Ata 503 - 15/02/2017
ATA DA QUINGENTÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.
Ao décimo quinto dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezessete, às quatorze (14) horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quingentésima Terceira Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis com os seguintes conselheiros: Profª Drª. Ana Cristina Juvenal da Cruz (Vice-Diretora do CECH); Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves (Coordenador Licenciatura em Educação Especial); Profa. Dra. Profª Aline Suelen Pires (Representando Chefia Departamento de Sociologia); Profa. Dra. Ana Carolina Simionato (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Sra. Ana Lúcia Bafuni Kuba (Representante dos Técnicos-Administrativos); Sr. André Luiz Nardim (Representante dos Técnicos-Administrativos); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Chefe do Departamento de Letras); Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do Departamento de Psicologia); Sr. Danilo Rosa de Lima (Representante dos Discentes da Graduação); Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos (Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino); Profa. Drª Géssica Priscila Ramos (Chefe do Departamento de Educação); Profª. Drª. Heloisa Chalmers Sisla (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Lara Ferreira dos Santos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª. Drª. Lídia Maria Marson Postalli (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Vice-Chefia do DL); Profa. Dra. Luzia S. C. Costa (Coordenação do PPGCTS); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Coordenação do LIDEPs); Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª. Drª Monalisa Muniz Nascimento (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profa. Dra. Monica Loyola Stival (Chefe do DFMC); Profª. Drª. Rejane Cristina Rocha (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória); Sra. Rogéria Aparecida Veronese (Representante Técnico-Administrativo); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª. Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação). EXPEDIENTE: A Presidência apresentou a nova secretária executiva do CECH, Renata Maria Biasioli. Informa que a permuta ainda não foi oficializada e que a secretaria estará funcionando provisoriamente durante o período da tarde. Informa que considerando a aprovação do Regimento do Centro, a Unidade Especial LIDEPs passará a ter representação junto ao Conselho de CECH; desta forma, apresenta o Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas que irá participar do conselho, representando esta unidade, por ser o seu atual coordenador. Foi solicitada e aprovada, então, uma inversão de pauta, de forma que a comunicação externa pudesse ocorrer antes da comunicação da presidência. A proposta foi aprovada por unanimidade. 1.1– Comunicação Externa. Coordenadoria de Comunicação Social: Jornalista Mariana Nunes Ignatios. O conselho foi informado que a jornalista Mariana Nunes Ignatios foi indicada para acompanhar e divulgar matérias relativas ao CECH. A convite da Direção, a jornalista veio apresentar ao conselho como funcionaria o serviço da CCS e como pode ser pautada as matérias por todos os docentes e pela Direção do Centro. Foram feitos esclarecimentos e orientações sobre procedimentos e processos de divulgação institucionais e externos. Todas as terças-feiras a Direção do CECH poderá encaminhar propostas de pontos de pauta para divulgação. A Jornalista informa, ainda, que estará à disposição aos usuários, diariamente, das 07:30 às 12:30, nos endereços de contatos institucionais da CCS ou no seu endereço eletrônico (marianaig@ufscar.br). A Jornalista Mariana Rodrigues Pezzo deverá substituí-la durante a licença maternidade, prevista para o primeiro semestre deste ano, estando disponível na unidade das 13:00 às 18:00 horas, através dos contatos institucionais da CCS ou por mensagem eletrônica (mariana@ufscar.br).1.2 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.2.1 – Página de Divulgação do CECH no FACEBOOK. O CECH criou uma página no FACEBOOK. O link para visitar e curtir a página seria: https://www.facebook.com/cechufscar/?fref=ts. 1.2.2 – A Direção do CECH informou que pretende organizar, ao longo do ano, encontros que permitam abordar questões de interesses institucionais. Os Diálogos do CECH será organizado na forma de encontros com pesquisadoras, pesquisadoras e integrantes de movimentos sociais para estabelecer discussões sobre temas prementes no cenário local, nacional e internacional. O primeiro encontro terá por tema “O papel dos conselhos na construção de