Ata 463 - 11/07/2013


ATA DA QUADRIGENTÉSIMA SEXAGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo primeiro dia do mês de julho do ano de dois mil e treze, as quatorze horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quadrigentésima Sexagésima Terceira Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Profª Drª Ariani Di Felippo (Vice-Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Márcia Regina Onofre (Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival (Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Márcia Duarte (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Isamara Alves Carvalho (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Deisy das Graças de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Camila Domeniconi (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Foi apresentado o Plano Diretor da UFSCar no ConsUni, compondo o PDI. A proposta do Plano Diretor está disponível no site da UFSCar. O CECH continuará na Área Sul e ocupará espaços com a saída da Administração Central (Reitoria e Pró-Reitorias) para Área Norte. 1.1.2 – Para o próximo semestre letivo, ainda será possível utilizar as vagas REUNI para Professor Substituto e Temporário. O governo prorrogou o prazo para além de 30 Julho (mais quatro meses). Assim, as demandas sem lastro puderam ser satisfeitas. A pedido da ProGPe, as unidades devem entrar em contato para informar a renovação ou não dos atuais Substitutos e Temporários, através do e-mail aprado@ufscar.br. 1.1.3 – A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) vai iniciar uma campanha anti-álcool e antidrogas no campus São Carlos, com palestras e distribuição de panfletos. 1.1.4 – A Diretora estará de férias na segunda quinzena de julho, o Vice-Diretor responderá pela Direção do Centro no período. 1.1.5 – Ainda aguardamos o retorno de algumas unidades referente à percentagem estimada do recurso RTN para 2014 de Custeio e Capital, pois temos que dar a resposta à ProAd do percentual do CECH. As unidades que não enviarem a informação no prazo, terão percentual definido pela Direção do Centro. 1.1.6 – Está prevista para a próxima reunião do CoC, a ser realizada no final de agosto, a discussão sobre a jornada de 30h na UFSCar. A data de preenchimento do formulário pelas unidades foi prorrogada para o dia 23/08/13. Para obter maiores informações, entrar em contato com nossos representantes na Comissão 30h da UFSCar, Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (DCI) e o Técnico Administrativo Leonardo de Souza e Silva Lucifora (PPGL). Se necessário, Leonardo prontificou-se a fornecer esclarecimentos às unidades. 1.1.7 – A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProAce), através da MI Circular 03/2013, informa que em 28 de agosto de 2013, das 8h às 20h, nos três Campi, haverá eleição de candidatos docentes, discentes (graduação e pós-graduação) e Técnicos Administrativos para o Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE), nos seguintes locais: Campus de Araras: RU; Campus de São Carlos: ProACE e BCo; Campus de Sorocaba: Saguão da DiCA. Os votantes deverão apresentar documento de identificação com foto. 1.1.8 – As câmeras do prédio central do CECH estão funcionando. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não houve. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão do item 2.6 – Recurso REUNI. Consultados os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF 039/2013 – DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, que participou do Seminário do Projeto Latinassist, com apresentação do trabalho “Economia solidária: de movimento social a política pública”, e participou da Missão Científica do IRD (Projeto CNPQ-IRD), junto ao Institut de Recherche pour Le Développement, em Paris, França, durante o período de 03 a 21/09/2012. 2.1.2 – Processo 23112.002085/2012-41 – Relatório da Atividade de Extensão: Patrimônio Cultural Rural Paulista: II Encontro de pesquisadores e representantes de fazendas históricas. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.3 – Processo 23112.003420/2011-70 – Relatório da Atividade de Extensão: MoMA – Mostra musical de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Coordenação: Prof. Ms. Fernando Stanzione Galízia – DME. 2.1.4 – Fichas de caracterização de disciplinas do Departamento de Metodologia de Ensino e Departamento de Letras, com início da validade para 2013/2: 19.244-9 – Estágio Supervisionado e Orientação para a Prática Profissional em Língua Portuguesa 2; 06.343-6 – Tópicos de Pesquisa em Linguística e Língua Portuguesa 1; 06.427-0 – Tópicos de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa 1; 06.357-6 – Tópicos de Pesquisa em Língua Espanhola e suas Literaturas 1; 06.377-0 – Tópicos de Pesquisa em Língua Inglesa e suas Literaturas 1; 06.422-0 – Consolidação da Literatura Brasileira; 06.423-8 – A Literatura Brasileira no período pós-guerra; 06.425-4 – A Literatura Brasileira no período contemporâneo; 06.468-8 – Exames de proficiência em línguas - fundamentos teórico-metodológicos e práticos; 06.469-6 – Revisão de textos; 06.464-5 – Noções de estatística inferencial aplicada a dados linguísticos; 06.465-3 – Aquisição da linguagem; 06.467-0 – Semântica e sintaxe formais. 