Ata 467 - 06/05/2014


ATA DA QUADRIGENTÉSIMA SEXAGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao sexto dia do mês de maio do ano de dois mil e quatorze, as quatorze horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quadrigentésima Sexagésima Sétima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Josimeire Meneses Julio (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Anete Abramowicz (Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Profª Drª Zaira Regina Zafalon (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Rachel de Faria Brino (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Carolina Severino Lopes da Costa (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde (Coordenador do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Fabiana Marini Braga (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); os servidores Adriana Maria Pessoa de Lima Souza, Leonardo de Souza e Silva Lucifora e Rogéria Aparecida Veronese (Representantes Técnico-Administrativos) e Fernando Henrique Andrade Rossit (Representante Discente da Pós-Graduação). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Os Diretores de Centro foram convidados a participarem das reuniões com o comando de greve, juntamente com os técnicos administrativos e Reitoria, para dar encaminhamento às demandas das unidades. Até o momento, o único caso do CECH que se enquadrou nas excepcionalidades indicadas pelo comando da greve foi o do laboratório da Profª Azair Liane do Canto de Souza. Caso alguma unidade possua demandas, por favor, encaminhe à Direção do Centro. 1.1.2 – Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação manifestou preocupação com relação à homologação dos diplomas da pós-graduação. Ela solicita que seja encaminhada esta questão. A Profª Wanda esclareceu que há uma demanda de vários Programas de Pós-Graduação relativa à homologação dos diplomas, e que este ponto já foi colocado na mesa de negociações da greve. 1.1.3 – Questões financeiras. A ProAd encaminhou vários e-mails, o último suspendeu o calendário para o envio das requisições de compras. A SAF-CECH está aguardando o aval da ProAd, pois só é permitido o envio de questões específicas. 1.1.4 – Reserva Técnica Institucional. Neste ano, a reserva técnica da FAPESP, tem um valor menor do que nos anos anteriores. O valor da RTI para 2015 é R$ 13.213,00. Na próxima reunião do CoC-CECH será discutida a utilização da RTI em 2015. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, Vice-Chefe do Departamento de Sociologia, perguntou sobre a liberação do prédio do LIDEPS, projeto FINEP 2006. Foi esclarecido pela Profª Wanda que a parte da construção está pronta, o que falta é a ligação dos “switch” e a ligação da internet nos prédios. 1.2.2 – O Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva, Chefe do Departamento de Educação manifestou preocupação quanto à previsão do término da construção do prédio no qual o DEd ficará alocado e como comprar os móveis. Foi esclarecido pela Profª Wanda que houve problemas com a obra, e a previsão da entrega do prédio prevista no aditivo é agosto/2014. Foram marcadas duas reuniões com o Prof. Néocles para explicar a demora da entrega efetiva do prédio que abrigará o DEd e o DCI, mas até agora não foi possível a realização das reuniões. Está para ser agendada nova reunião com os chefes dos departamentos, a Direção e a ProAd. Foi esclarecido ainda que cada unidade já tem sua planta aprovada pelo EDF, os interessados podem solicitar cópia para organizarem a mudança. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.66, 2.1.67, 2.1.68, e 2.1.69 – Ad-referendum e no item 2.3 – Homologação de Concurso Público, o item 2.3.2 – Processo 23112.001040/2014-11 – OF DTPP 036/2014. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF DEd nº 010/2014 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. João dos Reis Silva Junior, para desenvolver trabalho junto à Arizona State University, School of Social Transformation, Arizona, USA, no período de 01/08/2014 a 31/07/2015. 2.1.2 – Alteração do código da disciplina constante da Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2014, de PPG SOC – 017 – Leitura Dirigida: Infância e Relações Étnico-Raciais para PPG SOC – 035 – Leitura Dirigida: Infância e Relações Étnico-Raciais. 2.1.3 – OF DTPP 018.2014 – Solicita alteração na composição da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, em regime de 40 horas semanais, Área: Pedagogia, sub-área: Ciências: conteúdos e seu ensino; Matemática: conteúdos e seu ensino. Membros da Banca: Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (Presidente - UFSCar) (CPF: 723.135.108-59); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (UFSCar) (CPF: 159.780.758-32) e Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (UFSCar) (CPF: 059.042.408-48) como Membros Titulares (ATO CECH nº 030/2014). Cancelando assim o ATO CECH nº 024/2014 e o ATO CECH nº 025/2014. 