Ata 502 - 25/01/2017

ATA DA QUINGENTÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao vigésimo quinto dia do mês de janeiro do ano de dois mil e dezessete, às nove horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quingentésima Segunda Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis com os seguintes conselheiros: Profª Drª. Ana Cristina Juvenal da Cruz (Vice-Diretora do CECH); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Géssica Priscila Ramos (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª. Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Profª. Drª. Camila Carneiro Dias Rigolin (Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª. Drª. Fabiana Marini Braga (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Profª. Drª. Rejane Cristina Rocha (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória); Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbutto (Coordenador do Curso de Artes); Profª Drª Ana Carolina Simionato (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª. Drª. Ana Carolina Soliva Soria (Coordenadora do Curso de Filosofia); Profª. Drª. Heloisa Chalmers Sisla (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª. Drª Monalisa Muniz Nascimento (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Márcia Duarte Galvani (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Carolina de Paula Machado (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD);Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª. Drª. Lídia Maria Marson Postalli (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª. Drª. Carla Alexandra Ferreira (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura); Profª. Drª. Isadora Valencise Gregolin (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação); servidora Adriana Maria Pessoa de Lima Souza (Representante Técnico-Administrativo); servidor André Luiz Nardim (Representante Técnico-Administrativo); servidora Rogéria Aparecida Veronese (Representante Técnico-Administrativo). Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto, representando o Prof. Dr. Jorge Leite Junior, Chefe do Departamento de Sociologia. EXPEDIENTE: A presidência solicitou inversão de pauta, de forma que as comunicações externas pudessem ocorrer antes da comunicação da presidência. A proposta foi aprovada por unanimidade. 1.1 – Comunicações Externas.1.1.1 – Departamento de Atenção à Saúde. A Enfermeira Marta M. Troiano Cury apresentou ao conselho o resultado da análise do exame da carteira de vacinas dos calouros 2016. Foram esclarecidas dúvidas sobre a natureza das vacinas obrigatórias, procedimentos institucionais de avaliação e de apoio. Foi solicitado para as coordenações de cursos de graduação o agendamento de horário em disciplinas ofertadas para alunos do primeiro ano de seus cursos, para a devolutiva dos resultados obtidos e encaminhamento de cuidados e orientações. 1.3.2 – Biblioteca Comunitária. A Drª Eliane Colepicolo, Diretora de BCO, e a Secretaria Executiva Karina dos Santos Mota apresentaram as atividades da BCO, descrevendo em linhas gerais, o planejamento de ações proposto pela nova gestão da unidade. Informaram que um Estudo de Usuários estará em andamento durante o ano de 2017, para levantamento das necessidades e demandas dos usuários da BCO. Diferentes membros do Conselho levantam questões sobre os procedimentos e condições atuais de funcionamento da unidade e sua relação com as necessidades específicas das unidades do CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.2.1 – A Direção informa a formação que o Conselho Universitário, na sua 223ª. Reunião Ordinária de 21 de Outubro de 2016 constituiu o Comitê em Defesa da Universidade através do Ato ConsUni 307 de 01 de Novembro de 2016. O comitê foi constituído para o monitoramento e enfrentamento dos riscos atualmente apresentados às universidades, em particular, às políticas sociais em geral. Os membros do comitê atualmente são:1) Profa. Dra. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (Presidente); 2) Prof. Dr. Wolfang Leo Maar (Membro Docente); 3) Daniel Profiti Moretti; (TAs) e, 4) Vinícius Bachmann Laguzzi (Discentes). 