uma universidade democrática” ministrada pelo Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar. A palestra acontecerá no dia 16 de fevereiro de 2017, às 14:00, no Auditório do CECH. 1.3 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.3.1 – A Profª. Drª. Thaís dos Guimarães Alvim Nunes, Chefe do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) solicita inversão de pauta, pedindo que o ponto 2.12 seja colocado no início da reunião, uma vez que precisa retirar-se para dar aula. Informa, ainda, algumas decisões e questões sobre o tema de esforço apresentado no âmbito do CoEX. 1.3.2 – A Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, informa sobre documento referente a demanda do PPGE referente as verbas do PRODIN. Salienta a preocupação do Conselho do Curso de que a não liberação das verbas inviabilize o Edital de seleção atualmente divulgado, comprometendo seu andamento e deixando o PPGE numa condição de vulnerabilidade jurídica. 1.3.3 – A Profª Drª Géssica Priscila Ramos informa, juntamente com a Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa Braga, que na Pauta 2.8 da reunião não caberia indicar o Titular da Representação, uma vez que está já teria sido provida na reunião anterior; nesta reunião caberia discutir a representação do suplente indicado na pauta. Esta mudança foi examinada e aprovada. Foi solicitado pela presidência a inclusão na lista de “ad referendum” do item 2.1.33; além disto, foram solicitadas as inclusões dos pontos de pauta 2.4.2, 2.4.3 e 2.14. Todas estas solicitações de inclusão foram aprovadas por unanimidade. Foi apreciada a solicitação da inversão de ponto de pauta, defendida por diferentes membros do conselho, relativo aos itens 2.12 e 2.13. A proposta que estes itens fossem apreciados seguindo imediatamente o item 2.4.3 foi discutida e aprovada por unanimidade. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF DAC nº 15/2017 – Encaminha os nomes dos professores para a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Imagem e Som, Sub-área: Hipermídia, para o Departamento de Artes e Comunicação. Membros da Banca: Profª Drª Alessandra Meleiro (UFSCar – Presidente) (CPF: 132.632.138-22); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (CPF: 200.473.778-60) e Prof. Ms. Dário de Souza Mesquita Junior (CPF: 988.549.503-78) como Membros Titulares (ATO CECH nº 011/2017). Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade (CPF: 246.094.548-58) e Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (CPF: 154.110.028-00) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 012/2017). 2.1.2 – OF DAC nº 16/2017 – Encaminha os nomes dos professores para a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Educação Musical, Sub-áreas: Direções de Conjuntos Musicais; Canto Coral; Métodos, Técnicas e Fundamentos da Educação Musical, Educação Musical: Prática e Ensino, Fundamentos de Arte-Educação, para o Departamento de Artes e Comunicação. Membros da Banca: Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly (UFSCar – Presidente) (CPF: 910.814.248-34); Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (CPF: 633.910.587-49) e Profª Ms. Natália Burigo Severino (CPF: 368.845.528-24) como Membros Titulares (ATO CECH nº 013/2017). Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly (CPF: 298.494.518-23) e Prof. Ms. Adelcio Camilo Machado (CPF: 335.759.478-13) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 014/2017). 2.1.3 – OF DS nº 04/2017 – Encaminha os nomes dos professores para a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Sociologia, Sub-área: Métodos em Sociologia, para o Departamento de Sociologia. Membros da Banca: Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (UFSCar – Presidente) (CPF: 532.014.938-72); Prof. Dr. Fábio José Bechara Sanchez (CPF: 182.454.498-73) e Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (CPF: 251.503.428-40) como Membros Titulares (ATO CECH nº 015/2017). Profª Drª Aline Suelen Pires (CPF: 350.460.718-19) e Prof. Dr. Oswaldo Mário Serra Truzzi (CPF: 028.445.358-79) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 016/2017). 2.1.4 – OF DS nº 05/2017 – Encaminha os nomes dos professores para a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Sociologia, Sub-área: Teoria Sociológica, para o Departamento de Sociologia. Membros da Banca: Prof. Dr. Jorge Leite Junior (UFSCar – Presidente) (CPF: 146.615.338-52); Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (CPF: 600.198.918-49) e Profª Drª Samira Feldman Marzochi (CPF: 023.997.317-86) como Membros Titulares (ATO CECH nº 017/2017). Profª Drª Anete Abramowicz (CPF: 004.064.848-64) e Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira (CPF: 262.011.318-09) Membros Suplentes (ATO CECH nº 018/2017). 