2.1.4 – OF DTPP 019.2014 – Solicita alteração na composição da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, em regime de 40 horas semanais, Área: Pedagogia, sub-área: Didática; Escola e Currículo; Práticas Sociais e Processos Educativos. Membros da Banca: Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Presidente - UFSCar) (CPF: 105.168.418-82); Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues (UFSCar) (CPF: 298.032.068-42) e Profª Drª Emilia Freitas de Lima (UFSCar) (CPF: 363.649.328-00) como Membros Titulares (ATO CECH nº 031/2014). Cancelando assim o ATO CECH nº 026/2014 e o ATO CECH nº 027/2014. 2.1.5 – OF DCSo nº 018/2014 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ferreira, para participar do Joint Sessions of Workshops, do European Consortium for Political Research (ECPR), com apresentação de trabalho, na Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha, no período de 07 a 14/04/2014. 2.1.6 – Processo 23112.001604/2013-19 Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Renato Almeida de Moraes – DCSo – Professor Adjunto, de 26/06/2012 a 25/06/2015. 2.1.7 – OF DME 25.2014 – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, para participar do “Congresso Iberoamericano de Docência Universitária e de Nível Superior – CIDU”, em Rosário, Argentina, no período de 20 à 24/04/2014. 2.1.8 – OF DME 26.2014 – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Renata Prenstteter Gama, para participar do “Congresso Iberoamericano de Docência Universitária e de Nível Superior – CIDU”, em Rosário, Argentina, no período de 20 à 24/04/2014. 2.1.9 – OF nº 005/2014 DS – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, para apresentação de trabalho na I Reunion Del Grupo de Trabajo Paradojas de la Seguridad Ciudadana, na Universidad de Vera Cruz, México, no período de 07 a 11/04/2014. 2.1.10 – Processo 23112.000309/2014-41 – OF DFMC nº 005/2014 – Encaminha parecer referente à solicitação de redistribuição do Prof. Dr. Luiz Damon Santos Moutinho, Matrícula SIAPE 2273364, Professor Associado da Universidade Federal do Paraná para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da UFSCar na vaga decorrente da aposentadoria do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar. (Despacho CProj/DiDP n° 020/2014). O Conselho do DFMC posicionou-se favorável à solicitação. 2.1.11 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com início da validade para o 1º período letivo de 2013: FIL-033 – Seminários de Pesquisa em Ética e Filosofia Política 1, FIL-034 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Ciência 1, FIL-035 – Seminários de Pesquisa em Filosofia das Ciências Humanas 1, FIL-036 – Seminários de Pesquisa em Lógica 1, FIL-037 – Seminários de Pesquisa em Ética 1. Com início da validade para o 1º período letivo de 2014: FIL-040 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Antiga 3, FIL-041 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Medieval 3, FIL-042 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Moderna 3, FIL-043 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Contemporânea 3, FIL-044 – Seminários de Pesquisa em Estética 3, FIL-045 – Seminários de Pesquisa em Ética e Filosofia Política 3, FIL-046 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Ciência 3, FIL-047 – Seminários de Pesquisa em Filosofia das Ciências Humanas 3, FIL-048 – Seminários de Pesquisa em Lógica 2, FIL-049 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Linguagem 3, FIL-050 – Seminários de Pesquisa em Ética 3, FIL-051 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Psicanálise 3. 2.1.12 – OF 002/2014 – PPG-FIL – Indicação do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, da Profª Drª Eliane Christina de Souza e do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, lotados no Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Vanessa Cristina Migliato, Assistente em Administração, lotada no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (ATO CECH nº 032/2014). 2.1.13 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.156-5 – Estágio Supervisionado em Administração Educacional – Ensino Fundamental e Ensino Médio, 17.157-3 – Estágio Supervisionado em Administração Educacional – Educação Infantil. 2.1.14 – Processo 23112.000273/2011-60 – Relatório da Atividade de Extensão: Formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência visual na educação básica. Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi – DCI. 2.1.15 – OF n° 05/2104 – Coord. Psicologia – Encaminha o resultado das eleições para Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia, para o biênio 2014-2015. A Profª Drª Patrícia Waltz Schelini foi eleita como Coordenadora (ATO CECH n° 033/2014) e a Profª Drª Rachel de Faria Brino como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 034/2014). 2.1.16 – OF n° 029/14 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Pós-doutoranda Drª Naiara Minto de Souza, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de Dezembro/2013 a Dezembro/2014, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. 2.1.17 – Processo 23112.004324/2013-88 OF n° 036/14 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, que participou de Missão de Intercâmbio Científico na Universidade da Califórnia, Davis, EUA, no período de 18 a 26/11/2013. 2.1.18 – Ofício nº 20/2014 – DAC – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo, para participar no IV Encontro Internacional sobre Cinema Chileno e Latino-Americano, em Santiago, Chile, no período de 22 a 24/04/2014. 