1.2.2 – Informa-se o resultado da Chamada Universal MCTI/ CNPq 01/2016. A UFSCar teve um montante de 90 projetos contemplados, sendo que 13 destes (14,4%) foram propostas coordenadas por docentes do Centro de Educação e Ciências Humanas. A direção apresenta a lista de contemplados para o colegiado e informa que estas informações foram disponibilizadas nas notícias da página oficial do CECH. 1.2.3 – A Direção informa que a Secretaria Executiva do CECH estaria operando com funcionamento em horário especial, considerando a saída da Secretária, Denise Celina Cava Domeniconi, para ocupar cargo na administração superior institucional. A Presidência agradece a dedicação e competente da técnica-administrativa, informando o funcionamento para atendimento ao público exclusivamente no período vespertino. 1.2.4 – A Direção informa ter ocorrido uma reunião envolvendo a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Diretores de Centros. A Prograd solicitou que os Diretores apresentassem as principais demandas identificadas com relação a graduação. Foram listadas áreas de atuação propostas pela pró-reitoria. Além disto, foi acordada uma reunião semestral entre os pró-reitores e diretores. 1.2.5 – A Direção informa ter ido a duas reuniões nas quais foram apresentadas os produtos de avaliação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). No dia 18/01 foram apresentados os produtos relativo à avaliação dos Cursos de Graduação; no dia 24/04 foram aqueles dos técnicos-administrativos. A comissão informa que os resultados serão disponibilizados na rede. 1.3 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.3.1 A Profª. Drª. Rejane Cristina Rocha, Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) informa que a unidade agora conta com uma secretária de apoio. A nova secretária, a Sra. Gisele Aparecida Monti Carmelo Donadoni, pediu realocação da Unidade Saúde-Escola. 1.3.2 – A representante dos Técnicos-Administrativos, Adriana Maria Pessoa de Lima Souza, informa que todos os membros do CoC-CECH da categoria tiveram seus mandatos vencidos em novembro de 2016. Solicita a inclusão de pauta sobre os encaminhamentos referentes aos procedimentos para o provimento destas representações. O conselho aprovou a inclusão sobre o tema na Pauta 2.6. 1.3.3 – A Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga informou que o Departamento de Ciências Socias está em contato com a SAADE para discutir procedimentos referentes às denúncias sobre assédios. O objetivo seria produzir discussões que levem à construção de um protocolo que permita lidar de forma preventiva e mais proativa nas condições de denúncias ou orientações de práticas sociais para um convívio ético. A presidente informa que a Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz foi indicada como representante no Conselho da SAADE. Foi solicitada pela Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis a inclusão dos itens 2.1.59, 2.1.60, 2.1.61 e 2.1.62 – Ad-referendum. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.004926/2016-88 – OF DL 110/2016 – Encaminha proposta de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, durante o período de 01/03/2017 a 28/02/2018. 2.1.2 – Processo 23112.004503/2016-68 – Programa de Extensão: Estudos Indígenas. Coordenação: Prof. Dr. Anselmo João Calzolari Neto – DCNME – Ar. 2.1.3 – Processo 23112.002519/2013-93 – Relatório do Programa de Extensão: Programa de Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (EaD-UFSCar). Coordenação: Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill – SeaD. 2.1.4 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: PPG ANT 058 – Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação em Tutoria e Orientação em Antropologia Social. 2.1.5 – Processo 23112.003947/2016-86 – OF DCSo 065/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, que participou de Congresso na Universidade Nacional Pedagógica & Universidad de Querétaro, México, durante o período de 09 a 23/10/2016. 2.1.6 – Processo 23112.003139/2015-38 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Juliana Rink – DME, Professor Adjunto, de 08/09/2015 a 08/09/2018. 2.1.7 – Processo 23112.003845/2016-61 – OF DME nº 77/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos, que participou de Reunião dos Comitês Permanentes de Pós-Graduação e Extensão da AUGM, na cidade de Valparaiso – Chile, durante o período de 07 a 12/11/2016. 