Ata 460 - 12/03/2013


ATA DA QUADRIGENTÉSIMA SEXAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo segundo dia do mês de março do ano de dois mil e treze, as quatorze horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quadrigentésima Sexagésima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com seguintes conselheiros: Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Profª Drª Márcia Regina Onofre (Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Maria Walburga dos Santos (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Rachel de Faria Brino (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde (Vice-Coordenador do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Fabiana Marini Braga (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn (Vice-Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Prof. Dr. Thalles Haddad Novaes de Andrade (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); a servidora Adriana Maria Pessoa de Lima Souza (Representante Técnico-Administrativo); a servidora Luciane Cristina de Oliveira (Representante Técnico-Administrativo). Profª Drª Carolina Severino Lopes da Costa representando a Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Coordenadora do Curso de Educação Especial e Elionai A. Araújo representando a Profª Drª Tânia Pellegrini, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Já saiu o edital do CT Infra Finep para apoio a pesquisa institucional de infra estrutura para as IFES, estamos aguardando orientações da Pró-Reitoria de Pesquisa. Tivemos a submissão no ano passado de um projeto multidisciplinar do CECH, coordenado pela Profª Enicéia, que não foi aportado recursos e segundo o Prof. Cláudio Kiiminami, ex-pró-reitor de pesquisa, foram cortes para ajuste de recursos, pois seu mérito foi reconhecido, assim, vamos submetê-lo com ajustes e a expectativa de sermos atendidos. 1.1.2 – Por solicitação institucional para estruturação dos dados e indicadores pela Secretaria de Planejamento, todos os Departamentos devem informar seus laboratórios. Assim, solicito a todos os Departamentos que atualizem sua lista de laboratórios, sendo que os mesmos devem ser aprovados pelos Conselhos dos Departamentos e a seguir pelo Conselho de Centro. 1.1.3 – Quanto à distribuição neste 1º semestre de 2013 de professor substituto e temporário, houve uma reunião na ProGPe com os Diretores de Centro sexta-feira passada, dia 8 de março, foram integradas todas as tabelas de todos os centros para verificação das necessidades, teremos outra reunião nesta quinta-feira, dia 14 de março para a finalização da distribuição. 1.1.4 – Iniciou na data de ontem o processo de avaliação do Curso de Educação Especial pelo MEC, a comissão nomeada realizou suas atividades com previsão de terminar hoje. Sexta-feira passada, dia 8 de março ocorreu a primeira formatura do curso, o segundo no Brasil. Parabéns a todos os envolvidos na condução do curso de Educação Especial. 1.1.5 – Ocorreu o arquivamento ma UEIM dos documentos referentes ao processo da Pesquisa Eleitoral Paritária para a Direção do CECH – Gestão 2013-2016. 1.1.6 – A SAF- CECH já passou a todas as unidades o valor total dos recursos de 2013, sendo que está liberada parte dos recursos, o desembolso ocorrerá em 2 vezes.1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não houve. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF DFMC n° 48/2012 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Substituto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Área de Filosofia das Ciências Humanas. Membros da Banca: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Presidente – UFSCar) (CPF: 167.199.918-50), Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass (UFSCar) (CPF: 385.194.104-72) e Profª Drª Marisa da Silva Lopes (UFSCar) (CPF: 074.602.148-84) como Membros Titulares (ATO CECH n° 148/2012). Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (UFSCar) (CPF: 011.596.018-01)como Membro Suplente (ATO CECH n° 149/2012).2.1.2 – OF DTPP n° 102/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre para participar do Congresso Pedagogia 2013 – Encuentro por la unidad de los educadores, em Havana, Cuba, durante o período de 03 a 09/02/2013.2.1.3 – Processo 23112.003566/2012-73 – OF DL n° 065/2012 – Encaminha para homologação o relatório final do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, sub-área: Fonética e Fonologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Pablo Arantes, 2°) Luciana Lucente. 2.1.4 – Processo 23112.003629/2012-91 – OF DL n° 097/2012 – Encaminha para homologação o relatório final do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, sub-área: Linguagem, Ensino e Suportes. Foi classificado o seguinte candidato: Luiz André Neves de Brito. 2.1.5 – Processo 23112.003631/2012-61 – OF DL n° 098/2012 – Encaminha para homologação o relatório final do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa, sub-área: Análise do Discurso. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Carolina de Paula Machado, 2ª) Dantielli Assumpção Garcia. 2.1.6 – OF 001/2013 DS – Encaminha solicitação de abertura de novo Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Sociologia, área: Sociologia, sub-área: Métodos em Sociologia, tendo em vista que não houve candidato aprovado. 