Ata 471 - 02/10/2014


ATA DA QUADRIGENTÉSIMA SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao segundo dia do mês de outubro do ano de dois mil e quatorze, as quatorze horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quadrigentésima Septuagésima Primeira Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Ms. Antón Castro Miguez (Vice-Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Maria Cecília Luiz (Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Márcia Regina Onofre (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante (Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Patrícia Waltz Shelini (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Rachel de Faria Brino (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Camila Domeniconi (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) e a servidora Adriana Maria Pessoa de Lima Souza (Representante Técnico-Administrativo) 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Foi aprovada a ampliação do prazo estabelecido pelo Conselho de Administração (CoAd), até o final de 2015, para que as vagas provenientes de aposentadorias e exonerações voltem para as unidades de origem dos servidores. E durante o ano 2015 será o prazo para atuação da Comissão para estudar e propor um modelo de alocação de vagas docentes.1.1.2 – Como já mencionado na reunião anterior as servidoras Edimara e Rogéria (Titular e Suplente) farão parte da Comissão de Fiscalização do Novo Contrato de Limpeza. Foi solicitado aos Centros, para comporem um Grupo de Acompanhamento que o represente. Este grupo será indicado e representado por todos os secretários(as) dos Departamentos do CECH, nesta próxima semana o Grupo de Acompanhamento da Limpeza será oficializado. 1.1.3 – Segundo nosso Reitor está previsto o lançamento de um novo Edital FINEP para completar as obras já iniciadas, pois o preço da construção do m2 da FINEP nestes últimos anos esteve fora do preço real de mercado. 1.1.4 – A CETESB deu acordo para a travessia do Cerrado na área Norte do Campus São Carlos. 1.1.5 – A UFSCar sediará, em julho de 2015, o maior evento científico brasileiro: a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cuja 67ª edição acontecerá no marco das comemorações dos 45 anos da Universidade, a comissão interna que está conduzindo o assunto, está sendo coordenada pelo Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira (Vice-Reitor). 1.1.6 – No próximo dia 20 de outubro, às 8h30min, acontecerá a confraternização do Mês do Servidor. Neste dia, será oferecido um “Café da Manhã com Música” para os servidores do CECH no saguão de entrada do prédio central do CECH. Todos estão convidados. 1.1.7 – O Hospital Escola está em fase de transição, foi definido que até abril de 2015 será transferido para a UFSCar. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente) comunica que o prédio LIDEPS está sendo ocupado e deverá ser inaugurado pela Reitoria no início do mês de dezembro. 1.2.2 – O Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, Chefe do Departamento de Ciências Sociais; solicita que o CECH interceda para que a Reitoria auxilie no término efetivo da obra do prédio LIDEPS. A Direção do CECH informa que está fazendo acompanhamentos e esforços para a finalização adequada do prédio LIDEPS. 1.2.3 – O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Vice-Presidente, informou também que na primeira quinzena de novembro, a reunião do CoC-CECH terá a participação da Reitoria. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.69, 2.1.70, 2.1.71, 2.1.72, 2.1.73 e 2.1.74 – Ad-referendum e o item 2.7 – Editais para Eleição para Escolha de Representantes Discentes e Técnicos Administrativos junto ao Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 -. Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 16.348-1 – Partidos Políticos no Brasil: Ontem e Hoje. 2.1.2 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: código 37.008-8 – Sociologia Industrial e do Trabalho. 2.1.3 – Processo 23112.001050/2014-56 – OF. DPsi nº 116/2014 (03/09/14) – Relatório de Afastamento do país da Profa. Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, no período de 02 a 07 de junho de 2014, que participou do Congresso Internacional sobre a Síndrome do Bebê Sacudido/Trauma Craniano Abusivo, realizado em Paris - França. 2.1.4 – OF. DPsi nº 120/14 (03/09/14) – Solicitação Vínculo de Pesquisador Associado da Dra. Marina Souto Lopes Bezerra junto ao Departamento de Psicologia sob a supervisão da Profa. Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. 2.1.5 – Processo 23112.000142/2012-01 – OF. DPsi nº 119/20 (003/08/14) - Relatório Final de Afastamento para realização de Pós-Doutorado da Profa. Dra. Luciana Nogueira Fioroni junto ao Departamento de Medicina Preventina da USP, no período de março/2012 a fevereiro/2013. 2.1.6 – Processo 23112.001049/2014-21 – OF. DPsi nº 118/20 (03/09/14) - Relatório Final de Afastamento do país da Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza, no período de 13 a 28/05/2014 que participou do X Seminário Internacional de Neurociências, na cidade de Bogotá - Colômbia. 2.1.7 – OF. DPsi nº 117/14 (03/09/14) - Solicitação de Afastamento do país da Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza, no período de 15 a 19 de novembro de 2014, para participar do 43th Annual Meeting of the Society of Neuroscience - SNF-2014, na cidade de Washington, DC - EUA. 2.1.8 – OF. DEd nº 051/2014 (01/09/14) - Solicitação de Afastamento do País do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, no período de 03/08/2015 a 01/08/2016 para realização de estágio Pós-Doutoral na Johann Wolfgang Goethe-Universitat/Frankfurt m Main, Alemanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Andreas Gruschka. 2.1.9 – Processo 23112.001046/2014-98 – OF. DCSo nº 054/2014 (09/09/14) – Relatório Final de Afastamento do país do Prof. Dr. Thales Haddad N. de Andrade, no período de 20 a 23/08/14, que participou do Congresso Conjunto Esocite/4S na Society for Social Studies of Science, em Buenos Aires - Argentina. 2.1.10 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 19.319-4 – TCC Letras 1 – Trabalho de Conclusão de Curso 1. 2.1.11 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 19.320-8 – TCC Letras 2 – Trabalho de Conclusão de Curso 2. 2.1.12 – Processo 23112.002235/2014-88 – OF. DS nº 045/14 (10/09/14) – Relatório Final de Afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, no período de 20 a 23/08/14, que participou do XXth International Congress of the Brazilian Studies Association, no King´s College London, realizado em Londres - Inglaterra. 2.1.13 – Processo 23112.001702/2014-52 – OF. DS nº 046/14 (10/09/14) – Relatório Final de Afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, no período de 13 a 19/07/14, que participou do XVIII ISA World Congress of Sociology, realizado em Yokohama - Japão. 2.1.14 – OF nº 066/2014 – DAC – Encaminha Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Artes e Comunicação, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: Design Audiovisual. 2.1.15 – OF nº 066/2014 – DAC – Encaminha Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Artes e Comunicação, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 28.070-4 – Comunicação e Meios Audiovisuais. 2.1.16 – OF DS nº 047/14 (11/09/14) – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. André Ricardo de Souza, entre os dias 12 e 19 de outubro de 2014, para ministrar minicurso dentro do Acordo Internacional, financiado pela CAPES, entre o PPGS-UFSCar e a Maestria en Sociología da Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. 2.1.17 – OF DS nº 048/14 (11/09/14) – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. André Ricardo de Souza, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2014, para participar como conferencista no XXX Congresso Internacional do CIRIEC, que ocorrerá em Buenos Aires - Argentina. 2.1.18 – Processo 23112.000025/2014-55 – OF. DAC nº 067/14 (11/09/14) – Relatório Final de Afastamento do país do servidor Djalma Ribeiro Junior, no período de 11 a 18/04/14, que participou do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - CONFIBERCOM 2014, realizado em Braga - Portugal. 2.1.19 – Processo 23112.004410/2009-07 – Relatório de Atividade de Extensão: Curso de Especialização Latu Sensu em Gestão Pública. Coordenação. Prof. Dr. Mauro Rocha Cortês - DEP. 2.1.20 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 2º período letivo de 2014: 17.101-8 – Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2.1.21 – OF. DAC nº 072/14 (11/09/14) – Encaminha solicitação de renovação do afastamento parcial da servidora técnica de laboratório Josiane Fernanda Covre, para cursar Mestrado em Música na Universidade Federal de Goiás sob orientação da Profa. Dra. Claudia Regina de Oliveira Zanini, entre o período de 10/09/2014 a 30/04/2015. 