2.1.5 – Fichas de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino: 19.289-9 – Prática de Ensino em Filosofia 1 (somente alteração); 19.290-2 – Estágio Supervisionado em Filosofia 1 (somente alteração); 19.310-0 – Estágio Supervisionado em Filosofia 2 (substitui 19.291-0); 19.312-7 – Estágio Supervisionado em Filosofia 3 (substitui 19.007-1); 19.297-0 – Estágio Supervisionado em Filosofia 4 (somente alteração). 2.1.6 – Processo 23112.001656/2012-20 – Despacho DePM/DiDP n° 021/2013 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de Ensino de Física, com validade de 1 ano (junho de 2013), uma vez que existe candidato habilitado. O Departamento de Metodologia de Ensino manifesta interesse na prorrogação (OF DME 32.2013). 2.1.7 – OF DTPP 020.2013 – Encaminha solicitação de cancelamento do afastamento do país da Profª Drª Anete Abramowicz, para participar do Journées de Sociologie de L´Enfances et Diversité – Enfances Multiples, na L´Université Du Mont Saint-Vincent, em Halifax, Canadá, no período de 26/06 a 04/07/2013, tendo em vista o atraso na emissão de documentos do Consulado. 2.1.8 – OF DTPP 018.2013 – Encaminha solicitação de cancelamento do afastamento do país da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues, para participar do Journées de Sociologie de L´Enfances et Diversité – Enfances Multiples, na L´Université Du Mont Saint-Vincent, em Halifax, Canadá, no período de 26/06 a 04/07/2013, tendo em vista o atraso na emissão de documentos do Consulado. 2.1.9 – Indicação de um Representante do CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Foi indicado o nome da Profª Drª Rachel de Faria Brino (Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia), como representante do CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, em substituição à Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Melo Justo. 2.1.10 – Indicação de um Representante do CECH no Comitê de Ética no Uso de Animais da UFSCar (CEUA). Foi indicado o nome da Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia), como representante Suplente no Comitê de Ética no Uso de Animais da UFSCar, em substituição à Profª Drª Camila Domeniconi. 2.1.11 – Processo 23112.000850/2013-79 – OF DME 33.2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Dijnane Vedovatto Iza, que participou do Simpósio Internacional em Educação: questões atuais e futuras de formação da profissão docente, realizado em Montreal, Canadá, durante o período de 29/04/2013 a 06/05/2013. 2.1.12 – Processo 23112.000996/2013-14 – OF DME 34.2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira referente à 1ª missão de trabalho do projeto “A abordagem CTS na produção dos conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para a educação científico – tecnológica no âmbito escolar” – processo 007/2012 CAPES, na Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina, no período de 02 a 14/04/2013. 2.1.13 – Ofício PPGL nº 24/2013 – Comunica que as eleições para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística foram realizadas no dia 29 de maio de 2013, tendo sido eleitos os Professores Doutores Carlos Félix Piovezani Filho para o cargo de Coordenador (ATO CECH n ° 066/2013) e Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale para o cargo de Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 067/2013), para o período de 10/06/2013 a 31/05/2016. 2.1.14 – Processo 23112.000858/2013-35 – OF DL 061/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, que participou, e apresentou trabalho no II Colóquio Nacional de Retórica y I Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina, realizado em Mendoza, Argentina, durante o período de 19 a 26/03/2013. 2.1.15 – OF n°087/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, para visita à Universidade Nacional de Córdoba, no âmbito do Convênio do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), em Córdoba, Argentina, durante o período de 29/06 a 06/07/2013. 2.1.16 – Processo 23112.003880/2012-56 – OF n°088/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, que ministrou curso integrante das atividades de intercâmbio previstas no Projeto Cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, para a Universidade de Córdoba, Argentina, durante o período de 01 a 07/12/2012. 2.1.17 – Processo 23112.003881/2012-09 – OF n°089/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, que ministrou curso integrante das atividades de intercâmbio previstas no Projeto Cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, para a Universidade de Córdoba, Argentina, durante o período de 01 a 07/12/2012. 2.1.18 – OF DL 062/2013 – Encaminha a indicação da Profª Drª Ariani Di Felippo, para o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Letras, até 02/07/2014. 2.1.19 – OF n°090/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. João dos Santos Carmo, para participar de evento em visita à Universidade Nacional de Córdoba, no âmbito do Convênio do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), em Córdoba, Argentina, durante o período de 29/06 a 06/07/2013. 