Ata 495 - 30/08/2016

ATA DA QUADRINGENTÉSIMA NONAGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 Ao trigésimo primeiro dia do mês de agosto do ano de dois mil e dezesseis, as quatorze horas, na Sala 10 da Pedagogia, teve início a Quadringentésima Nonagésima Quinta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Vice-Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Géssica Priscila Ramos (Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Monica Loyola Stival (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Jorge Leite Junior (Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove (Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Márcia Duarte Galvani (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Vice-Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), as servidoras Adriana Maria Pessoa de Lima Souza e Rogéria Aparecida Veronese (Representantes Técnico-Administrativos). Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, representando o Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira, Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Em reunião com a Pró-Reitoria de Administração (ProAd), ocorrida no dia 30 de agosto, foi informado que com relação à distribuição de verbas para o segundo semestre, haverá cortes de 50% na alínea custeio e 10% na alínea capital. A Profª Wanda solicita que as requisições sejam encaminhadas o mais rápido possível, para que se tenha maior efetividade do que está se solicitando. Prof. Titular. Há necessidade de os departamentos encaminharem o quanto antes à Direção o planejamento das bancas de professor titular que ocorrerão até o final do ano, pois pelo levantamento efetuado da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), há aproximadamente 41 professores, porém, há necessidade de termos um número mais preciso para não haver problemas com verbas. 1.1.2 – A Direção do Centro propôs o planejamento das Reuniões do Conselho do CECH para o segundo semestre de 2016. Será encaminhado aos Conselheiros o planejamento das reuniões do CoC-CECH, como segue abaixo:

 

Mês

Data

Horário

Dia da Semana

Local

Setembro

15

8:30h

Quinta-feira

Sala 10 da Pedagogia

Outubro

17

14h

Segunda-feira

Sala 10 da Pedagogia

Novembro

22

14h

Terça-feira

Sala 10 da Pedagogia

Dezembro

13

8:30h

Terça-feira

Sala 10 da Pedagogia

 