2.1.19 – Processo 23112.000321/2013-75 – OF DEd nº 013/14 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa – DEd – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.20 – Processo 23112.000318/2013-51 – OF DEd nº 014/14 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente – DEd – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.21 – Processo 23112.004906/2009-34 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de especialização em Gestão Escolar – 2009/2011. Coordenação: Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti – DEd. 2.1.22 – Processo 23112.000556/2014-48 – OF DTPP 021.2014 – Encaminha para homologação o relatório final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Área: Pedagogia, Sub-área: Corpo e Movimento; Metodologia do Trabalho Docente nos anos iniciais do ensino fundamental regular; Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental regular, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Não houve candidatos aprovados. 2.1.23 – Processo 23112.000557/2014-92 – OF DTPP 024.2014 – Encaminha para homologação o relatório final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Área: Pedagogia, Sub-área: Ciências: conteúdos e seu ensino; Matemática: conteúdos e seu ensino, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Foi aprovada a candidata Alda de Cássia Zanin. 2.1.24 – Processo 23112.000558/2014-37 – OF DTPP 020.2014 – Encaminha para homologação o relatório final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Área: Pedagogia, Sub-área: Didática; Escola e Currículo; Práticas Sociais e Processos Educativos, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Foi aprovada a candidata Adriana Fernandes Coimbra Marigo. 2.1.25 – Processo 23112.002486/2012-09 – OF nº 14/2014 – DAC – Encaminha a solicitação da renovação do afastamento parcial no país da Profª Ms. Eliane Coster, para cursar as disciplinas: Poéticas e Técnicas da Montagem Audiovisual, junto ao Programa de Pós-Graduação da área de Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e Laboratório III Poéticas fotográficas: experiência e criação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, durante o período de 10/03 a 30/06/2014. 2.1.26 – OF DCI 06/2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann, para participar de um curso presencial na Babson College, como parte do Prêmio Santander Empreendedorismo 2013 recebido do Santander Universidades, na cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos, no período de 24/05 a 01/06/2014. 2.1.27 – Processo 23112.000039/2013-98 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Andrea Braga Moruzzi – DTPP – Professor Adjunto, de 04/01/2013 à 04/01/2016. 2.1.28 – OF DTPP 027/2014 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a orientação da Profª Drª Maria Aparecida Mello. 2.1.29 – Processo 23112.000024/2014-19 – OF DTPP 028.2014 – Encaminha o relatório do afastamento do país, da Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla, que participou do 9º Congresso Internacional de Educación Superior “Universidade 2014”, em Havana, Cuba, no período de 08 a 16/02/2014. 2.1.30 – OF n° 035/14 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Naiara Minto de Souza, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR 1034/11 de 11 de julho de 2011, sob a coordenação da Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, pelo período de seis meses. 2.1.31 – OF. n° 018/2014 – Imagem e Som – Encaminha a Composição dos representantes docentes do Conselho de Coordenação do Curso de Imagem e Som. Titulares: ▪ Presidente – Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade. ▪ Vice-Presidente – Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto; Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo; Profª Ms. Ana Luiza Pereira Barbosa; Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto; Prof. Ms. Dário de Souza Mesquita Junior; Profª Drª Débora Burini e Profª Drª Luciana Sá Corrêa de Araújo. Suplentes: Profª Ms. Eliane Coster; Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva e Profª Drª Suzana Reck Miranda. 2.1.32 – OF nº 008/2014 DS – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, para apresentação de trabalho no Congresso da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA), em Chicago, Estados Unidos, no período de 20 a 25/05/2014. 2.1.33 – OF nº 009/2014 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, para ministrar o Mini-Curso sobre “Sociologia das Diferenças” dentro do acordo internacional financiado pela CAPES, entre o PPGS-UFSCar e a Maestria en Sociología da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, durante o período de 20 a 27/04/2014. 2.1.34 – OF DTPP 029.2014 – Encaminha a solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto junto ao Departamento de Teoria e Práticas Pedagógicas, na Área: Pedagogia, Sub-área: Corpo e Movimento; Prática de Ensino. Membros da Banca: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (Presidente) (CPF: 020.426.338-38), Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues (CPF: 298.032.068-42) e Profª Drª Andrea Braga Moruzzi (CPF: 223.573.748-02) como Membros Titulares (ATO CECH nº 035/2014). Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (CPF: 159.780.758-32) como Membro Suplente (ATO CECH nº 036/2014). 2.1.35 – Processo 23112.002356/2013-49 – OF n°049/14 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, que visitou à Universidade Nacional de Córdoba, no âmbito do Convênio do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), em Córdoba, Argentina, durante o período de 29/06 a 06/07/2013. 2.1.36 – Processo 23112.003178/2013-73 – OF nº 050/2014 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, que participou do 43th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neurosciente 2013, em San Diego, EUA, no período de 09 a 13/11/2013. 2.1.37 – Processo 23112.000861/2010-05 – OF DME n° 28.2014 – Encaminha o relatório final do afastamento integral da Profª Ms. Daniela Dotto Machado para cursar Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, referente ao período de 14/08/2013 a 16/12/2013. 2.1.38 – OF nº 042/2014 – DPsiEncaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Nassim Chamel Elias, para apresentar trabalhos na 40ª Convenção Anual da Association For Behavior Analysis International (ABAI), em Chicago, EUA, durante o período de 21 a 28/05/2014. 2.1.39 – OF nº 043/2014 – DPsiEncaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, para apresentar trabalhos na 40ª Convenção Anual da Association For Behavior Analysis International (ABAI), em Chicago, EUA, durante o período de 20 a 30/05/2014. 2.1.40 – OF nº 044/2014 – DPsiEncaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para apresentar trabalhos no X Seminário Internacional de Neurociências, em Bogotá, Colômbia, durante o período de 13 a 18/05/2014. 2.1.41 – OF nº 045/2014 – DPsiEncaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, para apresentar trabalho em Congresso Científico Internacional, em Paris, França, durante o período de 04 a 06/05/2014. 2.1.42 – OF nº 046/2014 – DPsiEncaminha solicitação de admissão da Pós-doutoranda Drª Maria Marta Lopes Flores, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de 01/04/2014 a 31/03/2015, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Maria Amélia Almeida. 2.1.43 – OF nº 047/2014 – DPsiEncaminha solicitação de admissão da Pós-doutoranda Drª Iasmim Zanchi Boueri, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de 01/04/2014 a 31/03/2016, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Maria Amélia Almeida. 2.1.44 – OF nº 048/2014 – DPsiEncaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para realização de Estágio Pós-Doutoral junto ao Instituto Politécnico do Porto, na Cidade do Porto, Portugal, no período de 29/05 a 29/11/2014. 2.1.45 – OF DL 012/2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rejane Cristina Rocha, para ministrar a disciplina “Temas e Formas da Literatura Brasileira Contemporânea”, no Doutorado em Letras da Universidad Nacional de Tucumán, Argentina, durante o período de 19 a 31/05/2014. 2.1.46 – OF DCSo nº 019/2014 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello, para realização de Estágio Pós-Doutoral junto ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, no período de 01/08/2014 a 28/02/2015. 2.1.47 – OF DCSo nº 020/2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade, para participar do Congresso Conjunto Esocite/4S na Society for Social Studies of Science, em Buenos Aires, Argentina, durante o período de 20 a 23/08/2014. 2.1.48 – Processo 23112.004906/2009-34 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de especialização em Gestão Escolar - 2009/2011. Coordenação: Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti – DEd. 2.1.49 – Processo 23112.004087/2012-74 – Relatório da Atividade de Extensão: CineUFSCar. Coordenação: Prof. Dr. Alan Victor Pimenta Pales Costa – DEd. 2.1.50 – Indicação de novos membros docentes, 2 Titulares e 2 Suplentes para comporem o Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE). Foram indicados os nomes dos Professores Doutores Eduardo Pinto e Silva como representante Titular e Luiz Bezerra Neto como representante Suplente, ambos do Departamento de Educação. 2.1.51 – Ofício nº 23/2014 – DAC – Informa a deliberação pelo Conselho Departamental do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), a substituição da atual vice-chefia, Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly pelo Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (ATO CECH nº 037/2014). 2.1.52 – Processo 23112.000079/2013-30 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes – DTPP – Professor Adjunto, de 09/01/2013 à 09/01/2016. 2.1.53 – Processo 23112.000308/2013-16 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues – DTPP – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.54 – Processo 23112.000315/2013-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho – DCSo – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.55 – Processo 23112.000316/2013-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Wagner de Souza Leite Molina – DCSo – Professor Adjunto, de 29/01/2013 à 29/01/2016. 2.1.56 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2014: PPG Psi 57-14 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Equações Estruturais e Análises Multivariantes de Dados. 