2.1.8 – Processo 23112.004961/2016-05 – OF DME 78/2016 – Encaminha solicitação de afastamento no país da Profª Drª Renata Prenstteter Gama, para realizar Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/USP), sob a supervisão da Profª Drª Marli Eliza Dalmazo Afonso André. 2.1.9 – OF PPGCTS 031/2016 – Informa a deliberação da Câmara de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, a Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa foi indicada como Vice-Coordenadora do Programa, até 02/05/2017. (ATO CECH nº 117/2016). 2.1.10 – Processo 23112.001094/2014-86 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do servidor Ricardo Biscalchin, Bibliotecário-Documentarista – UEIM, de 06/03/2014 a 06/03/2017. 2.1.11 – OF nº 69/2016 – DCI – Encaminha retificação e complementação da solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Ciência da Informação e Subárea: Análise e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação, em virtude da licença gestante da Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove. 2.1.12 – Processo 23112.000893/2016-05 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar – DFMC, Professor Adjunto, de 12/01/2016 a 12/01/2019. 2.1.13 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG EDU 086 – Foucault e a Análise do Discurso; PPG EDU 087 – Ambiente, Sociedade e Educação. 2.1.14 – OF CCCSo n° 019/2016 – Encaminha o resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais. A Profª Drª Priscila Martins Medeiros (docente do DS) foi eleita a nova Coordenadora (ATO CECH nº 118/2016) e a Profª Drª Lidiane Soares Rodrigues (docente do DCSo) como Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais (ATO CECH n° 119/2016), Gestão 2017/2018, a partir de 1° de março de 2017. 2.1.15 – Processo 23112.002156/2015-58 – OF DME 79/2016 – Encaminha o relatório do afastamento integral do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, no período de 01/09/2015 à 07/08/2016, quando desenvolveu Pós-Doutorado junto ao Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, PB, sob a supervisão do Prof. Dr. Wojciech Andrzej Kulesza. 2.1.16 – Processo 23112.001493/2015-28 – OF DME 80/2016 – Encaminha o relatório das atividades desenvolvidas no Pós-Doutorado do Dr. Adilson Sanches Marques, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, sob a supervisão da Profª Drª Maria Waldenez de Oliveira, durante o período de maio de 2015 a novembro de 2016. 2.1.17 – Processo 23112.004259/2015-52 – OF nº 216/2016 – DPsi – Encaminha o relatório final da Drª Mariana Teles Santos que realizou seu Pós-Doutorado sob a orientação da Profª Drª Patrícia Walts Schelini, junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de 07/12/2015 a 08/06/2016. 2.1.18 – Processo 23112.001262/2015-14 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Lidiane Soares Rodrigues – DCSo, Professor Adjunto, de 18/03/2015 a 18/03/2018. 2.1.19 – OF nº 217/2016 – DPsi – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Psicologia, na Área de Psicologia, Sub-área Psicanálise e Saúde Coletiva. Membros da Banca: Profª Drª Janaína Namba (Presidente – UFSCar) (CPF: 164.077.488-28); Prof. Dr. Walter José Martins Migliorini (UNESP - Assis) (CPF: 041.883.178-50); Prof. Dr. Lazslo Antonio Ávila (FAMERP) (CPF: 454.192.488-91) como Membros Titulares. (ATO CECH n° 120/2016). Profª DrªAna Carolina Soliva Soria (UFSCar) (CPF: 252.678.818-80); Prof. Dr. Humberto José Lourenção (UNIFA) (CPF: 713.587.149-91) e Prof. Dr. Alexandre Mantovani (USP - Ribeirão Preto) (CPF: 298.174.618-90) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 121/2016). 2.1.20 – Processo 23112.001419/2015-10 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ana Carolina Simionato – DCI – Professor Adjunto, de 22/04/2015 à 22/04/2018. 2.1.21 – Processo 23112.004269/2015-98 – OF DL nº 111/2016 – Encaminha o Relatório Final do Programa de Pós-Doutorado da Profª Drª Gláucia Regina Gomes de Carvalho, durante o período de 05/08/2014 a 31/10/2016, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins. 2.1.22 – OF DL 114/2016 – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Quadro Permanente do Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Ensino e Aprendizagem de Português Língua Materna, decorrente da aposentadoria da Profª Drª Maria Isabel de Moura Brito. 