2.1.22 – Processo 23112.003199/2013-99 – OF DL nº 060/14 (11/09/14) - Relatório do afastamento parcial entre 19/08/2013 a 18/02/2014, a renovação do afastamento parcial entre 10/02/2014 a 18/08/2014 e o Relatório Final do afastamento parcial do Prof. Antón Castro Míguez para realização do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2.1.23 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 20.001-8 – Psicologia da Educação 1 - Aprendizagem. 2.1.24 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2015: 20.100-6 – Introdução a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I. 2.1.25 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 20.008-5 – Psicologia do Desenvolvimento. 2.1.26 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 20.261-4 – Atendimento Educacional Hospitalar. 2.1.27 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 06.032-1 – TCC Letras 1 - Trabalho de Conclusão de Curso 1. 2.1.28 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 06.033-0 – TCC Letras 2 - Trabalho de Conclusão de Curso 2. 2.1.29 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 06.034-8 – Discurso Literário: criação, edição e consumo. 2.1.30 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 06.035-6– Leitura e Produção de Texto 1. 2.1.31 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 06.036-4 – A Ciência Linguística. 2.1.32 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 2º período letivo de 2014: 17.101-8 – Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2.1.33 – Processo 23112.002304/2013-72 – Relatório de Atividade de Extensão: Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais. Coordenação: Profª Drª Ana Lucia Cortegoso – DPsi. 2.1.34 – Processo 23112.000142/2000-05 - Relatório de Atividade de Extensão: Orientação e Avaliação de Políticas Públicas para a Construção da Cidadania 2. Coordenação: Profª Drª Maria Ines Rauter Mancuso - DS. 2.1.35 – Processo 23112002843201492 - Proposta de Atividade de Extensão: Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia / UFSCar). Coordenação: Profª Drª Gessica Priscila Ramos - CCPed. 2.1.36 – Processo 23112.003504/2012-61 - Relatório de Atividade de Extensão: Arquivo do CECH: informações administrativas e memória institucional (Etapa III). Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni - CECH. 2.1.37 – OF DCSo nº 056/2014 (10/09/14) - Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, no período de 05 a 12/10/2014, para participar do IX Congresso Latino Americano de Sociologia Rural 2014, a ser realizado na Universidad Autónoma Metropolotana Unidad Xoxhimilco, México. 2.1.38 – OF DAC nº 070/14 (11/09/14) - Solicitação de afastamento parcial da servidora docente Eliane Coster para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Arte da UNICAMP sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Cury de Tacca, no período de 02/09 a 10/12/2014. 2.1.39 – OF DCI nº 037/14 (10/09/14) - Solicitação de abertura de Concurso Público para Professor Efetivo/DE, para Área Análise e Representação da Informação, na vaga da Profa. Dra. Nádea Regina Gaspar, devido a aposentadoria. 2.1.40 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: 19.218-0 – Pesquisa Educacional em Química. 2.1.41 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2015: Linguagem, Surdez e Educação; Desenvolvimento Psicológico da Pessoa Surda; Libras I; Introdução a Tradução e Interpretação e aos Estudos da Surdez. 2.1.42 – Processo 23112.001179/2014-64 – OF 051/2014 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, que apresentou trabalho de pesquisa no XVIII ISA World Congress of Sociology, em Yokohama, Japão, durante o período de 10 a 22/07/2014. 2.1.43 – Atividade de Extensão: Realização de um documentário sobre o Prof. Bento Prado Jr.. Coordenação: Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani – DAC. 2.1.44 – Atividade de Extensão: Elaboração de material didático para os alunos público alvo da educação especial no Programa de Iniciação a Docência- PIBID. Coordenação: Carla Ariela Rios Vilaronga – CCLEEsp. 