Ata 484 - 29/09/2015


ATA DA QUADRINGENTÉSIMA OCTOGÉSIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao vigésimo nono dia do mês de setembro do ano de dois mil e quinze, as oito horas e trinta minutos, no Auditório da UEIM, teve início a Quadringentésima Octogésima Quarta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Vice-Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Anete Abramowicz (Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro (Coordenador do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Prof. Dr. Renato Miguel Basso (Vice-Coordenador do Curso de Letras); Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Isamara Alves Carvalho (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Prof. Dr. Carlos Félix Piovezani Filho (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); Aron Affonso Volante e Victor Hugo da Silva (Representantes Discentes da Graduação); Amanda dos Santos Carneiro e Henrique Mesquita Pompermaier (Representantes Discentes da Pós-Graduação). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Informe financeiro. Na reunião da ProAd realizada na data de ontem, fomos informados que vão ser devolvidas nesta semana algumas requisições de compras de algumas unidades que não deram andamento no sistema. São 78 (setenta e oito) itens que, consequentemente, não serão adquiridos. As requisições serão devolvidas às unidades, pois assim os recursos existentes poderão ser usados num curto período através de duas atas de preços: uma para mobiliário e outra computadores. Tudo deverá ser executado pelo sistema SAGUI em somente em três ou quatro dias. A verba não poderá ser utilizada em 2016. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não Houve. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.54, 2.1.55 e 2.1.56. – Ad-referendum. No item 2.3 – Homologações de Concursos Públicos: Processo 23112.002842/2015-29 – OF DME 79/2015. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. Foi solicitada também pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a antecipação do ponto de pauta 2.4 – Homologação do Edital do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto do quadro permanente, na área de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, pois a Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa) está comprometida com a aplicação do Prolibras no final da manhã. Consultados os demais conselheiros, foi aprovada a referida antecipação de pauta. 2. ORDEM DO DIA: 2.1– Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.001546/2015-19 – OF DCSo n° 034/2015 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, que participou do Congresso Internacional: Élites y Liderazgo en Tiempos de Cambio, na Universidade de Salamanca, Espanha, no período de 06 a 14/06/2015. 2.1.2 – OF DFMC 31/2015 – Encaminha providências para abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Área: Filosofia, sub-área: História da Filosofia Moderna e Contemporânea, devido à exoneração do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira. 2.1.3 – Processo 23112.002639/2015-52 – OF DME n° 73/2015 – Encaminha solicitação de afastamento integral no país da Profª Drª Daniela Dotto Machado, para desenvolvimento de Pós-Doutorado, no período de 01/03/2016 à 28/02/2017, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, sob a supervisão da Profª Drª Cláudia Ribeiro Bellochio. 2.1.4 – OF DCSo n° 033/2015 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, no período de 31/08 a 11/09/2015, para participar de um mini curso na Universidade Federal do Vale do São Francisco, na Universidade Federal do Vale de São Francisco, em Petrolina, Pernambuco. 2.1.5 – Processo 23112.002628/2015-72 – OF n° 105/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar da 45th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neuroscience 2015, em Chicago, EUA, no período de 14 a 24/10/2015. 2.1.6 – Processo 23112.002630/2015-72 – OF n° 106/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Amanda Ribeiro de Oliveira, para participar da 45th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neuroscience 2015, em Chicago, EUA, no período de 15 a 23/10/2015. 2.1.7 – Processo 23112.002649/2015-98 – OF n° 107/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, para participar da Reunião Bianual da Cognitive Development Society, em Ohio, EUA, no período de 06 a 12/10/2015. 2.1.8 – Processo 23112.002647/2015-07 – OF n° 108/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento parcial no país do Prof. Marcus Vinícius Batista Nascimento, para cursar Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Monte Alegre, São Paulo, durante o período de 05/06 a 18/12/2015, às sextas-feiras. 2.1.9 – Processo 23112.002648/2015-43 – OF n° 109/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento parcial no país da Profª Diléia Aparecida Martins Briega, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, durante o período de 17/08 a 11/12/2015, às segundas feiras (período integral) e quintas-feiras (período da manhã). 