2.1.23 – Processo nº 23112.001605/2016-21 - OF DL nº 115/2016 – Encaminha o relatório do afastamento integral do país da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins no período de 29 de abril a 03 de julho de 2016, no qual realizou Estágio de Pesquisa junto ao King´s College, em Londres – Inglaterra, sob supervisão do Prof. Dr. David Treece. 2.1.24 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: 20.008-5 – Psicologia do Desenvolvimento. 2.1.25 –Processo 23112.003655/2016-43 – OF nº 218/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari, que participou do XI Encontro Iberoamericano de Educação, na Universidade Vera Cruz, Vera Cruz, México, durante o período de 07 a 17/10/2016. 2.1.26 – Processo 23112.003437/2015-28 – OF nº 219/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de renovação do afastamento parcial da Prof. Ms. Regiane Pinheiro Agrella, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, as segundas-feiras, durante o período de 20/02 a 30/06/2017. Encaminha também o relatório do afastamento referente ao período de14/08 a 11/12/2015. 2.1.27 – OF nº 220/2016 – DPsi – Encaminha a indicação da Chefia do Departamento de Psicologia, Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e da Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, pertencentes ao Departamento de Psicologia, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Lara Ferreira dos Santos também pertencente ao Departamento de Psicologia (ATO CECH nº 001/2017). 2.1.28 – OF s/nº PPGCI – Encaminha solicitação de exoneração do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral da função de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, em virtude de assumir cargo de Direção do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (ATO CECH nº 002/2017). 2.1.29 – Processo 23112.000191/2014-51 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Lara Ferreira dos Santos– DPsi – Professor Assistente, de 13/01/2014 à 13/01/2017. 2.1.30 – OF DME nº 82/2016 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada a contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Metodologia de Ensino, Área: Educação, Subárea: Educação Matemática, em virtude de o Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira estar assumindo a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). 2.1.31 – OF DME 001/2017 Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Educação, subárea: Ensino de Matemática, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da Banca: Profª Drª Renata Prenstteter Gama (Presidente) (CPF: 139.014.418-67); Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (CPF: 077.782.388-88) e Profª Drª Juliana Rink (CPF: 216.315.848-98) como Membros Titulares (ATO CECH nº 003/2017). Profª Drª Maria do Carmo de Sousa (CPF: 065.430.998-48); Profª Drª Josimeire Meneses Julio (CPF: 971.053.926-49) e Profª Drª Denise Silva Vilela (CPF: 691.774.816-15) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 004/2017). 2.1.32 – Processo 23112.004998/2016-25 – OF nº 001/2017 – DPsi – Encaminha o Processo Seletivo para Redistribuição Docente, referente à Vaga de Vacância por aposentadoria da Profª Drª Maria Amélia Almeida. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral, atualmente lotado na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD-MS; 2º) Profª Drª Iasmin Zanchi Boueri, atualmente lotada na Universidade Federal do Paraná – UFPR-PR. 2.1.33 – Processo 23112.005059/2016-06 – Ofício PPGL nº 01/2017 – Encaminha solicitação de celebração de acordo de cotutela de Doutorado do aluno Marco Antonio Almeida Ruiz, aluno do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com a École des Hautes Études en Sciences Sociales. 2.1.34 – Processo 23112.004103/2015-71 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Aline Suelen Pires – DS, Professor Adjunto, de 15/10/2015 a 15/10/2018. 2.1.35 – Processo 23112.002082/2016-31 – OF DEd nº 03/2017 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra, para realização de pesquisa na área de Educação, conforme projeto a ser desenvolvido na Universidade de Lisboa, sendo parte do projeto de pós-doutorado em execução junto com a Universidade Estadual de Goiás – Campos Morrinhos, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, no período de 01/08/2016 a 31/07/2017, em Lisboa, Portugal. 