2.1.5 – Processo 23112.000292/2017-75 – Relatório de Atividade de Extensão: VII Jornada de Estudos em Educação Musical. Coordenação: Profª Natália Burigo Severino – DAC. 2.1.6 – Processo 23112.000242/2017-98 – Programa de Extensão: Educação, Música e Formação Humana. Coordenação: Profª Natália Burigo Severino – DAC. 2.1.7 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade com início da validade para o 1º período letivo de 2017: CTS 058 – Produção, comunidades e uso da informação digital. 2.1.8 – Processo 23112.000366/2017-73 – OF DTPP nº 007/2017 – Encaminha solicitação de credenciamento da Profª Drª Marinei Almeida como Pesquisadora Visitante junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, no período de 15/03/2017 15/07/2017, sob a supervisão da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues. 2.1.9 – OF nº 04/2017 – DCI – Encaminha os nomes dos professores para a nova composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Ciência da Informação e Subárea: Organização e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação. Membros da Banca: Profª Paula Regina Dal’Evedove (UFSCar – Presidente) (CPF: 314.718.808-69); Profª Drª Zaira Regina Zafalon (CPF: 167.183.508-50) e Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro (CPF: 221.297.678-00) como Membros Titulares (ATO CECH nº 019/2017). Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (CPF: 864.065.408-59) Prof. Dr. Sérgio Luís da Silva (CPF: 109.074.228-29) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 020/2017). Cancelando assim o ATO CECH nº 009/2017 e ATO CECH nº 010/2017. 2.1.10 – OF nº 008/2017 – DPsi – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Psicologia, Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, da Profª Drª Rachel de Faria Brino, da Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni e da Profª Drª Rosimeire Aparecida Scopinho, pertencentes ao Departamento de Psicologia, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento também pertencente ao Departamento de Psicologia (ATO CECH nº 21/2017). 2.1.11 – Processo 23112.000416/2017-12 – OF DTPP nº 012/2017 – Encaminha a solicitação de afastamento para o exterior da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Melo para realizar missão de trabalho referente ao Consórcio de pesquisa Saleacom – Overcoming Inequalities in Schools and Learning Communities, a ser realizado em Tarragona, Espanha, entre 03 de março a 03 de abril de 2017. 2.1.12 – Processo 23112.004565/2016-70 – OF. DTPP nº 011/2017 – Encaminha relatório do afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar de missão de trabalho referente ao projeto "Estudos Indígenas" em Córdoba, Espanha, no período de 26/11 a 05/12/2016. 2.1.13 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: História da Filosofia Medieval 1. 2.1.14 – Processo 23112.002544/2016-10 – Encaminha Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. João Paulo da Silva – DPsi, Professor Assistente, de 30/05/2016 à 30/05/2019. 2.1.15 – Processo 23112.001065/2016-86 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Janaina Cabello – DPsi, Professor Assistente, de 11/03/2016 a 11/03/2019. 2.1.16 – Processo 23112.001400/2015-65 – OF n° 018/2017 – DPsi – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Marcus Vinícius Batista Nascimento – DPsi – Professor Assistente, de 07/04/2015 à 07/04/2018. 2.1.17 – Processo 23112.001420/2015-36 – OF n° 017/2017 – DPsi – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Diléia Aparecida Martins Briega – DPsi – Professor Assistente, de 14/04/2015 à 14/04/2018. 2.1.18 – Processo 23112.003369/2016-88 – OF n° 011/2017 – DPsi – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do servidor Adauto Antonio Caramano, Tradutor Intérprete de Língua de Sinais – DPsi, de 01/10/2015 a 01/10/2018. 2.1.19 – Processo 23112.001263/2015-69 – OF n° 016/2017 – DPsi – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Vanessa Regina de Oliveira Martins – DPsi – Professor Assistente, de 01/04/2015 à 01/04/2018. 2.1.20 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Educação em Física e Cultura (EFC). 2.1.21 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: PESCD – Capacitação Docente em Ciência da Informação I. 2.1.22 – ATO CECH 022/2017, atendendo a requerimento do Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde em que solicita revogação do ATO CECH 066/2016 que o designou na função de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística durante o período de 01/08/2016 a 01/02/2018. 