2.1.10 – Processo 23112.002785/2014-05 – OF n° 110/2015 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, que participou na 44th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neuroscience 2014, em Washington DC, EUA, no período de 15 a 19/11/2014. 2.1.11 – Processo 23112.001520/2012-10 – OF nº 113/2015 – DPsi – Encaminha o Relatório de Atividades de afastamento parcial para capacitação da servidora Silvana Lopes dos Santos para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, referente ao período de 02/02 a 31/07/2015. Encaminha também a renovação da solicitação de afastamento parcial para realizar o Doutorado durante o período de 17/08 a 31/12/2015, de terças e quartas-feiras (manhã) e quintas e sextas-feiras (tarde), totalizando 16 horas semanais ou conforme a demanda e necessidade do setor. 2.1.12 – Processo 23112.002650/2015-12 – OF nº 114/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de institucionalização da Drª Giovana Escobal Mucholin como Pesquisadora Visitante junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de dois anos a partir de 01/11/2015, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 2.1.13 – Processo 23112.004421/2013-71 – Relatório da Atividade de Extensão: Avaliação de Livros Didáticos de Filosofia para o PNLD 2015 - Ensino Médio. Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni – DFMC. 2.1.14 – Processo 23112.003102/2014-29 – Relatório da Atividade de Extensão: Encontros e Seminários no PIBID-UFSCar (Prodocência). Coordenação: Profª Drª Maria do Carmo de Souza – DME. 2.1.15 – Processo 23112.002562/2015-11 – Proposta da Atividade de Extensão: IV Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: Reflexões essenciais. Coordenação: Profª Drª Rosemeire de Araujo Rangni – DPsi. 2.1.16 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.132-8 – Filosofia da Educação II; 17.134-4 – História da Educação. 2.1.17 – Processo 23112.001082/2014-51 – OF DCSo nº 038/2015 – Encaminha o relatório do afastamento no país do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello, que realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, no período de 01/08/2014 a 28/02/2015. 2.1.18 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 2º período letivo de 2015: PPG EDU 080 – Estado, Sociedade e Educação. 2.1.19 – Processo 23112.002770/2015-10 – OF DCSo nº 039/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, para participar do XI Seminário Internacional Procoas Comité de Procesos Cooperativos y Asociativos Asociación de Universidades Grupo Montevideo e Reunião Anual do Comitê Acadêmico Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) em Montevidéo, Uruguai, no período de 07 a 11/10/2015. 2.1.20 – OF DTPP 044/2015 – Encaminha alteração na composição da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para o preenchimento de uma vaga para Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, Área Educação, Sub-área História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino; Metodologia e Prática de Ensino em História e Geografia, para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membros da Banca: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (Presidente – DTPP/CECH/UFSCar) (CPF: 028.454.888-07); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (DTPP/CECH/UFSCar) (CPF: 034.825.528-43); Profª Drª Claudete de Sousa Nogueira (Departamento de Didática/FCL/UNESP/Araraquara) (CPF: 084.262.698-00); Profª Drª Ernesta Zamboni (UNICAMP) (CPF: 050.712.408-15) e Prof. Dr. Rafael Straforini (Instituto de Geociências/Departamento de Geografia/UNICAMP) (CPF: 130.222.348-80) como Membros Titulares (ATO CECH nº 122/2015). Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla (DTPP/CECH/UFSCar) (CPF: 039.755.278-54); Profª Drª Márcia Regina Onofre (DTPP/CECH/UFSCar) (CPF: 164.037.728-05); Prof. Dr. Enéas Rente Ferreira (Departamento de Geografia/UNESP) (CPF: 980.950.138-20) e Profª Drª Maria Regina Guarnieri (Departamento de Didática/FCL/UNESP/Araraquara) (CPF: 031.912.428-21) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 123/2015). Cancelando assim o ATO CECH nº 112/2015 e o ATO CECH nº 113/2015. 2.1.21 – Convênio de co-tutela de doutorado da aluna Joyce Cristina dos Santos Aguiar, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal, e a Universidade Federal de São Carlos, durante o período de 10/08/2015 a 30/06/2016, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Joan Barham, do Departamento de Psicologia da UFSCar. 2.1.22 – OF DME 74/2015 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Ensino e Aprendizagem de Línguas, Subárea: Estágio Supervisionado, Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. Membros da Banca: Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Presidente – UFSCar/DME) (CPF: 219.557.838-06); Profª Drª Joceli Catarina Stassi Sé (UFSCar/DME) (CPF: 283.889.628-84) e Profª Drª Camila Höfling (UFSCar/DL) (CPF: 252.082.918-43) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 125/2015). Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (UFSCar/DME) (CPF: 081.990.648-46), Prof. Dr. Márlon Caetano Ramos Pessanha (UFSCar/DME) (CPF: 099.572.897-64) e Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone (UFSCar/DME) (CPF: 029.260.138-76) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 126/2015). 2.1.23 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Artes e Comunicação, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: Audiovisual, Intermidialidade. 2.1.24 – Processo 23112.004421/2013-71 – Relatório da Atividade de Extensão: Avaliação de Livros Didáticos de Filosofia para o PNLD 2015 - Ensino Médio. Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni – DFMC. 2.1.25 – Processo 23112.001067/2007-38 – Relatório do Programa de Extensão: Programa de Educação Superior UAB-UFSCar. Coordenação: Profª Drª Denise de Paula Martins de Abreu e Lima – GR. 2.1.26 – Processo 23112.001393/2014-11 – Relatório da Atividade de Extensão: Cinema Negro, Fotografia e Políticas de Representação. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.27 – Processo 23112.003387/2014-06 – Relatório da Atividade de Extensão: II Seminário Interinstitucional de Psicologia Social. Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva – DEd. 2.1.28 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.132-8 – Filosofia da Educação II; 17.134-4 – História da Educação II. 2.1.29 – Processo 23112.003075/2014-94 – Relatório da Atividade de Extensão: Educação Financeira. Coordenação: Profª Drª Denise Silva Vilela – DME. 2.1.30 – Ofício PPGPOL n° 032/2015 – Encaminha a nomeação para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador “pró-tempore” do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. O Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade foi eleito o novo Coordenador (ATO CECH nº 127/2015) e o Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas como Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (ATO CECH nº 128/2015). 2.1.31 – OF DCSo 042/2015 – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Ciências Sociais, na Área de Antropologia, Sub-área Teoria Antropológica, em função da aposentadoria da Profª Drª Marina Denise Cardoso. 2.1.32 – Indicação de um Representante do CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Foi indicado o nome do Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia), como representante do CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, em substituição à Profª Drª Rachel de Faria Brino. 2.1.33 – Processo 23112.002862/2015-08 – OF DCSo nº 040/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, para participar como Pesquisador Visitante na Universidade de Cambridge, ocupando a Cátedra Celso Furtado em História e Humanidades Brasileiras, no âmbito de acordo entre a CAPES e o St. John’s College da Universidade de Cambridge, em Cambridge, Inglaterra, durante o período de 04/11/2015 a 14/08/2016. 2.1.34 – Processo 23112.002863/2015-44 – OF DCSo nº 041/2015 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção da Categoria de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho, do Departamento de Ciências Sociais, a ser realizado no dia 10/11/2015, com Defesa de Tese Acadêmica: Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (UFSCAR) – Membro Titular; Prof. Dr. Eliezer Rizzo de Oliveira (UNICAMP) – Membro Titular; Prof. Dr. Shiguenoli Miyamoto (UNICAMP) – Membro Titular; Prof. Dr. Carlos Fico da Silva Junior (UFRJ) – Membro Titular; Prof. Dr. Héctor Luis Saint Pierre (UNESP) – Membro Titular (ATO CECH nº 142/2015). Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo (UFF) – Membro Suplente; Profª Drª Maria da Glória Bonelli (UFSCar) – Membro Suplente. (ATO CECH Nº 143/2015). 2.1.35 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia: 20.001-8 – Psicologia da Educação 1 – Aprendizagem. 2.1.36 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Metodologia de Ensino: 19.231-7 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Biologia I; 19.232-5 – Estágio Supervisionado em Biologia I; 19.250-3 – Estágio Supervisionado em Biologia II; 19.251-1 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Biologia II; 19.254-6 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Ciências I; 19.256-2 – Estágio Supervisionado em Ciências I; 19.263-5 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Ciências II; 19.264-3 – Estágio Supervisionado em Ciências II. 2.1.37 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: Aquisição e desenvolvimento da Linguagem: Libras; Libras e os parâmetros formacionais; Libras III; Tradução e Interpretação: Atividade discursiva; Aquisição e desenvolvimento da linguagem: Língua Portuguesa; Tradução e Interpretação na Esfera Educacional I. Com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Saúde Ocupacional do Tradutor Intérprete de Libras; Tradução e Interpretação I; Tradução e Interpretação na Esfera Educacional II; Morfossintaxe: Libras; Libras IV. 2.1.38 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia: Neurociências Aplicada ao Bem Estar. 