2.1.36 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Estudos Indígenas: perspectiva dialógica; Profissão Docente: primeiros passos. 2.1.37 – Processo 23112.005068/2016-99 – OF DME 81/2016 – Encaminha solicitação de formalização da inscrição no Programa de Pós-Doutorado da Drª Ana Paula Gladcheff Munhoz, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, sob a supervisão da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, durante o período de 01/03/2017 a 01/03/2018. 2.1.38 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Semântica da Língua Portuguesa; Seminários de Formação da Área de Espanhol do Instituto de Línguas 1; Seminários de Formação da Área de Espanhol do Instituto de Línguas 2. 2.1.39 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: História da Filosofia Contemporânea 5; História da Filosofia Contemporânea 6; Estudos Dirigidos de Filosofia 1; Estudos Dirigidos de Filosofia 2; Estética 5; Ética 1; Ética e Filosofia Política 5; Ética e Filosofia Política 6; Introdução ao Estudo da Filosofia; História da Filosofia Moderna 1; História da Filosofia Moderna 5; História da Filosofia Moderna 6; História da Filosofia Moderna 7; História da Filosofia Moderna 8; Teoria do conhecimento 1. 2.1.40 – Processo 23112.002548/2016-06 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Maria Carlina Rosa Orlando Barbosa – DEd, Assistente em Administração, de 02/05/2016 a 02/05/2019. 2.1.41 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Bakhtin e a Educação. 2.1.42 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: PPG Psi 60-28 – Temas em Psicologia: Crianças com Síndrome de Williams ou com Síndrome de Duplicação 7q.1123; PPG Psi 86 – Teoria das Molduras Relacionadas (RFT): Apresentando Conceitos Essenciais e Avançados e as suas Possibilidades de Aplicação; PPG Psi 60-29 – Temas em Psicologia: Parentalidade Segura. 2.1.43 – OF DCSo nº 003/2017 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada a contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Ciências Sociais, Área: Antropologia, Sub-área: Antropologia Contemporânea, em virtude do afastamento para Pós-Doutorado do Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna. 2.1.44 – OF DTPP nº 003/2017 Informa a deliberação do Conselho do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, a indicação da Profª Drª Fabiana Marini Braga como Chefe do Departamento (ATO CECH nº 005/2017), e a Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes como Vice-Chefe (ATO CECH nº 006/2017), pelo período de um ano, a partir de 19 de janeiro de 2017. 2.1.45 – Processo 23112.000203/2017-91 – OF DEd nº 05/2017 – Encaminha solicitação de Afastamento Integral da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, para cursar Pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação da UFG/Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, Goiás, sob a supervisão do Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira, durante o período de 01/03/2017 a 28/02/2018. 2.1.46 – Processo 23112.004869/2016-37 – OF s/nº PPGCTS – Encaminha solicitação de admissão da Drª Aline Barreto de Almeida Nordi no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Marcia Niituma Ogata, pelo período de dezembro de 2016 a julho de 2017. 2.1.47 – OF CCFil nº 01/2017 – Informa a deliberação do Conselho de Graduação do Curso de Filosofia, a prorrogação “pró-tempore” do mandato da Profª Drª Ana Carolina Soliva Soria como Coordenadora do Curso de Graduação de Filosofia (ATO CECH nº 007/2017) e a indicação da Profª Drª Celi Hirata como Vice-Coordenadora “pró-tempore” do Curso de Graduação de Filosofia (ATO CECH nº 008/2017). 2.1.48 – Processo 3112.004022/2016-52 61 – OF DAC nº 04/2017 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Samuel José Hollanda de Paiva, para participar do congresso internacional "A Europa e os Impérios Coloniais nos Séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema" a ser realizado na Universidade do Algarve (UAlg), Faro, em Portugal, no período de 15 a 23/10/2016. O docente não realizou a viagem por conta do atraso na liberação da verba pela FAPESP. 2.1.49 – Processo 23112.003311/2016-34 – OF DAC nº 05/2017 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. João Carlos Massarollo, para participar do XIII Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), realizado na Universidad Autónoma Metropolitana do México, México, no período de 04 a 08/10/2016. O docente não realizou a viagem por conta do indeferimento do recurso solicitado à FAPESP. 