2.1.23 – OF. DCSo n° 005/2017 – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profª. Drª. Clarice Cohn, no período de 22 a 31/03/2017, para realizar pesquisa de campo entre Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no município de Altamira, PA. 2.1.24 – OF DCSo nº 007/2017 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Antropologia, subárea: Antropologia Contemporânea, para o Departamento de Ciências Sociais. Membros da Banca: Prof Dr Pedro Augusto Lolli (Presidente) (CPF: 218.861.548-48); Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela (CPF: 901.017.237-68) e Profª Drª Marina Denise Cardoso (CPF: 328.272.536-15) como Membros Titulares (ATO CECH nº 023/2017). Prof Dr Geraldo Luciano Andrello (CPF: 107.963.698-60); Prof Dr Piero de Camargo Leirner (CPF: 127.268.878-05) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 024/2017). 2.1.25 – OF PPGL nº 05/2017 – Solicita aprovação de novas disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística já aprovadas em reunião do CPGL: Análise e Elaboração de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas; Tópicos em Linguística: Letramento acadêmico, internet e mundialização; Introdução à Semântica Histórica da Enunciação: o político e o acontecimento; Apropriação de Linguagem e de Papeis Sociais: um enfoque transcategorial; Linguística, discurso e ética: questões introdutórias; Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: Gramática da Linguagem e Informação. Uma gramática baseada em restrições; Semântica formal das línguas naturais. 2.1.26 – Processo 23112.000487/2017-15 – OF DFMC nº 06/2017 – Encaminha solicitação de Afastamento Integral da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, para realizar estágio de Pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia da USP, São Paulo, SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva, durante o período de 01/03/2017 a 31/08/2017. 2.1.27 – Processo 23112.000446/2017-29 – OF. DPSi nº 014-17 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª. Drª. Débora de Hollanda Souza, para participar do evento 2017 SRCD Biennial Meeting, em Austin, Texas, EUA durante o período de 03 a 16/04/2017. 2.1.28 – Processo 23112.001920/2016-59 – OF PPGCTS 007/2017 – Encaminha processo para finalização das atividades do Pós-Doutorado da Drª Lucélia Aparecida Colombo, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, sob a supervisão do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade, durante o período de 15/03/2016 a 14/02/2017. 2.1.29 – Processo 23112.004784/2016-59 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Sabrina Mazo D’Afonseca – DPsi, Professor Adjunto A, de 01/03/2016 a 01/03/2019. 2.1.30 – Processo 23112.000957/2016-60. Relatório de Atividade de Extensão. Comunidade On Line de Educação Infantil. Coordenador: DOUGLAS APARECIDO DE CAMPOS (DME). 2.1.31 - Processo 23112.001411/2016-26. Relatório de Atividade de Extensão. VI Jornada de Estudos em Educação Musical. Coordenador: NATALIA BURIGO SEVERINO (DAC). 2.1.32 - Of. CoordIS nº 05/2017 – Solicita a designação do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (ATO CECH nº 025/2017) como Coordenador pro-tempore do Curso de Bacharelado em Artes – Imagem e Som, até que seja viabilizado processo de eleição para a função. 2.1.33 - Of. PPGPsi nº 01/2017 – Solicita a designação da Profª. Drª. Elizabeth Joan Barham e da Profª. Drª. Débora de Holanda Souza, respectivamente como Coordenadora e Vice-Coordenadora pro-tempore do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, até que seja viabilizado processo de eleição para a função (respectivamente, ATO CECH nº 26/2017 e ATO CECH nº 27/2017 ). 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 502ª do Conselho do CECH. As alterações encaminhadas previamente foram apresentadas ao conselho e apreciadas. Todas foram aceitas e incorporadas. Desta forma a Ata da 502ª Reunião do CoC-CECH, ocorrida em 25/01/2017, foi aprovada por unanimidade. 2.3 – Aprovação de Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Temas em Psicologia: estudos experimentais do lembrar (Mestrado e Doutorado). Aprovado por unanimidade. 2.4 – Homologação de Concursos Públicos. 2.4.1 – Processo 23112.000065/2017-40 – OF DCI nº 08/2017 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Ciência da Informação, sub-área Organização e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Suellen Oliveira Milani; 2º) Ednéia Silva Santos Rocha; Aprovado na 165ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental (14/02/2017). Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4.2 – Processo 23112.004883/2016-31 – OF DS nº 07/2017 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Sociologia, sub-área Métodos em Sociologia, para o Departamento de Sociologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Natália Maximo e Melo; 2º) Lidiane Maria Maciel; 3º) Elisa Klüger; Aprovado na 102ª Reunião do Conselho Departamental (13/02/2017). Foi apreciado por todos os conselheiros e aprovado por unanimidade. 2.4.3 – Processo 23112.004875/2016-94 – OF DS nº 06/2017 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Sociologia, sub-área Teoria Sociológica, para o Departamento de Sociologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Gabriel Pereira da Silva Teixeira; 2º) Juliana Dourado Bueno; 3º) Clayton Peron Franco de Godoy; 4º) Fábio de Oliveira Almeida; 5º) Bruna Della Torre de Carvalho Lima; Aprovado na 102ª Reunião do Conselho Departamental (13/02/2017). Foi apreciado e aprovado por unanimidade. 2.12 – Identificação de áreas prioritárias para o Programa de Tutorias. A Direção do CECH informou que o Edital 059/Tutoria foi divulgado por mensagem eletrônica. Através do uso de questionário google forms todos os membros do conselho foram previamente solicitados a encaminhar as seguintes informações: 1) Indicação de disciplinas com índice de reprovação significativo; 2) conteúdos que identificariam como deficitário para o bom aproveitamento no desenvolvimento das disciplinas do primeiro ano de formação; 3) sugestões sobre o Programa para ser discutido em Reunião do CoC-CECH; e 4) Sugestões e comentários com relação à proposta a serem encaminhados para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). Todos os principais resultados e sugestões foram organizados e apresentados durante o processo de discussão. Foi identificado, que nenhuma disciplina parece ser identificada como sendo objeto de reprovação acima dos níveis esperados na formação. No entanto, 95,7% dos respondentes indicaram que os alunos apresentam dificuldades com a produção de textos, em particular na leitura e escrita envolvendo o formato acadêmico-científico. Segundo os docentes, parte da desistência observada no primeiro ano de formação, inclusive entre os estudantes indígenas, envolveria profundos déficits nessa competência. No processo de discussão algumas reflexões foram levantadas, por diferentes membros do conselho, buscando avaliar os fundamentos que embasaram o Programa e as condições para sua implementação na estrutura atual de funcionamento. Ao final da discussão, as seguintes propostas foram apresentadas e examinadas pelo CoC-CECH: 1) Indicar a importância da atividade e parabenizar a iniciativa da ProGrad; 2) Recomendar que a distribuição considere conteúdos de nivelamento ou pré-requisitos essenciais para o desenvolvimento de atividades acadêmicas em detrimento ao número de reprovados por disciplina (ou disciplinas com alto índice de reprovação); 3) Que seja examinado e divulgado o montante da verba investida no Programa, sua origem e o quanto poderia impactar no apoio a projetos de extensão e outros recursos acadêmicos já existentes (por exemplo, monitorias); se possível, discutir a possibilidade de parte deste recurso ser utilizada na manutenção ou ampliação de atividades já existentes (ex. LAPA, Pró-Estudo, Oficinas de redação, Atividades de extensão do Instituto de Línguas, entre outros); 4) Solicitar que seja reexaminada uma distribuição mais equânime das vagas entre os Centros, considerando que contemple proporções relativas aos conteúdos formativos a serem endereçados mais do que indicadores de reprovação por disciplina; 5) Informar que já tem a indicação de quatro possíveis supervisores; no entanto, a direção foi orientada a não fornecer esta informação até que uma discussão mais substanciada ocorresse no interior do Conselho de Graduação e nos Conselhos de Coordenação de Cursos. Estas propostas foram apreciadas e aprovadas por unanimidade. 2.13 – Encaminhamentos das unidades sobre o banco de esforço docente. Durante a reunião foi examinada a proposta apresentada pelo Conselho de Extensão (CoEX), defendida como alternativa a alguns indicadores do modelo atualmente em discussão na instituição, e apresentada no documento da CoEx denominado “A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PARÂMETRO NA AVALIAÇÃO DO ESFORÇO DOCENTE”. Os docentes representantes do CECH na CoEX, Profa. Dra. Thais dos Guimarães Alvim Nunes e Prof. Dr. Antón Castro Míguez, ajudaram na apresentação e esclarecimentos da proposta. Após exame e debate do documento em exame, foi deliberado que: 1)Considerando a proposta de proporcionalidade da distribuição das variáveis, foi aprovada a Proposta 2 do documento (a saber, 40% para o Ensino de Graduação, 20% para a Pesquisa, 20% para a Pós-Graduação e 20% para a Extensão); 2) existiu consenso com relação às atividades a serem consideradas como auditáveis, propostas no documento. Estas decisões obtiveram apoio unanime do conselho. 