Ata 454 - 28/06/2012

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo oitavo dia do mês de junho do ano de dois mil e doze, as quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quinquagésima Quarta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Coordenador do Curso de Música); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Carla Alexandra Ferreira (Coordenadora do Curso de Letras); Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento (Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia); Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Aline Sommerhalder (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguistica); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); Profª Drª Jacqueline Sinhoretto (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia); Profª Drª Tânia Pellegrini (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura); a servidora Luciane Cristina de Oliveira (Representante Técnico-Administrativo), Nathália Santos e Paolla Magioni Santini (Representantes Discentes). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – A Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva enviou ao CECH uma mensagem muito bonita sobre seus 70 anos de idade e com isso sua aposentadoria compulsória. Gostaria de propor que na nossa próxima reunião do Conselho, em Agosto possamos homenageá-la. 1.1.2 – Recebemos um Ofício Circular 001/2012 do Comando Local de Greve, e que reencaminhamos com as informações básicas via e-mail para professores e técnico-administrativos do CECH. Também enviamos um e-mail demonstrando a resposta do Gabinete do Reitor sobre a questão das correspondências no período da greve. 1.1.3 – Gostaria de agradecer a todos a participação no pleito de sucessão da Reitoria. Minha participação como candidata foi muito valorosa, pois permitiu conhecer melhor as diversas questões e desafios da UFSCar, não só na área de conhecimento de Educação e Ciências Humanas, mas de todas as áreas e campi da UFSCar. Em um momento como esse que possibilita a reflexão, discussões, o contato mais próximo da comunidade Acadêmica com as equipes de gestão, fortalecendo um diálogo construtivo e colaborativo entre os agentes envolvidos, sempre respeitando as diferenças e buscando o equilíbrio para uma UFSCar melhor. Assim, ressalto a importância de fortalecemos o clima Acadêmico e a união da comunidade da UFSCar. Amanhã, teremos uma reunião do ConsUni para seguir os encaminhamentos do pleito. 1.1.4 – Estarei de férias do dia 02 a 20/07, mas o Prof. Baioni estará respondendo pelo CECH, acredito que fazendo o possível, principalmente diante do período de greve dos servidores TA’s. 1.1.5 – Com o início da greve, as requisições que foram encaminhadas nas datas previamente definidas e que foram recebidas anteriormente a greve pelo setor da ProAd, não sabemos do seu processamento se as compras e encaminhamentos posteriores foram executadas. Na greve, requisições ou mesmo pedido de almoxarifado não foram aceitos e foram devolvidos. Pagamento de Bolsas de Monitoria e afastamentos para o exterior foram solicitados e aprovados pelo Comando de Greve. Acreditamos que os professores e alunos não terão prejuízos. 1.1.6 – As compras da Reserva Técnica FAPESP Institucional 2011, já foram feitas e os equipamentos deverão ser entregues na próxima semana e encaminhados aos respectivos pesquisadores, onde terão que assinar seus Termos de Compromisso patrimonial. 1.1.7 – Quanto ao REUNI está faltando a distribuição do recurso de Custeio 2012 e que deverá ser executado entre Agosto e Setembro se terminar a greve. 1.1.8 – Sabemos que está ocorrendo as tentativas para participação dos PPGs do CECH no Edital Capes Equipamentos, mas a Direção do CECH não foi informada. A PROPG designou um Prof. do CECH para conduzir essas questões e ficamos sabendo que o Prof. Dr. Oto Araújo Vale, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística, é quem foi designado. 1.1.9 – As comissões de atualização do Regimento Interno (Coordenadores: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni e Prof. Oto Araújo Vale) e do Plano Diretor (Coordenadores: Prof. Leandro Innocentini Lopes de Faria e Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu), a expectativa que em Agosto tenha as primeiras ações. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (UEIM) comunicou que em abril de 2012 manteve conversações com a Reitoria em relação à Higiene e Segurança da UEIM. O resultado disso foi a elaboração de um orçamento do valor de R$ 59.500,00 pelo EDF, o Prof. se coloca à disposição da comunidade do CECH para difusão do acervo. 1.2.2 – O Prof. Dr. Oto Araújo Vale informou que foi indicado pelo Conselho de Pós-Graduação o representante do CECH para reunir as demandas do Centro para o Edital Pró-Equipamentos da CAPES. Esclareceu ainda que já havia realizado no dia 26 de junho uma reunião com os representantes dos PPGs a respeito do assunto. 