2.1.50 – Processo 23112.000605/2016-12 – OF DAC nº 06/2017 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Susana Reck Miranda, que participou do “IntermIdia Workshop I – Understanding Intermediality” e de atividades ligadas ao projeto “Towards na Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method”, em Londres e Reading, Inglaterra, no período de 07 a 17/04/2016. 2.1.51 – Processo 23112.000362/2016-12 – OF DAC nº 07/2017 – Encaminha a renovação da solicitação de afastamento integral da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, no período de 05/03/2017 a 04/03/2018, para desenvolvimento de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, em São Paulo/SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos e o relatório do afastamento durante o período de 05/03/2016 a 04/03/2017. 2.1.52 – Processo 23112.000225/2017-51 – OF DAC nº 08/2017 – Encaminha a solicitação de afastamento para o exterior do Prof. Dr. Samuel José de Holanda Paiva para participar do congresso anual da Society for Cinema and Media Studies (SCMS), a ser realizado em Chicago, EUA, entre 22 e 26 de março de 2017. 2.1.53 – Processo 23112.000226/2017-03 – OF DAC nº 09/2017 – Encaminha a solicitação de afastamento para o exterior da Profª Drª Suzana Reck Miranda para participar do congresso anual da Society for Cinema and Media Studies (SCMS), a ser realizado em Chicago, EUA, entre 22 e 26 de março de 2017. 2.1.54 – Processo 23112.000227/2017-40– OF DAC nº 10/2017 – Encaminha a solicitação afastamento para o exterior da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo para participar do congresso anual da Society for Cinema and Media Studies (SCMS), a ser realizado em Chicago, EUA, entre 22 e 26 de março de 2017. 2.1.55 – Processo 23112.004071/2015-12 – Encaminha Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Antonio Carlos Leme Junior – DAC, Professor Assistente, de 09/03/2015 à 09/03/2018. 2.1.56 – Processo 23112.000220/2017-28 – OF DEd nº 04/2017 – Encaminha solicitação de admissão do Prof. Dr. Marcelo Ferreira no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar do Departamento de Educação junto ao Grupo Horizonte, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Daniel Mill, pelo período de janeiro a dezembro de 2017. 2.1.57 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: IS 051 – Estudos em Narrativas Emergentes I; IS 052 – Estudos em Narrativas Emergentes II. 2.1.58 – Processo 23112.000140/2015-19 – OF PPGE nº 010/2017 – Encaminha o Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Ana Paula Luiz, Assistente em Administração – PPGE. De 19/08/2014 à 19/08/2017. 2.1.59 – Processo 23112.003922/2016-82 – Relatório de Atividade de Extensão: III Seminário de Grupos de Pesquisa do Curso de Pedagogia. Coordenação: Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente. 2.1.60 – OF nº 02/2017 – DCI – Encaminha os nomes dos professores para a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Ciência da Informação e Subárea: Organização e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação. Membros da Banca: Profª Paula Regina Dal’Evedove (UFSCar – Presidente) (CPF: 314.718.808-69); Profª Drª Zaira Regina Zafalon (CPF: 167.183.508-50) e Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (CPF: 864.065.408-59) como Membros Titulares (ATO CECH nº 009/2017). Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro (CPF: 221.297.678-00) e Prof. Dr. Sérgio Luís da Silva (CPF: 109.074.228-29) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 010/2017). 2.1.61 – OF nº 11/2017 – DAC – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada a contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Artes e Comunicação, Área: Imagem e Som, Sub-área: Hipermídia, em virtude de o Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade ter assumido a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. 