2.1.20 – Atividade de Extensão: Formação de Educadores e Gestores Educacionais de unidades prisionais paulistas. Coordenação: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DTPP. 2.1.21 – Processo 23112.001218/2012-61 – OF n°094/12 – DPsi – Encaminha Protocolo de Cooperação entre o LAPREV-UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos, para atuação em rede para o “Atendimento às mulheres em situação de violência no município de São Carlos”. 2.1.22 – OF DCSo nº 038/2013 – Encaminha solicitação de autorização para abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor em regime de dedicação exclusiva para o preenchimento de 01 (uma) vaga, na área de História Política, junto ao Departamento de Ciências Sociais, em virtude da recente aposentadoria do Prof. Dr. Marco Antonio Villa. 2.1.23 – Processo 23112.002305/2013-17 – Atividade de Extensão: III Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: Diferentes Perspectivas. Coordenação: Profª Drª Márcia Duarte – DPsi. 2.1.24 – OF 041/2013 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran, para participar da X Reunión de Antropologia Del Mercosul (RAM), em Córdoba, Argentina, durante o período de 10 a 14/07/2013. 2.1.25 – Processo 23112.002215/2005-03 – OF nº 033/2013 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento no país da Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani, que realizou Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP, durante o período de 01/02/2005 a 31/07/2005. 2.1.26 – Processo 23112.001177/2004-11 – OF nº 034/2013 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, que participou dos encontros bi-anuais da ISME (International Society for Music Educacion), em Barcelona, Tenerife, Espanha, durante o período de 01 a 23/07/2004. 2.1.27 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciência da Informação. Alterações: 301817 - Estágio em centros de informação V; 301809 - Estágio em centros de informação IV; 301779 - Estágio em centros de informação I; 301787 - Estágio em centros de informação II; 301795 - Estágio em centros de informação III; 301213 - Estágio em centros de informação; 301876 - Serviço de referência e fontes de informação; 301337 - Estudos sociais da ciência e da tecnologia; 301906 - Conhecimento científico e produção científica; 301914 - Lógica e base de dados aplicados à ciência da informação; 301965 - Gerenciamento da informação e do conhecimento nos processos empresariais; 301639 - Informação para negócios sustentáveis; 301892 - Análise das práticas culturais e discursivas; 301582 - Catalogação I; 301590 - Catalogação II; 301868 - Tecnologias de informação e comunicação I; 301752 - Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação; 301671 - Organização, sistemas e métodos para unidades de informação; 301710 - Linguagens documentárias I; 301663 - Introdução à administração para unidades de informação; 301680 - Gestão de unidades de informação e do conhecimento; 301760 - Estudos da linguagem em ciência da informação; 301922 - Introdução ao trabalho científico; 301701 - Análise e representação temática da informação; 301620 - Transferência e comercialização da tecnologia; 301728 - Linguagens documentárias II; 301647 - Gestão da informação e gestão de redes de pessoas e organizações; 301736 - Indexação e resumos. Nova Ficha: 301981 - Estágio Integral. 2.1.28 – OF n°094/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para realização de estágio e trabalho de campo, em Coimbra, Portugal, durante o período de 01 a 30/07/2013. 2.1.29 – OF n°092/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento integral do país da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, para realização de estágio de pós-doutorado na Universidade de Minnesota, em Minneapolis, EUA, durante o período de 15/08/2013 a 28/02/2014. 2.1.30 – Processo 23112.003912/2012-13 – Relatório da Atividade de Extensão: ConversAÇÕES: Tecnologias em Ambientes Informacionais. Coordenação: Profª Drª Zaira Regina Zafalon – DCI. 2.1.31 – Processo: 23112.002149/2013-94 – Relatório da Atividade de Extensão: Elaboração de Material Didático adaptado para o Ensino Médio, tendo como foco o aluno com deficiência visual. Coordenação: Carla Ariela Rios Vilaronga – CCLEEsp. 2.1.32 – Processo 23112.003970/2012-47 – OF. DFMC nº 13/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Luís Fernandes dos Santos Nascimento que ministrou curso na Universidade de Coimbra (Portugal), e realizou visita técnica à École Normale de France, Paris (França), dentro do Programa Europeu Erasmus Mundus, no período de 01/02/2013 a 31/03/2013. 2.1.33 – OF n°096/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Camila Domeniconi, para visita à Universidade Nacional de Córdoba, no âmbito do Convênio do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), em Córdoba, Argentina, durante o período de 29/06 a 06/07/2013. 2.1.34 – OF DCSo nº 040/2013 – Encaminha solicitação de admissão do Prof. Dr. Wagner Xavier de Camargo, como Docente Voluntário da UFSCar junto ao Departamento de Ciências Sociais nos termos da Portaria GR 1034/11 de 11 de julho de 2011, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo, no período de junho/2013 a maio/2015. 