1.1.3 – Não será possível analisar o Projeto do Núcleo Local de Mestrado Profissional de Ensino de Filosofia nesta reunião, entregue hoje no final da manhã na secretaria do CECH pela Profª Drª Adriana Mattar Maamari, docente do Departamento de Metodologia de Ensino. O mesmo será avaliado na próxima reunião do CoC-CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes, Chefe do Departamento de Artes e Comunicação e representante titular do CECH no Conselho de Extensão, informa que com relação aos projetos de extensão serão lançados neste ano somente os editais de ACIEPE e projetos especiais que não envolvem recursos. Os editais de atividades serão lançados somente no próximo ano depois de realizada a distribuição dos recursos financeiros. 1.2.2 – O Prof. Dr. Nassim Chamel Elias, Chefe do Departamento de Psicologia e a Profª Drª Monica Loyola Stival, Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, demonstraram sua indignação com relação ao impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff, ocorrido neste momento. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.63, 2.1.64, 2.1.65, 2.1.66, 2.1.67, 2.1.68, 2.1.69, 2.1.70, 2.1.71 e 2.1.72 – Ad-referendum. No item 2.3 – Homologações de Concursos Públicos: 2.3.3 – Processo 23112.002467/2016-06 – OF DL nº 086/2016. No item 2.6 – Representante do CECH para compor a CoACEsp. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF 043/2016 – DEd – Encaminha resultado das Eleições à Chefia do Departamento de Educação, onde foram eleitos a Profª Drª Géssica Priscila Ramos como Chefe do Departamento (ATO CECH n° 049/2016) e o Prof. Dr Daniel Mill (ATO CECH n° 050/2016) como Vice-Chefe, para o período de julho/2016 a dezembro/2017. 2.1.2 – Encaminha o nome da Profª Drª Carolina de Paula Machado, para exercer a função de Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística (ATO CECH n° 051/2016) em virtude do afastamento para realização de Pós-Doutorado da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, e da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (ATO CECH n° 052/2016) para exercer a função de Vice-Coordenadora, até o final do biênio 2015–2017. 2.1.3 – OF 025/2016 – DS – Encaminha resultado das Eleições à Chefia do Departamento de Sociologia, onde foram eleitos o Prof. Dr. Jorge Leite Júnior (ATO CECH n° 053/2016) para exercer as funções de Chefe do Departamento e a Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira (ATO CECH n° 054/2016) para exercer as funções de Vice-Chefe, para o biênio 2016-2018. 2.1.4 – OF Circular nº 18/2016 – CCLEEsp – Encaminha resultado das Eleições à Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial, onde foram eleitas a Profª Drª Márcia Duarte Galvani (ATO CECH n° 055/2016) como Coordenadora e a Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves (ATO CECH n° 056/2016) como Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial, para o período de 01/08/2016 a 31/07/2018. 2.1.5 – Processo 23112.004235/2014-12 – Encaminha Relatório de Avaliação nº 3 referente ao estágio probatório e estabilidade do servidor Filipe de Carvalho Doranti – DAC – Técnico de Laboratório Audiovisual, de 27/10/2014 a 27/10/2017. 2.1.6 – Processo 23112.002677/2016-96 – OF 027/2016 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, para participação no “III ISA Forum of Sociology”, em Viena, Áustria, durante o período de 08 a 16/07/2016. 2.1.7 – Processo 23112.000561/2016-12 – OF DL 052/2016 – Encaminha o relatório do afastamento integral no país da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, que usufruiu Licença Capacitação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, durante o período de 11/04 a 10/05/2016. 2.1.8 – Processo 23112.001431/2013-54 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de especialização em Gestão Escolar - 2013-2014. Coordenação: Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti – DEd. 2.1.9 – Processo 23112.002387/2016-42 – Proposta de Atividade de Extensão: Fomento ao Cooperativismo Social em São Carlos e Região - PROEXT 2016. Coordenação. Profª Drª Isabela Aparecida de Oliveira Lussi – DTO. 2.1.10 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: PPG CI 001 – Gestão da Informação; PPG CI 002 – Filosofia da Linguagem e Ciência da Informação; PPG CI 003 – Pesquisa e Docência em Ciência da Informação; PPG CI 004 – Epistemologia em Ciência da Informação; PPG CI 005 – Representação e Metadados em Ambientes Digitais; PPG CI 006 – Modelagem Conceitual para Recursos Informacionais Digitais: Reflexões para a Ciência da Informação; PPG CI 007 – Formas de Representação da Informação: do Catálogo aos Repositórios Digitais. Com início da validade para o 1º período letivo de 2017: PPG CI 008 – Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação; PPG CI 009 – Gestão de processos e pessoas por competências; PPG CI 010 – Acesso, Uso e Usuários da Informação; PPG CI 011 – Seminários de Dissertação; PPG CI 012 – Tecnologias Semânticas; PPG CI 013 – Representação Temática em Contextos Informacionais Contemporâneos. 