2.5 – Critérios norteadores para divulgações da Direção do CECH (março de 2017 – março 2018)– Não foi apreciado nesta reunião. Deverá ser examinado na próxima reunião ordinária do Conselho. 2.6 – Apreciação da Proposta de Calendário das reuniões do Conselho do CECH em 2017. A Presidência apresentou o resultado da consulta realizada através de questionário google forms, por mídia on line sobre as datas e horários de reuniões ordinárias do Conselho de Centro, durante o ano de 2017. Após deliberação o seguinte calendário foi negociado e aprovado por unanimidade: 1) 08 de Março, quarta-feira, tarde; 2) 19 de Abril, quarta-feira, tarde; 3) 15 de Maio, segunda-feira, manhã; 4) 21 de junho, quarta-feira, manhã; 5) 10 de julho, segunda-feira, manhã; 6) 07 de agosto, segunda-feira, a tarde; 7) 27 de setembro, quarta-feira, manhã; 8) 18 de outubro, quarta-feira, a tarde; 9) 08 de novembro, quarta-feira, manhã; e, 10) 13 de dezembro, quarta-feira, tarde. Proposta aprovada por unanimidade. 2.7 – Indicação de Representante Titular e Suplente do CECH para compor a Comissão de Revisão da Pontuação de Avaliação de Desempenho dos pleiteantes para promoção à Classe E – Professor Titular da UFSCar. Foi proposto que uma nova consulta seja realizada pela Direção para todos os docentes do CECH que são titulares. A proposta foi aprovada por unanimidade. 2.8 – Indicação de Suplente do CECH para compor o Conselho de Pós-Graduação. O Prof. Luiz André Neves de Brito aceitou a indicação para a representação. A indicação foi aprovada por unanimidade. 2.9 – Três representantes docentes para o CoC Administrativo do CECH. Nenhum novo membro do conselho aceitou a indicação. Nova consulta deverá ser feita para os Vice-Chefes e Coordenadores. Proposta aprovada. 2.10 – Composição de uma Comissão para avaliação e proposta de modelo de distribuição de verba RTN. Não foi apreciado nesta reunião. Deverá ser examinado numa próxima reunião ordinária do Conselho. 2.11 – Proposta de moção de repúdio do CoC-CECH referente aos cortes de recursos da FAPESP. Não foi apreciado nesta reunião. Deverá ser examinado numa próxima reunião ordinária do Conselho. 2.14 – Indicação de um representante docente do CECH e seu respectivo suplente para a composição do Conselho de Educação a Distância (CoEaD) da UFSCar. [Of. SEaD 027/2017]. Não foi apreciado nesta reunião. Deverá ser examinado numa próxima reunião ordinária do Conselho. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, lavrando a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.
Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis ____________________________
Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz __________
Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves _______________________________
Profa. Dra. Profª Aline Suelen Pires __________________________________
Profa. Dra. Ana Carolina Simionato __________________________________
Sra. Ana Lúcia Bafuni Kuba _________________________________________
Sr. André Luiz Nardim ______________________________________________
Prof. Dr. Antón Castro Míguez ________________________________________
Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza _________________________
Sr. Danilo Rosa, de Lima _____________________________________________
Prof. Dr. Douglas Aparecido, de Campos ________________________________
Profa. Drª Géssica Priscila Ramos _____________________________________
Profª. Drª. Heloisa Chalmers Sisla _____________________________________
Profª Drª Lara Ferreira dos Santos _____________________________________
Profª. Drª. Lídia Maria Marson Postalli __________________________________
Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito ____________________________________
Profa. Dra. Luzia S. C. Costa _________________________________________
Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas _____________________________________
Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga _________________________________
Profª. Drª Monalisa Muniz Nascimento __________________________________
Profa. Dra. Monica Loyola Stival _______________________________________
Profª. Drª. Rejane Cristina Rocha _______________________________________
Sra. Rogéria Aparecida Veronese ______________________________________
Profª Drª Rosa Maria Moraes A. de Oliveira _______________________________
Profª. Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes _____________________________