2.1.35 – OF DCI 22/2013 – Encaminha solicitação de abertura de processo seletivo simplificado para Professor Substituto, 40hs na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, durante o período de licença gestante da Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin. 2.1.36 – OF DTPP 024.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar do II Congresso Internacional Multidisciplinar de Investigação Educativa (II CINIE), em Tarragona, Espanha, durante o período de 01 a 08/07/2013. 2.1.37 – Processo 23112.001738/2012-74 – Despacho DePM/DiDP n° 027/2013 – OF DEd n° 028/13 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Educação, para o Departamento de Educação, com vigência expirada em julho/2013, uma vez que existe candidato habilitado. O Departamento de Educação manifesta interesse na prorrogação. 2.1.38 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: Tópicos Especiais em História da Filosofia Medieval I. 2.1.39 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: PPG IS 030 – Criação de Narrativa Multiplataforma baseada em Jogos de Representação. 2.1.40 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: PPG SOC 031 – Globalização, Flexibilidades e Mobilidades; PPG SOC 032 – Ruralidades e Conflitos Socioambientais. 2.1.41 – Processo 23112.002389/2013-99 – Ofício nº036/2013 – DAC – Encaminha parecer referente à solicitação de redistribuição da Profª Drª Alessandra Meleiro, Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense para o Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar em permuta com a Profª Cristina Toshie Lucena Nishio, Professora Assistente do DAC (Despacho DiDP/CProj n° 081/2013). O Conselho do DAC posicionou-se favorável à solicitação. 2.1.42 – OF DFMC nº 13/2013 – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, no período de 01/09/2013 a 28/02/2014. 2.1.43 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: EES267.23 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Família e Educação Especial; EES267.24 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Identificação e Atendimento aos Educandos Talentosos; EES267.25 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo. 2.1.44 – OF DCSo 044.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Leite Junior, para participar da coordenação, junto com Mauricio List Reyes – Bemérita Universidad Autônoma de Puebla, México e Maria Elvira Diaz Benítez – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, do Grupo de Trabalho Deseos que confrontan: antropologia y sexualidades, na X Reunião de Antropologia do Mercosul, em Córdoba, Argentina, no período de 10 a 14/07/2013. 2.1.45 – Processo 23112.002318/2012-13 – Despacho DePM/DiDP de 11/06/2013 – Encaminha consulta ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), sobre o interesse na prorrogação, pelo período de um ano, na prestação de Docência Voluntária da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A referida professora e o DTPP manifestaram interesse na prorrogação. 2.1.46 – Processo 23112.003648/2012-18 – Despacho DiDP/CProj nº 041/2013 – Solicitação de redistribuição da Profª Drª Marcia Maria Penteado Marchesini, Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC para a UFSCar. Tendo em vista os pareceres emitidos, tanto o Departamento de Ciência da Informação, quanto o Departamento de Sociologia sugerem a não aprovação da referida solicitação. 2.1.47 – Processo 23112.002018/2012-15 – OF DCSo 045.2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga, que participou do VII CEISAL – Conselho Europeu de Investigações Sociais da América Latina, em Porto, Portugal, no período de 12 a 15/06/2013. 2.1.48 – Ofício PPGE n° 073/2013 – Comunica que as eleições para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação foram realizadas no período de 03 a 05 de junho de 2013, tendo sido reeleita a Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (ATO CECH nº 068/2013) como Coordenadora e eleito o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, como Vice-Coordenador (ATO CECH nº 069/2013), até 30 de junho de 2014. 2.1.49 – Processo 23112.001714/2013-04 – OF DTPP 026/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello que participou do 9º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa, em Illinois, EUA, no período de 13 a 19/05/2013. 2.1.50 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: PPG DIP – 006 – Processos de Escrita e Autoria; PPG DIP – 007 – Escrita, Etnicidade e Estilo; PPG LIN 071 – Discurso, Voz e Subjetividade; PPG LIN 072 – Abordagens Enunciativas e seus diálogos com o Ensino de Língua; PPG LIN 100-11 – Tópicos de Linguagem: Compreendendo a questão da Alteridade; PPG LIN 100-12 – Tópicos em semântica e sintaxe formais das línguas naturais. 2.1.51 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: DIP – 007 – Tópicos Especiais em Escrita, Etnicidade e Estilo. 2.1.52 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2013: PPG Psi 60-16 – Temas em Psicologia – “Cem anos do Comportamentalismo? (Re)Contando as Histórias da Psicologia Comportamentalista”. 2.1.53 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: 17.131-0 – Filosofia da Educação I. 2.1.54 – OF DL 068.