Ata 462 - 08/05/2013


ATA DA QUADRIGENTÉSIMA SEXAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo oitavo dia do mês de maio do ano de dois mil e treze, as quatorze horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quadrigentésima Sexagésima Segunda Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Josimeire Meneses Julio (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Flávia Cesarino Costa (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Chefe do Departamento de Sociologia); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Zaira Regina Zafalon (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª. Heloisa Chalmers Sisla (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Márcia Duarte (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde (Coordenador do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Aline Sommerhalder (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Isamara Alves Carvalho (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Camila Domeniconi (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Carla Alexandra Ferreira (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); os servidores Leonardo de Souza e Silva Lucifora; Luciane Cristina de Oliveira e Felipe Augusto Andrade Rossit (Representantes Técnico-Administrativos); Aron Affonso Volante (Representante Discente da Graduação) e Fernando Henrique Andrade Rossit (Representante Discente da Pós-Graduação). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Agradecimento aos colegas que aceitaram colaborar, assumindo o CoC Administrativo, Profª Drª Zaira Regina Zafalon, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Profª Drª Adriani Di Felippo, Vice-Chefe do Departamento de Letras e dando continuidade o Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde, Coordenador do Curso de Bacharelado em Linguística. 1.1.2 – O nosso auditório no AT2 foi reformado. Fica registrado o agradecimento especial ao Técnico Administrativo da Seção de Produção Audiovisual do DAC, Pedro Dolosic Cordebello, que muito auxiliou nesta melhoria do auditório do CECH no AT2, bem como aos demais envolvidos, Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Vice-Diretor do CECH e Fernando Arriello Molan, Técnico de Tecnologia da Informação do CECH. 1.1.3 – Foi cancelada a palestra no CECH do Prof. Dr.Gabriel Cohn para este semestre. 1.1.4 – Que as unidades fiquem atentas aos prazos estabelecidos para os diversos encaminhamentos às instâncias superiores a fim de que não haja contratempos, e que os docentes não sejam prejudicados em seus compromissos, principalmente quando se solicita afastamento ao exterior, pois chegam à direção do Centro em cima da hora. 1.1.5 – Alguns Departamentos ainda não indicaram representantes para a Comissão de espaço físico. Recebemos da ASPLA, Coordenada pelo Prof. Falcoski, um projeto de Plano Diretor para a Área Sul e precisamos analisar, entre outras coisas. 1.1.6 – Ocorreu uma reunião na ProAd na semana passada com os Diretores de Centro, os Ordenadores de Despesa e as SAFs. Será adotado o sistema de Ata de Registro de Preço (por um ano). A tendência é constituir várias atas, mas será feita uma para teste, relacionada à compra de equipamento de informática. A ata de material de informática, computador, notebook, evita compras separadas com diversas licitações e os computadores terão melhor preço e qualidade. Ou seja, a ideia é padronizar, ter um número grande para que grandes fornecedores se interessem, ficando a compra mais ágil com garantia de três anos. A desvantagem do sistema é que seguirá o padrão de especificação: básico, intermediário e avançado. Por um ano a UFSCar comprará 500 computadores, no decorrer do ano será possível adquiri-los. Será divulgado quando ocorrerá a constituição da ata. 1.1.7 – Para o ano de 2014 é necessário fazer a estimativa com antecedência sobre as alíneas do nosso RTN: custeio – material de consumo, investimentos – obras, material permanente e livros. Iremos solicitar via SAF as estimativas percentuais. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Oto Araújo Vale, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística participou numa reunião no ano passado como membro de uma Comissão na PROPQ sobre o edital Pró-equipamentos, informando que a UFSCar irá adquirir um scaner automático para livros no valor de R$ 450.000,00, que scaneia 2500 pg/h, equipamento destinado à pesquisa, de uso coletivo da UFSCar, e ficará instalado na Biblioteca Comunitária. 1.2.2 – A Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla, Coordenadora do Curso de Pedagogia foi eleita como representando do CECH no COACE e no COACE foi eleita representante no CoAd. Ela informou que houve dois concursos em Sorocaba no Departamento de Geografia e diversos candidatos entraram com recursos contra o resultado. O Dep. de Geografia de Sorocaba não seguiu as normas feitas pela ProGPe. Colocado no CoAD em discussão, da aceitação ou não dos recursos, a Profª Heloisa e o Prof. Igor José Renó Machado (DCSo) votaram a favor da impetração dos recursos, mas foi acatado não os aceitar. Fica aí um alerta para que os departamentos sigam rigorosamente às orientações da ProGPe. O documento da ProGPe tem caráter de sugestão, de orientação, não é normativo. 1.2.3 – A Profª Drª Maria da Glória Bonelli, Chefe do Departamento de Sociologia, informou que as mesas adquiridas pelo REUNI, não têm gavetas, e há necessidade de comprar um gaveteiro. A Profª Wanda esclareceu que a verba do mobiliário REUNI que foi destinada ao CECH, foi um valor insuficiente, mas vai reiterar a necessidade do aumento desta verba. 1.2.4 – A Profª Drª Zaira Regina Zafalon, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, lamentou a falta de estrutura para o acolhimento na chegada de alunos indígenas, há necessidade de ser reiterado junto à PROACE que sejam revistos os procedimentos e que as ações com esses alunos sejam mais cuidadosas. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.003043/2010-54 – referente ao Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. André Ricardo de Souza – DS, Professor Adjunto, de 29/07/2010 a 28/07/2013. 2.1.2 – OF DCI 14/2013 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciência da Informação, Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, da Profª Drª Maria Piumbato Innocentini Hayashi, da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz e da Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin, também pertencente ao Departamento de Ciência da Informação (ATO CECH n° 044/2013). 2.1.3 – OF DFMC nº 008/2013 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para a área de Filosofia Geral, para ministrar neste primeiro período de 2013 as seguintes disciplinas: 18.040-8 – Introdução ao Estudo da Filosofia, 18.092-0 – Ensino de História da Filosofia 2 e 18.086-6 – Ensino de História da Filosofia 1. 2.1.4 – OF DFMC nº 009/2013 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de um Professor Substituto, 40 horas semanais, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para a área de Filosofia Geral. Membros da Banca: Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (Presidente – UFSCar) (CPF: 250.249.208-48), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (UFSCar) (CPF: 167.199.918-50) e Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz (UFSCar) (CPF: 146.669.588-94) como Membros Titulares (ATO CECH n° 045/2013). Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento (UFSCar) (CPF: 177.139.188-09) e Profª Drª Eliane Christina de Souza (UFSCar) (CPF: 021.910.708-41) como Membros Suplentes (ATO CECH n° 046/2013). 2.1.5 – Processo 23112.004185/2011-01 – OF DFMC nº 010/2013 – Encaminha o relatório do afastamento parcial no país do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, no período de 13/02/2012 a 25/06/2012 para ministrar uma disciplina na Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2.1.6 – OF n° 062/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes para participar do Seminário Desafios e Perspectivas da Educação Especial na Universidade Autônoma de Ciudad Juarez, México, no período de 12 a 22/04/2013. 2.1.7 – OF n° 064/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar do 22th Annual Meeting International Behavioral Neuroscience Society – IBNS 2013, em Dublin, Irlanda, e visita a Universidade Degli Studi Firenze no Departamento de Neurociências, Psicologia, área de Farmacologia e Saúde das Crianças, em Florença, Itália,no período de 24/06 a 03/07/2013. 2.1.8 – OF DME 15.2013 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, para o Departamento de Metodologia de Ensino, Área: Educação Musical, Subárea: Metodologia e Prática de Ensino em Educação Musical, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Musical e Didática Geral. Membros da Banca: Prof. Dr. Douglas Verrangia Correa da Silva (UFSCar) (CPF: 259.045.508-98), Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira (UFSCar) (CPF: 018.913.298-12) e Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia (UFSCar) (CPF: 218.098.408-13) como Membros Titulares (ATO CECH n° 047/2013). Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (UFSCar) (CPF: 633.910.587-49) e Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (UFSCar) (CPF: 709.249.884-87) como Membros Suplentes (ATO CECH n°048/2013). 2.1.9 – OF PPGPE 02.2013 – Encaminha o nome da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, como Vice-Coordenadora do recém criado Programa de Pós-Graduação em Educação, nível Mestrado Profissional (ATO CECH n° 049/2013). 2.1.10 – Processo 23112.001520/2012-10 – OF n° 061/13 – DPsi – Encaminha o Relatório de Atividades de afastamento parcial para capacitação da servidora Silvana Lopes dos Santos para realização de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, referente ao período de 28/08 a 13/12/2012. Encaminha também a renovação da solicitação de afastamento parcial para realizar o Doutorado durante o período de 18/03 a 05/07/2013, às terças e quintas-feiras (manhã), e quartas e sextas-feiras (tarde), totalizando 16 horas semanais. 2.1.11 – OF DEd nº 015/13 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior para apresentação de trabalho “Education and Military dictatorship in Brazil: The student movement and the struggle for democracy (1964-1985) no ISCHE 2013, na Universidade da Letônia, cidade de Riga, Letônia, durante o período de 18 a 27/08/2013. 2.1.12 – OF DEd nº 016/13 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Marisa Bittar para apresentação de trabalho “Education and Military dictatorship in Brazil: The student movement and the struggle for democracy (1964-1985) no ISCHE 2013, na Universidade da Letônia, cidade de Riga, Letônia, durante o período de 18 a 27/08/2013. 2.1.13 – Processo 23112.004234/2012-14 – OF DEd nº 017/13 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis que apresentou comunicação de pesquisa no XX° Colóquio da AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Education) 2013, na Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal, durante o período de 30/01/2013 a 03/02/2013. 2.1.14 – OF CCL n° 10/2013 – Informa o resultado das eleições para o preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Letras. Foi eleito o Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas como Coordenador do Curso de Letras (ATO CECH nº 050/2013) e a Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante, como Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 051/2013), para o biênio 2013-2015. 2.1.15 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências: 18.101-3 – Língua Alemã I – UNESP – FCL/Ar. 2.1.16 – OF 031/2013 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltan, para realizar palestra no Seminário da École dês Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), participar da missão de Pesquisa do Projeto “A nova gestão da questão social no Brasil“ (IRD-CNPq) e uma reunião de pesquisa com a Profª Monica Shpun, editora Revista Brésil(s), em Paris França, no período de 14 a 20/04/2013. 2.1.17 – OF 032/2013 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltan, para participar do Congreso da Latin American Studies Association – LASA 2013, em Washington, EUA, no período de 26/05 a 01/06/2013. 2.1.18 – Processo 23112.000421/2012-11 – OF 033/2013 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, que participou de uma missão de pesquisa junto ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, na Université Paris 8, durante o período de26/03 a 09/04/2012, em Paris, França. 2.1.19 – Processo 23112.003587/2012-99 – OF DL 037/2013 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Tânia Pellegrini que realizou estágio de pesquisa na Universidade de Oxford, no Reino Unido, durante o período de 04/01/2013 a 18/02/2013. 2.1.20 – Processo 23112.000511/2013-92 – OF DL 038/2013 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Wilson Alves-Bezerra que participou de missão de intercâmbio com o Ministério da Saúde de Cuba, em Havana, Cuba, durante o período de 18/02 a 01/03/2013. 2.1.21 – OF DL 039/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Renato Miguel Basso para participar e apresentar trabalho no 4º Colóquio Res per Nomen, em Reims, França, durante o período de 28/05 a 01/06/2013. 2.1.22 – OF DL 040/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana para participar e apresentar trabalho no II Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, Flórida, Estados Unidos, durante o período de 01 a 07/05/2013. 2.1.23 – OF DL 041/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana para participar como representante da UFSCar, da reunião do Núcleo Disciplinar de Ensino de Português e Espanhol como Língua Segunda ou Estrangeira, em Valparaíso, Chile, durante o período de 15 19/05/2013. 2.1.24 – Processo 23112.004161/2011-05 – Relatório da Atividade de Extensão: Comunidade On Line de Educação Infantil. Coordenação: Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos – DME. 2.1.25 – OF DL 043/2013 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Jacqueline Jorente, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP – Araraquara, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Letras nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver Estágio de Pós-doutoramento sob a supervisão da Profª Drª Marília Blundi Onofre. 2.1.26 – Processo 23112.000797/2013-14 – OF DL 47/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Pablo Arantes, que participou e apresentou trabalho na 35ª Conferência da Sociedade Alemã de Linguística, a ser realizado em Potsdam, Alemanha, durante o período de 09 a 18/03/2013. 2.1.27 – Processo 23112.001479/2012-81 – Relatório da Atividade de Extensão: Seminário Licenciatura em Letras na UFSCar: perfil profissional em debate. Coordenação: Profª Drª Carla Alexandra Ferreira – DL. 2.1.28 – OF DL 044.2013 – Encaminha proposta de admissão de Docente Voluntária da Profª Drª Rosangela Ferreira de Carvalho Borges, doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC-SP e pós-doutora pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pelo período de 10/04/2013 a 30/11/2014, para realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Departamento de Letras, sob a coordenação do Prof. Dr. Valdemir Miotello. 2.1.29 – Processo 23112.002299/2012-17 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Antón Castro Míguez – DL – Professor Assistente, de 19/07/2012 à 18/07/2015. 2.1.30 – OF DL 048/2013 – Encaminha solicitação de estabelecimento de Convênio Acadêmico entre o Instituto de Física de São Carlos / Universidade de São Paulo e o Departamento de Letras / Universidade Federal de São Carlos, visando à cooperação acadêmica na área de ensino-aprendizagem de inglês para propósitos acadêmicos (foco em Física e áreas afins). 2.1.31 – Processo 23112.002473/2012-21 – OF n° 067/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, que participou no 42th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neuroscience 2012, no período de 11 a 20/10/2012, na cidade de New Orleans, EUA. 2.1.32 – Processo 23112.002597/2010-71 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin – DCI, Professor Adjunto, de 21/07/2010 a 20/07/2013. 2.1.33 – OF DCSo 027/2013 – Comunica a criação dos laboratórios vinculados ao Departamento de Ciências Sociais, dedicados a desenvolver atividades no âmbito do Curso de Graduação em Ciências Sociais, nas pesquisas e orientações desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social, Ciência Política e em Projetos de Extensão. 1. LELus – Laboratório de Estudos das Práticas Lúdicas e Sociabilidade. Coordenador: Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo. 2. LEPAC - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Antropologia da Cirança. Coordenadora: Profª Drª Clarice Cohn. 3. CEPPE – Laboratório Centro de Estudos dos Partidos Políticos Latino Americanos. Coordenadora: Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga. 4. NEHV – Núcleo de Estudos da Hierarquia e do Valor. Coordenador: Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna. 5. Núcleo Associados de Pesquisa em Políticas Públicas. 6. LEAP – Laboratório de Estudos dos Agenciamentos Prisionais. Coordenador: Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela. 2.1.34 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2013: DIP – 003 – Concepções e Abordagens de Recursos Didáticos. 2.1.35 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais: 16.317-1 – Introdução à Política. 2.1.36 – OF DFMC nº 011/2013 – Encaminha a nova composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado à contratação de um Professor Substituto, 40 horas semanais, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para a área de Filosofia Geral. Membros da Banca: Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (Presidente – UFSCar) (CPF: 250.249.208-48), Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento (UFSCar) (CPF: 117.139.188-09) e Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (UFSCar) (CPF: 011.596.018-01) como Membros Titulares (ATO CECH n° 052/2013). Profª Drª Eliane Christina de Souza (UFSCar) (CPF: 021.910.708-41) como Membro Suplente (ATO CECH n° 053/2013). Cancelando assim o ATO CECH n° 045/2013 e o ATO CECH n° 046/2013. 2.1.37 – OF n° 070/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, para participar da 39th Annual Convention of ABA – Association for Behavior Analysis, coordenando um Simpósio e apresentando um Painel, no período de 23 a 28/05/2013, na cidade de Minneapolis, EUA. 2.1.38 – Ofício nº 029/2013 – DAC – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado à contratação de um Professor Substituto, 40 horas semanais, junto ao Departamento de Artes e Comunicação, para a área de Imagem e Som, para ministrar as disciplinas: Produção 1 e Teoria da Comunicação. Membros da Banca: Profª Eliane Coster (Presidente – UFSCar) (CPF: 157.015.998-09), Profª Ana Luiza Pereira Barbosa (UFSCar) (CPF: 277.609.718-26) e Prof. Adriano Soriano Barbuto (UFSCar) (CPF: 200.473.778-60) como Membros Titulares (ATO CECH n° 054/2013). Prof. Dário de Souza Mesquita (UFSCar) (CPF: 988.549.503-78) como Membro Suplente (ATO CECH n° 055/2013). 2.1.39 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação: MPE-001 – Metodologias de pesquisa em Educação; MPE-002 – Fundamentos teórico-metodológicos Educação; MPE-003 – História do ensino e da pesquisa educacional na área de ciências; MPE-004 – Concepções e abordagens de recursos didáticos; MPE-005 – Concepções e práticas reflexivas em Educação; MPE-006 – Políticas de avaliação, currículo e práticas docentes; MPE-007 – A educação das relações étnicorraciais na Escola: Foco nas ciências naturais; MPE-008 – A Atividade Humana frente às Tecnologias e o Consumo: implicações nos processos de Ensino e de Aprendizagem; MPE-009 – Processos de escrita e autoria; MPE-010 – Cultura e Tecnologia; MPE-011 – Tópicos de investigação 1; MPE-012 – Tópicos de investigação 2. 2.1.40 – Processo 23112.001308/2013-33 – OF DFMC n° 012/2013 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, na área de Filosofia, sub-área: Filosofia Geral do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1°) Claudia Maria Martins; 2°) Felipe Silveira de Araujo; 3°) Pedro Augusto da Costa Franceschini; 4º) Alexandre Teles; 5º) Catarina Rochamonte; 6º ) David Gonçalves Borges. 2.1.41 – Processo 23112.001425/2013-05 – Atividade de Extensão: I Conversas sobre Psicologia e Educação. Coordenação: Prof. Dr. João dos Santos Carmo – DPsi. 2.1.42 – OF DL 042/2013 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Débora Cristina Ferreira Garcia, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras/UNESP Araraquara, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Letras nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver Estágio de Pós-doutoramento sob a supervisão do Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira. 2.1.43 – Ofício n° 020/2013 – CCPed – Encaminha resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia (Diurno e Noturno). A Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla foi eleita a nova Coordenadora (ATO CECH n ° 056/2013) e a Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente como Vice-Coordenadora (ATO CECH n ° 057/2013), do Curso de Pedagogia (Diurno e Noturno) Gestão 2013 - 2015, a partir de 15 de maio de 2013. Exonerando a Profª Drª Maria Walburga dos Santos, de exercer as funções de Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno (ATO CECH n ° 058/2013) e o Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento de exercer as funções de Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia Noturno (ATO CECH n ° 059/2013). 2.1.44 – OF nº 073/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Georgina Carolina de Oliveira Faneco Maniakas para apresentar trabalhos no 13th European Congress of Psychology, em Estocolmo, Suécia, no período de 06 a 15/07/2013. 2.1.45 – Processo 23112.000947/2012-09 – OF DTPP 015/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Sonia Stella Araújo-Oliveira, que participou da The 6th Nolan Conference, realizada em Estocolmo, Suécia, no período de 24 a 30/04/2012. 2.1.46 – OF DTPP 016/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello para participar do 9º Congresso Internacional de Pesquisa Qualitativa, em Illinois, EUA, no período de 13 a 19/05/2013. 2.1.47 – OF DL 045/2013 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Jacqueline Jorente, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP – Araraquara, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Letras nos termos da Portaria GR nº 1034/11 de 11 de julho de 2011, sob a coordenação da Profª Drª Marília Blundi Onofre. 2.1.48 – OF DL 046/2013 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Débora Cristina Ferreira Garcia, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras/UNESP Araraquara, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Letras nos termos da Portaria GR 1034/11 de 11 de julho de 2011, sob a coordenação da Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira. 2.1.49 – Processo 23112.003438/2011-78 – Relatório da Atividade de Extensão: Desenvolvimento Cultural Infantil: Histórias Interativas e Cultura. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.50 – Processo 23112.001476/2013-29 – Atividade de Extensão: Curso de Especialização em Gestão em Economia Solidária. Coordenação: Profª Drª Isabela Aparecida de Oliveira Lussi – NuMIEcoSol. 2.1.51 – Escolha de representantes para o Conselho Administrativo do CECH. Foram indicados os nomes da Profª Drª Zaira Regina Zafalon, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e da Profª Drª Adriani Di Felippo, Vice-Chefe do Departamento de Letras. 2.1.52 – Processo 23112.000258/2013-77 – OF nº 076/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams que proferiu palestra e participou de reuniões da American Psychological Association, em Washington, EUA, no período de 04 e 05/03/2013. 2.1.53 – OF nº 072/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para cumprir as atividades do convênio de cooperação internacional com a Escola Superior de Educação Politécnica do Porto, realizando a adaptação e validação da “Escala de Intensidade de Suporte”, em Porto, Portugal, no período de 24 a 28/06/2013. 2.1.54 – Processo 23112.000995/2013-70 – OF DCSo n° 029/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn que participou do Annual Meeting of the Anthropology of Children and Youth Interest Group, realizado na Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, EUA, no período de 04 a 07/04/2013. 2.1.55 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2013: DIP – 003 – Concepções e Abordagens de Recursos Didáticos. 2.1.56 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG EDU 066 – Pierre Bourdieu: aportes para uma epistemologia crítica. 2.1.57 – Processo 23112.000414/2012-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Dulcimeire Aparecida Volante Zanon – DME – Professor Adjunto, de 13/02/2012 a 12/02/2015. 2.1.58 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2013: 20.159-6 – Psicologia das Habilidades Sociais: Teoria e Prática. 2.1.59 – OF DCSo 031/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, para participar do Congresso IPSA 1st Conference on Public Policies, em Grenoble, França, no período de 24 a 28/06/2013. 2.1.60 – OF DTPP 017.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Anete Abramowicz, para participar do Journées de Sociologie de L´Enfances et Diversité – Enfances Multiples, na L´Université Du Mont Saint-Vincent, em Halifax, Canadá, no período de 26/06 a 04/07/2013. 2.1.61 – OF DTPP 018.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues, para participar do Journées de Sociologie de L´Enfances et Diversité – Enfances Multiples, na L´Université Du Mont Saint-Vincent, em Halifax, Canadá, no período de 26/06 a 04/07/2013. 2.1.62 – Processo 23112.001129/2012-15 – OF n° 078/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, que realizou atividades junto à Escola Superior de Educação Politécnico do Porto, na cidade de Porto, Douro, Portugal, durante o período de 02/05 a 30/06/2012. 2.1.63 – OF DL 055/2013 – Encaminha a solicitação de exoneração do Prof. Dr. Wilton José Marques, do cargo de Chefe do Departamento de Letras, em virtude de ter sido eleito para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação de Estudos de Literatura. 2.1.64 – Processo 23112.001497/2013-44 – Ofício n° 31/2013 – DAC – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado à contratação de um Professor Substituto, 40 horas semanais, junto ao Departamento de Artes e Comunicação, para a área de Imagem e Som, Sub-área: Produção e Teorias da Comunicação, para ministrar as disciplinas: Produção 1 e Teorias da Comunicação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Juliana Panini Silveira; 2º) Renato Coelho Pannacci; 3º) Marta Kawamura Gonçalves. 2.1.65 – OF PPGLit n° 010/2013 – Comunica que as eleições para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura foram realizadas no dia 08 de maio de 2013, tendo sido eleitos os Professores Doutores Wilton José Marques para o cargo de Coordenador (ATO CECH nº 060/2013) e Carla Alexandra Ferreira para o cargo de Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 061/2013), para o biênio 2013 a 2015. 2.1.66 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 2° período letivo de 2013: 19.222-8 – Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III. 2.1.67 – Atividade de Extensão: SPLIN 2013 - 7° Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística. Coordenação: Prof. Dr. Oto Araujo Vale – PPGL. 2.1.68 – OF DCSo 032.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga, para participar do VII CEISAL – Conselho Europeu de Investigações Sociais da América Latina, em Porto, Portugal, no período de 12 a 15/06/2013. 2.1.69 – Atividade de Extensão: Observatório da Educação. Coordenação: Profª Drª Anete Abramowicz – DTPP. 2.1.70 – Processo 23112.001344/2013-05 – OF DME 26.2013 – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, para o Departamento de Metodologia de Ensino, Área: Educação Musical, Subárea: Metodologia e Prática de Ensino em Educação Musical, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Musical e Didática Geral. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) José Alberto de Andrade de Lima Junior; 2º) Daniel Chris Amato. 2.1.71 – Processo 23112.001348/2013-85 – OF 035/2013 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltan, que realizou palestra no Seminário da École dês Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), participou da missão de Pesquisa do Projeto “A nova gestão da questão social no Brasil“ (IRD-CNPq) e de reunião de pesquisa com a Profª Monica Shpun, editora Revista Brésil(s), em Paris França, no período de 14 a 20/04/2013. 2.1.72 – OF 037/2013 DS – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, para realizar Visita Técnica na Newcastle University, na cidade de Newcastle upon Type, Inglaterra, no período de 21 a 28/06/2013. 2.1.73 – OF 038/2013 DS – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, para realizar Visita Técnica, junto ao Núcleo de Investigação Científica (NICIF), da Universidade de Coimbra e a autoridades e localidades onde desenvolvem as pesquisas do referido Núcleo, em Portugal, no período de 01 a 29/07/2013. 2.1.74 – Processo 23112.000967/2013-52 – OF nº 077/13 – DPsi – Encaminha solicitação de Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Sevilla – Espanha. 2.1.75 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2013: 17.163-8 – Avaliação Institucional da Educação. 2.1.76 – OF DL 056/2013 – Encaminha a indicação da Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, para o cargo de Chefe do Departamento de Letras, até 02/07/2014. 2.1.77– OF. DEd n° 022/13 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin, para realização de estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra, no período de 01/01/2014 a 31/12/2014. 2.1.78 – OF DME 28.2013 – Encaminha a alteração da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, para o Departamento de Metodologia de Ensino, Área: Educação Musical, Subárea: Metodologia e Prática de Ensino em Educação Musical, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Musical e Didática Geral. Prof. Dr. Douglas Verrangia Correa da Silva (UFSCar) (CPF: 259.045.508-98), Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira (UFSCar) (CPF: 018.913.298-12) e Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (UFSCar) (CPF: 633.910.587-49) como Membros Titulares (ATO CECH n° 062/2013). Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (UFSCar) (CPF: 709.249.884-87) como Membro Suplente (ATO CECH n°063/2013). Cancelando assim o ATO CECH n° 047/2013 e o ATO CECH n° 048/2013. 2.1.79 – Processo 23112.004326/2011-04 – OF DL 057/2013 – Encaminha o relatório do afastamento integral no país do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas do Departamento de Letras, que realizou Pós-Doutorado, junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), durante o período de 16/02 a 28/02/2013. 2.1.80 – OF DL 058/2013 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Renato Miguel Basso, para trabalhar como professor visitante na Universidade de Utrecht, Holanda, no âmbito do projeto CAPES/NUFFIC “Os efeitos da modificação na referencialidade”, na Holanda, durante o período de 15/12/2013 a 15/03/2014. 2.1.81 – OF DL 059/2013 – Encaminha a solicitação de afastamento integral no país, do Assistente em Administração Robson da Silva Rodrigues, para participar do VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, que será realizado na Universidade Federal de Goiânia, GO, durante o período de 26 a 30/08/2013. 2.1.82 – Processo 23112.003962/2012-09 – Atividade de Extensão: Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky - Neevy. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.83 – Processo 23112.002057/2013-12 – Atividade de Extensão: XI Semana de Ciências Sociais. Coordenação: Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran – DS. 2.1.84 – Processo 23112.001259/2012-58 – OF DCSo n° 034/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado que participou do XXX Congresso Internacional da LASA em São Francisco, Califórnia, EUA, durante o período de 21 a 26/05/2012. 2.1.85 – OF DCSo n° 036/2013 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden, no período de 26/05 a 15/06/2013, para realizar estudos de natureza antropológica e etnohistórica necessários para a identificação e delimitação da Terra Indígena Puruborá, Rondônia. 2.1.86 – Processo 23112.002949/2010-57 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Flávia Cesarino Costa – DAC, Professor Adjunto, de 13/07/2010 à 12/07/2013. 2.1.87 – Ofício PPGIS n° 003/2013 – Encaminha o resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. O Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo foi eleito o novo Coordenador (ATO CECH n ° 064/2013) e a Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (ATO CECH n ° 065/2013), para o biênio 2013-2014. 2.1.88 – OF DME 29.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Verrangia Correa da Silva para participar do Seminário “Enseñanza de Las Ciencias Y Cultura: Múltiples Aproximaciones” do Programa de Doctorado Interinstitucional en Educación, da Facultad de Ciencias y Educación, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia, durante o período de 16 a 23/06/2013. 2.1.89 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciência da Informação, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: 30.187-6 – Serviço de Referência e Fontes de Informação; 30.194-9 – Trabalho de Conclusão de Curso para BCI 1; 30.022-5 – Usos e Usuários da Informação. 2.1.90 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: Língua Alemã I – UNESP – FCL/Ar. 2.1.91 – Processo 23112.001604/2013-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Renato Almeida de Moraes – DCSo – Professor Adjunto, de 26/06/2012 a 25/06/2015. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 461ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade, a Ata da Reunião n° 461ª do Conselho do CoC-CECH ocorrida em 03/04/2013. 2.3 – Indicação de um Representante do CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Os Conselheiros irão consultar os docentes pertencentes ao seu Departamento, para verificar a possibilidade de serem indicados na próxima reunião do Conselho do CECH. 2.4 – Indicação de um Representante do CECH no Comitê de Ética no Uso de Animais da UFScar (CEUA). Os Conselheiros irão consultar os docentes pertencentes ao seu Departamento, para verificar a possibilidade de serem indicados na próxima reunião do Conselho do CECH. 2.5 – Indicação de um Representante Titular e um Representante Suplente para a Comissão Permanente de Segurança – CPSeg. A Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival foi indicada como Representante Titular. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. A Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival é a Representante Titular da Comissão Permanente de Segurança – CPSeg. 2.6 – Indicação de um Representante Técnico Administrativo para compor a Comissão Temática 30h. O técnico administrativo Leonardo de Souza e Silva Lucifora, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, foi indicado como Representante Técnico Administrativo para compor a Comissão Temática 30h, em substituição à Cláudia de Moraes Barros de Oliveira, que se encontra em Licença Gestante. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. Leonardo de Souza e Silva Lucifora é o Representante Técnico Administrativo na Comissão 30h. 2.7 – Discussão sobre jornada de 30hs na UFSCar. O Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, Chefe do Departamento de Ciência da Informação, representante docente do CECH na referida comissão, fez os seguintes esclarecimentos: Em resposta ao OF 094/2011 do SINTUFSCar, que apresenta pauta interna e reivindicações sobre a “Redução da jornada de trabalho para 30hs semanais”, que foi deliberado pelo ConsUni a criação de uma Comissão Paritária, sendo que o resultado dos trabalhos da comissão foi apresentado ao ConsUni em sua 190ª Reunião Ordinária, realizada no dia 16/12/2011, deliberando que o debate deveria ser ampliado na UFSCar e que sua capilarização deveria se dar através dos Centros Acadêmicos (CCA, CCBS, CECH, CCeT e CCTS) e, no caso das áreas estritamente administrativas, através do CoAD. Todos os documentos gerados ou recuperados pela comissão estão à disposição da comunidade no site: www.comissao30h.ufscar.br/forum. Entre os documentos há alguns sobre a implantação realizada pela UNB, que adotou o regime de 30h. Mas na regra geral não havia legalidade, o documento deixou claro que a jornada para os servidores da educação é de 40h semanais, inclusive no período de recesso. A jornada de 30h faculta ao dirigente máximo tomar a decisão, desde que atenda os seguintes requisitos: - atividades contínuas (turnos, escalas, plantão), igual ou maior do que 12h; - noturno; ocupantes de cargos com jornada estabelecida em lei; ocupante de cargo de direção ou função gratificada. Sendo assim, caberá ao Centro a tarefa de organizar as discussões, garantindo a mais ampla participação e envolvimento possíveis, buscando a participação de toda a comunidade – servidores técnicos administrativos, servidores docentes e estudantes, sem prejuízo algum de outras manifestações. Itens para análise: mérito da discussão do tema; viabilidade da implantação; condições necessárias para a implantação e ampliação do tempo de atendimento à comunidade. Visando organizar as discussões há uma iniciativa, em especial do Campus de Sorocaba, da aplicação de um questionário e sua futura tabulação, compreendendo questões sobre a demanda, viabilidade, interesse, formas de implantação, entre outras. 2.8 – Encaminhamento do PES (Programa Esplanada Sustentável). Foi constituído o Grupo de Trabalho denominado GT-PES-UFSCar, através da Portaria GR nº 198/2013, para identificar oportunidade de racionalizar o uso de recursos na UFSCar, incluindo a análise de 11 itens, como: água e esgoto; apoio administrativo, técnico e operacional; energia elétrica; limpeza e conservação; locação de imóveis; locação de veículos; manutenção e conservação de bens imóveis; material de consumo; serviço de processamento de dados; telecomunicações e vigilância. O projeto foi proposto para vários ministérios, tanto o MEC como todas as IFES aderiram. Serão consideradas variáveis sócio-ambientais, no sentido de economizar em até 10% ao longo do ano em relação à 2012. A universidade cresceu com o REUNI, aumentando ainda mais as dificuldades, mas a ideia é racionalizar os recursos, sendo que todos serão convidados a participar para verificar o que poderá ser reduzido. Sendo assim, todas as unidades receberão formulários e cada unidade enviará um relatório da sua comunidade. 2.9 – Agenda de Reuniões do CoC-CECH para 2013. Foi apresentado aos senhores conselheiros o seguinte cronograma: dia 19 de junho às 14h, quarta-feira, no Auditório UEIM; dia 11 de julho às 14h, quinta-feira, no Auditório UEIM; dia 28 de agosto às 9:30h, quarta-feira, no Auditório DCSo; dia 26 de setembro às 14h, quinta-feira, no Auditório UEIM; dia 23 de outubro às 9:30h, quarta-feira, no Auditório UEIM e 28 de novembro às 14h, quinta-feira, no Auditório UEIM. Colocado em votação foi aprovada por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues _______________________

 

Profª Drª Josimeire Meneses Julio ______________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Flávia Cesarino Costa ________________________________________

 

Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral ___________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli _______________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Profª Drª Zaira Regina Zafalon _________________________________________

 

Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante _________________________________

 

Profª Drª. Heloisa Chalmers Sisla _______________________________________

 

Profª Drª Márcia Duarte ______________________________________________

 

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde _________________________________________

 

Profª Drª Aline Sommerhalder _________________________________________

 

Profª Drª Isamara Alves Carvalho _______________________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo _________________________________

 

Profª Drª Camila Domeniconi __________________________________________

 

Profª Drª Carla Alexandra Ferreira ______________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Leonardo de Souza e Silva Lucifora _____________________________________

 

Luciane Cristina de Oliveira ___________________________________________

 

Felipe Augusto Andrade Rossit ________________________________________

 

Aron Affonso Volante ________________________________________________

 

Fernando Henrique Andrade Rossit _____________________________________