O Prof. Dr. Daniel Mill comprometeu-se em encaminhar à Direção do CECH algumas sugestões de nomes de docentes da área de Educação que poderiam ser convidados. Dada a presença de poucos conselheiros à presente reunião, a presidente propõe que os pontos de pauta 2.5, 2.6 e 2.7 voltem à pauta da 505ª reunião do CoC-CECH, prevista para ocorrer em abril. A proposta foi aprovada por unanimidade. 2.6 - Indicação de um representante docente do CECH e seu respectivo suplente para composição da Câmara Assessora de Tecnologia da Informação (CATI). [Of. SOC CATI 515/16 reiterado pelo Of. SOC CATI 555/17]. O Prof. Dr. Rogério A. Sá Ramalho, Chefe do DCI, comprometeu-se em encaminhar à Direção sugestões de nomes do seu Departamento que podem ter interesse em participar. Este ponto será novamente pautado na 505ª Reunião Ordinária do CoC-CECH, prevista para ocorrer em abril, conforme deliberado pelos membros presentes na 504ª Reunião durante a discussão do ponto de pauta 2.5. 2.7 – Indicação de um representante docente do CECH e seu respectivo suplente para composição da Câmara de Avaliação de Processos de Alunos (CAPA); Indicação de um representante docente do CECH e seu respectivo suplente para composição da Câmara Assessora para Processos Seletivos de Ingresso aos Cursos de Graduação (CAPS). [Of. Circ. nº 090/2017 – ProGrad]. Este ponto será novamente pautado na 505ª Reunião Ordinária do CoC-CECH, prevista para ocorrer em abril, conforme deliberado pelos membros presentes na 504ª Reunião durante a discussão do ponto de pauta 2.5. 2.8 – Indicação de um representante discente, um representante docente e um representante técnico-administrativo do CECH para composição da comissão que irá acompanhar o Programa de Apoio Acadêmico aos Estudantes de Graduação da UFSCar (PAAEG), avaliar seu desempenho em 2017 e propor adequações para o edital de 2018. [Of. Circ. nº 097/2017 – ProGrad]. A presidente considera que é politicamente importante que o CECH indique seus representantes o mais rapidamente possível, visto que políticas de graduação têm uma forte vertente de vinculação com este Centro. A presidente solicita aos docentes da área de Educação para que reflitam sobre TAs das coordenações de curso e alunos que poderiam ser indicados. A Profa. Dra. Renata Maria Moschen Nascente, Coordenadora do Curso de Pedagogia, pede que seja informada a periodicidade das reuniões dessa comissão, e afirma que a servidora TA Luciana Santos Mariotto, lotada na Coordenação do Curso de Pedagogia, teria perfil para essa indicação. A presidente solicita à Profa. Renata que verifique junto à servidora seu interesse em participar. A Profa. Dra. Priscila Martins Medeiros, Coordenadora do Curso de Ciências Sociais diz que verificará a possibilidade de indicação de alunos do Curso de Ciências Sociais. A presidente comprometeu-se em obter maiores informações sobre os pontos 2.7 e 2.8 e encaminhar aos chefes e coordenadores, para pensarem em possíveis indicações. 2.9 – Critérios norteadores para divulgação da Direção do CECH (março de 2017 – março 2018). A presidente relembra sobre a apresentação realizada na 503ª reunião do CoC-CECH, em que a jornalista Mariana Nunes Ignatios discorreu sobre as formas de comunicação oferecidas pela CCS/UFSCar. Diante disso a presidente reforçou o apelo para que todos se empenhem em promover mais divulgação das atividades do CECH, por meio do canal oferecido pela CCS/UFSCar e também dos canais do próprio CECH, tais como página web do Centro, Página Oficial do Centro na Rede Social Facebook etc. A presidente relembrou que a jornalista Mariana está à disposição para assessorar a comunidade do CECH nos serviços de divulgação. A presidente afirma que a Direção do CECH considera que seja importante traçar diretrizes para a política de comunicação do Centro de maneira coletiva, no CoC-CECH, e que esta não seja decisão monocrática da Direção. A proposta é para que seja construída uma política de comunicação do CECH válida até março de 2018, quando então será novamente discutido. A presidente propõe que seja priorizada a divulgação relativa à pesquisa que se realiza no Centro. Noticiar e dar viabilidade nas notícias nessa área. Não está proibindo a divulgação de eventos de extensão e outras atividades: apenas está se propondo a priorização dos temas na divulgação relativos à pesquisa. A Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini, representante da Vice-Coordenação do PPGL, alerta que hoje há um