2.1.45 – Processo 2311200003192/2014-58 – Proposta de Atividade de Extensão: I Ciclo de Debates sobre Autoria – Acesso Aberto em Questão. Coordenação: Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu – DME. 2.1.46 – Atividade de Extensão: III Encontro Regional de Gestão do Conhecimento. Coordenação: Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann – DCI. 2.1.47 – Atividade de Extensão: Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagens e afeto. Coordenação: Profª Drª Rejane Cristina Rocha – DL. 2.1.48 – Processo 2311200001923/2014-21 Encaminha solicitação de cancelamento do afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, para participar no 12º Congresso da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA – Brazilian Studies Association), em Seattle, EUA, durante o período de 20 a 23/08/2014, devido à necessidade de acompanhamento na internação hospitalar da sua mãe, no Real Hospital Português, em Recife, durante o período de 12 a 22/08/2014. 2.1.49 – Atividade de Extensão: Abrindo a memória institucional da UFSCar à comunidade: o desenvolvimento e implementação de um repositório institucional digital. Coordenação: Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival – DCI. 2.1.50 – Processo 2311200003137/2014-68 – Atividade de Extensão: Criação de um documentário experimental biográfico: a persona Bento Prado Jr. Coordenação: Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani – DAC. 2.1.51 – Processo 23112.004204/2013-81 – Relatório de Atividade de Extensão: Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.52 – Processo 23112.003175/2014-11 – Proposta de Atividade de Extensão: Encontro de práticas educativas interdisciplinares do PIBID - São Carlos. Coordenação: Profª Drª Renata Prenstteter Gama – DME. 2.1.53 – Processo 23112.003195/2014-91 – Proposta de Atividade de Extensão: IV Encontro PIBID/Pedagogia EaD/UFSCar. Coordenação: Profª Drª Márcia Regina Onofre – DTPP. 2.1.54 – Processo 23112.001290/2014-51 OF 054/2014 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira, que ministrou minicurso dentro do acordo internacional financiado pela CAPES, entre o PPGS-UFSCar e a Maestria en Sociología da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, durante o período de 31/05 a 07/06/2014. 2.1.55 – Processo 23112.004853/2013-81 – Relatório de Atividade de Extensão: Integração CECH. Coordenação: Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann – CECH. 2.1.56 – OF 057/2014 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, para participar na VI Reunião da rede WATERLAT-GIBACIT, na Universidade de Caldas, em Manizales, Colômbia, no período de 26 a 30/10/2014. 2.1.57 – OF 058/2014 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, para participar do III Congresso Internacional de Riscos, na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal, no período de 04 a 08/11/2014. 2.1.58 – Atividade de Extensão: Memória do curso de BCI: entre lembrar e esquecer 20 anos depois! Coordenação: Profª Drª Zaira Regina Zafalon – DCI. 2.1.59 – Processo 23112.000039/2013-98 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Andrea Braga Moruzzi – DTPP – Professor Adjunto, de 04/01/2013 à 04/01/2016. 2.1.60 – Processo 23112.000079/2013-30 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes – DTPP – Professor Adjunto, de 09/01/2013 à 09/01/2016. 2.1.61 – Processo 23112.000308/2013-16 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues – DTPP – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.62 – Ofício nº 076/2014 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Daniel Marcondes Gohn, para participar da 57ª Conferência da College Music Society, em Saint Louis, EUA, e de visita técnica a Music Experience Design Lab, na Universidade de Nova York, durante o período de 29/10 a 06/11/2014. 2.1.63 – OF DCSo n° 058/2014 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden, no período de 13 a 24/10/2014, para participar do Grupo Técnico responsável pela identificação e delimitação da Terra Indígena Puruborá, Rondônia. 2.1.64 – Processo 23112.000315/2013-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho – DCSo – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.65 – Processo 23112.001520/2012-10 – OF nº 127/2014 – DPsi – Encaminha o Relatório de Atividades de afastamento parcial para capacitação da servidora Silvana Lopes dos Santos para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, referente ao período de 10/03 a 18/07/2014. Encaminha também a renovação da solicitação de afastamento parcial para realizar o Doutorado durante o período de 18/08 a 19/12/2014, de terças às sextas-feiras (tarde), totalizando 16 horas semanais ou conforme a demanda e necessidade do setor. 2.1.66 – Processo 23112.003185/2014-56 – Proposta de Atividade de Extensão: Reflexões sobre o uso de recursos tecnológicos sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Prodocência). Coordenação: Profª Drª Maria Iolanda Monteiro – DTPP. 2.1.67 – Processo 23112.003321/2014-16 – Proposta de Atividade de Extensão: III Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.68 – Proposta de Atividade de Extensão: Quartas Sociológicas. Coordenação: Prof. Dr. Fábio José Bechara Sanchez – DS. 2.1.69 – OF DTPP 062/2014 – Encaminha solicitação de convênio entre a Universidade Federal de São Carlos e a Cornell University. Esta solicitação visa o estabelecimento de trabalhos conjuntos com foco na área de Ações Afirmativas, especialmente em Estudos Indígenas, buscando o fortalecimento do modelo da UFSCar para acolhimento e desenvolvimento de conhecimento conjunto com estudantes indígenas em cursos de graduação e pós-graduação. 2.1.70 – OF DTPP 063/2014 – Encaminha solicitação de convênio entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidad de Córdoba. Esta solicitação visa possibilitar a realização de pesquisas e estágios conjuntos entre os estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e os daquela universidade. 2.1.71 – Processo 23112.000316/2013-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Wagner de Souza Leite Molina – DCSo – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.72 – OF DTPP 064/2014 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Emília Freitas de Lima como Professora Sênior no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.1.73 – OF DTPP 065/2014 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva como Professora Sênior no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.1.74 – Processo 23112.003168/2014-19 – Proposta de Atividade de Extensão: Mentoria a Distância em Educação Musical: Suporte Especializado para Professores de Música Iniciantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Coordenação: Profª Drª Daniela Dotto Machado – DME. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões n°s 468ª, 469ª e 470ª do Conselho do CECH. Foram aprovadas por unanimidade as Atas das Reuniões nº 468ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 16/05/2014, nº 469ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 27/06/2014 e nº 470ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 04/09/2014.2.3 – Apreciação do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi lido o parecer elaborado pelo Prof. Dr. Wilton José Marques, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, que encaminhava pela aprovação, colocado em votação o regimento foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Apreciação do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Foi lido o parecer elaborado pela Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, que encaminhava pela aprovação, desde que seja feito alguns ajustes. Colocado em votação o regimento, foi aprovado por unanimidade, condicionada aos ajustes sugeridos. 2.5 – Homologação de Concurso Público: 2.5.1 – Processo 23112.001252/2014-06 – OF nº 068/2014 – DAC – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente A, TP 20hs do Departamento de Artes e Comunicação, Área: Música; Subárea: Estruturação e Percepção Musical. Foi classificado o candidato: Antonio Carlos Leme Junior. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.6 – Apreciação da proposta da Complementação do curso de Licenciatura em Psicologia. Foi lido o parecer elaborado pelo Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Vice-Diretor do CECH, que encaminhava pela aprovação, sendo que a Profª Drª Patrícia Waltz Shelini, Coordenadora do Curso de Psicologia, expôs vários aspectos que envolvem a criação da complementação do curso. A Profª Drª Patrícia Waltz Shelini e a Profª Drª Rachel de Faria Brino (Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), agradeceram a todos os departamentos que as receberam, pois foram muito bem recebidas, agradecendo também à Direção do CECH pela agilidade que conduziu todo o processo. Colocado em votação a proposta foi aprovada por unanimidade quanto ao mérito acadêmico, salientando que não há docentes em número suficiente para a implementação da licenciatura nesse momento, sendo necessária a contratação de professores para algumas disciplinas obrigatórias. 2.7 – Editais para Eleição para Escolha de Representantes Discentes e Técnicos Administrativos junto ao Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas.

