Ata 477 - 18/04/2015


ATA DA QUADRIGENTÉSIMA SEPTUAGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao décimo sexto dia do mês de abril do ano de dois mil e quinze, as quatorze horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quadrigentésima Septuagésima Sétima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Maria Cecília Luiz (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profª Drª Alessandra Meleiro (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Jorge Leite Junior (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Rejane Cristina Rocha (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória); Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante (Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Lara Ferreira dos Santos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Isamara Alves Carvalho (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD); Prof. Dr. Carlos Félix Piovezani Filho (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação), os servidores Adriana Maria Pessoa de Lima Souza; André Luiz Nardim e Rogéria Aparecida Veronese (Representantes Técnicos-Administrativos); Aron Affonso Volante (Representante Discente da Graduação). Vanessa Cristina Paulino, representando a Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves, Coordenadora do Curso de Educação Especial. 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Regulamento para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos docentes da carreira do Magistério Superior da UFSCar já foi devidamente analisado pelo Conselho Universitário (ConsUni) e na sua próxima reunião será finalizado. 1.1.2 – A minuta padrão para elaboração do Regimento de Centro e seus respectivos Conselhos, já passou pela Procuradoria Jurídica e está prestes a ser aprovado. Temos a perspectiva de voltarmos a discutir nosso regimento, para que seja enquadrado nesta minuta, após aprovação da mesma pelo ConsUni. 1.1.3 – Na última reunião do Conselho de Administração (CoAd) foram discutidas as diretrizes para a comissão de esforço docente, a equipe que faz parte desta comissão é formada por: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPE), Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Diretores de Centros e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG). Como decidido no final de 2014, as vagas das aposentadorias voltam para as unidades até 2015. O CoAd entende ser adequado que neste ano de 2015 seja construída uma proposta de modelo de distribuição de vaga docente, a ser aplicada a partir de 2016. A partir da necessidade de qualquer esclarecimento, as chefias e coordenações serão contatadas dependendo das necessidades específicas. 1.1.4 – Na última reunião do Conselho de Administração (CoAd), também foi apreciado o relatório da ouvidoria da UFSCar. O que mais chamou atenção, na tabela de atendimentos, foi que em primeiro lugar apareceu a ProGrad (446), seguida pelo CECH (89), sendo que essas manifestações à ouvidoria são na maioria realizadas pelos alunos de especialização ou sobre a relação docente e aluno. 1.1.5 – Iremos ter por um período um servidor lotado no CECH, ligado à Direção, que irá colaborar no processo de disseminação das nossas informações; ele está revendo nosso site para padronizá-lo e torná-lo mais ágil, sendo que todas as unidades podem colaborar. Ele estava alocado no Departamento de Patrimônio, Sr. Marcos Antonio Possatto, Administrador de Empresas e cursando Doutorado em Computação na UFSCar. 1.1.6 – Nós recebemos a distribuição de recursos RTN, sendo 60% para a 1ª distribuição. Os 40% restantes, da 2ª redistribuição, vão depender das deliberações do governo, sendo que no ano passado o repasse foi menor. Observa-se ainda que grande número de requisições de compras que não foram atendidas em 2014, poderão ser atendidas neste ano, com o mesmo valor, sem ajuste. 1.1.7 – O Departamento de Ciência da Informação (DCI) e o Departamento de Educação (DEd) receberam seus espaços físicos. Com as mudanças, no corredor onde está localizado o Departamento de Ciência da Informação ficará o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas de um lado e do outro, a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, e as salas ao lado destas serão para defesas e aulas da pós-graduação. No corredor antes ocupado pelo Departamento de Educação ficará o Departamento de Artes e Comunicação e a Coordenação do Curso de Música. 1.1.8 – Estamos com uma nova empresa de limpeza na UFSCar, a VL, do Grupo Provac Drim, vamos aguardar que as coisas melhorem. 1.1.9 – O Relatório Científico da RTI (Reserva Técnica Institucional) de 2014 foi aprovado, com isso vamos começar a execução da RTI de 2015. A Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, Chefe do Departamento de Psicologia, parabenizou à Direção do CECH pela transparência e pelos esforços com relação à FAPESP, sendo destinados 50% aos docentes coordenadores de projetos da origem dos recursos e 50% para as demandas coletivas do Centro. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não houve. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.45, 2.1.46, 2.1.47, 2.1.48 e 2.1.49 – Ad-referendum e o item 2.10 – Ofício nº 007/2015 – CCPed. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.002425/2014-03 – Relatório da Atividade de Extensão: Desenvolvimento profissional de professores no PIBID-UFSCar (Prodocência). Coordenação: Profª Drª Maria do Carmo de Sousa – DME. 2.1.2 – Processo 23112.001430/2011-79 – Relatório da Atividade de Extensão: Aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa - CELPE-Bras. Coordenação: Prof. Dr. Nelson Viana – DL. 2.1.3 – OF DL n° 017/2015 – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Letras, Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito, da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida, da Profª Drª Sandra Regina Bruttos Gattolin de Paula e do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, pertencentes ao Departamento de Letras para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Antón Castro Míguez, também pertencente ao Departamento de Letras (ATO CECH n° 046/2015). 2.1.4 – OF DCI 14/2015 – Informa o resultado das eleições à Chefia do Departamento de Ciência da Informação, para o biênio de 2015-2017. Foram eleitos os Professores Doutores Rogério Aparecido Sá Ramalho (ATO CECH nº 047/2015) e Camila Carneiro Dias Rigolin (ATO CECH nº 048/2015), respectivamente como Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação. 2.1.5 – OF DCSo n° 007/2015 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden, no período de 28/03 a 14/04/2015, para participar, como coordenador do Simpósio Temático, no I Congresso – “Métodos fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários”, além de realização de etapa de pesquisa de campo, na Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, RO. 2.1.6 – OF DL 018/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde, para realizar Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Linguística da Universidade de Michigan, em Lansing, Michigan, EUA, sob a coordenação do Prof. Dr. Alan Munn, durante o período de 01/08/2015 a 31/07/2016. 2.1.7 – OF DTPP 018/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, para participar na XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, em Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México, durante o período de 02 à 08/05/2015. 2.1.8 – Ofício CCBCI nº 11/2015 – Encaminha solicitação de prorrogação do mandato da Profª Drª Zaira Regina Zafalon (ATO CECH Nº 049/2015) e Profª Dr. Ariadne Chöle Mary Furnival (ATO CECH Nº 050/2015), respectivamente Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, até 30 de junho de 2015. 2.1.9 – OF DME 36/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, para participar do Simpósio Internacional em Educação: questões atuais e futuras de formação da profissão docente, em Montreal, Canadá, bem como visita à Universidade de Montreal visando o desenvolvimento de pesquisas em colaboração, durante o período de 27/04 a 08/05/2015. 2.1.10 – OF 008/2015 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, para participar na missão conjunta do Brazil Newton Fund e do Economics and Social Science Research Council (ESRC) do Reino Unido, cujas atividades se darão em Londres, Inglaterra e em Edimburgo, Escócia, durante o período de 11 a 18/04/2015. 2.1.11 – Processo 23112.004112/2014-81 – OF nº 012/15 DAC – Encaminha o relatório do afastamento parcial do Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP, em Campinas, referente ao período de 01/08/2014 a 20/12/2014, as segundas e sextas-feiras e a renovação da solicitação de afastamento parcial para o período de 02/03 a 04/07/2015, às segundas e terças-feiras. 2.1.12 – Processo 23112.002471/2014-02 – OF nº 013/15 DAC – Encaminha solicitação de afastamento parcial da Profª Maria Carolina Leme Joly para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos seguintes períodos: 31/03 a 15/07/2013, às segundas-feiras período integral e terças-feiras no período da manhã; 05/08 a 20/12/2013, as terças, quartas e sextas-feiras no período da manhã; 10/03 a 18/07/2014, às terças-feiras período integral, bem como os respectivos relatórios, e a renovação da solicitação de afastamento parcial para o período de 23/04 a 07/08/2015, as terças e quintas-feiras. 2.1.13 – OF PPGPE 02/2015 – Informa o resultado das eleições à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação para o período de abril de 2015 a abril de 2018. Foram eleitas a Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (ATO CECH nº 051/2015) e a Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (ATO CECH nº 052/2015), respectivamente como Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. 2.1.14 – OF DFMC 08/2015 – Encaminha as regras do Processo Eleitoral para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências para o biênio 2015/2016. 2.1.15 – OF 011/2015 – PPGFIL – Encaminha as regras do Processo Eleitoral para Coordenação e Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia para o biênio 2015/2017. 2.1.16 – OF 010/2015 DS – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto para o Departamento de Sociologia, área: Sociologia, sub-área: Teoria Sociológica. 2.1.17 – Processo 23112.000474/2015-84 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Renata Franco Severo Fantini – DAC – Professor Assistente, de 29/07/2014 à 29/07/2017. 