1.2.3 – A Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil informou que há uma demanda de 14 turmas da disciplina Introdução à Língua Brasileira de Sinais 1, sendo 3 em Araras, para o 2° semestre de 2012, em vista disto informou que solicitará mais uma vaga para docente temporário junto à ProGPe. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann inversão dos itens da pauta e inclusão dos seguintes itens Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a inversão dos itens da pauta e as referidas inclusões, ficando assim: 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões n° 452ª e 453ª, 2.3 – Posse dos novos representantes discentes e técnicos administrativos do CoC-CECH, 2.4 – Planejamento CT-Infra/FINEP para 2013, cronograma de apresentação de pré-proposta, 2.5 – Representante do COC-CECH para a Bolsa de Monitoria, 2.6 – Indicação de dois representantes suplentes para a CoACE (Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis), 2.7 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, 2.8 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2.9 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação e 2.10 – Política de distribuição de vagas para professor substituto. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF 022/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, para participar do III Workshop de Investigação Científica de São Tomé e Príncipe (III WIC), promovido pela Associação do Formados no Brasil (AFB-STP), durante o período de 26/08 a 01/09/2012, em São Tomé, São Tomé e Príncipe. 2.1.2 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2012: Tópicos de Teoria Sociológica. 2.1.3 – Processo 23112.003479/2009-09 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Carla Alexandra Ferreira – DL, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.4 – OF DTPP nº 019/2012 – Indicação da Chefia do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, da Profª Drª Anete Abramowicz, da Profª Drª Claudia Raimundo Reyes e da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Márcia Regina Onofre, também pertencente ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. (ATO CECH nº 050/2012). 2.1.5 – Atividade de Extensão: VIII Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. Coordenação: Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos – PPGFIL. 2.1.6 – Processo 23112.000627/2012-41 – Atividade de Extensão: Classificação e Indexação de imagens no contexto das Fazendas Históricas do interior de São Paulo. Coordenação: Profª Drª Luciana de Souza Gracioso – DCI. 2.1.7 – Processo 23112.004670/2010-06 – Atividade de Extensão: II Jornada de Estudos: a interface entre educação do campo e educação especial. Coordenação: Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPsi. 2.1.8 – Processo 23112.004992/2009-95 – Atividade de Extensão: I Jornada de Estudos: a interface entre educação do campo e educação especial. Coordenação: Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPsi. 2.1.9 – Processo 23112.001526/2012-97 – Atividade de Extensão: Direitos Humanos pelo Cinema. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.10 – Processo 23112.002083/2010-29 – Atividade de Extensão: ACIEPE: Direitos Humanos pelo Cinema. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.11 – Processo 23112.001479/2012-81 – Atividade de Extensão: Seminário Licenciatura em Letras na UFSCar: perfil profissional em debate. Coordenação: Profª Drª Carla Alexandra Ferreira – DL. 2.1.12 – Processo 23112.003474/2009-20 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Fabiana Marini Braga – DTPP, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.13 – Processo 23112.003473/2009-73 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Márcia Regina Onofre – DTPP, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.14 – OF DME 048/2012 – Informa que a partir de 25.05.2012, a Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu assumirá por um ano a Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino e a Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, a Vice-Chefia. 2.1.15 – OF DCI 014/2012 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciência da Informação, Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz e do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho, também pertencente ao Departamento de Ciência da Informação (ATO CECH nº 051/2012). 2.1.16 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, referentes às disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Especial, a serem oferecidas no 2° período letivo de 2012: 20.267-3 – Tecnologias aplicadas à Educação Especial II: tecnologias assistivas, 20.268-1 – Ensino de habilidades de comunicação alternativa aumentativa, 20.269-0 – Gestão e Organização do trabalho pedagógico em serviços especializados, 20.270-3 – Múltiplas Deficiências e Surdocegueira, 20.272-0 – Sistema Braille, 20.271-1 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial IV, 20.273-8 – Trabalho de conclusão de curso III. 2.1.17 – Ofício n° 011/2-12 – CCPed – Encaminha solicitação inicial de afastamento parcial de 20hs semanais, de segunda à sexta-feira, das 14 às 18hs, durante o período de 01/03/2012 a 06/07/2012 do servidor Aron Affonso Volante, para realização do curso de Graduação de Linguística da UFSCar. 2.1.18 – Ofício n° 038/12 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly no período de 18 a 28/06/2012 para participar da IV Conferência Internacional em Psicologia Comunitária, em Barcelona, Espanha. 2.1.19 – Ofício n° 039/12 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Carolina Leme Joly no período de 18 a 28/06/2012 para participar da IV Conferência Internacional em Psicologia Comunitária, em Barcelona, Espanha. 2.1.20 – OF 024/2012 DS – Encaminha o Resultado da Pesquisa Eleitoral para Chefia do Departamento de Sociologia para o biênio 2012 a 2014. A Profª Drª Maria da Glória Bonelli responderá pela Chefia do Departamento de Sociologia e o Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, pela Vice-Chefia. 2.1.21 – Processo 23112.000851/2011-61, referente à avaliação de desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Walburga dos Santos – DTPP – Professor Adjunto, de 11/03/2011 à 10/03/2014. 2.1.22 – OF 025/2012 DS – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, para o Departamento de Sociologia. 2.1.23 – OF 026/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. André Ricardo de Souza no período de 26 a 27/06/2012, para participar de uma reunião preparatória de projeto para financiamento junto ao programa RCUK-Fapesp, em Durham, Inglaterra. 2.1.24 – Processo 23112.001871/2012-21 – Atividade de Extensão: II Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: práticas pedagógicas no contexto inclusivo. Coordenação: Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos – DPsi. 2.1.25 – OF 023/2012 – PPGS – Encaminha indicação da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso como Coordenadora (ATO CECH n° 052/2012), e da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 053/2012), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, para o biênio 2012-2014. 2.1.26 – OF n°089/2012 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams no período de 20 a 29/07/2012 para participar do 30° Congresso Internacional de Psicologia, na Cidade do Cabo, África do Sul. 2.1.27 – OF DTPP 017/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Walburga dos Santos no período de 31/07 a 06/08/2012 para participar do Second ISA Forum of Sociology (The Second ISA Forum of Sociology Social Justice and Democratization), em Buenos Aires, Argentina. 2.1.28 – OF DCSo 041/2012 – Encaminha solicitação de substituição do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela do cargo de Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais pelo Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner. Tal solicitação se faz necessária devido ao pedido de afastamento do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela durante o período de 20/07/2012 a 15/03/2013, para realização de Pós-Doutorado como professor visitante na Universidade de Edimburgo, Escócia. 2.1.29 – Processo 23112.001878/2012-42 – Atividade de Extensão: Pelo olhar do fotógrafo, imagens de fazendas históricas paulistas. Coordenação: Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa – DCI. 2.1.30 – Processo 23112.003303/2011-39 – Atividade de Extensão: 3º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Sociologia em Movimento: novos olhares, novas perspectivas. Coordenação: Profª Drª Jacqueline Sinhoretto – DS. 2.1.31 – OF 019/2012 – PPGAS – Indicação da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Profª Drª Clarice Cohn, dos servidores Derci Belisário Angarten, Assistente em Administração e Secretária do Departamento de Ciências Sociais, Ronaldo José Hipólito, Assistente em Administração e Secretário da Coordenação do Curso de Ciências Sociais e Cláudia de Moraes Barros de Oliveira, Assistente em Administração e Secretária do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do servidor Fábio Alessandro Urban, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (ATO CECH n° 054/2012). 2.1.32 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – PPG POL 327 – Governança Urbana: Política e Conhecimento. 2.1.33 – OF DFMC n° 17/2012 – Tendo em vista que o Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento vai assumir a Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, o Conselho Departamental decidiu, em votação, indicar o Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto para assumir o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. 2.1.34 – Processo 23112.001131/2012-94 – OF 029/2012 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, que participou do XXX Congresso Internacional da LASA 2012, realizado na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA, durante o período de 23 a 26/05/2012. 2.1.35 – Processo 23112.001656/2012-20 – OF DME 51/2012 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, na Área de Ensino de Física, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foi classificado o candidato Juliano Camillo. 2.1.36 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 2° período letivo de 2012: 45.026-0 – Estudos Freireanos: Educação, Aprendizagem e Transformação Social. 2.1.37 – OF Circular n° 033/2012 – CCLEEsp – Encaminha cópia do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Especial, com adequações realizadas conforme orientações do apoio pedagógico da ProGrad. 2.1.38 – OF DFMC 16/2012 – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, no período de 01/08/2012 a 31/01/2013. 2.1.39 – OF DTPP 026/2012 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Filomena Maria de Arruda Monteiro como Pesquisador Associado da UFSCar junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. 2.1.40 – OF 030/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran no período de 08 a 29/07/2012 para participar da missão de pesquisa nos marcos do projeto de cooperação bilateral franco-brasileira “A nova gestão da questão social no Brasil: entre participação e mercantização (IRD-CNPq)”, na Université Paris I – Sorbonne – Institut de Recherche Pour le Devélopment, em Paris, França. 2.1.41 – OF 031/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro no período de 01 a 04/08/2012 para participar do Segundo Fórum Internacional da ISA (International Sociological Association), em Buenos Aires, Argentina. 2.1.42 – OF DCSo 043/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn no período de 11 a 20/07/2012 para participar da Reunião de Debate sobre Pesquisas em Antropologia sobre Infância e Juventude a ser realizado em Ljubljana, Eslovênia, de 11 a 13/07/2012 e do 54° Congresso Internacional de Americanistas a ser realizado em Viena, Áustria, no período de 15 a 20/07/2012. 2.1.43 – OF DCSo 044/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo no período de 02 a 13/07/2012 para participar do Colóquio Internacional no Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina na Universidade de Paris, França, de 05 a 06/07/2012 e no XXII Congresso Mundial de Ciência Política, em Madrid, Espanha, de 08 a 12/07/2012. 2.1.44 – OF DFMC n° 25/2012 – Encaminha a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante para o preenchimento de uma vaga em regime de Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na área de Filosofia, sub-área: História da Filosofia. Membros da Banca: Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz (Presidente) (CPF: 146.669.588-94), Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento (CPF: 177.139.188-09), Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto (CPF: 125.270.708-84) como Membros Titulares (ATO CECH n° 055/2012). Profª Drª Marisa da Silva Lopes (CPF: 074.602.148-84) como Membro Suplente (ATO CECH n° 056/2012). 2.1.45 – Processo 23112.000942/2012-78 – OF DL 037/2012 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente, DE, para a Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, sub-área Língua Espanhola. Foi classificado o candidato Antón Castro Míguez. 2.1.46 – OF DCI 016/2012 – Encaminha as Fichas de Caracterização das Disciplinas do Departamento de Ciência da Informação, a serem oferecidas no 1° período letivo de 2013: Organização, Sistemas e Métodos para Unidade de Informação (301671), Discurso, História e Memória (301329), Metodologia da pesquisa científica para BCI (301930), Trabalho de conclusão de curso para BCI 2 (301485), Introdução ao trabalho científico (301922), Informação para a competitividade empresarial (301353), Gerenciamento da informação e do conhecimento nos processos empresariais (301396), Linguagens documentárias III (301744), Leitura e cultura (301825), Análise das práticas culturais e discursivas (301892), Estágio em centros de informação (301213), Estágio em centros de informação I (301779), Estágio em centro de informação II (301787), Estágio em centro de informação III (301795), Estágio em centro de informação IV (301809), Estágio em centro de informação V (301817), Lógica e base de dados aplicados à ciência da informação (301914), Gestão da informação e gestão de redes de pessoas e organizações (301647), Trabalho de conclusão de curso para BCI 1 (301949), Gestão de coleções e do patrimônio em unidades de informação (301655), Introdução à administração para unidades de informação (301663), Gestão de unidades de informação e do conhecimento (301680), Repositórios institucionais e gestão de documentos eletrônicos (301698), Análise e representação temática da informação (301701), Linguagens documentárias I (301710), Linguagens documentárias II (301728), Catalogação I (301582), Catalogação II (301590), Normas técnicas de informação e documentação (301612), Indexação e resumos (301736), Catalogação III (301604), Transferência e comercialização da tecnologia (301620), Informação para negócios sustentáveis (301639), Conhecimento científico e produção científica (301906), Estudos sociais da ciência, tecnologia e sociedade (301337), Fundamentos em biblioteconomia e ciência da informação (301752), Tecnologias de informação e comunicação I (301868), Tecnologias de informação e comunicação II (301833), Fontes de informação em ciência e tecnologia (301841), Bibliometria (300438), Serviço de referência e fontes de informação (301876), Estudos da linguagem em bibliometria e ciência da informação (301760), Usos e usuários da informação (300225). 2.1.47 – OF 032/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio no período de 29/07 a 08/08/2012 para participar do World Congress of Rural Sociology (WCRS 2012), em Lisboa, Portugal. 2.1.48 – Processo 23112.001738/2012-74 – OF DEd n° 020/12 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Temporário, em regime de 40 horas semanais, na Área de Educação, para o Departamento de Educação. Foram classificados os candidatos: 1° lugar: Natália Salan Marpica, 2° lugar: Natalia Keller de Almeida Trajber, 3° lugar: Cesar Augusto Alves da Silva, 4° lugar: Luis Henrique de Freitas Calabresi. 2.1.49 – Processo 23112.003169/2010-80 – OF DEd nº 021/2012 – Encaminha o Relatório Final do afastamento integral do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior, no período de 01/02/2011 a 31/07/2011, que realizou estágio Pós-Doutoral junto ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, com a supervisão da Profª Drª Leda Maria Paulani. 2.1.50 – Processo 23112.003499/2009-27 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho – DCI, Professor Assistente, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.51 – Atividade de Extensão: Patrimônio Cultural Rural Paulista: II Encontro de pesquisadores e representantes de fazendas históricas. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.52 – OF DEd n° 023/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior no período de 08 a 29/07/2012 para condução de investigação sobre a Economia Política da Educação Superior na Mercer University, em Georgia, USA. 2.1.53 – OF DME n° 052/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos no período de 29/07 a 01/08/2012 para participar da I Reunião do ano do Comitê Permanente de Pós-Graduação das Instituições Universitárias Associadas ao Grupo Montevidéu – AUGM, em Montevidéu, Uruguai. 2.1.54 – OF 33/12 – DS – Encaminha a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto para o preenchimento de uma vaga em regime de Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Sociologia, na Área de Sociologia, sub-área: Sociologia. Membros da Banca: Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Presidente) (CPF: 006.322.078-41), Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (CPF: 251.503.428-40), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (CPF: 600.198.918-49) como Membros Titulares (ATO CECH n° 057/2012). Prof. Dr. Jorge Leite Júnior (CPF: 146.661.538-52) como Membro Suplente (ATO CECH n° 058/2012). 2.1.55 – OF 34/12 – DS – Encaminha a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante para o preenchimento de uma vaga em regime de Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Sociologia, na Área de Sociologia, sub-área: Ruralidades, Memória Social e Gênero. Membros da Banca: Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Presidente) (CPF: 430.982.087-77), Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (CPF: 532.014.938-72), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (CPF: 600.198.918-49) como Membros Titulares (ATO CECH n° 059/2012). Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (CPF: 032.306.638-02) como Membro Suplente (ATO CECH n° 060/2012). 2.1.56 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, referentes às disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Especial: 20.127-8 – Procedimentos de Ensino em Educação Especial: altas habilidades e superdotação, 20.137-5 – Tecnologias aplicadas à Educação Especial I: Informação e comunicação, 20.139-1 – Procedimentos de Ensino em Educação Especial: Deficiência Visual, 20.161-8 – Investigativos em Educação Especial I: planejamento de trabalho científico, 20.162-6 – Referenciais teóricos do desenvolvimento humano, 20.163-4 – Educação e Educação Especial: contextos históricos, 20.164-2 – Ética e Educação Especial, 20.165-0 – Políticas Educacionais e funcionamento da Educação Especial, 20.170-7 – Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial, 20.171-5 – Abordagem social das deficiências, 20.172-3 – Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, 20.201-0 – Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial: modelos instrucionais, 20.203-7 – Avaliação em Educação Especial, 20.204-5 – Afetividade e sexualidade & Educação Especial, 20.207-0 – Procedimento de ensino em Educação Especial: deficiência auditiva, 20.221-5 – Apoio Educacional Especializado: Educação Infantil, 20.222-3 – Currículo e Educação Especial: adaptações e acomodações, 20.223-1 – Procedimentos de Ensino em Educação Especial: deficiência intelectual, 20.224-0 – Família e Inclusão, 20.225-8 – Linguagem e pensamento, 20.235-5 – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), 20.239-8 – Apoio Educacional especializado: Ensino Fundamental, 20.240-1 – Corporeidade, 20.241-0 – Planejamento educacional individualizado I: Avaliação, 20.243-6 – Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação, 20.244-4 – Expressão pelo movimento, pelas artes plásticas e musical, 20.246-0 – Procedimentos de ensino em Educação Especial: transtornos globais do desenvolvimento, 20.247-9 – Procedimentos de ensino em Educação Especial: Deficiência Física, 20.251-7 – Apoio Educacional Especializado: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, 20.253-3 – Ensino da leitura e escrita para pessoas com deficiências, 20.259-2 – Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiências, 20.274-6 – Estudo do desenvolvimento atípico, 20.275-4 – Processos Investigativos em Educação Especial II: Observação de situações planejadas, 20.276-2 – Processos Investigativos em Educação Especial III: Desenvolvimento de programas, 20.277-0 – Ensino colaborativo, 20.278-9 – Didática para a Educação Especial, 20.279-7 – Trabalho de Conclusão de Curso I, 20.280-0 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial III, 20.281-9 – Planejamento educacional individualizado II: intervenções, 20.282-7 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial IV, 20.283-5 – Processos Investigativos em Educação Especial IV: escola, família e trabalho, 20.284-3 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial I, 20.285-1 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial I, 20.286-0 – Trabalho de Conclusão de Curso II, 20.287-8 – Trabalho de Conclusão de Curso III. 2.1.57 – Atividade de Extensão: X Semana de Ciências Sociais. Coordenação: Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello – DCSo. 2.1.58 – OF 035/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins no período de 28/07 a 05/08/2012 para participar do XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural, em Lisboa, Portugal. 2.1.59 – OF 036/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli no período de 01 a 05/08/2012 para participar do Second ISA Forum (Segundo Fórum da Associação Internacional de Sociologia), em Buenos Aires, Argentina. 2.1.60 – OF 037/2012 DS – Indicação da Chefia do Departamento de Sociologia, Profª Drª Maria da Glória Bonelli, da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima e do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, também pertencente ao Departamento de Sociologia (ATO CECH nº 061/2012). 2.1.61 – OF DCI 17/2012– Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso no período de 04 a 12/08/2012 para participar e apresentar trabalho no 12 International ISKO Conference, em Mysore, Índia. 2.1.62 – Processo 23112.003619/2011-40 – OF n° 096/11 – DPsi – Encaminha o Relatório do afastamento, bem como sua solicitação de prorrogação, por dois meses até 31/08/2012, para dar continuidade ao estágio de pós-doutorado do Prof. Dr. João Ângelo Fantini, na Universidade de Londres, Inglaterra. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões n° 452ª e 453ª. Foi aprovada por unanimidade a Ata da Reunião n° 452ª de 09/04/2012, com a solicitação de verificação da data de “19 de abril no período da manhã” (linha 399). Verificou-se que a data correta foi a de 20 de abril, pois os servidores já tinham previsto uma assembléia para tal assunto. Foi aprovada por unanimidade a Ata da Reunião n° 453ª de 02/05/2012. 2.3 – Posse dos novos representantes discentes e técnicos administrativos do CoC-CECH. Foi dado posse aos novos membros, cujos nomes já mencionados na Ata de n° 453ª, que doravante poderão participar das reuniões do CoC-CECH. 2.4 – Planejamento CT-Infra/FINEP para 2013, cronograma de apresentação de pré-proposta. Tendo em vista as experiências anteriores, a Direção do CECH propôs que fossem apresentadas pré-propostas até o dia 10/09/2012 e para o dia 28/09 uma reunião da Direção do CECH com os PPGs e Departamentos para tratar do assunto. 2.5 – Representante do COC-CECH para a Bolsa de Monitoria. Mais uma vez foi solicitada a indicação de um Representante para a Comissão de Bolsa Monitoria do CECH, como não houve interessados, se colocou a questão se poderia ser um membro externo ao Conselho. A Profª Drª Elizabeth Joan Barhm sugeriu que fosse constituído um colegiado dos professores que usam a Bolsa Monitoria, não havendo decisão. O assunto será pautado para próxima reunião. 2.6 – Indicação de dois representantes suplentes para a CoACE (Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis). Mais uma vez foi solicitada a indicação de dois Representantes Suplentes para a CoACE. Como não houve interessados, sugeriu-se a verificação da possibilidade desses representantes serem alunos ou TAs. O assunto será pautado para próxima reunião. 2.7 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. LIT 1011 – Tópicos Especiais em Literatura, História e Sociedade: o Conto Fantástico: Pressupostos Críticos e Autorias e DIP 004 – Alguns Aspectos da Relação Filosofia e Literatura no Século XVIII, disciplinas a serem oferecidas no 2º período letivo de 2012. Colocado em votação, foram aprovadas por unanimidade. 2.8 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tópicos de Linguagem: o Texto e as Ciências Humanas, disciplina a ser oferecida no 2º período letivo de 2012. Colocado em votação, foi aprovada por unanimidade. 2.9 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação. PPG EDU 056 – Formação Política e Educação, PPG EDU 063 – Comunicação e Produção Científica em Educação, PPG EDU 064 – Educação e Tecnologia no Contexto de Formação de Professores, disciplinas a serem oferecidas no 2º período letivo de 2012. Colocado em votação, foi aprovada por unanimidade. 2.10 – Política de distribuição de vagas para professor substituto. Após exposição da Profª Wanda a respeito do assunto, houve uma ampla discussão em que foram registradas diversas deficiências da proposição e identificadas especificidades e situações particulares de vários departamentos do CECH no tocante à necessidade de professores temporários/substitutos. Foi sugerido também que o CECH solicite à ProGPe que as duas vagas de Professor Visitante previstas para o 2° semestre de 2012 (DFMC e DS) não façam parte da distribuição do Banco de Professor Equivalente. Em síntese a compreensão do assunto foi expressa nos seguintes termos: i) O critério proposto para a divisão das vagas de docente-equivalente entre os Centros Acadêmicos é demasiadamente simples e meramente quantitativo, levando em consideração apenas a proporção de docentes por Centro dentro do BPE. Ela não leva em conta as especificidades e as distintas realidades acadêmicas (distribuição de carga horária, etc.) dos diferentes Centros. Embora ela possa oferecer um horizonte de previsibilidade, não permite uma resolução das necessidades dos Centros de maneira institucional e geral para a Universidade. ii) Os Centros não dispõem de instrumentos eletrônicos de gerenciamento de dados para decidir sobre a eventual redistribuição interna das vagas aos Departamentos, nem conta com suporte jurídico para tratar de questões legais envolvendo as concessões de licenças maternidade, de saúde ou de afastamentos para capacitação. Somente a ProGPe conta com esse serviço de assessoria jurídica, que teria então de ser prestado também às Diretorias de Centro. iii) A proposta não contempla a possibilidade de se adotar um modelo de distribuição que valorize a carga horária obrigatória de aulas de graduação e outros critérios acadêmicos. A proposta indica que haverá como que um “congelamento” da quantidade de vagas do BPE por Centro em função de uma proporção existente num determinado semestre. Ele deveria variar conforme as vagas de docentes efetivos venham a ser preenchidas. Os docentes visitantes não deveriam fazer parte da quota dos Centros. Por fim, foi colocado em votação: A distribuição das vagas de docentes dentro do BPE para atender às demandas de docentes substitutos (com ou sem amparo legal), a cada semestre, deve continuar a ser feita a partir de subsídios levantados e simulados pela ProGPe, mas com outros critérios acadêmicos a serem estabelecidos. Aprovado. Portanto, contrário à adoção da proposta apresentada pelo oficio Circular ProGPE n° 005/2012 de 18/05/2012. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, Vice-Diretor do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu _____________________________________

 

Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil ___________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho ____________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto ______________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Carla Alexandra Ferreira ______________________________________

 

Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento ______________________________

 

Profª Drª Elizabeth Joan Barham _______________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _______________________

 

Profª Drª Aline Sommerhalder _________________________________________

 

Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos ______________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Profª Drª Jacqueline Sinhoretto ________________________________________

 

Profª Drª Tânia Pellegrini _____________________________________________

 

Luciane Cristina de Oliveira ___________________________________________

 

Nathália Santos _____________________________________________________

 

Paolla Magioni Santini _______________________________________________