E D I T A L

ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTES DISCENTES

JUNTO AO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CECH

 

A Presidente do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas, no uso das atribuições legais e estatutárias que lhe são conferidas, com base nas disposições contidas na Lei no 9394, de 20/12/95, torna público à comunidade universitária da UFSCar o presente edital com vistas à realização de eleições para escolha de representantes discentes que integrarão o Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas - CoC-CECH.

Estarão em disputa, para mandatos de um (01) ano, as seguintes vagas:

- 6 (seis) vagas de representantes do corpo discente dos cursos de graduação do CECH, sendo 3 efetivos e 3 suplentes;

- 6 (seis) vagas de representantes do corpo discente dos programas de pós-graduação do CECH, sendo 3 efetivos e 3 suplentes.

INSCRIÇÕES: As inscrições dos candidatos serão realizadas de 13 a 17 de outubro de 2014, até às 16h00, na Secretaria do CECH (Prédio do CECH) ou pelo e-mail <cech@ufscar.br>.

ELEIÇÃO: As eleições serão realizadas no dia 21 de outubro de 2014 (3ª f.), no seguinte local e horário:

Campus São Carlos:

Saguão de Entrada do Prédio do CECH, das 8h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00.

Saguão do AT2, das 18h00 às 21h00

Para os alunos de cursos de graduação do CECH vinculados ao Programa UAB da UFSCar, a eleição será realizada na mesma data, via Moodle.

Data e local de apuração dos votos: dia 23/10/2014, a partir das 9h00, no Auditório da UEIM, no prédio do CECH.

O presente edital deve chegar, impreterivelmente, ao conhecimento de toda a comunidade universitária, fazendo uso de todos os meios disponíveis e de divulgação intensa por parte das Coordenações de Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação do Centro de Educação e Ciências Humanas, e ser afixado em locais de fácil acesso aos interessados.

São Carlos, 1º de outubro de 2014.

 

Profa. Dra. Wanda A. M. Hoffmann

Diretora do CECH

E D I T A L

ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

JUNTO AO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CECH

 

 

 

A Presidente do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas, no uso das atribuições legais e estatutárias que lhe são conferidas, com base nas disposições contidas na Lei no 9394, de 20/12/95, torna público à comunidade universitária da UFSCar o presente edital com vistas à realização de eleições para escolha de representantes Técnicos Administrativos que integrarão o Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas - CoC-CECH.

Estarão em disputa, para mandatos de 2 (dois) anos, as seguintes vagas:

- 3 (três) vagas de representante titular e 3 (três) vagas representante suplente do corpo de Técnicos Administrativos do CECH.

ELEIÇÃO: A eleição será realizada no dia 20 de outubro de 2014 (2ª f.), no Prédio do CECH, no período das 14h00 às 16h00 e a apuração será no mesmo dia.

 

O presente edital deve chegar, impreterivelmente, ao conhecimento de toda a comunidade universitária, fazendo uso de todos os meios disponíveis e de divulgação e ser afixado em locais de fácil acesso aos interessados.

 

 

 

São Carlos, 1º de outubro de 2014.

 

 

 

 