2.1.18 – OF 011/2015 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, para participar e apresentar trabalho na sessão Mulheres e Gênero nas Profissões Jurídicas, no Law and Society 2015 Annual Meeting, em Seattle, Washington, EUA, durante o período de 26/05 a 02/06/2015. 2.1.19 – OF 012/2015 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira, para participar e apresentar trabalho, no Law and Society 2015 Annual Meeting, em Seattle, Washington, EUA, durante o período de 26/05 a 02/06/2015. 2.1.20 – OF nº 051/2015 – DPsi – Solicita a contratação da candidata aprovada em 3º lugar, Diléia Aparecida Martins Briega, no Concurso Público de provas e títulos para 2 (duas) vagas docentes para Professor Assistente, Nível I, Dedicação Exclusiva, Edital 005/2015 (Processo 23112.000101/2015-11), para o Departamento de Psicologia, na área de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa, tendo em vista que nos termos do Edital 004/2015 (Processo 23112.000106/2015-36), foi identificado o não suprimento de uma das vagas por falta de candidato aprovado. 2.1.21 – OF DME 37/2015 – Encaminha solicitação de formalização da inscrição no Programa de Pós-Doutorado da Drª Adriana Marcela Borgado, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, sob a supervisão da Profª Drª Denise de Freitas, durante o período de 01/12/2014 a 30/10/2016. 2.1.22 – Processo 23112.001604/2013-34 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Renato Almeida de Moraes – DCSo – Professor Adjunto, de 26/06/2012 a 25/06/2015. 2.1.23 – Fichas de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2015: 06.037-2 – Sentido e Subjetividade; 06.224-3 – Fundamentos da Teoria Semiótica; 06.449-1 – Introdução à Obra de Cervantes: Dom Quixote. 2.1.24 – Processo 23112.004440/2014-88 – OF 14/2015 – DAC – Encaminha o relatório referente à Licença Capacitação da servidora Josiane Fernanda Covre, Técnica de Laboratório/Música, lotada no Departamento de Artes e Comunicação, para o período de 05/01/2015 a 05/03/2015, que elaborou a dissertação de mestrado, para o Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade Federal de Goiás. 2.1.25 – OF nº 055/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de Licença Capacitação da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, do Departamento de Psicologia, para o período de 15/04 a 30/06/2015, com a finalidade de participar do Ciclo de Seminários sobre trabalho e cooperação em Sistemas Agroflorestais na EMBRAPA – Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) e Assentamento Sepé Tiaraju (Serra Azul/SP). 2.1.26 – OF nº 056/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Drª Dhayana Inthamoussu Veiga, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de novembro de 2014 a março de 2015, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Deisy das Graças de Souza. 2.1.27 – OF nº 057/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Drª Dhayana Inthamoussu Veiga, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia de novembro de 2014 a outubro de 2015, nos termos da Resolução ConsUni nº 791 de 05/12/2014, sob a coordenação da Profª Drª Deisy das Graças de Souza. 2.1.28 – OF nº 058/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de um ano, nos termos da Resolução ConsUni nº 791 de 05/12/2014, sob a coordenação da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. 2.1.29 – OF nº 059/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Psicologia, desde outubro de 2013, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. 2.1.30 – OF 005/2015 – PPGS – Encaminha indicação da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Profª Drª Jaqueline Sinhoretto, do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, da Profª Drª Maria da Glória Bonelli e do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, pertencentes ao Departamento de Sociologia, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora técnico-administrativo Silmara Dionizio, Assistente em Administração, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (ATO CECH nº 053/2015). 2.1.31 – Processo 23112.003685/2012-26 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora técnico-administrativo Silmara Dionízio – PPGS – Assistente em Administração, de 17/07/2012 à 17/07/2015. 2.1.32 – OF 017/2015 – PPGFIL – Informa o resultado das eleições à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para o biênio de 2015-2017. Foram eleitos os Professores Doutores Luís Fernandes dos Santos Nascimento (ATO CECH nº 054/2015) e Luiz Damon Santos Moutinho (ATO CECH nº 055/2015), respectivamente como Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. 2.1.33 – Processo 23112.001291/2014-03 – OF DTPP 019/2015 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, que participou da Terceira Conferência Internacional Multidisciplinar em Pesquisa Educacional, em Segóvia, Espanha, durante o período de 30/06 a 06/07/2014. 2.1.34 – OF s/nº DTPP – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar na XIV Sessão do Fórum Permanente de temas Indígenas da Organização das Nações Unidas (14th Session of Permanent Forum on Indigenous Issues – UNPFII), em Nova Iorque, EUA, durante o período de 19/04 a 01/05/2015. 2.1.35 – OF 08/2015 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo, para participar do V Encuentro Internacional de Investigación sobre Cine Chileno e Latinoamericano, em Santiago, Chile, durante o período de 25/04 a 02/05/2015. 