2.1.11 – Processo 23112.002771/2016-45 – OF nº 137/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para participar do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia do Trabalho, em Buenos Aires, durante o período de 02 a 06/08/2016. 2.1.12 – Processo 23112.002772/2016-90 – OF nº 138/2016 – DPsi Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Maria Amélia Almeida como Professora Sênior no Departamento de Psicologia. 2.1.13 – Processo 23112.001520/2012-10 – OF nº 139/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento integral para capacitação da servidora Silvana Lopes dos Santos para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, durante o período de 01/08 a 29/08/2016. 2.1.14 – OF DME nº 043/16 Encaminha os nomes dos professores para composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino, área: Ensino e Aprendizagem de Línguas, subárea: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Edital 88/2016. Membros da Banca: Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Presidente – UFSCar) (CPF: 081.990.648-46); Profª Drª Joceli Catarina Stassi Sé (CPF: 283.889.628-84) e Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia (CPF: 218.098.408-13) como Membros Titulares (ATO CECH nº 057/2016). Membros Suplentes: Profª Drª Ducilmeire Aparecida Volante Zanon (CPF: 122.198.928-67), Profª Drª Juliana Rink (CPF: 216.315.848-98) e Profª Drª Denise de Freitas (CPF: 034.183.908-62) (ATO CECH nº 058/2016). 2.1.15 – Processo nº 23112.001812/2016-86 – OF 029/2016 – DS – Encaminha Relatório do afastamento do país da Profª Drª Priscila Martins Medeiros, da participação no II Congresso de La Asociación de Sociologia/Pré-ALAS – Las Ciencias Sociales em America Latina y El Caribe Hoy: Perspectivas, debates y agendas de investigacions. Universidad Nacional de Villa Maria, Córdoba – Argentina, de 5 a 8 de junho de 2016. 2.1.16 – OF. DL nº 059/16 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para provimento de 02 (duas) vagas, 40 horas semanais, Professor Substituto, área Linguística e Língua Portuguesa, subárea Linguagem e Discurso. 2.1.17 – Processo nº 23112.002555/2016-08 DiDP/ProGPe – Solicitação de remoção da servidora Sylvia Iasulaitis por Ordem Judicial da Universidade Federal de Goiás para a UFSCar, Departamento de Ciências Sociais. 2.1.18 – OF DL nº 060/2016 – Comunica a prorrogação do mandato do Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito, Chefe do Departamento de Letras e Prof. Dr. Antón Castro Miguez, Vice-chefe, para até 31/08/2016 (ATOS CECH n º 059 e 060/2016). 2.1.19 – Processo nº 23112.002816/2016-81 – OF DTPP nº 038/16 – Encaminha a Inscrição de Fabiana Giovani no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar, sob a supervisão da Profa. Dra. Claúdia Raimundo Reyes. 2.1.20 – Processo nº 23112.004269/2015-98 – Solicitação de admissão como Docente Voluntária da Profa. Dra. Gláucia Regina Gomes de Carvalho, doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Silvia Cintra Martins do Departamento de Letras (UFSCar), nos termos da Resolução ConsUni nº 791 de 05/12/2014, durante o período de agosto de 2014 a outubro de 2016. 2.1.21 – OF PPGL nº 06/2016 – Solicita nomeação do novo coordenador do PPGL, Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas a partir de 01/07/2016 a 01/08/2018. (ATO CECH nº 061/2016). 2.1.22 – Processo n º 23112.002953/2016-16 – OF DME nº 46/2016 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, no período de 03 a 08/09/2016, para participar de banca de defesa de Doutorado na Universidad de Valladolid e de reunião com Grupo de Pesquisa Sociedad de la Información, no âmbito do convênio existente entre a UFSCar e a Universidad de Valladolid, Espanha. 2.1.23 – Processo nº 23112.001426/2015-11 - Encaminha Avaliação de Desempenho nº 3 referente ao estágio probatório do servidor Raphael Augusto dos Santos, lotado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. 2.1.24 – OF DL nº 069/16 Encaminha os nomes dos professores para composição da Comissão Julgadora do Concurso Público (Edital nº 065/16) para provimento de 01 (uma) vaga de Professor do Magistério Superior, Classe Professor Adjunto, Quadro Permanente do Departamento de Letras, Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Linguagem e Discurso. Membros da Banca: Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente – UFSCar) (CPF: 049.722.128-45); Prof. Dr. José Luís Fiorin (USP-SP) (CPF: 302.032.528-53) e Profª Drª Vera Lúcia Rodela Abriata (UNIFRAN) (CPF: 005.714.448-65) como Membros Titulares (ATO CECH nº 062/2016). Membros Suplentes: Profª Drª Soeli Maria Schereiber da Silva (UFSCar) (CPF: 145.479.368-62), Prof. Dr. João Marcos Mateus Kogawa (UNIFESP) (CPF: 327.411.958-03) e Profª Drª Renata Marchezan (UNESP-Araraquara) (CPF: 020.502.878-01) (ATO CECH nº 063/2016). 