Profa. Dra. Wanda A. M. Hoffmann

Diretora do CECH

Foram lidos os referidos editais, colocados em votação, foram aprovados por unanimidade, sendo esclarecido que os mesmos serão encaminhados para todos os Conselheiros, Chefes, Coordenadores de Cursos e Técnicos Administrativos para divulgação. 2.8 – Discussão do encaminhamento da proposta para segurança no Campus São Carlos. Diante das manifestações ocorridas, seria apreciada amanhã 03/10 no ConsUni com pauta única - Proposta para implantação de Projeto de Segurança no Campus, mais foi adiada para próximas reuniões, sendo que o ConsUni, em reunião realizada em 18/07/2014, decidiu-se pela implantação emergencial de controle de acesso ao Campus São Carlos, com restrição da entrada a partir das 19hs, só permitida a integrantes da comunidade universitária e convidados devidamente identificados. Também foi decidido que na reunião subsequente em 29/08/2014 seria apresentada proposta visando colocar para debate com a comunidade o problema da segurança nos Campi, de modo a se delinear uma política de segurança para a UFSCar, incluindo: I) Realizar eventos para reflexão sobre política de segurança nos Campi da UFSCar e para elaboração de propostas a serem encaminhadas ao ConsUni até o final de novembro de 2014, para apreciação e deliberação, a proposta é realizar: a) Dois ou três eventos (palestras ou mesas redondas) com palestrantes convidados para debater sobre temas afetos à questão de segurança e/ou para relato de experiências de outras IES de melhorias no sistema de segurança dessas instituições; b) Realização de um workshop com representantes da comunidade (docentes, TAs e estudantes), para elaboração de propostas para segurança nos Campi, a serem encaminhadas ao ConsUni. Tal evento será realizado com aproximadamente 100/120 pessoas, representando diferentes segmentos da comunidade, a ocorrer em outubro/novembro de 2014, e terá a duração de um dia de trabalho. Esses representantes deverão participar dos eventos anteriores para subsidiar as discussões. II) Implantar projeto de revitalização do espaço próximo ao ginásio de esportes e DAC, de modo a melhorar a iluminação, limpeza, instalar câmeras e realizar pequenas reformas que se façam necessárias. III) Realizar estudo/análise dos problemas de segurança ocorridos no Campus São Carlos nos últimos cinco anos, a fim de subsidiar decisões subsequentes. IV) Implantar sistema de controle provisório de acesso no Campus São Carlos: a) Controle de acesso (identificação) a partir das 19h (carros, motos e bicicletas) e 20h (pedestres), só permitindo a entrada, a partir desses horários, de membros da comunidade ou participantes de eventos acadêmicos/culturais (esses munidos de ingresso/convite); b) Manutenção de uma única portaria de acesso a partir desses horários (Portaria Sul-1); c) Uso de selos identificadores nos carros, medida a funcionar temporariamente até que seja implantado o sistema de controle por catracas (TAGs), que deverá entrar em regime no início de 2015. V) Suspensão de festas nos Campi até que sejam apreciadas as propostas encaminhadas ao ConsUni, resultantes do workshop, que definirão a política de segurança dos campi da UFSCar. A Profª Wanda, Diretora do CECH, esclareceu também que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Carlos (ADUFSCar), enviou uma correspondência verificando a possibilidade de contratação de uma empresa particular de segurança, para planejar algumas providências. Com isso, a Profª Wanda, solicita que os Conselheiros comuniquem e realizem discussões com os respectivos departamentos, sobre as várias propostas apresentadas para que no final de novembro haja uma reunião, com estas sugestões elaboradas pelo Centro, para que se possam ter propostas ou elementos importantes identificados pela comunidade CECH sobre segurança. 2.9 – Proposta de Normas para uso e TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na UFSCar. Teremos um prazo de 15 (quinze) dias para estudarmos esta proposta para encaminhamos sugestões para termos as normas e procedimentos definidos, os departamentos devem encaminhar até o dia 17/10/2014 para o CECH para que possamos enviar para a Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). 2.10 – Indicação de dois representantes docentes para o CoC-Administrativo do CECH. O Prof. Ms. Antón Castro Miguez (DL) foi indicado como representante docente para compôs o CoC-Administrativo do CECH. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. Os Conselheiros irão consultar os docentes representantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação de mais um representante na próxima reunião do Conselho do CECH. 2.11 – Indicação de um Representante Titular e um Representante Suplente do CECH para compor o Conselho Universitário. A Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (DPsi) foi indicada como Representante Titular e o Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (DCSo) como Representante Suplente do CECH no Conselho Universitário. Colocado em votação, as indicações foram aprovadas por unanimidade. 2.12 – Indicação de um Representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Pesquisa. Os Conselheiros irão consultar os docentes representantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação de um Representante Suplente para compor o Conselho de Pesquisa na próxima reunião do Conselho do CECH. 2.13 – Indicação de um Representante Titular do CECH para compor o Conselho de Extensão. Os Conselheiros irão consultar os docentes representantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação de um Representante Titular para compor o Conselho de Extensão na próxima reunião do Conselho do CECH. 2.14 – Indicação de Representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Graduação. Os Conselheiros irão consultar os docentes representantes do CoC-CECH pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade da indicação de um Representante Suplente para compor o Conselho de Graduação na próxima reunião do Conselho do CECH. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ____________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _________________________________

 

Prof. Ms. Antón Castro Miguez __________________________________________

 

Profª Drª Maria Cecília Luiz ____________________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva __________________________________________

 

Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon _____________________________

 

Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis __________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas _______________________________________

 

Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral ____________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins ______________________________________

Profª Drª Márcia Regina Onofre _________________________________________

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto _______________________________________

 

Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante __________________________________

 

Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente ________________________________

 

Profª Drª Patrícia Waltz Shelini __________________________________________

 

Profª Drª Rachel de Faria Brino _________________________________________

 

Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva ________________________________________

 

Profª Drª Camila Domeniconi ___________________________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ____________________________________