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, para participação, com apresentação de trabalho no 4èmes Rencontres Internationales de I’Interactionnisme sócio-discursif e no 19 Congrès International des Linguistes, em Genebra Suiça, e para realizar Missão de Pesquisa na Université de Lausanne, em Lausanne, Suiça, no período de 14/07/2013 a 03/08/2013. 2.1.55 – OF DL 069.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, para participação no 4èmes Rencontres Internationales de I’Interactionnisme sócio-discursif e com apresentação de trabalho no 19 Congrès International des Linguistes, em Genebra Suiça, e para realizar Missão de Pesquisa na Université de Lausanne, em Lausanne, Suiça, no período de 14/07/2013 a 03/08/2013. 2.1.56 – OF DCSo nº 039/2013 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, do Prof. Dr. Fernando Antonio Farias de Azevedo, do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade e do Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 070/2013). 2.1.57 – Processo 23112.003316/2012-33 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Dijnane Fernanda Vedovatto Iza – DME – Professor Adjunto, de 22/10/2012 à 23/10/2015. 2.1.58 – Processo 23112.000588/2012-81 – OF DME 35.2013 – Encaminha a solicitação do afastamento parcial do Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, as segundas, terças e quintas-feiras, durante o período de 05/08/2013 a 21/12/2013. 2.1.59 – OF DME 36.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Josimeire Meneses Julio, para participar de dois Congressos Internacionais de Educação em Ciências, sendo o primeiro: X Conferência da European Science Education Research (de 02 à 07/09/2013) que acontecerá na ESERA em Chipre e o segundo: IX Congresso Internacional sobre Investigación em La Didáctica de Las Ciencias (de 09 à 12/09/2013) que acontecerá na Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha, durante o período de 30/08 a 15/09/2013. 2.1.60 – OF DME 37.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, para participar do IX Congresso Internacional sobre Investigación em La Didáctica de Las Ciencias (de 09 à 12/09/2013) que acontecerá na Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha e visita à Universidade de Toulouse, na França (de 13 à 14/09/2013) para discussão sobre possibilidade de cooperação com o Prof. Patrice Venturini, durante o período de 08 a 15/09/2013. 2.1.61 – OF DME 38.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Denise de Freitas, para participar do IX Congresso Internacional sobre Investigación em La Didáctica de Las Ciencias (de 09 à 12/09/2013) que acontecerá na Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha e reunião com o Grupo Còmplex, liderado pelo Prof. Dr. Josep Bonil do Departamento de Didàctica de La Matemàtica i de les Ciènces Experimentals da Universitat Autònoma de Barcelona (de 13 à 14/09/2013) para discussão sobre possibilidade de cooperação com o Prof. Patrice Venturini, durante o período de 06 a 19/09/2013. 2.1.62 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG EDU – 002 – Epistemologia da Educação I; PPG EDU – 013 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1; PPG EDU – 014 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2; PPG EDU – 067 – Educação Matemática e Cultura; PPG EDU – 068 – Educação Musical e processos de humanização. 2.1.63 – Processo 23112.001267/2013-85 – OF n° 103/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes que participou do Seminário Desafios e Perspectivas da Educação Especial na Universidade Autônoma de Ciudad Juarez, México, no período de 12 a 22/04/2013. 2.1.64 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: 16.596-4 – Antropologia e Estudos de Gênero. 2.1.65 – OF DCSo nº 046/2013 – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, para participar da X RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul, a ser realizada na Universidade de Córdoba, Córdoba, Argentina, no período de 08 a 12/07/2013. 2.1.66 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 2º período letivo de 2013: PPG ANT 002 – Teorias Antropológicas Contemporâneas; PPG ANT 011 – Antropologia Política. 2.1.67 – OF DCSo nº 047/2013 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner, para realizar pesquisa de pós-doutorado, vinculada ao Departamento de Antropologia da USP, em São Gabriel da Cachoeira, AM, no período de 15/08/2013 a 15/02/2014. 2.1.68 – Processo 23112.002511/2010-38 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro – DCSo. 2.1.69 – Processo 23112.002511/2010-38 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro – DCSo. 2.1.70 – Processo 23112.002511/2010-38 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro – DCSo. 2.1.71 – OF DCSo nº 048/2013 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, para realizar Mini Curso sobre a obra do Filósofo Michel Foucault e participar da Mesa redonda na Reunião de Antropologia do Mercosul na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Ceará, no período de 01 a 09/08/2013. 