2.1.25 – OF DL nº 070/16 Encaminha os nomes dos professores para composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 103/16) para provimento de 02 (duas) vagas, de Professor Substituto, 40 horas semanais, Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Linguagem e Discurso. Membros da Banca: Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Presidente – UFSCar) (CPF: 886.106.914-20); Prof. Dr. Carlos Feliz Piovezani Filho (UFSCar) (CPF: 554.742.501-00) e Profª Drª Carolina de Paula Machado (UFSCar) (CPF: 287.994.738-36) como Membros Titulares (ATO CECH nº 064/2016). Membros Suplentes: Profª Drª Marília Blundi Onofre (UFSCar) (CPF: 058.887.828-66), Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (UFSCar) (CPF: 063.002.258-52) (ATO CECH nº 065/2016). 2.1.26 – Processo 23112.002972/2016-42 – OF 032/2016 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país, do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, para participar da 3º missão de trabalho Conicet Labor/FAPESP, na Associación Latinoamericana de Estudios del Trabajo, em Buenos Aires, Argentina, durante o período de 01 a 08/08/2016. 2.1.27 – OF PPGL nº 07/2016 – Informa o resultado das eleições para o preenchimento do Cargo de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística. O Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde, foi eleito como Vice-Coordenador do Programa, durante o período de 01/08/2016 a 01/02/2018. (ATO CECH nº 066/2016). 2.1.28 – Processo 23112.002878/2016-93 – OF DL 068/2016 – Encaminha Minuta de Acordo Geral de Cooperação Acadêmica e Científica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Nacional de Misiones, Argentina. 2.1.29 – Processo 23112.001784/2016-05 – OF DME 47/2016 – Encaminha solicitação de cancelamento do afastamento da Profª Drª Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, no período de 01/08/2016 à 31/07/2017, para realização de Pós-Doutorado junto ao Centro de Pesquisa Universitária sobre Formação e Profissão Docente (CRIFPE) na Universidade de Montreal, Canadá, sob a supervisão da Profª Cecília Maria Ferreira Borges. 2.1.30 – Fichas de Caracterização de disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Estudos da Oralidade, Leitura e Produção de Texto: escrita acadêmica II, Leitura e Produção de Texto: escrita acadêmica III, Línguas em Uso: variação e mudanças linguísticas, Morfossintaxe: Língua Portuguesa. Com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Leitura e Produção de Texto: escrita acadêmica I. 2.1.31 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: PPG Psi 79 – Pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia I. 2.1.32 – OF DL nº 074/16 Encaminha a nova composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 103/16) para provimento de 02 (duas) vagas, de Professor Substituto, 40 horas semanais, Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Linguagem e Discurso. Membros da Banca: Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Presidente – UFSCar) (CPF: 886.106.914-20); Profª Drª Carolina de Paula Machado (CPF: 287.994.738-36) e Profª Drª Marília Blundi Onofre (CPF: 058.887.828-66) como Membros Titulares (ATO CECH nº 067/2016). Membros Suplentes: Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins (CPF: 519.292.528-20) e Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde (CPF: 884.264.249-53) (ATO CECH nº 068/2016). Cancelando assim o ATO CECH nº 064/2016 e o ATO CECH nº 065/2016. 2.1.33 – OF DL nº 075/16 Encaminha a nova composição da Comissão Julgadora do Concurso Público (Edital Nº 065/16) para provimento de 01 (uma) vaga de Professor do Magistério Superior, Classe Professor Adjunto, Quadro Permanente do Departamento de Letras, Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Linguagem e Discurso. Membros da Banca: Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente – UFSCar) (CPF: 049.722.128-45); Profª Drª Vera Lúcia Rodela Abriata (UNIFRAN) (CPF: 005.714.448-65) e Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves (UFPR) (CPF: 032.356.909-99) como Membros Titulares (ATO CECH nº 069/2016). Profª Drª Soeli Maria Schereiber da Silva (UFSCar) (CPF: 145.479.368-62), Profª Drª Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP) (CPF: 077.113.728-17) e Profª Drª Flávia Silvia Machado (USP) (CPF: 218.922.348-23) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 070/2016). Cancelando assim o ATO CECH nº 062/2016 e o ATO CECH nº 063/2016. 2.1.34 – Processo 23112.003106/2016-79 – OF nº 149/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, para participar e presentar trabalho na 8th Conference of the European Association for Behaviour Analysis e visita técnica na Kore University, Enna, Itália, durante o período de 29/08 a 03/10/2016. 2.1.35 – Processo 23112.003109/2016-11 – OF nº 150/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli, para participar e presentar trabalho na 8th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, na Kore University, Enna, Itália, durante o período de 11 a 20/09/2016. 2.1.36 – Processo 23112.003930/2012-03 – OF DTPP 039/2016 – Encaminha solicitação de prorrogação da adesão ao Programa de Professor Sênior da Profª Drª Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi para atuar como Professora Voluntária, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.1.37 – Processo 23112.003107/2016-13 – OF DAC nº 060/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país para usufruir a segunda parcela da Licença Capacitação da Profª Drª Alessandra Meleiro, para realizar intercâmbio na instituição Aarhus University, “School of Communication and Culture”, Aarhus Dinamarca, durante o período de 06/09 a 06/10/2016. 2.1.38 – OF DME 49/2016 – Encaminha solicitação de não prorrogação do Contrato da Professora Substituta Ana Paula de Lima, contratada para substituir a Profª Joceli Catarina Stassi Sé durante a Licença Maternidade, devido que as disciplinas que estavam sob a responsabilidade da Profª Ana Paula serão finalizadas pela Profª Joceli. 2.1.39 – Processo 23112.000742/2013-04 Relatório da Atividade de Extensão: Aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa - CELPE-Bras. Coordenação: Prof. Dr. Nelson Viana – DL. 2.1.40 – Processo 23112.002770/2015-10 – OF DCSo nº 030/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, que participou do XI Seminário Internacional Procoas Comité de Procesos Cooperativos y Asociativos Asociación de Universidades Grupo Montevideo e Reunião Anual do Comitê Acadêmico Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) em Montevidéo, Uruguai, no período de 07 a 11/10/2015. 2.1.41 – Processo 3112.002369/2016-61 – OF 65/2016 – DAC – Encaminha solicitação para realização de estágio de Pós-Doutorado do Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk Gallo, docente da Universidade Anhembi Morumbi, junto ao Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, no qual desenvolverá o projeto: “Narrativas geolocativas, design de mídias e a gamificação de aplicativos como metodologia transmídia: a cidade como palco interdisciplinar para trocas simbióticas entre narrativa, tecnologia e o imaginário popular”, sob a supervisão do Prof. Dr. João Carlos Massarolo, pelo período de um ano. 2.1.42 – Processo 23112.003099/2016-13 – OF DCSo nº 029/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lidiane Soares Rodrigues, para participar do II Colóquio Argentino de Estudios sobre el Libroo y la Edición, em Córdoba, Argentina e realizar pesquisa bibliográfica na Universidade de Buenos Aires, em Buenos Aires, Argentina, durante o período de 20 a 29/09/2016. 2.1.43 – Processo 23112.003075/2016-56 – OF DCSo nº 028/2016 – Encaminha solicitação de credenciamento da mestranda Magdalena Martinez como Pesquisadora Visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Departamento de Ciências Sociais, no período de 21 de julho a 05 de dezembro de 2016, sob a supervisão da Profª Drª Anna Catarina Morawska Vianna. 2.1.44 – OF PPGLit nº 14/2016 – Encaminha deliberação do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, onde a Profª Drª Carla Alexandra Ferreira foi nomeada como Vice-Coordenadora do Programa (ATO CECH n° 073/2016) para o restante do triênio vigente, cujo período é de 14 de maio de 2015 a 13 de maio de 2018. 2.1.45 – Processo 23112.000959/2014-97 – OF DTPP 043/2016 – Encaminha o Relatório e Memorial de Pesquisa de Pós-Doutorado da Profª Drª Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, sob a supervisão da Profª Drª Maria Aparecida Mello. 2.1.46 – OF DFMC nº 027/2016 Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de 01 (uma) vaga de Professor do Magistério Superior, Classe Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Área de Filosofia, sub-área: Filosofia da Psicanálise. Membros da Banca: Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto (Presidente – UFSCar) (CPF: 125.270.708-84); Prof. Dr. José Francisco Miguel Henriques Bairrão (USP) (CPF: 055.281.138-65); Prof. Dr. Eduardo Brandão (USP) (CPF: 091.573.578-46); Profª Drª Maria Adriana Camargo Cappello (UFPR) (CPF: 914.159.937-34) e Profª Drª Georgina Carolina Oliveira Faneco Maniakas (UFSCar) (CPF: 067.736.688-40) como Membros Titulares (ATO CECH n° 074/2016). Prof. Dr. Daniel Omar Perez (UNICAMP) (CPF: 212.513.308-35); Profª Drª Léa Silveira (UFLA) (CPF: 735.411.923-72); Prof. Dr. Vilmar Debona (UFRRJ) (CPF: 341.282.968-48); Profª Drª Mônica Loyola Stival (UFSCar) (CPF: 029.536.619-21) e Profª Drª Marisa da Silva Lopes (UFSCar) (CPF: 074.602.148-84) como Membros Suplentes (ATO CECH n° 075/2016). 