2.1.36 – Processo 23112.003047/2014-77 – OF 20/2015 – DAC – Encaminha retificação da solicitação de afastamento parcial da Profª Ms. Eliane Coster para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Arte da UNICAMP sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Cury de Tacca, no período de 02/02 a 31/07/2015, as segundas, terças e quartas-feiras. 2.1.37 – Processo 23112.000116/2010-52 – OF 15/2015 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento integral para realização de Doutorado em Música da Profª Ms. Thais dos Guimarães Alvim Nunes, junto ao Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, no período de 02/02/2014 a 02/02/2015. 2.1.38 – Processo 23112.003131/2013-18 – OF DME 39/2015 – Encaminha o relatório de Atividades desenvolvidas pela Pesquisadora Associada Fabiana Rodrigues Sousa, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 01/07/2013 a 01/11/2014. 2.1.39 – Processo 23112.001452/2014-51 – Relatório da Atividade de Extensão: VI Seminários e Teses e Dissertações em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordenação: Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos – DTPP. 2.1.40 – Processo 23112.002081/2013-43 – Relatório da Atividade de Extensão: DTPP Convida. Coordenação: Profª Drª Maria Walburga dos Santos – DTPP. 2.1.41 – Processo 23112.004266/2014-73 – Proposta do Programa de Extensão: Programa de Preservação da Memória da UFSCar. Coordenação: Profª Drª Luciana de Souza Gracioso – DCI. 2.1.42 – OF nº 060/2015 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza para participar na 41a Annual Convention da Association for Behaviar Analysis International, em San Antonio, Texas, durante o período de 20 a 28/05/2015. 2.1.43 – OF DTPP 020/2015 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar na Quarta Conferência Internacional Multidisciplinar em Pesquisa Educacional (4th Multidisciplinary International Conference on Educational Research), em Valéncia, Espanha, durante o período de 29/06 a 05/07/2015. 2.1.44 – OF PPGIS nº 004/2015 – Informa a deliberação da Câmara de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, a prorrogação “pró-tempore” do mandato do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (ATO CECH nº 056/2015) e do mandato da Profª Drª Luciana Sá Correa de Araújo como Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 057/2015). 2.1.45 – OF DTPP 023/2015 – Encaminha solicitação de abertura de novo Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, na Área de Pedagogia, Sub-área: Educação Infantil; Alfabetização e Letramento e Práticas de Ensino para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, tendo em vista que o Edital nº 030/2015, não obteve inscritos. Membros da Banca: Profª Drª Márcia Regina Onofre (Presidente) (CPF: 164.037.728-05), Profª Drª Andrea Braga Moruzzi (CPF: 223.573.748-02) e Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla (CPF: 039.755.278-54) como Membros Titulares (ATO CECH nº 058/2015). Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (CPF: 159.780.758-32) como Membro Suplente (ATO CECH nº 059/2015). 2.1.46 – Processo 23112.001171/2012-36 – Relatório da Atividade de Extensão: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Coordenação: Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill – SeaD. 2.1.47 – Processo 23112.001350/2014-35 – Relatório da Atividade de Extensão: Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais. Coordenação: Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso – DPsi. 2.1.48 – Processo 23112.001430/2011-79 – Relatório da Atividade de Extensão: Aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa - CELPE-Bras. Coordenação: Prof. Dr. Nelson Viana – DL. 2.1.49 – Encaminha as regras do Processo Eleitoral da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura – PPGLit, para o triênio 2015-2018. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 476ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade, a Ata da Reunião nº 476ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 17/03/2015. 2.3 – Apreciação do Regimento Interno do LIDEPS. O Prof. Arthur Autran, Vice-Diretor, informou que no dia 23/03/2015 foi realizada a I Reunião Ordinária da Assembleia Geral do LIDEPS, onde foi deliberada a eleição para a chefia da unidade. O Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (DCSo), foi eleito Chefe e o Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (CECH) foi eleito Vice-Chefe. O Prof. Dr. Valdemir Miotello (DL) foi eleito como Coordenador do Centro de Formação de Jovens Pesquisadores e a Profª Drª Anna Catarina Morawska Vianna (DCSo) como Vice-Coordenadora. Todos com mandato de dois anos. O Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais – LIDEPS é uma unidade especial de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Como finalidade primordial a consolidação dos grupos e linhas de pesquisas dos programas de pós-graduação das áreas de Ciências Humanas, atuando tanto como um centro de produção de conhecimento, como um espaço de aprendizado e consolidação dos procedimentos de pesquisas. É constituído por doze laboratórios de pesquisa, pelo Centro de Formação de Jovens Pesquisadores e Auditório Multimídia. O LIDEPS é gerido pelo Conselho Científico, Chefia da Unidade, Coordenação do Centro de Formação de Jovens Pesquisadores e Assembleia Geral, ocorrida uma vez por ano. O Prof. Arthur esclareceu também que o projeto inicial foi aprovado em 2006, quando do seu envio para concorrer ao edital do CT-Infra, da FINEP. A Profª Maria de Jesus solicitou esclarecimentos sobre o artigo 5º do Capítulo II – Acolher núcleos de pesquisa mediante propostas apresentadas às instâncias deliberativas do LIDEPS. A Profª Wanda esclareceu que por meio desse artigo há a possibilidade de novos grupos serem acolhidos no LIDEPS, mas para que isso ocorra o grupo de pesquisa deve ter circulação com pesquisadores da UFSCar. Após ampla discussão e os devidos esclarecimentos, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. 