2.1.62 – OF nº 13/2017 – DAC – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada a contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Artes e Comunicação, Área: Educação Musical, Sub-área: Direções de Conjuntos Musicais; Canto Coral; Métodos, Técnicas e Fundamentos da Educação Musical, Educação Musical: Prática e Ensino, Fundamentos de Arte-Educação, em virtude da renovação do afastamento para Pós-Doutorado da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 501ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da 501ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 13/12/2016. 2.3 – Apresentação do Plano de Trabalho da Gestão da Direção do CECH 2016 – 2020. As linhas gerais do Plano de Trabalho da Gestão da Direção foram apresentadas. Após esclarecimentos, foi informado que o documento será encaminhado na íntegra para os conselheiros e que dúvidas e sugestões poderão ser endereçados na próxima reunião ordinária do CoC-CECH. 2.4 – Homologação de Concurso Público 2.4.1 – Processo 23112. 004577/2016-02 – OF DFMC nº 45/2016 – Encaminha para homologação o Relatório do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Filosofia, sub-área Introdução à Filosofia, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Luiz Marcos da Silva Filho; 2º) Ricardo Crissiuma; 3º) Thomaz Massadi Kawauche; 4º) Mario Spezzapria; 5º) Eduardo Socha; 6º) Felipe dos Santos Durante; 7º) Pedro Fernandes Galé; 8º) Lilian Cantelle; 9º) Renata Romolo Brito; 10º) Paulo Eduardo Bodziak Junior. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4.2 – Processo 23112. 000085/2017-11 – Encaminha para homologação o Relatório do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Educação, sub-área: Educação Matemática, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Carolina Tamayo Osorio; 2º) Michela Tuchapesk da Silva; 3º) Maria Teresa Zampieri. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade 2.5 – Professor Titular. 2.5.1 – Processo 23112.004091/2016-66 – OF DCSo 066/2016 Encaminha para homologação o Relatório Final das Atividades da Comissão Especial de Avaliação do Processo de Progressão para a Classe E (Professor Titular) do Prof. Dr. Fernando Antônio Farias de Azevedo, do Departamento de Ciências Sociais. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5.2 – Processo 23112.004619/2016-05 – OF DTPP 071/2016 Encaminha para homologação o Relatório Final das Atividades da Comissão Especial de Avaliação do Processo de Progressão para a Classe E (Professor Titular) da Profª Drª Claudia Raimundo Reyes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5.3 – Processo 23112.004621/2016-76 – OF DTPP 072/2016 Encaminha para homologação o Relatório Final das Atividades da Comissão Especial de Avaliação do Processo de Progressão para a Classe E (Professor Titular) da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.6 – Reposição da representação dos Técnicos-Administrativos. A Técnica-Administrativa Adriana Maria Pessoa de Lima Souza solicitou que a indicação dos representantes técnicos-administrativos se desse em reunião coletiva dos representados a ser organizada, oportunamente, pelos atuais representantes. Nesta reunião os interessados deverão indicar interesse, sendo eleitos por aclamação do coletivo. Informa que manter-se-ão os atuais representantes, até que o processo seja concluído. A proposta foi aprovada por unanimidade. 2.7 – Indicação de Representante Titular e Suplente do CECH para compor a Comissão de Revisão da Pontuação de Avaliação de Desempenho dos pleiteantes para promoção à Classe E – Professor Titular da UFSCar. A presidência apresenta rapidamente a função da comissão, solicitando a manifestação de interesse. Não havendo membros presentes e considerando que a representação não precisa ser, necessariamente, de membros do CoC-CECH, foi deliberado que consultas fossem feitas nas diferentes unidades para identificar possíveis docentes efetivos, preferencialmente, Titulares, para compor a comissão. A indicação dos representantes deverá ser encaminhada à Direção do CECH até o dia 15 de fevereiro próximo. A proposta foi aprovada por unanimidade. 2.8 – Indicação de Representante Titular e Suplente do CECH para compor o Conselho de Pós-Graduação. A docente Maria do Socorro Sousa Braga, do DCSo, aceitou participar do Conselho como representante titular. Foi deliberado que consultas fossem feitas para os representantes do conselho não presentes, efetivos e suplentes, buscando identificar interesses na representação suplente. A Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira aponta que seria desejável que este representante fosse um membro que estivesse atuando em Programas de Pós-Graduação. Os membros presentes concordaram. O resultado desta consulta deverá ser encaminhada à Direção do CECH até o dia 15 de fevereiro próximo. A proposta foi aprovada por unanimidade. 