2.1.72 – Processo 23112.002067/2013-40 – Atividade de Extensão: Memória institucional: 25 anos da Comunicação Social na UFSCar. Coordenação: Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa – DCI. 2.1.73 – Processo 23112.003695/2011-31 – Relatório da Atividade de Extensão: ACIEPE: Direitos Humanos pelo Cinema. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.74 – Processo 23112.002519/2013-93 – Proposta do Programa de Extensão: Programa de Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (EaD-UFSCar). Coordenação: Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill – SeaD. 2.1.75 – Processo 23112.000648/2012-66 – OF CCL nº 17/2013 – Encaminha o relatório referente ao segundo semestre letivo e de 2012 e a solicitação de renovação de Afastamento Parcial do servidor Fernando Henrique Andrade Rossit para cursar disciplinas do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, durante o primeiro semestre letivo de 2013, todas segundas e terças-feiras, às quartas-feiras, no período da manhã, durante o período de 20/03 a 17/07/2013. 2.1.76 – Processo 23112.001368/2011-24 – OF nº 105/13 – DPsi – Encaminha o relatório final de estágio pós-doutoral da Profª Drª Nerli Nonato Ribeiro Mori como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, sob a supervisão da Profª Drª Maria da Piedade Resende da Costa. 2.1.77 – OF DTPP 27.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, para participar do VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, em Montevideo, Uruguai, durante o período de 16 a 20/09/2013. 2.1.78 – OF DEd nº 030/13 – Encaminha solicitação do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis, para alteração da data de ida do seu afastamento para a realização de pesquisa pós-doutoral na University of British Columbia, em Vancouver, Canadá. De 01/07/2013 para 30/08/2013 à 28/02/2014. 2.1.79 – OF DEd nº 031/13 – Considerando que o mandato da atual Chefia do Departamento de Educação, expirará em 18/07/2013, o departamento informa a deliberação da prorrogação “pró-tempore” da Profª Drª Sandra Aparecida Riscal e do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior, como Chefe e Vice-Chefe respectivamente, até que se faça uma nova eleição. 2.1.80 – OF 043/2013 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. André Ricardo de Souza, para participar do XXIX Congresso Latino-Americano de Sociologia, em Santiago, Chile, no período de 29/09 a 04/10/2013. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 462ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da Reunião n° 462ª do Conselho do CoC-CECH ocorrida em 28/05/2013. 2.3 – Indicação de um Representante Titular e um Suplente do CECH para composição do Conselho de Educação a Distância - CoEAD. A Profª Drª Márcia Regina Onofre foi indicada como Representante Titular no Conselho de Educação à Distância – CoEAD. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. 2.4 – Indicação de nomes de docentes, discentes (graduação e pós-graduação) e de T.A.s para composição da Comissão Eleitoral do Conselho de Assuntos Cumunitários Estudantis (CoACE). Os Conselheiros irão consultar os docentes pertencentes aos seus respectivos Departamentos, para verificar a possibilidade de serem indicados na próxima reunião do Conselho do CECH. 2.5 – Discussão sobre a destinação dos recursos de RTI – FAPESP 2013. O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto informou que o total da Reserva Técnica Institucional (RTI) FAPESP 2013/2014 é de R$ 47.484,00 e a RTI FAPESP Coletiva do CECH é de R$ 23.742,00. Após discussão pelo Conselho foi indicado que a reserva coletiva do CECH fosse aplicada obedecendo às seguintes prioridades: 02 Telas Retráteis = R$ 6.000,00 (Auditório do CECH e Teatro de Bolso); 01 Lousa Digital = R$ 4.000,00 (Auditório da UEIM); Instalação das Telas Retráteis, da lousa digital, do projetor, etc. = R$ 7.742,00 (Auditório do CECH, Auditório da UEIM e Teatro de Bolso); 02 ou 03 Expositores de Obras de Arte = R$ 6.000,00 (UEIM). Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade. 2.6 – Recurso REUNI. No processo de finalização do REUNI o governo liberou recurso para as IFES na alínea “investimentos” para melhorias de laboratórios e de infra-estrutura dos cursos participantes do programa REUNI, ou seja, recursos de “material permanente” para compra de equipamentos e mobiliários. Foram liberados 3 milhões para a UFSCar e destes 600 mil (20%) serão destinados ao CECH. Por conseguinte, foi efetuada a distribuição para as unidades participantes do REUNI, sendo que as requisições deverão ser entregues à SAF/CECH até dia 23 de agosto de 2013. Visando satisfazer as necessidades básicas das unidades administrativas ligadas à graduação, participantes ou não do REUNI, mas que de certa forma sofreram algum impacto pela expansão REUNI, foi sugerida pela Direção de Centro que uma pequena parte deste valor seja destinada às demandas coletivas de todos envolvidos direta e indiretamente com a graduação no CECH. Foi proposto que seja adquirido 1 computador para cada Secretaria de Curso de Graduação e dos Departamentos, totalizando 21 secretarias com valor de R$ 42.000,00 (21 x 2.000,00 – valor padrão UFSCar para computador com especificação básica). Desta forma, a distribuição para as unidades participantes do REUNI ficou assim:

 

Cursos Novos

Valor (%)

Valor (R$)-

Comp. básico

Linguística (CCBLing)

20

111.600

Educação Especial (CCEEsp)

20

111.600

Pedagogia – Noturno (CCPed)

20

111.600

 

 

 

Cursos Expansão

Valor (%)

Valor (R$)-

Comp. básico

Ciências Sociais (CCCSo, DCSo, DS)

18

100.440

Biblioteconomia (CCBCI, DCI)

8,8

49.104

Filosofia (CCFil, DFMC)

4,4

24.552

Imagem e Som (CCArt, DAC)

4,4

24.552

Música (CCMus, DAC)

4,4

24.552

 

 

 

TOTAL

100%

558.000

 

Colocada em votação, foi aprovada por unanimidade a proposta. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Profª Drª Ariani Di Felippo ____________________________________________

 

Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon ____________________________

 

Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil ___________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto _____________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral ___________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Profª Drª Márcia Regina Onofre ________________________________________

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto ______________________________________

 

Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival ___________________________________

 

Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante _________________________________

 

Profª Drª. Heloisa Chalmers Sisla _______________________________________

 

Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello ______________________________________

 

Profª Drª Márcia Duarte ______________________________________________

 

Profª Drª Isamara Alves Carvalho _______________________________________

 

Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos ______________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Profª Drª Deisy das Graças de Souza ___________________________________

 

Profª Drª Camila Domeniconi __________________________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso ____________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________