2.4 – Homologação das regras do Processo Eleitoral da Coordenação do Curso de Letras. Foi apresentado o edital com as regras do processo eleitoral. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – OF SOC/COAd nº 448/2015 – Indicação de Representante Titular e Representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Administração. O Prof. Dr. Igor José de Renó Machado foi indicado na recondução como Representante Titular do CECH no Conselho de Administração. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Os Conselheiros irão consultar os docentes representantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação na próxima reunião do Conselho do CECH de um Representante Suplente para compor o Conselho de Administração. 2.6 – Indicação de Representante Titular e Representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Pesquisa. Os Conselheiros irão consultar os docentes participantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação na próxima reunião do Conselho do CECH de um Representante Titular e um Suplente para compor o Conselho de Pesquisa. 2.7 – Indicação de Representante Suplente do CECH para compor o Conselho Universitário. A Profª Drª Lara Ferreira dos Santos (CCLEEsp) foi indicada como Representante Suplente do CECH no Conselho Universitário. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. 2.8 – Indicação de um representante docente para o CoC Administrativo do CECH. Os Conselheiros irão consultar os docentes integrantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação na próxima reunião do Conselho do CECH de um Representante docente para compor o CoC Administrativo do CECH. A Direção do CECH está elaborando um estudo para rodízio entre os Departamentos, para atender as representações nos diversos Conselhos da UFSCar. 2.9 – Homologação de Concurso Público. 2.9.1 – Processo 23112.000214/2015-17 – OF DTPP 016/2015 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de provas e títulos, para preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, na área de Educação, Sub-área Formação de Professores e Currículo. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Ana Paula Gestoso de Souza; 2º lugar: Cleonice Maria Tomazzetti. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.10 – Ofício nº 007/2015 – CCPed – Encaminha o resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia (Diurno e Noturno). A Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente foi eleita como Coordenadora do Curso de Pedagogia (ATO CECH n° 062/2015) e a Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 063/2015), para o biênio 2015-2017, a partir de 10/05/2015. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito _____________________________________

 

Profª Drª Maria Cecília Luiz ___________________________________________

 

Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon ____________________________

 

Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis _________________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto _____________________________

 

Profª Drª Alessandra Meleiro __________________________________________

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho _________________________________

 

Prof. Dr. Jorge Leite Junior ____________________________________________

 

Profª Drª Rejane Cristina Rocha ________________________________________

 

Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho _________________________________

 

Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante _________________________________

 

Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla _______________________________________

 

Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento ___________________________________

 

Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira _____________________________________

 

Profª Drª Lara Ferreira dos Santos ______________________________________

 

Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes ___________________________________

 

Profª Drª Isamara Alves Carvalho _______________________________________

 

Prof. Dr. Carlos Félix Piovezani Filho ____________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ___________________________________

 

André Luiz Nardim __________________________________________________

 

Rogéria Aparecida Veronese __________________________________________

 

Aron Affonso Volante ________________________________________________