2.8 – Quatro representantes docentes para o CoC Administrativo do CECH. A Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla, Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia, foi indicada como Representante no Conselho Administrativo do CoC-CECH. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. Foi decidido que uma consulta será encaminhada para identificação de interessados entre efetivos e suplentes que não estavam presentes na reunião. 2.9- Discussão sobre o Calendário de Reuniões do CoC-CECH. A presidência discorre sobre a necessidade de um cronograma anual das reuniões ordinárias do Colegiado do CECH. Após discussão geral, no qual foi examinado o calendário de reuniões dos órgãos superiores, foi deliberado que uma proposta de cronograma será elaborada pela Presidência do Conselho, considerando os seguintes critérios norteadores:1) As Reuniões deverão preferencialmente acontecer na mesma semana, ou na semana anterior, das reuniões previstas no calendário dos Conselhos Superiores (CONSUNI e CoAd); 2) Deverão ser indicadas preferencialmente nos dias identificados, por levantamento realizado durante a reunião, como tendo maior disponibilidade de participação dos membro do colegiado, a saber: segundas e quartas pela manhã e quartas a tarde; 3) O dia da semana deverá variar mês a mês, quando possível, para promover uma participação mais representativa; 4) Evitar as quartas à tarde quando a reunião for prevista na última semana do mês. A Direção deverá encaminhar esta proposta de calendário para apreciação e indicação de disponibilidade o mais breve possível. As datas não consensuais serão discutidas posteriormente. A proposta foi aprovada por unanimidade. 2.10 – Encaminhamentos das unidades sobre o banco de esforço docente. Uma parte representativa do conselho informou ter dificuldade em discutir o modelo de esforço docente por não entender alguns dos elementos ali contidos. Após discussão o colegiado deliberou que: 1) deveria ser Organizada uma reunião posterior, o mais rápido possível, entre Chefias, representantes das comissões de esforço docente interna à unidades e outros interessados. 2) Para esta reunião seria convidada a Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura, membro da Comissão do Esforço Docente, para que dúvidas pudessem ser sanadas no que concerne ao Modelo sugerido por esta Comissão; e, 3) disponibilizar aos membros, antes deste encontro, os documentos produzidos no CECH para esta reflexão, incluindo o documento de apresentação do Prof. Dr. Mauro Rocha Cortes, como solicitado em reunião anterior do conselho. A proposta foi apreciada pelos conselheiros e aprovada por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, lavrando a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis _______________________________

 

Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz __________

 

Prof. Dr. Antón Castro Míguez

 

Profª Drª Géssica Priscila Ramos

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza

 

Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga

 

Profª. Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes

 

Profª. Drª. Camila Carneiro Dias Rigolin

 

Profª. Drª. Fabiana Marini Braga

 

Profª. Drª. Rejane Cristina Rocha

 

Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbutto

 

Profª Drª Ana Carolina Simionato

 

Profª. Drª. Ana Carolina Soliva Soria

 

Profª. Drª. Heloisa Chalmers Sisla

 

Profª. Drª Monalisa Muniz Nascimento

 

Profª Drª Márcia Duarte Galvani

 

Profª Drª Carolina de Paula Machado

 

Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes A. de Oliveira

 

Profª. Drª. Lídia Maria Marson Postalli

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza

 

Profª. Drª. Carla Alexandra Ferreira

 

Profª. Drª. Isadora Valencise Gregolin

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza

 

André Luiz Nardim

 

Rogéria Aparecida Veronese

 

Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto