Ata 452 - 19/04/2012

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo nono dia do mês de abril do ano de dois mil e doze, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quinquagésima Segunda Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória), Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som); Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Profª Drª Maria Walburga dos Santos (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação), Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política), Profª Drª Tânia Pellegrini (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura), Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, em nome da Chefia do Departamento de Sociologia e a servidora Adriana Corsi, em nome da Coordenação do Curso de Educação Especial, vieram acompanhar os trabalhos. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – A responsável pela SAF (Secretaria de Assuntos Financeiros) do CECH, a servidora Edimara Cardoso de Ungaro, esclarece o novo procedimento para o preenchimento e envio das requisições de compras da UFSCar. Além de a requisição ser enviada no papel, deverá ser enviada também por e-mail para a ProAd, Almoxarifado e SAF-CECH. O prazo final é dia 30 de abril de 2012, mas para o envio para a SAF-CECH é dia 23, com três fornecedores para que o trâmite possa ser efetuado. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Jacqueline Sinhoretto informou que, durante o período de 07 a 09 de maio será realizado o III Seminário de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Devido à construção próxima ao Departamento de Sociologia, eles estão com problema de abastecimento de água. Como irão receber várias pessoas, foi encaminhado um ofício à Prefeitura Universitária comunicando o evento e solicitando que neste período não haja falta de água no prédio. A Profª Wanda vai reiterar este ofício na Prefeitura Universitária para que não haja problemas. 1.2.2 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória – UEIM), informou que enviou ofício ao Magnífico Reitor relatando a precariedade na conservação do acervo da UEIM, para que sejam tomadas providências quanto aos riscos de roubos, incêndios e outros. A Profª Wanda esclarece que o Centro não tem recursos financeiros para investir em obras, terá que fazer gestões junto à Reitoria para sanar os problemas. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão do item 2.8 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2012. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo: 23112.000736/2012-68 – Programa de Extensão: Construção de uma abordagem educacional inclusiva para o Município de Americana – SP. Coordenação: Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – DPsi. 2.1.2 – Processo: 23112.004268/2011-04 – Atividade de Extensão: Encontro PIBID-UFSCar. Coordenação: Profª Drª Maria do Carmo de Sousa – DME. 2.1.3 – Processo: 23112.001999/2004-38 – Relatório da Atividade de Extensão: Condições de vida, meio ambiente e sociabilidade no Vale do Rio São Francisco. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DCSo. 2.1.4 – Processo: 23112.003591/2009-61 – Relatório da Atividade de Extensão: ACIEPE - Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais. Coordenação: Profª Drª Ana Lucia Cortegoso – DPsi. 2.1.5 – Processo: 23112.000218/2005-04 – Relatório da Atividade de Extensão: São Paulo: Educando pela diferença para a igualdade Ciclo II - Ensino Médio. Coordenação: Prof. Dr. Valter Roberto Silvério – DS. 2.1.6 – OF DTPP 008/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Sonia Stella Araújo-Oliveira, para participar da The 6th Nolan Conference, a ser realizada em Estocolmo, Suécia, durante o período de 24 a 30/04/2012. 2.1.7 – OF n° 031/2012 – DPsi – Encaminha os nomes dos docentes que irão compor a banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado para atender às Licenciaturas na área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o Departamento de Psicologia. Membros Titulares da Banca: Profª Drª Cristine Gorski Severo (UFSCar – DL – Presidente) (CPF: 018.420.129-24), Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar – DPsi) (CPF: 068.993.618-41), Profª Drª Fernanda Vilhena Mafra Bazon (UFSCar – Araras – Dep. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação), (CPF: 311.593.778-47). (ATO CECH nº 017/2012). Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos UFSCar – DPsi) (CPF: 195.045.578-56) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 018/2012). 2.1.8 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG EDU 002 – Epistemologia da Educação I. 2.1.9 – OF DME 25/2012 – Encaminha solicitação para contratação de Professor Substituto devido ao afastamento médico da Profª Drª Adriana Mattar Maamari, em licença maternidade a partir de 10/03/2012, informa que o Processo 0063/2012-04, Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Edital 001/2012, Área: Ensino de Filosofia encontra-se em vigência e com candidatos aprovados. 2.1.10 – OF n° 032/2012 – DPsi – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, na área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o Campus de Araras da UFSCar. Membros Titulares da Banca: Profª Drª Cristine Gorski Severo (UFSCar – DL – Presidente) (CPF: 018.420.129-24), Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar – DPsi) (CPF: 068.993.618-41), Profª Drª Fernanda Vilhena Mafra Bazon (UFSCar – Araras – Dep. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação), (CPF: 311.593.778-47). (ATO CECH nº 019/2012). Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos UFSCar – DPsi) (CPF: 195.045.578-56) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 020/2012). 2.1.11 – Processo 23112.001693/2010-40, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Cia – DPsi, Professor Adjunto, de 05/05/2010 à 04/05/2013. 2.1.12 – Processo 23112.001794/2010-70, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Márcia Duarte – DPsi, Professor Adjunto, de 13/05/2010 à 12/05/2013. 2.1.13 – Processo: 23112.002475/2010-64 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de Formação de Conselheiros Municipais. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.14 – OF n° 040/2012 – DPsi – Encaminha solicitação de reabertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, na área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o Campus de Araras da UFSCar. Membros Titulares da Banca: Profª Drª Cristine Gorski Severo (UFSCar – DL – Presidente) (CPF: 018.420.129-24), Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar – DPsi) (CPF: 068.993.618-41), Profª Drª Fernanda Vilhena Mafra Bazon (UFSCar – Araras – Dep. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação), (CPF: 311.593.778-47). (ATO CECH nº 021/2012). Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos UFSCar – DPsi) (CPF: 195.045.578-56) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 022/2012). 2.1.15 – OF n° 042/2012 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Marília Gonçalves, que participou do V Congresso Internacional e I Congresso Nacional de Universidades Promotoras de Saúde, na Universidade Nacional de Costa Rica, São José, Costa Rica, no período de 01/10 a 10/10/2011. 2.1.16 – Processo 23112.000602/2012-47 – OF n° 044/2012 – DPsi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, para o Departamento de Psicologia na Área: Deficiência Visual e Educação Especial. Não houve candidatos classificados. 2.1.17 – Processo 23112.000601/2012-01 – OF n° 045/2012 – DPsi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, para o Departamento de Psicologia na Área: Educação Especial: Fundamentos e Intervenção. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Rosimeire Maria Orlando Zeppone; 2° lugar: Roberta Moreno Sás. 2.1.18 – OF DCSo n° 018/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela para realizar Pós-Doutorado na Universidade de Edimburgo, Escócia, durante o período de 20/07/2012 a 15/03/2013. 2.1.19 – Processo 23112.002809/2011-40 – OF DCSo n° 019/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado que participou do Congresso da Associação Americana de Antropologia, realizado em Montreal, Canadá, no período de 15 a 21/11/2011. 2.1.20 – OF DCSo n° 020/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado para participar do XXX Congresso Internacional da LASA em São Francisco, Califórnia, EUA, durante o período de 21 a 26/05/2012. 2.1.21 – Processo 23112.002597/2010-71 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin – DCI, Professor Adjunto, de 21/07/2010 a 20/07/2013. 2.1.22 – OF DL 016/2012 – Encaminha solicitação para que seja prorrogado, por mais 01 (um) ano, o Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto, 40 horas semanais, Área: Linguística e Língua Portuguesa. 2.1.23 – OF DL 017/2012 – Encaminha solicitação para que sejam contratadas as 02 (duas) Professoras Temporárias, 2° e 3° candidatas já aprovadas no Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto, 40 horas semanais, Área: Linguística e Língua Portuguesa. 