2.1.7 – Processo 23112.003138/2012-41 – OF n° 191/12 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari que participou do VII Encuentro IberoAmericano de Educación, na Universidad Metropolitana de Ciências de La Educación, em Santiago, Chile, no período de 07 a 10/11/2012. 2.1.8 – OF n° 208/12 – DPsi – Encaminha a solicitação de substituição de um membro titular da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Deficiência física, acessibilidade e tecnologias, Edital 162/12, Profª Drª Lígia Maria Presumido Braccialli (UNESP - Marília) (CPF: 096.358.358-17), pela suplente Profª Drª Eliana Marques Zanata (UNESP - Bauru) (CPF: 158.158.678-70). Sendo assim os ATOS CECH números 136 e 137/2012, foram substituídos pelos ATOS CECH números 001 e 002/2013. 2.1.9 – OF n° 01/13 – DPsi – Encaminha a solicitação de substituição de um membro titular da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Edital 164/12, Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Presidente – UFSCar) (CPF: 075.836.788-03), pelo suplente Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (UFSCar) (CPF: 011.596.018-01). Sendo assim os ATOS CECH números 132 e 133/2012, foram substituídos pelos ATOS CECH números 003 e 004/2013. 2.1.10 – OF PPGEEs 001/2013 – Encaminha os nomes da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (ATO CECH n° 005/2013) e da Profª Drª Fabiana Cia (ATO CECH n° 006/2013), respectivamente como Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, a partir de 01/01/2013. 2.1.11 – OF DL 001/2013 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Substituto, 20 horas semanais, junto ao Departamento de Letras, na Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, Subárea: Língua Espanhola. Membros da Banca: Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra (UFSCar) (CPF: 249.785.398-38), Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (UFSCar) (CPF: 246.338.598-70) e Prof. Ms. Antón Castro Míguez (UFSCar) (CPF: 125.784.188-29) como Membros Titulares (ATO CECH n° 007/2013). Profª Drª Rosa Yokota (UFSCar) (CPF: 078.301.538-09) como Membro Suplente (ATO CECH n° 008/2013). 2.1.12 – OF DL 002/2013 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, da Profª Drª Maria Isabel de Moura Brito e do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde, também pertencente ao Departamento de Letras (ATO CECH nº 009/2013). 2.1.13 – OF 004/2013 DS – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Sociologia, área: Sociologia, sub-área: Métodos em Sociologia. Membros da Banca: Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Presidente – UFSCar) (CPF: 066.322.078-41), Prof. Dr. José Reginaldo Prandi (USP) (CPF: 108.551.498-68) e Prof Dr. Jordão Horta Nunes (UFGO) (CPF: 059.170.948-10) como Membros Titulares (ATO CECH n° 010/2013). Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (UFSCar) (CPF: 600.198.918-49) e Profª Drª Danielle Cireno Fernandes (UFMG) (CPF: 45.933.286.400) como Membros Suplentes (ATO CECH n° 011/2013). 2.1.14 – OF PPGL n° 005/2013 – Informa a deliberação da prorrogação “pró-tempore” do Prof. Dr. Oto Araújo Vale como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística (ATO CECH n° 012/2013) e da Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 013/2013). 2.1.15 – Processo 23112.002059/2011-89 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Aline Sommerhalder – DTPP, Professor Adjunto, de 19/05/2011 à 18/05/2014. 2.1.16 – OF 006/2013 DS – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Sociologia, Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins e da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Jorge Leite Júnior, também pertencente ao Departamento de Sociologia (ATO CECH n° 014/2013). 2.1.17 – Processo 23112.001969/2011-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Eliane Cristine Nucci Rodrigues – PPG-EEs, Assistente em Administração, de 23/05/2011 a 22/05/2014. 2.1.18 – Processo 23112.003295/2012-56 – OF DFMC n° 02/2013 – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Área de Filosofia, sub-área: Filosofia da Psicanálise. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Ana Carolina Soliva Soria, 2°) André Medina Carone. 2.1.19 – OF n° 008/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática da Profª Drª Dóris Lieth Nunes Peçanha, no período de 01/02/2013 a 29/07/2013. 2.1.20 – OF DTPP 003.2013– Indicação da Chefia do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, da Profª Drª Anete Abramowicz, da Profª Drª Emília Freitas de Lima e da Profª Drª Márcia Regina Onofre, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Iolanda Monteiro, também pertencente ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (ATO CECH n° 015/2013). 2.1.21 – Processo 23112.004323/2011-05 – OF DTPP 004.2013 – Encaminha solicitação de renovação da atuação da Profª Drª Patrícia Rosa Linardi, como Docente Voluntária junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, por um ano, a partir de 23/01/2013. 2.1.22 – OF DL 004/2013 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Substituto, para uma vaga, 40 horas semanais, junto ao Departamento de Letras, na Área de Literaturas de Língua Portuguesa, Subárea: Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Membros da Banca: Prof. Dr. Wilton José Marques (UFSCar) (CPF: 138.652.148-51), Profª Drª Tânia Pellegrini (UFSCar) (CPF: 016.849.468-08) e Profª Drª Rejane Cristina Rocha (UFSCar) (CPF: 175.731.438-50) como Membros Titulares (ATO CECH n° 016/2013). Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra (UFSCar) (CPF: 249.785.398-38) como Membro Suplente (ATO CECH n° 017/2013). 2.1.23 – Atividade de Extensão: I Mostra de Pesquisas do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Coordenação: Profª Drª Fabiana Cia – DPsi. 2.1.24 – Processo 23112.003038/2012-14 – OF DEd n° 002/2013 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Sandra Aparecida Riscal que apresentou trabalho no III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação na Universidad de Zaragoza, Zaragoza, Espanha, durante o período de 10 a 18/11/2012. 2.1.25 – Processo 23112.003761/2012-01 – OF DME 01.2013 – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, para uma vaga Classe Titular, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, na Área: Educação Popular e Saúde, Sub-área: Processos Educativos em Práticas Sociais. Foi classificada a candidata: Maria Waldenez de Oliveira. 2.1.26 – OF DCI 03/2013 – Encaminha a solicitação de substituição de um membro titular externo da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Ciência da Informação na Área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, subárea: Análise e Representação da Informação. A Profª Drª Mariângela Pisoni Zanaga (PUC-Campinas) (CPF: 602.767.708-20) pela Profª Drª Maria Elisabete Catarino (UEL) (CPF: 528.943.129-20). Sendo assim o ATO CECH n° 119/2012, foi substituído pelo ATO CECH n°018/2013. 2.1.27 – Processo 23112.003838/2012-35 – OF n° 013/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Fundamentos da Educação Especial. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Rosimeire Maria Orlando Zeppone, 2ª) Márcia Imaculada de Souza. 2.1.28 – Processo 23112.003836/2012-46 – OF n° 014/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Altas Habilidades/Superdotação, avaliação e intervenção em Educação Especial. Foi classificada a candidata: Rosemeire de Araujo Rangni. 2.1.29 – Processo 23112.003833/2012-11 – OF n° 015/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Deficiência visual, surdocegueira e intervenção em Educação Especial. Foi classificada a candidata: Carolina Severino Lopes da Costa. 2.1.30 – Processo 23112.003837/2012-91 – OF n° 018/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, 2ª) Lara Ferreira dos Santos. 2.1.31 – OF n° 023/13 – DPsi – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Psicologia Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, da Profª Drª Débora de Hollanda de Souza, da Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello e da Profª Drª Elisabeth Joan Barham, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Fabiana Cia, também pertencente ao Departamento de Psicologia (ATO CECH n° 019/2013). 2.1.32 – OF n° 024/13 – DPsi – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Psicologia Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, da Profª Drª Enicéia Mendes Gonçalves, da Profª Drª Maria Amélia Almeida e da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Márcia Duarte, também pertencente ao Departamento de Psicologia (ATO CECH n° 020/2013). 2.1.33 – OF DCI 06/2013 – Encaminha a solicitação de substituição de um membro suplente externo da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Ciência da Informação na Área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, subárea: Análise e Representação da Informação. A Profª Drª Márcia Regina da Silva (USP/FFCLRP) (CPF: 270.820.978-75) pelo Prof. Dr. Claudio Marcondes de Castro Filho (USP-Ribeirão Preto) (CPF: 528.857.718-87). Sendo assim o ATO CECH n° 120/2012, foi substituído pelo ATO CECH n°021/2013. 2.1.34 – OF n° 011/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams para participar do 27° Congresso Anual Internacional sobre Maus Tratos Infantis e na Família, em San Diego, E.U.A., durante o período de 24/01/2013 a 02/02/2013. 2.1.35 – Processo 23112.003832/2012-68 – OF n° 012/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Deficiência física, acessibilidade e tecnologias. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Adriana Garcia Gonçalves, 2ª) Giseli Barbieri do Amaral Lauand. 2.1.36 – Processo 23112.003835/2012-00 – OF n° 015/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Deficiência Intelectual, Escolarização e Ensino Fundamental. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1ª) Lidia Maria Marson Postalli, 2ª) Renata Christian de Oliveira, 3ª) Maria Helena Bimbatti Moreira, 4ª) Maria Clara de Freitas. 2.1.37 – Processo 23112.003834/2012-57– OF n° 017/13 – DPsi – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Sub-área: Transtornos globais do desenvolvimento e comunicação alternativa. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Nassim Chamel Elias, 2º) Carolina Elisabeth Squassoni. 2.1.38 – OF DTPP 006.2013 – Encaminha o resultado das eleições para os Cargos de Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. A Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira foi eleita Chefe e a Profª Drª Márcia Regina Onofre como Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, pelo período de um ano a partir de 04/02/2013. 2.1.39 – Processo 23112.002490/2010-18 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Iolanda Monteiro – DTPP, Professor Adjunto, de 27/05/2010 à 26/05/2013. 2.1.40 – Processo 23112.003694/2012-17 – Proposta da Atividade de Extensão: Curso de Especialização em Gestão Pública – Modalidade EaD Pós-Graduação Lato Sensu. Coordenação: Prof. Dr. Glauco Henrique de Sousa Mendes – DEP. 2.1.41 – Processo 23112.003977/2012-69 – OF DFMC n° 03/2013 – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de Professor Substituto, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Área de Filosofia das Ciências Humanas. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Katia Cilene da Silva Santos, 2°) Adriana Toledo Piza, 3°) Fábio Luís Ferreira Nóbrega Franco, 4°) Luis Felipe Martins de Salles Roselino. 2.1.42 – OF n° 027/13 – DPsi – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia no 1° período letivo de 2012: PPGPsi 02 –Comportamento e cognição, PPGPsi 05 – Estágio Supervisionado em Capacitação Docente em Psicologia 1 (Turma A), PPGPsi 07 – Ação dos Fármacos sobre o Comportamento, PPGPsi 12 – Função Simbólica (Turma A), PPGPsi 15 – Trabalho, Modos de Vida e Subjetividade (Turma A), PPGPsi 51 – Atualização bibliográfica sobre função simbólica (Turmas A e C), PPGPsi 52 – Atualização bibliográfica sobre comportamento social e processos cognitivos (Turmas A, B e C), PPGPsi 54 – Monitoria no Ensino de Psicologia (Turma A), PPGPsi 56-7 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Método JT e a Psicologia Baseada em Evidências – Medidas de Significância Clínica e Confiabilidade das Mudanças, PPGPsi 56-8 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Uma Introdução ao Método Estatístico de Análise de Pistas (Path Analysis), PPGPsi 56-9 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Métodos de Investigação Quantitativa – Estatística Básica no SPSS, PPGPsi 60-11 – Temas em Psicologia: Psicologia e Análise do Comportamento (Turma A), PPGPsi 60-12 – Temas em Psicologia: Pesquisa Básica em Equivalência de Estímulos (Turma A), PPGPsi 65-1 – Análise e Tratamento de Dados em Psicologia: Regras de Interpretação de Estudos Psicométricos. 2.1.43 – OF n° 028/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Camila Domeniconi, no período de 31/08 a 11/09/2012, que participou de duas visitas técnicas aos Centro de Investigacion y Enseñanza del Lenguaje (CEL) em Barcelona e Oviedo, nos dias 31/08, 03 e 04/09 e também participou e apresentou trabalhos na 6th Conference of the European Association for Behavior Analysis, nos dias 06 a 09/09/2012, em Lisboa, Portugal. 2.1.44 – Processo 23112.003039/2012-69 – OF. n° 029/13 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams que participou de missão de intercâmbio científico, realizando duas visitas: Universidade de York e Elizabeth Fry Society, na cidade de Toronto, Canadá, no período de 15 a 21/11/2012. 2.1.45 – OF n° 030/13 – DPsi – Encaminha pedido de licença capacitação da Profª Drª Maria Cristina Di Lollo para realizar atualização bibliográfica relativa ao estudo de Intervenção Psicológica em Saúde, e freqüentar como ouvinte no Curso de Especialização em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica, do Departamento de Medicina da UFSCar, durante o período de 19/03/2013 a 17/06/2013. 2.1.46 – OF. n° 031/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams para proferir palestra e participar de reuniões da American Psychological Association, em Washington, EUA, no período de 04 e 05/03/2013. 2.1.47 – Processo 23112.00831/2012-13 – OF DCI 07/2013 – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Ciência da Informação na Área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, subárea: Análise e Representação da Informação. Foi aprovada a seguinte candidata: Rachel Cristina Vesu Alves. 2.1.48 – OF DFMC nº 006/2013 – Solicita convocação do segundo colocado (Profª Adriana Toledo Piza) do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de Professor Substituto, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Área de Filosofia das Ciências Humanas, tendo em vista o falecimento do Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass. 2.1.49 – Processo 23112.004174/2012-21 – Atividade de Extensão que foi encaminhada como palestra: Pesquisa em Engenharia Social, Tecnologias da Informação e Redes de Acesso. Coordenação: Profª Drª Luciana de Souza Gracioso – DCI. 2.1.50 – Fichas de Caracterização de Disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: PPG ANT 055 – Laboratório de Antropologia Contemporânea I, PPG ANT 056 – Laboratório de Antropologia Contemporânea II. 2.1.51 – Processo 23112.004017/2012-16 – Ofício n° 03/2013 – DAC – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente – 20h, junto ao Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Design para Mídias Audiovisuais, Sub-área: Direção de Arte e Design. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Dario de Souza Mesquita Junior, 2°) Maira Valencise Gregolin. 2.1.52 – Processo 23112.004016/2012-71 – Ofício n° 04/2013 – DAC – Encaminha para homologação o relatório final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente – 20h, junto ao Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Som para Cinema e Audiovisual, Sub-área: Capacitação e Edição de Som para Cinema e Audiovisual. Foi classificada a candidata Ana Luiza Pereira Barbosa. 2.1.53 – Ofício n° 05/2013 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, Profª Drª Suzana Reck Miranda, do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo, do Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade e da Profª Drª Isamara Alves Carvalho, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Débora Burini, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação (ATO CECH n° 022/2013). 2.1.54 – Ofício n° 07/2013 – DAC – Informa o resultado das eleições à Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, a partir de 01 de março de 2013, para o período de 2011-2013. Foram eleitas a Profª Drª Flávia Cesarino Costa e Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly, respectivamente como Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação. 2.1.55 – OF DCI n° 08/2013 – Informa o resultado da pesquisa eleitoral realizado pelo Departamento de Ciência da Informação. Foram eleitos do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral como Chefe e o Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho para o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação. 2.1.56 – OF. n° 038/13 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza para participar do evento científico Second Sarasota Symposium on Behavior Analysis, em Sarasota, Flórida, EUA, no período de 28/02 a 05/03/2013. 2.1.57 – Processo 23112.002488/2010-96, referente ao Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Josimeire Meneses Julio – DME, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.58 – Processo 23112.002502/2010-25, referente ao Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luciana Salazar Salgado – DL, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.59 – Processo 23112.002506/2010-44, referente ao Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento – DEd, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.60 – Ofício CCCSo n° 08/2012 – Encaminha resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Sociais. O Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran (docente do DS) foi eleito o novo Coordenador (ATO CECH n ° 023/2013) e o Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (docente do DCSo) como Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Sociais (ATO CECH n ° 024/2013), Gestão 2013 -2015, a partir de 1° de março de 2013. 2.1.61 – Ficha de Caracterização de Disciplinas oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG IS 031 – Serialidade e televisão transmídia. 2.1.62 – Ficha de Caracterização de Disciplinas oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG POL 329 – Estudos Avançados em partidos políticos. 2.1.63 – Processo 23112.003473/2012-49 – OF DCSo 007/2013 – Encaminha relatório do afastamento do país da Profª Drª Vera Alves Cepêda que participou do XIII Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul – FoMerco, intitulado “Por uma integração ampliada da América do Sul no século XXI”, em Montevidéu, Uruguai, durante o período de 21 a 25/11/2012. 2.1.64 – OF n° 034/12 – DPsi – Encaminha solicitação para abertura de Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, junto ao Departamento de Psicologia, na Área de Determinantes Biológicos, Sub-área: Psicofarmacologia e Neurociências, utilizando vaga Reuni, cedida pelo Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. 2.1.65 – OF DL 010/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Wilson Alves-Bezerra entre os dias 18/02 a 01/03/2013 para participar de missão de intercâmbio com o Ministério da Saúde de Cuba, em Havana, Cuba. 2.1.66 – OF DL 011/2013 – Encaminha a solicitação de substituição de um membro titular da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de Professor Substituto, 20 horas semanais, junto ao Departamento de Letras, na Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, Subárea: Língua Espanhola, Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra (UFSCar) (CPF: 249.785.398-38), pela Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (UFSCar) (CPF: 003.872.738-24). Sendo assim o ATO CECH n° 007/2013, foi substituído pelo ATO CECH n° 025/2013. 2.1.67 – Ofício DME 05.2013 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, do Prof. Dr. Ademar da Silva, da Profª Drª Denise Silva Vilela e do Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Josimeire Meneses Julio, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino (ATO CECH n° 026/2013). 2.1.68 – OF PPGPE 01.2013 – Encaminha o nome da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, como Coordenadora do recém criado Programa de Pós-Graduação em Educação, nível Mestrado Profissional (ATO CECH n° 027/2013). 2.1.69 – OF DCSo 012/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner, para participar do Colóquio “Los ameríndios frente Al Estado y El Derecho: apropiaciones de La burocracia y de los documentos”, a ser realizado em Madrid, Espanha, durante o período de 26/02 a 09/03/2013. 2.1.70 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG Psi 56-10 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Habilidades Sociais em Contextos de Saúde e Trabalho – Prática e Pesquisa na Espanha. 2.1.71 – Processo 23112.003707/2010-22 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de Especialização em Educação Infantil. Coordenação: Profª Drª Anete Abramowicz – DTPP. 2.1.72 – Processo 23112.000250/2013-19 – Atividade de Extensão: Formação de Educadores e gestores educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes - PROEXT 2013. Coordenação: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DTPP. 2.1.73 – OF DL 12/13 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, da Profª Drª Eliane Hercules Augusto Navarro, da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante e do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luciana Salazar Salgado, também pertencente ao Departamento de Letras (ATO CECH n° 028/2013). 2.1.74 – OF DEd 006/13 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Educação, Profª Drª Sandra Aparecida Riscal, da Profª Drª Géssica Priscila Ramos, da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes e da Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento, também pertencente ao Departamento de Educação (ATO CECH n° 029/2013). 2.1.75 – Processo 23112.000058/2013-14 – OF 11/2013 DS – Encaminha para homologação o Relatório Final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Sociologia, área: Sociologia; sub-área: Métodos em Sociologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Fabiana Luci de Oliveira; 2°) Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo. 2.1.76 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: FIL 024 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Medieval 1; FIL 025 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Linguagem 1; FIL 026 – Seminários de Pesquisa em Estética 1; FIL 027 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Antiga 1; FIL 028 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Moderna 1; FIL 029 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Contemporânea 1; FIL 030 – Seminários de Pesquisa em História da Filosofia 1; FIL 031 – Seminários Gerais de Pesquisa em Filosofia 1. 2.1.77– Processo 23112.001859/2010-69 – OF 012/2013 DS – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Jorge Leite Júnior – DS – Professor Adjunto, de 17/05/2010 a 16/05/2013. 2.1.78 – Processo 23112.001772/2012-49 – Relatório da Atividade de Extensão: PIBID-Letras: Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica e licenciandos (CAPES). Coordenação: Profª Drª Isadora Valencise Gregolin – DME. 2.1.79– Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG CTS 101 – Estudos Avançados em CTS; PPG CTS 102 – Metodologia e Teorias Interdisciplinares Aplicadas ao Campo CTS. 2.1.80 – OF DL 14/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Pablo Arantes, para participar e apresentar trabalho na 35ª Conferência da Sociedade Alemã de Linguística, a ser realizado em Potsdam, Alemanha, durante o período de 09 a 18/03/2013. 2.1.81 – OF DL 15/2013 – Encaminha solicitação de substituição da Vice-Chefia do Departamento de Letras, tendo em vista o afastamento, por Licença Maternidade, da Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, durante o período de 11/03/2013 a 14/10/2013. A Profª Drª Ariani Di Felippo assumirá a Vice-Chefia neste período. 2.1.82 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2013: 16.528-0 – Seminários em Antropologia Urbana. 2.1.83 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG Psi 56-11 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Treinamento de Tomada de Decisões para o Delineamento de Estudos Instrumentais; PPG Psi 57-10 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Pesquisa Qualitativa em Psicologia II; PPG Psi 74 – Abordagem de Problemas Interpessoais em Casos Complexos sob a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia Analítico Funcional (FAP). 2.1.84 – OF n° 003/2103 – PPGPsi – Encaminha os resultados das eleições para Coordenadora, Vice-Coordenadora, com mandato de dois anos e Representantes Discentes com mandato de um ano, a partir de 01 de março de 2013. Coordenadora: Profª Drª Deisy das Graças de Souza (ATO CECH n° 030/2013); Vice-Coordenadora: Profª Drª Camila Domeniconi (ATO CECH n° 031/2013); Representante Discente Titular do Mestrado: Florença Lucia Coelho Justino; Representante Discente Suplente do Mestrado: Denise Bachega; Representante Discente Suplente do Doutorado: Alessandra Campanini Mendes. A Representante Discente Titular do Mestrado: Priscila Benitez Afonso permaneceu por mais um ano no cargo, conforme o Regimento Interno, já que a mesma foi eleita em 2012. 2.1.85 – Atividade de Extensão: Aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa - CELPE- Bras. Coordenação: Prof. Dr. Nelson Viana – DL. 2.1.86 – OF DME 08.2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Dijnane Vedovatto Iza, para participar do Simpósio Internacional em Educação: questões atuais e futuras de formação da profissão docente, a ser realizado em Montreal, Canadá, durante o período de 29/04/2013 a 06/05/2013. 2.1.87 – Processo 23112.002852/2012-11 – OF 009/2013 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, que participou do 3° Seminário Internacional de Patrimônio Agroindustrial, na Universidade do Minho, na cidade de Ponta da Régua, Portugal, durante o período de 22 a 28/10/2012. 2.1.88 – Processo 23112.003879/2012-21 – OF 010/2013 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, que realizou visita técnica no período de 19/12/2012 a 06/01/2013, realizando visitas técnicas a convite da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho, em Portugal. 2.1.89 – OF DME 07/2013 – Encaminha parecer referente à solicitação de redistribuição do Prof. Dr. Hiraldo Serra, Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados para o Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar (Despacho DiDP/CProj n° 006/2013). O Conselho do DME posicionou-se contrário à solicitação, tendo em vista que não existe, atualmente, disponibilidade de vagas. 2.1.90 – Ofício n° 10/2013 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza, para participar do I Colóquio de Ciências Sociais da Educação/III Encontro de Sociologia da Educação a ser realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal, durante o período de 25 a 27/03/2013. 2.1.91 – Ofício n° 11/2013 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo, para participar do III Encuentro Internacional sobre Cine Chileno y Latinoamericano a ser realizado em Santiago Chile, durante o período de 23 a 29/04/2013. 2.1.92 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo de 2013: PPG ANT 016 – Organização Social e Parentesco; PPG ANT 025 – Seminários de Antropologia Urbana; PPG ANT 055 – Laboratório de Antropologia Contemporânea I; PPG ANT 056 – Laboratório de Antropologia Contemporânea II. 2.1.93 – OF n° 11/2103 – Coord. Psicologia – Encaminha o resultado das eleições para Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia, para o biênio 2013-2014, a partir de 01 de março de 2013. Coordenadora: Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello (ATO CECH n° 032/2013) e Vice-Coordenadora: Profª Drª Rachel de Faria Brino (ATO CECH n° 033/2013). 2.1.94 – Processo 23112.001395/2011-52 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Vanessa Cristina Migliato, Assistente em Administração – PPG-FIL, de 18/04/2011 à 17/04/2014. 2.1.95 – OF DL 16/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosa Yokota, para participar da missão de trabalho do projeto Parceria Universitária de Graduação em Língua Espanhola e Portuguesa entre a UFSCar e Universidad Nacional de Misiones, a ser realizado em Posadas, Argentina, durante o período de 01 a 10/04/2013. 2.1.96 – OF DL 22/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, para participar, com apresentação de trabalho do II Colóquio Nacional de Retórica y I Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina, a ser realizado em Mendoza, Argentina, durante o período de 19 a 26/03/2013. 2.1.97 – OF DCSo 015/2013 – Encaminha a criação do laboratório “Observatório de Tecnologias Sociais” – LABTECS, coordenado pelos Profs. Drs. Vera Alves Cepêda e Renato Moraes e dedicado a desenvolver atividades no âmbito do curso de graduação em Ciência Sociais, nas pesquisas e orientações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e em projetos de extensão. 2.1.98 – OF. Circular n° 011/2013 – CCLEEsp – Encaminha a nova Composição dos representantes do Conselho de Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial. ▪ Presidente – Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Coordenadora do Curso. ▪ Vice-Presidente – Profª Drª Márcia Duarte, Vice-Coordenadora do Curso. ▪ Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes e Profª Drª Rosimeire M. Orlando Zeppone (Suplente): Representantes da área de conhecimento “Fundamentação teórica” (compreende as seguintes disciplinas: Educação e Educação Especial – contextos históricos; Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial; Referenciais teóricos do desenvolvimento humano; Ética e Educação Especial; Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais; Estudo do desenvolvimento atípico; Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial; Currículo e Educação Especial – adaptações e acomodações; Linguagem e pensamento; Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial I – modelos instrucionais; Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação; Apoio educacional especializado – Educação Infantil; Apoio educacional especializado – Ensino Fundamental; Apoio educacional especializado – Educação de Jovens e Adultos; Procedimentos de Ensino em Educação Especial I – deficiência mental; Procedimentos de ensino em Educação Especial II – deficiência auditiva; Procedimentos de ensino em Educação Especial III – transtornos globais do desenvolvimento; Procedimentos de ensino em Educação Especial IV – superdotação e altas habilidades; Procedimentos de ensino em Educação Especial V – deficiência física; Procedimentos de ensino em Educação Especial VI – deficiência visual). ▪ Profª Drª Fabiana Cia e Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Suplente): Representantes docentes da área de conhecimento “Pesquisa” (compreende as seguintes disciplinas: Processos Investigativos em Educação Especial I – Planejamento de trabalho científico; Processos Investigativos em Educação Especial II – Observação de situações planejadas; Processos Investigativos em Educação Especial III – Desenvolvimento de programas; Processos Investigativos em Educação Especial IV – escola, família e trabalho; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II; Trabalho de Conclusão de Curso III). ▪ Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Prof. Dr. João dos Santos Carmo (Suplente): Representantes docentes da área de conhecimento “Teórico-Prática” (compreende as seguintes disciplinas: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Ensino Colaborativo; Planejamento Educacional Individualizado I – Avaliação; Planejamento Educacional Individualizado II – Intervenções; Tecnologias aplicadas à Educação Especial I – Informação e comunicação (TICs); Tecnologias aplicadas à Educação Especial II – tecnologias assistivas (TAs); Ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiências; Gestão e organização do trabalho pedagógico em serviços especializados). ▪ Profª Drª Fátima Elisabeth Denari e Profª Drª Maria Amélia Almeida (Suplente): Representantes docentes da área de conhecimento “Estágio Supervisionado” (compreende as seguintes disciplinas: Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica II, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo II). ▪ Pedagoga Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro e Adriana Maria Corsi (Suplente): Representantes da equipe de apoio pedagógico. ▪ Christiane Luchini Stanquini e Flávia Maria dos Santos (Suplente): Representantes discentes – turma do 1° ano. ▪ Diego Henrique Carvalho e Laís Paloma de Oliveira (Suplente): Representantes discentes – turma do 2° ano. ▪ Bruna Raffaini e Ana Carolina Macali (Suplente): Representantes discentes – turma do 3° ano. ▪ Jéssica de Brito e Liz Amaral Saraiva (Suplente): Representantes discentes – turma do 4° ano. ▪ Elizabeth Keiko Ribeiro – Secretária da Coordenação do Curso: Representante Assistente Administrativo. 2.1.99 – Processo 23112.002253/2009-12 – OF. DL nº 017/2013 – Encaminha o Relatório de Afastamento Parcial para realização do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSCar, do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 2º semestre de 2012, no período de 18/10/2012 a 01/02/2013. OF DL 018/2013 – Encaminha solicitação de renovação do afastamento parcial de 10 hs semanais, para realização do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSCar do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 1° semestre de 2013, no período de 18/03 a 20/07/2013. 2.1.100 – Processo 23112.001720/2012-72 – OF DL n° 019/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Eliane Hercules Augusto Navarro, entre 07/07/2012 a 20/01/2013, período no qual realizou Pós-Doutorado na Universidade de Michigan, junto ao English Languague Institute, na cidade de Ann Arbor, MI, EUA. 2.1.101 – Processo 23112.002564/2012-67 – OF DL nº 020/2012 – Encaminha o relatório do afastamento integral da Profª Drª Marília Blundi Onofre, entre 01/09/2012 a 31/01/2013, período no qual realizou Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo /UNIFESP – Guarulhos, SP. 2.1.102 – OF DL 21/2013 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, para participar, com apresentação de trabalho do II Colóquio Nacional de Retórica y I Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina, a ser realizado em Mendoza, Argentina, durante o período de 19 a 26/03/2013. 2.1.103 – Ofício 14/2013 – DAC – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, Profª Drª Maria Carolina Leme Joly, da Profª Drª Suzana Reck Miranda, da Profª Drª Luciana Sá Corrêa de Araújo e do Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Flávia Cesarino Costa, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação (ATO CECH n° 034/2013). 2.1.104 – Of. Circular n° 013/2013 – CCLEEsp – Conforme deliberação do Conselho do Curso, realizada em 21/11/2012, as Professoras Doutoras Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (ATO CECH n° 035/2013) e Márcia Duarte (ATO CECH n° 036/2013), deverão continuar exercendo “pró-tempore” as funções de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 459ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade, a Ata da Reunião n° 459ª do Conselho do CoC-CECH ocorrida em 20/12/2012. 2.3 – Apresentação da ProAD, pelo Prof. Néocles, do sistema de requisições de compras 2012 e 2013. O Prof. Néocles esclareceu novamente o funcionamento do sistema de requisições de compras, explicando que toda a sistemática estará disponível no site da Pró-Reitoria de Administração. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu _____________________________________

 

Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis _________________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto _____________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho _________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Profª Drª Márcia Regina Onofre ________________________________________

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto ______________________________________

 

Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira _____________________________________

 

Profª Drª Maria Walburga dos Santos ____________________________________

 

Profª Drª Rachel de Faria Brino ________________________________________

 

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde _________________________________________

 

Profª Drª Fabiana Marini Braga ________________________________________

 

Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn _______________________________________

 

Prof. Dr. Thalles Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ___________________________________

 

Luciane Cristina de Oliveira ___________________________________________