2.1.47 – Processo 23112.003221/2016-43 – OF DCSo nº 034/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello, para participar da Conferência Fifty Years of Amazonianist Anthropology em Cambridge, Inglaterra e visita ao University College os London, durante o período de 15 a 24/09/2016. 2.1.48 – Processo 23112.002504/2016-78 – OF 034/2016 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, que participou do evento acadêmico “III ISA Forum of Sociology”, em Viena, Áustria, durante o período de 10 a 14/07/2016. 2.1.49 – Processo 23112.002177/2016-54 – OF 035/2016 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Aline Suelen Pires, que participou do evento acadêmico “Third ISA Forum os Sociology”, Viena, Áustria, durante o período de 07 a 15/07/2016. 2.1.50 – OF n° 37/2016 CCIS – Indicação do Coordenador do Curso de Imagem e Som, Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade, do Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade, do Pedro Dolosic Cordebello e da Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes, lotados no Departamento de Artes e Comunicação, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora técnico-administrativo Ana Lúcia Bafuni Kuba, lotada na Coordenação do Curso de Imagem e Som, do Departamento de Artes e Comunicação.(ATO CECH nº 076/2016). 2.1.51 – Processo 23112.004432/2013-51 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Ana Lúcia Bafuni Kuba – CCArt, Assistente em Administração, de 31/10/2013 a 31/10/2016. 2.1.52 – Processo 23112.002297/2016-51 – OF DCSo nº 038/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga, que participou do 8º Congresso Internacional CEISAL 2016, e apresentou trabalho em Salamanca, Espanha, durante o período de 27/06 a 03/07/2016. 2.1.53 – OF s/nº DAC – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Flávia Cesarino Costa, para realizar pesquisas ligadas ao projeto "Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method", no Rio de Janeiro, RJ, durante o período de 26/09/2016 a 08/10/2016. 2.1.54 – Fichas de Caracterização de disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Estudo do significado; Introdução à linguística das línguas orais e sinalizadas; Leitura e produção de texto: escrita acadêmica IV; Libras V; Linguagem e aspectos segmentais e suprassegmentais da fala; Português como segunda língua para surdos; TCC I; Tradução e interpretação na esfera educacional III; Tradução e interpretação II. Com início da validade para o 2º período letivo de 2017: Desenvolvimento, aprendizagem e processos educacionais; Estágio supervisionado I; Gêneros textuais e Libras; Libras VI; Tradução e interpretação em eventos científicos; TCC II. Com início da validade para o 1º período letivo de 2018: Estágio supervisionado II; Ética profissional; Libras VII; Outras línguas de sinais; Tradução e interpretação na esfera da saúde; TCC III. Com início da validade para o 2º período letivo de 2018: Estágio supervisionado III; Literatura em libras; Multiculturalismo e surdez; Surdez e visualidade; Tradução e interpretação nas esferas legal e governamental. 2.1.55 – Processo 23112.003313/2016-23 – OF DME 056/2016 – Encaminha solicitação para realização de admissão no Programa de Pós-Doutorado da Profª Drª Myrna Friederichs Landim de Souza, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, sob a supervisão da Profª Drª Denise de Freitas, pelo período de um ano, a partir de agosto de 2016. 2.1.56 – OF DME 057/2016 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Educação, subárea: Ensino de Educação Física, para o Departamento de Metodologia de Ensino, em virtude do afastamento para Pós-Doutorado da Profª Drª Dijnane Fernanda Vedovatto Iza. 2.1.57 – Processo 23112.001784/2016-05 – OF DME 59/2016 – Encaminha alteração no período do afastamento da Profª Drª Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, que estava previsto para início em 01/08/2016, devendo ser alterado para 01/11/2016 à 31/07/2017, para realização de Pós-Doutorado junto ao Centro de Pesquisa Universitária sobre Formação e Profissão Docente (CRIFPE) na Universidade de Montreal, Canadá, sob a supervisão da Profª Cecília Maria Ferreira Borges. 2.1.58 – Processo 23112.004071/2015-12 – Encaminha Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Antonio Carlos Leme Junior – DAC, Professor Assistente, de 09/03/2015 à 09/03/2018. 2.1.59 – Processo 23112.001067/2007-38 – Relatório do Programa de Extensão: Programa de Educação Superior UAB-UFSCar (Universidade Aberta do Brasil). Coordenação: Profª Drª Denise de Paula Martins de Abreu e Lima – GR. 2.1.60 – Processo 23112.003191/2006-11 – Relatório do Programa de Extensão: Comunicação Audiovisual e a Extensão Universitária. Coordenação: Mariana Rodrigues Pezzo – CCS. 2.1.61 – Ofício PPGPOL n° 041/2015 – Encaminha a nomeação para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. O Prof. Dr. Pedro Floriano Ribeiro foi eleito o novo Coordenador (ATO CECH nº 077/2016) e a Profª Drª Simone Diniz como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (ATO CECH nº 078/2016), pelo período de dois anos, a partir de 26/09/2016. 2.1.62 – Processo 23112.004576/2013-15 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as relações étnico-raciais. Coordenação: Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues – DTPP. 2.1.63 – Ficha de Caracterização de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: PPG Psi 85 – Pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia II. 2.1.64 – OF PPGPE 08/2016 – Informa a indicação da Profª Drª Renata Prenstteter Gama, do Departamento de Metodologia de Ensino, (ATO CECH nº 079/2016) para exercer as funções de Vice-Coordenadora “pró-tempore” do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. 2.1.65 – Processo 23112.002058/2015-11 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza – Professora Adjunto – DTPP/CECH. 2.1.66 – Processo 23112.004301/2015-35 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ana Cristina Juvenal da Cruz – Professora Adjunto – DTPP/CECH. 2.1.67 – Processo 23112.003703/2014-31 – OF DTPP 045/2016 – Encaminha solicitação de prorrogação da adesão da Profª Drª Emília Freitas de Lima como Professora Sênior no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.1.68 – Processo 23112.002318/2012-13 – OF DTPP 046/2016 – Encaminha solicitação de prorrogação da adesão da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva como Professora Sênior no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.1.69 – Processo 23112.001543/2015-77 – OF DFMC nº 28/2016 – Encaminha o relatório final do afastamento no país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, para estágio Pós-Doutoral, durante o período de 16/04 a 30/06/2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 2.1.70 – OF DL nº 085/2016 – Encaminha o resultado das eleições para à Chefia do Departamento de Letras, onde foram eleitos o Prof. Dr. Antón Castro Miguez (ATO CECH nº 080/2016) como Chefe do Departamento e o Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (ATO CECH nº 081/2016) como Vice-Chefe, pelo período de dois anos, a partir de 01 de setembro de 2016. 2.1.71 – Processo 23112.003406/2016-58 – OF DL nº 088/2016 – Encaminha documentação referente à admissão ao Programa de Pós-Doutorado do Prof. Dr. João Marcos Mateus Kogawa, junto ao Departamento de Letras, sob a coordenação da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, durante o período de julho de 2016 a junho de 2018. 2.1.72 – Processo 23112.003048/2015-01 – OF DL nº 089/2016 – Encaminha proposta de renovação do vínculo ao Programa de Pós-Doutorado do Prof. Dr. Júlio Cezar Bastoni da Silva, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Tânia Pellegrini, até 31/07/2017. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 494ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da 494ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 01/07/2016. 2.3 – Homologação de Concursos Públicos: 2.3.1 – Processo 23112.002527/2016-82 – OF DME 050/2016 Encaminha para homologação o Relatório do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, área de Ensino e Aprendizagem de Línguas, subárea: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º) Marília Curado Valsechi; 2º) Lígia Mara Boin Menossi de Araujo; 3º) Rosemary Conceição dos Santos. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.2 – Processo 23112.002584/2016-61 – OF DFMC nº 29/2016 Encaminha para homologação o Relatório do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Quadro Permanente do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Área de Filosofia, Sub-área Filosofia da Psicanálise. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Janaina Namba; 2º) Gleisson Roberto Schmidt; 3º) Fernanda Silveira Corrêa. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.3 – Processo 23112.002467/2016-06 – OF DL nº 086/2016 Encaminha para homologação o Relatório do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Quadro Permanente do Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea Linguagem e Discurso. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Lucas Vinicio de Carvalho Maciel; 2º) Luciane de Paula. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Aprovação do Projeto de Reserva Técnica Institucional/FAPESP. O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Vice-Diretor do CECH, comunicou que temos que organizar o Projeto de Reserva Técnica, o qual deverá ser encaminhado para a FAPESP até novembro/2016 e, se aprovado, os bens deverão ser adquiridos no próximo ano. Explicou que para o ano de 2017 o CECH terá disponível R$ 12.811,93 para ser gasto com equipamentos que ficarão locados nos espaços coletivos do CECH: Auditório do CECH: 03 Microfones “pescoço de ganso”, 01 Projetor, 01 Combo Imagem/Som para Skype, 01 Microfone de Superfície e 02 Microfones com fio. Auditório da UEIM: 01 Laptop, 01 Microfone de Superfície, 01 Amplificador de 200 watts, 02 Caixas de som, 01 Rack, 01 Combo Imagem/Som para Skype. Teatro de Bolso do DAC: 02 Microfones “pescoço de ganso”. O Prof. Arthur Autran esclarece que fez o levantamento destes equipamentos juntamente com os servidores Fernando Arriello Molan, Técnico em Informática do CECH, e Pedro Dolosic Cordebello, Técnico em Audiovisual do DAC, aproveitando para agradecê-los pelo apoio. Solicita também que os departamentos que farão as compras neste processo sigam ao máximo as regras solicitadas pela FAPESP e que se informem de tais regras junto ao PAPq, vinculado à ProPQ. O PAPq é um escritório de apoio à pesquisa da UFSCar que oferece apoio aos pesquisadores da Universidade nos aspectos administrativos de projetos de pesquisa de grande porte. Dentre outras atividades, a equipe do PAPq atua desde a contratação do projeto, em processos de compra, na preparação de documentos para importação de equipamentos, até a incorporação do material permanente adquirido ao patrimônio da Universidade e a prestação de contas do projeto. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Comissão Eleitoral CECH. O Prof. Athur Autran informou que a eleição para a nova Diretoria do CECH deverá ocorrer ao longo do segundo semestre. Há necessidade da definição dos membros que comporão a comissão eleitoral. Consultando os conselheiros, a Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente, Coordenadora do Curso de Pedagogia, aceitou em fazer parte da comissão, como membro. A Profª Drª Débora de Hollanda Souza, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ficou de consultar a Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, verificando a possibilidade de a mesma ser a Presidente da Comissão Eleitoral. Com relação aos representantes Técnico-Administrativos, as servidoras Adriana Maria Pessoa de Lima Souza e Rogéria Aparecida Veronese foram indicadas pelos conselheiros, respectivamente, como representantes Titular e Suplente, más será feita uma consulta com os demais representantes Técnico-Administrativos para verificar se há interesse em participar na referida comissão. Como não há nenhum representante discente presente na reunião, a secretaria executiva do CECH entrará em contato com os mesmos para verificar a possibilidade de participação na referida comissão. 2.6 – Representante do CECH para compor a CoACEsp (Comissão de Avaliação de Cursos de Especialização). A Pró-Reitoria de Extensão (ProEX) solicita a escolha de dois representantes, um titular e um suplente, para compor a Comissão de Avaliação de Cursos de Especialização (CoACEsp). A preferência por docentes que já tenham oferecido cursos de especialização e que, no momento, não estejam pleiteando novo curso. A Direção irá consultar os docentes do CECH para verificar a possibilidade da indicação na próxima reunião do Conselho do CECH de um representante titular e um suplente para compor a CoACEsp. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito _____________________________________

 

Prof. Dr. Antón Castro Míguez _________________________________________

 

Profª Drª Géssica Priscila Ramos _______________________________________

 

Prof. Dr. Nassim Chamel Elias _________________________________________

 

Profª Drª Monica Loyola Stival _________________________________________

 

Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner _____________________________________

 

Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes ______________________________

 

Prof. Dr. Jorge Leite Junior ____________________________________________

 

Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes ___________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade __________________________________

 

Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove ____________________________________

 

Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente _______________________________

 

Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento ___________________________________

 

Profª Drª Márcia Duarte Galvani ________________________________________

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza __________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli ____________________________________

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza ____________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral ___________________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ___________________________________

 

Rogéria Aparecida Veronese __________________________________________