2.1.39 – Atividade de Extensão: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa DL - PNAIC/Núcleo UFSCar II". Coordenação Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins – DL. 2.1.40 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: Sentido, Subjetividade e História; 06.029-1 – Linguística Aplicada Queer e Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; 06.030-5 – A Ficção de Agustina Bessa-Luis; 06.042-9 – Poesia e Modernidade: aspectos teóricos e críticos; 06.043-7 – Semiótica Tensiva; 06.044-5 – Literatura e novas mídias; 06.045-3 – A Guerra de África no romance português contemporâneo; 06.046-1 – Argumentação, sentido e texto; 06.047-0 – Fonética e Fonologia: Língua Portuguesa; 06.048-8 – Políticas Públicas e Surdez; 06.049-6 – Letramentos: teoria e prática. 2.1.41 – Processo 23112.001531/2012-08 – OF DTPP nº 045/2015 – Encaminha o Relatório de Atividades do Curso de Especialização “Educação Infantil”, durante o período de 16/02/2011 a 30/11/2012. 2.1.42 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: 37.012-6 – Sociedade e Meio Ambiente. 2.1.43 – OF DTPP 047/2015 – Encaminha alteração na composição da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para o preenchimento de uma vaga para Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, Área Educação, Sub-área História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino; Metodologia e Prática de Ensino em História e Geografia, para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membros da Banca: Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Presidente – DTPP/CECH/UFSCar) (CPF: 034.825.528-43); Profª Drª Márcia Rozenfeld Gomes de Oliveira (DTPP/CECH/UFSCar) (CPF: 042.964.628-30); Profª Drª Claudete de Sousa Nogueira (Departamento de Didática/FCL/UNESP/Araraquara) (CPF: 084.262.698-00); Profª Drª Ernesta Zamboni (UNICAMP) (CPF: 050.712.408-15) e Profª Drª Andrea Coelho Lastória (Departamento de Educação, Informação e Comunicação – USP/RP) (CPF: 105.872.058-90) como Membros Titulares (ATO CECH nº 129/2015). Cancelando assim o ATO CECH nº 123/2015. 2.1.44 – Processo 23112.0002888/2015-48 – OF DEd nº 037/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. José Carlos Rothen, para realização de estágio Pós-Doutoral na Faculté des Sciences Sociales da Unversité de Strasbourg, em Estrasburgo, França, sob a supervisão do Prof. Dr. Romuald Normand, no período de 04/01/2016 a 04/01/2017. 2.1.45 – Processo 23112.000705/2014-79 – OF DEd nº 038/2015 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. João dos Reis Silva Junior, que desenvolveu trabalho junto à Arizona State University, School of Social Transformation, Arizona, USA, no período de 01/08/2014 a 31/07/2015. 2.1.46 – Processo 23112.004397/2014-51 – OF DME 77/2015 – Encaminha solicitação de prorrogação do afastamento integral da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, no período de 03/02/2016 à 31/12/2016, para dar continuidade ao desenvolvimento do Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação, Programa de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura. 2.1.47 – Processo 23112.003039/2015-10 – OF DME 78/2015 – Encaminha solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones, no período de 01/02/2016 à 31/01/2017, para desenvolvimento de Pós-Doutorado junto à University of Wyoming, Dep. of Phtsics & Astronomy e College of Education, em Laramie, EUA, sob a supervisão do Prof. Dr. Timothy F. Slater. 2.1.48 – Processo 23112.003744/2011-37 – Relatório da Atividade de Extensão: Equidade no Acesso à Pós-Graduação para Populações Sub-representadas. Coordenação: Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira – ProPG. 2.1.49 – Processo 23112.003046/2015-11 – OF DL 053/2015 – Encaminha proposta de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Arnaldo Franco Junior, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Tânia Pellegrini, durante o período de 01/08/2015 a 31/07/2016. 2.1.50 – Processo 23112.003048/2015-01 – OF DL 054/2015 – Encaminha proposta de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Júlio Cezar Bastoni da Silva, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Tânia Pellegrini, durante o período de 01/08/2015 a 31/07/2016. 2.1.51 – Processo 23112.003062/2015-04 – OF 054/2015 – DPsi Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 02 (duas) vagas, destinadas ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Psicologia, na Área de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Sub-área LIBRAS. 