2.1.24 – Processo 23112.001110/2011-20 – OF Circular n° 017/2012 – CCLEEsp – Encaminha a renovação da solicitação do afastamento parcial da servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, no período de 17/03/2012 a 17/09/2012, as quintas e sextas-feiras no período da manhã, para cursar disciplinas no curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar. Encaminha também o relatório das atividades durante o período de 16/09/2011 a 16/03/2012. 2.1.25 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG ANT 007 – Etnologia Indígena: Parentesco. 2.1.26 – Processo: 23112.002003/2011-35 – Relatório da Atividade de Extensão: I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. Coordenação: Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos. 2.1.27 – Processo: 23112.003788/2010-90 – OF n° 22/2012 – DAC – Encaminha o Relatório Final da Licença Capacitação do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Buenos Aires, Argentina. 2.1.28 – Ofício n° 020/2012 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, para participar do Congresso Internacional LASA 2012, promovido pela Latin American Studies Association, a ser realizado na cidade de São Francisco, EUA, durante o período de 23 a 26/05/2012. 2.1.29 – OF 010/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, para participar do XXX Congresso Internacional da LASA 2012, a ser realizado na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA, durante o período de 23 a 26/05/2012. 2.1.30 – OF n° 043/12 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para participar do Congresso do Conselho da Criança Excepcional, na cidade de Denver, Colorado, EUA, durante o período de 10 a 17/04/2012. 2.1.31 – OF n° 046/12 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para capacitação na Escola Superior de Educação Politécnico do Porto, na cidade de Porto, Douro, Portugal, durante o período de 02/05 a 30/06/2012. 2.1.32 – Processo 23112.000252/2011-82 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da servidora Vanessa Aparecida de Oliveira – CCFil, Assistente em Administração, de 14/01/2011 a 13/01/2014. 2.1.33 – OF DL 020/2012 – Encaminha composição da Banca Julgadora para realização do Concurso Público para Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, que será realizado pelo Departamento de Letras, para a Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, subárea Língua Espanhola. Membros da banca: Profª Drª Rosa Yokota (UFSCar – Presidente) (CPF: 078.301.538-09), Profª Drª Graciela Alicia Foglia (UNIFESP) (CPF: 113.039.708-48), Profª Drª Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho (UNESP-Assis), (CPF: 204.548.518-80) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 023/2012). Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra (UFSCar) (CPF: 249.785.398-38) e Profª Drª Monica Ferreira Mayrink O’Kuinghttons (USP) (CPF: 115.714.578-79) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 024/2012). 2.1.34 – Processo 23112.003380/2011-87 – OF DFMC n° 09/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke, que participou do IV Encontro Anual da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia – Souffrance, Jouissance, Guérison, na Universidade de Paris VII – Denis Diderot, em Paris, França, durante o período de 03 a 08/12/2011. 2.1.35 – OF nº 052/12 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, para participar no CEC 2012 Convenção e Expo, na cidade de Denver, Colorado, EUA, durante o período de 09 a 17/04/2012. 2.1.36 – Processo 23112.002253/2009-12 – OF. DL nº 018/2012 – Encaminha o Relatório de Afastamento Parcial para realização do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSCar, do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 2º semestre de 2011, no período de 08/08 à 23/12/2011. OF DL 019/2012 – Encaminha solicitação de renovação do afastamento parcial de 10hs semanais, para realização do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSCar do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 1° semestre de 2012, no período de 01/03 a 30/06/2012. 2.1.37 – OF n° 23/2012 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo para participação no “XXVI Festival Il Cinema Ritrovato” em Bolonha, Itália, durante o período de 23 a 30/06/2012. 2.1.38 – Processo 23112.000246/2011-31 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Adriana Maria Corsi, Pedagoga – CCLEEsp, de 10/01/2011 à 09/01/2014. 2.1.39 – Processo 23112.000431/2012-56 –. OF DCSo n° 023/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, que participou do VI Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, com apresentação de trabalho, na Universidade Técnica de Lisboa, durante o período de 29/02 a 04/03/2012 em Lisboa, Portugal. 