conjunto de meios de divulgação e que, em função disto, muitas vezes a mesma notícia se repete. Sua sugestão é para que houvesse um levantamento dos laboratórios existentes no CECH e que a eles fosse solicitada uma previsão de atividades que serão programadas nesse ano por cada laboratório, pelos grupos de pesquisa etc. Seria então montada uma agenda das atividades dos laboratórios e grupos para este ano. O Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, Coordenador do PPGS, sugere que no último ponto, onde a Direção informa os membros do CoC-CECH sobre as pautas das reuniões, fosse enviado aos grupos ou os departamentos recebessem a resposta dada pela CCS, pois no caso de negarem a divulgação, o interessado teria oportunidade de pensar em outra estratégia de divulgação. Seria importante que o interessado tivesse um feedback de seu pedido de divulgação. A presidente informa que foi procurada pelo pessoal do chamado “click-ciência” pois não terão mais prioridade de divulgação de seu material na página da UFSCar. Eles solicitaram acolhida dessa divulgação junto à página do CECH. Os organizadores informaram que conseguiram que a Fapesp incorpore em sua página esse conteúdo e pediram que o CECH coloque na sua página as entrevistas referentes ao Centro. A presidente pede autorização do Conselho para que isso aconteça e o plenário aprova por unanimidade. A Profa. Dra. Renata M. Moschen Nascente expõe sua experiência junto à reunião do Conselho do Curso de Pedagogia, em que estão sendo produzidos vídeos para divulgação de informações, especialmente para comunicação com os estudantes. Ela considera que é importante a utilização das novas mídias e de novas linguagens para comunicação ser mais eficaz nos dias de hoje. A presidente considera que a CCS poderia ser mais explorada para criar esses vídeos de divulgação. O plenário aprova a proposta apresentada pela presidência, relativa à política de comunicação. 2.10 – Continuação da discussão sobre o modelo de esforço docente. A presidente informa que haverá a primeira reunião da comissão sobre esforço docente no próximo dia 10. Informa que tem sido bastante expressiva a contribuição da comunidade do CECH, enviando sugestões, até o momento. A proposta é que seja mantido o posicionamento do CECH obtido na reunião extraordinária do CoC ocorrida em 8 de fevereiro, ou seja, a visão de que o CECH está “atrasado” nesta discussão em relação aos outros Centros. A ideia é acumular as discussões no CoC para que a Direção repasse as informações nas reuniões da comissão de esforço docente. Ela informa que “Desigualdade entre ensino, pesquisa e extensão” foi um tema que apareceu muito fortemente. E também a questão de os cursos com menos alunos estarem sendo “penalizados”. A presidente diz que gostaria de ouvir na presente reunião às opiniões dos conselheiros com relação à pesquisa, que ainda não foi debatido. O Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, Coordenador do PPGS, teceu considerações sobre o sistema sucupira. A Profa. Dra. Renata M. Moschen Nascente considera que no âmbito da pesquisa o esforço docente só tem sentido se for contado em Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, com ou sem bolsa. Ela afirma que Pesquisa no esforço docente tem que ser nas atividades de orientação. O foco primeiro da universidade tem que ser ensino e não pesquisa, por isso o esforço docente para ensino tem que pesar mais. Projeto financiado e outras atividades saem um pouco do foco. A Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha, Coordenadora do PPGLit, considerou que medidas de avaliação sempre trazem muitos vieses. Ela afirma que a sala de aula da graduação tem que ser mais valorizada do que qualquer atividade de orientação. A pontuação de orientação cria estímulo para que os docentes tenham muitos orientandos. Esse critério de orientação é muito importante. Mas o módulo “pesquisa” é muito mais do que isso. O Prof. Dr. Daniel Mill, vice-chefe do DEd, considera que o item “pesquisa” é apenas um item. A docência está sendo valorizada em outras partes do documento de esforço docente. É importante valorizar a produção. O que é problemático é considerar só pesquisa financiada, pois muitos projetos são apresentados e muitos não recebem financiamento, e esses pesquisadores não podem ser punidos. A Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza, Chefe do DPSi, afirma que os projetos financiados têm que ser considerados pois são bem