2.1.52 – Processo 23112.003055/2015-02 – OF 054/2015 – PPGS Encaminha solicitação de celebração do acordo de cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT visando à oferta de programa de pós-graduação stricto sensu, com o desenvolvimento do Projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Sociologia. 2.1.53 – OF 052/2015 – DS – Encaminha solicitação da contratação da candidata aprovada em 2º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, Área de Sociologia, Sub-área: Teoria Sociológica, do Departamento de Sociologia, Edital 072/15, Aline Suelen Pires, suprindo a vaga disponível por aposentadoria da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio. 2.1.54 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2015: PPG Psi 060-26 – Temas em Psicologia: Crianças e Adolescentes em Condições de Vida de Vulnerabilidade. 2.1.55 – Processo 23112.002954/2015-80 – OF DCSo nº 044/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lidiane Soares Rodrigues, para participar da VIII Jornada de História da Esquerda promovida pelo CEDINCI, em Buenos Aires, Argentina e realizar pesquisa em arquivos da CEPAL, em Santiago, Chile, durante o período de 12 a 23/11/2015. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões n°s 478ª, 479ª, 480ª, 481, 482ª e 483ª do Conselho do CECH. Foram aprovadas por unanimidade, a Ata da 478ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 14/05/2015, a Ata da 479ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 28/05/2015, a Ata da 480ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 16/06/2015, a Ata da 481ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 16/06/2015, a Ata da 482ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 29/07/2015 e a Ata da 483ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 18/08/2015. 2.3 – Homologação de Concursos Públicos: 2.3.1 – Processo 23112.002079/2015-36 – OF 71/2015 – DAC – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor Substituto, para o Departamento de Artes e Comunicação, Área: Educação Musical, Sub-área: Violão, Música Popular, Canção. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Márcio Luiz Gusmão Coelho; 2º lugar: Paulo Frederico de Andrade Teixeira. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.2 – Processo 23112.002385/2015-08 – OF DTPP 048/2015 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para o preenchimento de uma vaga para Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Área Educação, Sub-área História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino; Metodologia e Prática de Ensino em História e Geografia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Ana Cristina Juvenal da Cruz; 2º lugar: Edson Machado de Brito; 3º lugar: Rodrigo Davi Almeida; 4º lugar: Marina Pereira de Almeida Mello. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.3 – Processo 23112.002385/2015-08 – OF DL 057/2015 – Encaminha para homologação o Relatório do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, Subárea: Descrição e Processamento do Português. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Amanda Pontes Rassi; 2º lugar: Anna Carolina Saduckis Mroczinski; 3º lugar: Sabrina de Cássia Martins. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.4 – Processo 23112.002842/2015-29 – OF DME 79/2015 – Encaminha para homologação o Relatório do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Ensino e Aprendizagem de Línguas, Subárea: Estágio Supervisionado, Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. Foi classificada a candidata Ana Paula de Lima. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Homologação do Edital do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto do quadro permanente, na área de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Foi mencionado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Presidente do Conselho, que o Edital referente ao Concurso do Departamento de Letras (DL) foi divulgado no Facebook, assim correndo o risco de ser impugnado. Esclareceu que qualquer documento pode ser divulgado, mas somente depois da sua aprovação nas instâncias da Universidade. Foi lembrado que a Universidade está passando por um período crítico, podendo haver ou não concursos públicos em 2016, a depender de decisões do Governo Federal. Nesta perspectiva de incertezas inclui-se o prédio da Coordenação do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa (CTILSP), que está previsto ser construído. Diante do exposto, vamos assumir o risco e homologar o edital mesmo com sua prévia divulgação? Outra possibilidade seria devolver o edital ao DL e as partes envolvidas comprometem-se em dialogar e refazer o edital, com nova aprovação para o encaminhamento e sem correr riscos de impugnação. A Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa) esclarece que houve várias reuniões para discutir as pendências deste edital com o Departamento de Letras (DL) e com a Coordenação do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa (CTILSP), porém nada foi modificado. Explicou que para o próximo semestre, existe também a questão da oferta das disciplinas. Neste semestre, a disciplina Estudos de Oralidade, oferecida pelo DL, foi ministrada por docentes do Departamento de Psicologia. Destacou que tem que ser contratado um docente adequado para ministrar as disciplinas específicas como também orientar os trabalhos de conclusão de curso e terem condições de formar um ótimo tradutor. O edital não pode ficar do modo como está, tem que haver critérios específicos. A Profª Wanda sugere tirar este ponto de pauta, para que este assunto não seja discutido na data de hoje. Ela propôs ainda aos grupos que até o dia 15 de outubro sejam feitas três reuniões: uma com a coordenação do TILSP e a comissão de criação do curso, outra com o DL e uma terceira com os dois grupos para se chegar a um acordo a respeito do edital e que este seja encaminhado e homologado na próxima reunião do Conselho do CECH. O Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito, Chefe do DL, agradeceu a sugestão da Profª Wanda e aproveitou para esclarecer sobre o oferecimento da disciplina Estudos de Oralidade. No Departamento é realizada reunião de área, onde são atribuídas as disciplinas aos docentes, com os respectivos horários. Quando ocorreu esta reunião o DL ainda não havia recebido os horários das disciplinas do TILSP, quando recebeu os horários o problema foi encaixar as novas disciplinas com as disciplinas que já estavam com o horário definido. A disciplina Estudos de Oralidade foi atribuída ao Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, que solicitou a Profª Drª Lara Ferreira dos Santos, Coordenadora do TILSP a mudança de horário da disciplina de sexta-feira para quarta-feira pela manhã, mas como nem todos os alunos puderam, ficou decidido que a disciplina iria ser ministrada por outro professor tendo em vista a disponibilidade apresentada pela Chefia do DPsi, de ser um docente recém contratado. A Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, Chefe do Departamento de Psicologia, colocou que há grande preocupação quando o governo diz que vai cortar vagas. A UFSCar não é poupada, há muitas perdas, por exemplo: somente 45% do curso de Psicologia foi conseguido desde o momento da sua implantação. Colocou ainda que o DL não se omitiu em ministrar as disciplinas, mas efetuar uma mudança de horário de uma determinada disciplina é muito difícil porque envolve os horários já estabelecidos dos alunos, e que dessa forma foi acertado o oferecimento por um professor do DPsi. Aron Affonso Volante, representante discente da Graduação, comunica que foi procurado pelo Centro Acadêmico do Curso de Letras para esclarecer alguns pontos, de uma forma mais ampla, sobre a contratação docente pelo DL. Na semana passada houve um debate com alunos do TILSP, Letras e Linguística no Anfiteatro da Reitoria. A Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística, menciona que alguns esclarecimentos importantes devem ser feitos. Algumas informações foram amplamente divulgadas e outras não. Uma das informações pouco divulgadas e que o Prof. Luis André, mencionou diz respeito a que em uma das primeiras reuniões sobre a criação do curso, foi levantada a inviabilidade de manutenção do curso somente com oito docentes. Com a sua criação, a participação do DL envolvia o eixo B do projeto pedagógico, constituído por 13 disciplinas, mas que apenas 10 disciplinas foram acordadas entre o DL, e a comissão de criação do curso. As disciplinas são: A Ciência Linguística; Leitura e Produção de Texto I; Linguagem e aspectos sócio-históricos da Língua Portuguesa; Estudos da Oralidade; Leitura e Produção de Texto II; Fonética e Fonologia: Língua Portuguesa; Morfossintaxe: Língua Portuguesa; Leitura e Produção de Texto III; Leitura e Produção de Texto IV e Semântica, Pragmática e Discurso. Estas disciplinas seriam ministradas pelos dois docentes que seriam contratados pelo DL. A Profª Drª Mariana complementa que houve reuniões com a chefia do DL, mas sem envolver o edital. A Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente, Coordenadora do Curso de Pedagogia, menciona a exaustão da sua parte com relação a este assunto, que foi muito além do limite dos conselheiros e que não há mais condições deste assunto ser discutido neste Conselho. Ela esclareceu que se na próxima reunião do Conselho do Centro não houver uma solução imediata, não poderá mais participar das discussões. A Profª Wanda acata a colocação da Profª Renata e demonstra que a preocupação da Direção é perdermos o que já foi conquistado, por este motivo, garante que na próxima reunião do Conselho tudo vai ser resolvido com as três reuniões propostas com os grupos