2.1.40 – Processo 23112.000253/2011-30, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Adriana Maria Pessoa de Lima Souza, Assistente em Administração – DME. De 12/01/2011 à 11/01/2014. 2.1.41 – Processo 23112.000861/2010-05 – OF DME n° 27/2012 – Encaminha o relatório do afastamento parcial da Profª Ms. Daniela Dotto Machado para cursar Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, referente ao período de 16/08 a 16/12/2011 e a solicitação de renovação do afastamento parcial para o período de 12/03 a 29/06/2012, as segundas (à tarde), terças e sextas-feiras. 2.1.42 – Processo 23112.000301/2012-02 – OF 028/2012 DME – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Renata Prenstteter Gama, no período de 28/02 a 04/03/2012 que participou do III Congresso Internacional sobre Professores Iniciantes e Inserção Profissional na Docência, realizado em Santiago, Chile. 2.1.43 – Processo 23112.000300/2012-06 – OF 029/2012 DME – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, no período de 29/02 a 02/03/2012 que participou do III Congresso Internacional sobre Professores Iniciantes e Inserção Profissional na Docência, realizado em Santiago, Chile. 2.1.44 – OF DEd n° 011/12 – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto para cursar Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia – UFBA, durante o período de 01/08/2012 a 31/07/2013. 2.1.45 – OF DEd n° 012/12 – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva para cursar Pós-Doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, durante o período de 01/08/2012 a 31/07/2013. 2.1.46 – Processo 23112.002949/2010-57, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Flávia Cesarino Costa – DAC, Professor Adjunto, de 13/07/2010 à 12/07/2013. 2.1.47 – Processo 23112.003043/2010-54 – referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. André Ricardo de Souza – DS, Professor Adjunto, de 29/07/2010 a 28/07/2013. 2.1.48 – Processo 23112.000245/2011-84 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Leonardo de Souza e Silva Lucifora, Assistente em Administração – PPG-L, de 10/01/2011 à 09/01/2014. 2.1.49 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG ANT 004 – Capacitação Docente em Antropologia Social. 2.1.50 – OF DTPP n° 011/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, para participar da “Expedição Pedagógica a Neuquén” – Encontro “Voces de Educadores/as. Prácticas educativas de Argentina y Brasil. Relatos compartidos”, na província de Neuquén, Argentina, durante o período de 18/05 a 01/06/2012. 2.1.51 – Processo 23112.000004/2012-08 – OF DTPP n° 013/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, no período de 28/02 a 04/03/2012 que participou do III Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência, realizado na Universidad Autónoma de Chile, em Santiago, Chile. 2.1.52 – Processo 23112.000006/2012-00 – OF DTPP n° 014/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, no período de 28/02 a 04/03/2012 que participou do III Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência, realizado na Universidad Autónoma de Chile, em Santiago, Chile. 2.1.53 – OF DL 021/2012 – Comunica que o Departamento de Letras tem interesse em receber a servidora Isabel Aparecida Rodrigues, ocupante do cargo de Servente de Limpeza, cumprindo o horário das 8 às 12hs e das 13 às 17hs. 2.1.54 – Processo 23112.001177/2012-11 – OF nº 051/12 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão retroativa da Profª Drª Camila Muchon de Mello como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose. 2.1.55 – Processo: 23112.002034/2011-82 – ACIEPE – Relatório da Atividade de Extensão: A matemática nos anos iniciais: formação contínua de professores dos anos iniciais da Secretaria de Educação Municipal de São Carlos. Coordenação: Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos – DTPP. 2.1.56 – Processo: 23112.004962/2010-67 – Relatório da Atividade de Extensão: Edital de Atividades de Extensão – ConsumoSol: Promoção de consumo ético, responsável e solidário como suporte à Economia Solidária. Coordenação: Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso – DPsi. 2.1.57 – Processo: 23112.004617/2009-33 – Relatório da Atividade de Extensão: ACIEPE – Leituras e Escritas do Outro e de Si: Construindo Identidade. Coordenação: Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa – DCI. 2.1.58 – Processo: 23112.004365/2010-92 – Relatório da Atividade de Extensão: Edital de Atividades de Extensão – Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky – Neevy. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.59 – Processo: 23112.001951/2011-10 – OF 011/2012 DS – Encaminha o relatório do afastamento da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, que realizou Pós-Doutorado, junto ao Departamento de Geografia da Universidade de Campinas – UNICAMP, no período de 01/08 a 31/12/2011. 2.1.60 – OF DCSo n° 024/2012 – Encaminha solicitação de admissão da Drª Anna Catarina Morawska Vianna como Pesquisadora Associada da UFSCar, junto ao Departamento de Ciências Sociais, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, durante o período de março/2012 a fevereiro/2014. 2.1.61 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2012: 16.594-8 – Etnografias do Global: interfaces entre antropologia e as relações internacionais. 2.1.62 – Processo 23112.001316/2011-01 – Despacho DePM/DiDP n° 010/2012 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na Área de Alfabetização e Língua Portuguesa, 40hs semanais, com validade de 1 ano (vigência: maio de 2012). O Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, através do OF DTPP 015/2012, informa que tem interesse na prorrogação, uma vez que existe candidato habilitado. 2.1.63 – OF 013/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel De Santos Feltran, para ministrar o Mini-Curso sobre “Sociologia Urbana” na Maestria em Sociologia da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, durante o período de 22 a 29/04/2012. 2.1.64 – OF DEd nº 014/2012 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Profª Drª Sandra Aparecida Riscal, da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes e do Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Géssica Priscila Ramos, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 025/2012). 2.1.65 – OF DME nº 030/2012 – Indicação da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, do Prof. Dr. Ademar da Silva, da Profª Drª Denise Silva Vilela e do Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 026/2012). 2.1.66 – Processo 23112.001317/2011-57 – Despacho DePM/DiDP n° 011/2012 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na Área de Formação de Professores em Ensino de Ciências e Biologia, 40 hs semanais, com validade de 1 ano (vigência: maio de 2012). O Departamento de Metodologia de Ensino, através do OF DME 31/2012, informa que não tem interesse na prorrogação. 2.1.67 – OF n° 061/12 – DPsi – Encaminha as Fichas de Oferta de Disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, no 2° período letivo de 2011: PPG Psi 03 – Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição; PPG Psi 04 – Análise e Programação de Condições de Ensino; PPG Psi 09 – Comportamento Social e Violência; PPG Psi 16 – Estágio Supervisionado em Capacitação Docente em Psicologia 2; PPG Psi 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica (Turmas A, B, C); PPG Psi 052 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos (Turmas A, B); PPG Psi 53-5 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Tomada de Decisão; PPG Psi 53-6 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Métodos de Pesquisa em Análise do Comportamento; PPG Psi 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia (Turmas A, B, C); PPG Psi 55-2 – Pesquisa Supervisionada em Psicologia: Comportamento Verbal e Nomeação; PPG Psi 60-10 – Temas em Psicologia: Trauma em Vítimas de Violência – Diagnóstico e Intervenção; PPG Psi 70 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica 2 (Turmas A, B). 2.1.68 – OF DTPP n° 012/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre, para participar do 54° Congresso Internacional de Americanistas, a ser realizado na Universidade de Viena, em Viena, Áustria, durante o período de 13 a 22/07/2012. 2.1.69 – OF DCSo n° 026/2012 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Ciência Política, a ser realizado pelo Departamento de Ciências Sociais. Membros da Banca: Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga (Presidente – UFSCar) (CPF: 939.973.297-53), Prof. Dr. Thales Haddad Noves de Andrade (UFSCar) (CPF: 081.314.588-06), Prof. Dr. Andrei Koerner (UNICAMP) (CPF: 501.085.819-34), Prof. Dr. Gabriel Cohn (USP-SP) (CPF: 003.093.118-53), Profª Drª Maria Teresa Miceli Kerbauy (UNESP - Araraquara) (CPF: 743.739.608-44), como Membros Titulares. (ATO CECH nº 027/2012). Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (UFSCar) (CPF: 296.746.701-49) e Prof. Dr. Jefferson Goulart (UNESP - Araraquara) (CPF: 062.830.278-90) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 028/2012). 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião 451ª do CoC/CECH. Foi aprovada por unanimidade, a ata da Reunião de número 451ª do Conselho do CECH, ocorrida em 16/03/2012. 