difíceis de se obter. Há que se pontuar as orientações. Não se pode esquecer que isso é um conjunto do departamento e não um esforço de um único docente. Pode demandar esforço muito grande de um docente, mas se não houver esforço do grupo do departamento, não terá êxito. A Universidade deveria manter o que tem sido feito: quando um docente se aposenta, a vaga tem que ficar no departamento, para que o departamento decida o provimento e não enviar essa vaga para um banco, para ser redistribuída nos outros departamentos da universidade. Ela considera isso muito injusto, e afirma que este é seu ponto de vista pessoal pois o assunto ainda não foi discutido em seu departamento. O Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, Coordenador do PPGS, afirma que a discussão foi feita no Departamento de Sociologia. Ele pondera que alguns departamentos não têm sequer o número mínimo de docentes previsto no estatuto da universidade. Nesse caso deveria ser considerado que os departamentos que não tem o número mínimo teriam que ser considerados na distribuição das vagas. Quanto aos programas de pós-graduação, ele afirma ter receio de que criemos um modelo olhando para um tipo de pós-graduação que já não existe mais. A pós-graduação está mudando. Um Departamento pode ter 30 docentes, mas destes só 15 estarem na pós-graduação. O Prof. Dr. Rogério A. Sá Ramalho, Chefe do DCI, afirma que toda essa discussão está acontecendo por consequências de medidas irresponsáveis que ocorreram, por exemplo no caso de departamentos e cursos que foram criados sem critério. Agora os departamentos que já estão consolidados estão sendo chamados a ajudar os que estão com dificuldades, pois estes foram criados sem critérios mínimos. Com relação à dimensão da pesquisa, ele afirma que temos um déficit muito grande com relação à estrutura de pesquisa na UFSCar. A Pró-reitoria de Pesquisa, por exemplo, possui uma única secretária para cuidar de todas as atividades. O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Coordenador do Curso de Imagem e Som, faz uma exposição como membro da comissão de esforço desde a gestão anterior. Ele considera importante propagar qual a ideia de ter essa fórmula de cálculo do esforço. Qual o objetivo buscado? Não é para avaliar o indivíduo docente. O nome “esforço docente” induz a pensar que o indivíduo será avaliado, mas na verdade é para avaliar o departamento para distribuição das vagas. Hoje a universidade é extremamente díspar. Há um desequilíbrio muito grande entre os departamentos. Enquanto em alguns departamentos não se consegue fazer um programa de pós-graduação porque os docentes têm que dar muitas aulas na graduação, em outros departamentos há vários docentes que nem sequer precisam dar aulas na graduação. O objetivo claro é tentar diminuir a diferença que existe entre os departamentos. A primeira discussão tem que ser para saber se os colegas concordam com esse objetivo. Isso gera no nível da universidade uma tensão muito grande. Por exemplo, os colegas de Sorocaba estão muito sobrecarregados com o excesso de aulas a dar na graduação. A Profa. Dra. Renata M. Moschen Nascente, Coordenadora do Curso de Pedagogia, considera que a questão de primeiro criar um curso pra depois ver como faz para operacionalizar é a própria história da UFSCar. Se não fosse feito assim, muitas coisas hoje não existiriam. É uma marca da UFSCar fazer tudo de forma diferente. A presidente diz que as questões de fundo precisarão ser discutidas um pouco mais amplamente. Tanto na extensão quanto na pesquisa não há um instrumental para aferir os valores da qualidade e quantidade. O registro da atividade não permite aferir algumas coisas. Tanto na extensão quanto na pesquisa. Percebe que é interessante propor na comissão que seja um pouco separado o que é aferível do que não é. Todos os itens apontados foram avaliados como importantes para serem apreciados junto à comissão de esforço docente. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Renata Maria Biasioli, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis

 

Prof. Dr. Antón Castro Míguez

 

Prof Dr Daniel Mill

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto

 

Profª Drª Priscila Martins Medeiros

 

Profª. Drª. Renata Maria Moschen Nascente

 

Profª Drª Carolina de Paula Machado

 

Profª Drª Lara Ferreira dos Santos

 

Profª. Drª. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins

 

Profª. Drª. Diana Junkes Bueno Martha