envolvidos. Henrique Mesquita Pompermaier, representante discente da Pós-Graduação, pede esclarecimentos se o edital ficará como está ou será feita uma votação para ser retirado de pauta ou não. A Profª Wanda esclarece que se votarmos o edital como está, vamos correr o risco de impugnação. Se for retirado de pauta, haverá as três reuniões com os grupos envolvidos e com a decisão em uma próxima reunião do Conselho. O Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho, Chefe do Departamento de Ciência da Informação, comenta que o risco de impugnação é muito grande, já que foi divulgado na internet, assim temos que decidir o melhor para não haver problemas. Colocado em votação, se o item 2.4 vai ser retirado da pauta, foi aprovada por unanimidade a retirada de pauta, com as três reuniões com os grupos envolvidos e posterior decisão em reunião do Conselho. A reunião poderá ser dia 15 de outubro, mas ainda será confirmada a data. Ainda a Profª Drª Maria de Jesus comenta que já faz tempo que há divulgação dos assuntos tratados neste Conselho antes da sua homologação, só que tem que ser divulgado com muita responsabilidade, e que isso seja exemplo educativo para os conselheiros tomarem mais cuidado com o que estão divulgando. Também a Profª Drª Maria de Jesus comenta que o dialogo dos dois grupos e a intermediação da Direção do CECH é muito importante. A Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves, Coordenadora do Curso de Educação Especial, pergunta se o edital precisa ser alterado ou não, e, que já se passou um ano da publicação do último edital cujo concurso não houve nenhuma aprovação. Pode ser que neste ano haja mais doutores para concorrer no novo concurso. A Profª Wanda esclarece que o edital precisa ser modificado ou retificado para não corrermos o risco de impugnação, mas que este assunto foi retirado de pauta e quando retornar à pauta de reunião futura do Conselho voltamos ao tema. 2.5 – Representações: um representante titular e um representante suplente do CECH para compor o Conselho de Pesquisa; dois representantes docentes para o CoC Administrativo do CECH; um representante docente do CECH para compor a CAPA – CoG; um representante titular do CECH para compor o Conselho de Pós-Graduação, em substituição ao Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins; um representante do CECH para a Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH; um Representante do CECH para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – CEP/UFSCar, em substituição à Profª Drª Camila Domeniconi. A Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (PPGE) foi indicada como Representante Titular do CECH no Conselho de Pesquisa. O Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (DL) foi indicado representante do CECH para compor o Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos em substituição à Profª Drª Camila Domeniconi. Colocado em votação, as indicações foram aprovadas por unanimidade. Quanto às outras representações, os Conselheiros irão consultar os docentes representantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade de indicações na próxima reunião do Conselho do CECH. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito _____________________________________

 

Prof. Dr. Antón Castro Míguez _________________________________________

 

Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis _________________________________

 

Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes ______________________________

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho _________________________________

 

Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira ______________________________________

 

Profª Drª Anete Abramowicz ___________________________________________

 

Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro ____________________________________

 

Prof. Dr. Renato Miguel Basso _________________________________________

 

Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente _______________________________

 

Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves _____________________________________

 

Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira _____________________________________

 

Profª Ms. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos _________________________

 

Profª Drª Isamara Alves Carvalho _______________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli ____________________________________

 

Prof. Dr. Carlos Félix Piovezani Filho ____________________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Aron Affonso Volante ________________________________________________

 

Victor Hugo da Silva _________________________________________________

 

Amanda dos Santos Carneiro __________________________________________

 

Henrique Mesquita Pompermaier _______________________________________