2.1.57 – Processo 23112.000664/2014-11 – Ofício nº 025/2014 – DAC – Encaminha solicitação de regularização do afastamento parcial, da servidora Josiane Fernanda Covre, Técnica de Laboratório – Música, do Departamento de Artes e Comunicação, para cursar Curso de Pós-Graduação, Mestrado em Música, cursado na Universidade Federal de Goiás, encaminhando o relatório do afastamento solicitado para o primeiro semestre de 2013, período de 01/04 a 16/07/2013 e o relatório do afastamento solicitado para o segundo semestre de 2013, período de 26/08 a 20/12/2013. 2.1.58 – OF nº 012/2014 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, para apresentar trabalho de pesquisa no XVIII ISA World Congress of Sociology, em Yokohama, Japão, durante o período de 10 a 22/07/2014. 2.1.59 – OF DME 31.2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Carolina Rodrigues de Souza, para participar de reunião para discussão e análise do capítulo de livro, a ser publicado no final do segundo semestre de 2014, em Nova York, durante o período de 22 a 30/05/2014. 2.1.60 – OF DTPP 033.2014 – Encaminha a retificação da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, na Área: Pedagogia, Sub-área: Corpo e Movimento; Prática de Ensino. Membros da Banca: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (Presidente) (CPF: 020.426.338-38), Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (CPF: 159.780.758-32) e Profª Drª Márcia Regina Onofre (CPF: 164.037.728-05) como Membros Titulares (ATO CECH nº 038/2014). Profª Drª Fabiana Marini Braga (CPF: 180.891.878-97) como Membro Suplente (ATO CECH nº 039/2014). Cancelando assim o ATO CECH n° 035/2014 e o ATO CECH n° 036/2014. 2.1.61 – OF DL nº 018/2014 – Encaminha solicitação de realização de acordo de colaboração entre a Universidade Federal de São Carlos (Departamento de Letras) e o Centro de Investigaciones sobre América Latina y Caribe (CIALC), da Universidade Nacional do México (UNAM). 2.1.62 – OF DL nº 019/2014 – Encaminha solicitação de realização de convênio de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (Departamento de Letras) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 2.1.63 – Processo 23112.000199/2013-37 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Carolina Rodrigues de Souza – DME – Professor Adjunto, de 18/01/2013 à 18/01/2016. 2.1.64 – OF DCI 023/2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival, para participar da 6th International Conference on Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, em Istanbul, Turquia, durante o período de 26/05 a 01/06/2014. 2.1.65 – OF DCSo nº 022/2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Vera Alves Cepêda, no período de 10 a 21/06/2014, sendo que no período de 11 a 12/06, irá realizar visita e reunião de convênio inter-institucional de pós-graduação na Universidade de Lisboa, Portugal e no período de 16 a 18/06/2014, irá participar do II Congresso Internacional de Estudos Del Desarrollo, com apresentação de trabalho no Universidade de Huelva, Espanha. 2.1.66 – Processo 23112.000981/2013-56 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira – DS – Professor Adjunto, de 28/02/2013 à 28/02/2016. 2.1.67 – Processo 23112.002146/2013-51 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Fábio José Bechara Sanchez – DS – Professor Adjunto, de 05/02/2013 à 05/02/2016. 2.1.68 – OF PPGCTS s/nº – Encaminha o resultado das Eleições para a nova Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, onde foram eleitos os Profs. Drs. Wilson José Alves Pedro (ATO CECH no 040/2014) e Valdemir Miotello (ATO CECH no 041/2014) para os cargos de Coordenador e Vice-Coordenador, respectivamente, pelo período de dois anos. 2.1.69 – OF DTPP 035.2014 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar da Terceira Conferência Internacional Multidisciplinar em Pesquisa Educacional, em Segóvia, Espanha, durante o período de 30/06 a 06/07/2014. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 466ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da Reunião n° 466ª do Conselho do CoC-CECH ocorrida em 10/03/2014. 2.3 – Homologação de Concurso Público. 2.3.1 – Processo 23112.004735/2013-73 – OF nº 039/2014 – DPsi. Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto para o preenchimento de 01 (uma) vaga, na área de Psicologia, sub-área: Psicofarmacologia e Neurociências, junto ao Departamento de Psicologia. Foram classificados os candidatos: 1º) Amanda Ribeiro de Oliveira; 2º) Sabrina Francesca de Souza Lisboa; 3º) Carlos Eduardo Neves Girardi; 4º) Vanessa Nunes de Souza. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.2 – Processo 23112.001040/2014-11 – OF DTPP 036/2014. Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, para o preenchimento de 01 (uma) vaga, na Área: Pedagogia, Sub-área: Corpo e Movimento: Prática de Ensino. Foram classificadas as candidatas: 1º) Carolina Piocchetti Nascimento, 2º) Ana Cristina Juvenal da Cruz. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Ofício Circular ProGPe nº 005/2014 – Indicação de representante docente titular (1) e suplente (1) do CECH, pertencente às Classes de Professor Associado ou Adjunto IV, para compor a Banca Examinadora responsável pela avaliação do desempenho acadêmico dos docentes pleiteantes à progressão funcional de um para outro nível nas classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Foi indicada a recondução dos nomes dos Professores Doutores Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (DFMC), como representante titular e Ademar da Silva (DME), como representante suplente, pelo período de dois anos. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Ofício Circular ProGPe nº 006/2014 – Indicação de representante docente titular(1) e suplente (1) do CECH, pertencente à Classe de Professor Titular, para compor a Banca Examinadora responsável pela avaliação do desempenho acadêmico dos docentes pleiteantes à progressão funcional para e na classe de Professor Associado. Foi indicada como representante titular a Profª Drª Anete Abramowicz, em substituição à Profª Drª Maria da Glória Bonelli, pelo período de dois anos. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.6 – MI nº 008/2014 – Indicação de novo membro docente titular (1) e suplente (1) para compor o Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE). Foi indicada a Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival (Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação) como representante titular e a Profª Drª Carolina Severino Lopes da Costa (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial) como representante suplente. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.7 – Critério para alocação de um servidor Técnico Administrativo delegado ao CECH pelo ConsUni. Foi colocado pela Profª Wanda a proposta aprovada pelo ConsUni de 1 vaga servidor Técnico Administrativo para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, 1 vaga servidor TA para o Programa de Pós Graduação em Estudos de Literatura e que a outra vaga servidor TA seria como proposto pelo Conselho Universitário ao Programa de Pós-Graduação em Educação ou Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. Assim, esse Conselho irá decidir o critério e para qual unidade será alocado este servidor TA. A Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação distribuiu um ofício, encaminhado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, explicando detalhadamente a necessidade da contratação de mais um funcionário técnico administrativo para o Programa de Pós-Graduação em Educação. Depois de ampla discussão, foi encaminhado que a vaga será destinada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. A Profª Drª Anete Abramowicz, Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas solicitou o seguinte encaminhamento: que o Prof. Dr. Mauro Rocha Côrtes, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, seja convocado pelo Conselho do CECH para esclarecimentos e definição dos critérios para a distribuição dos Técnicos Administrativos na Universidade desta forma o CECH poderá elaborar os seus próprios critérios. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.8 – Discussão a respeito da proposta para acesso à classe e ao cargo de Professor Titular na UFSCar. Após discussão em torno do documento elaborado pela comissão encarregada de propor os parâmetros para acesso à classe e ao cargo de Professor Titular na UFSCar, bem como em torno dos documentos enviados pelos diversos departamentos da UFSCar, a Profª Drª Anete Abramowicz encaminhou a proposta de que o CECH apoie o documento elaborado pela comissão, entretanto não foi possível uma votação e a discussão pelos membros, mas ficando claro que todos eram favoráveis a que se tivesse um momento de defesa ou apresentação pública. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ____________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva __________________________________________

 

Profª Drª Josimeire Meneses Julio _______________________________________

 

Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza _________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins ______________________________________

 

Profª Drª Anete Abramowicz ____________________________________________

 

Profª Drª Zaira Regina Zafalon __________________________________________

 

Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante __________________________________

 

Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla ________________________________________

 

Profª Drª Rachel de Faria Brino _________________________________________

 

Profª Drª Carolina Severino Lopes da Costa _______________________________

 

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde __________________________________________

 

Profª Drª Fabiana Marini Braga __________________________________________

 

Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos _______________________________

 

Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva ________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo ___________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin _____________________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ____________________________________

 

Leonardo de Souza e Silva Lucifora ______________________________________

 

Rogéria Aparecida Veronese ___________________________________________

 

Fernando Henrique Andrade Rossit ______________________________________