2.3 – Proposta de Criação de Pós-Graduação Profissional em Educação. (OF DME n° 045/2012). Foram lidos os pareceres das Professoras Doutoras Vanice Maria Oliveira Sargentini, Conselheira do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas e Coordenadora do Curso de Linguística, Adair Mendes Nacarato, pertencente ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade de São Francisco e Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil Conselheira do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas e Chefe do Departamento de Psicologia. A Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, Coordenadora do Projeto, fez os esclarecimentos necessários aos Senhores Conselheiros. A Profª Wanda, explicou que, com a saída dos Departamentos de Educação e Ciência da Informação, o Centro vai ceder uma sala de 12 m2 para a secretaria do Programa. Com o rearranjo que haverá com a saída dos dois Departamentos, faremos um ajuste do espaço com as unidades como o Curso de Música, Imagem e Som, Departamentos de Metodologia de Ensino e Teorias e Práticas Pedagógicas e com os Programas de Pós-Graduação que ficam aqui no prédio central do CECH. O Prof. Dr. Oto Araújo Vale, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística, manifestou sua preocupação quanto à sustentabilidade financeira do programa a ser iniciado. A Profª Drª Maria do Carmo esclareceu as alternativas que viabilizarão a implantação do novo Programa. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.4 – Constituição do Grupo de Trabalho para atualização do Regimento Geral do CECH. Foram indicados os Professores Doutores José Eduardo Marques Baioni (DFMC/CECH) e Oto Araújo Vale (PPGL). Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.5 – Constituição do Grupo de Trabalho para elaboração dos procedimentos e realização do Plano Diretor do CECH. Foram indicados os Professores Doutores Leandro Innocentini Lopes de Faria (DCI) e Ana Silvia Couto de Abreu (DME). Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.6 – Proposta de edital e procedimentos eleitorais para representantes discentes e de servidores TAs para o Conselho do CECH. No Edital para representantes discentes indica que eleição será no próximo dia 15 de maio, sendo que a urna ficará no período da manhã e tarde no saguão da entrada principal do CECH e no período da noite, ficará no prédio AT2. Ficou estabelecido que fosse eleitos 3 titulares da graduação com os respectivos suplentes e 3 titulares da pós-graduação com os respectivos suplentes. Os servidores Técnicos Administrativos, também terão 3 representantes Titulares com os respectivos suplentes, a eleição ocorrerá na data de 26 de abril no período da manhã. 2.7 – Indicação de representantes para: dois suplentes para a CoACE (Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis); 1 titular para o Conselho de Pós-Graduação e dois participantes para o Conselho Administrativo do CoC-CECH. Não houve interessados para participarem do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE). Como representante titular para o Conselho de Pós-Graduação, foi indicado os nomes dos Professores Doutores João dos Reis Silva Júnior (Vice-Chefe do Departamento de Educação) e Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia), ficando a votação para a escolha do representante para a próxima reunião do Conselho. Para o Conselho Administrativo do CoC-CECH, foi indicado o nome da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino). Colocado em votação, aprovado por unanimidade. A Profª Wanda, em nome do Conselho do CECH, agradece a colaboração da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação) pela sua participação no Conselho Administrativo do CoC-CECH, esclarecendo que a mesma não poderá continuar como parecerista devido sua representatividade no Conselho de Extensão. 2.8 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2012: 17.158-1 – Ensinando Crianças Menores de 03 anos na Educação Infantil, 17.159-0 – Educação, Psicanálise e Processo Civilizador e 17.160-3 – Educação e Cultura Áudio-Visual. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ________________________________________

 

Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu _____________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ______________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho ____________________________________

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto ______________________________________

 

Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello ______________________________________

 

Profª Drª Maria Walburga dos Santos ____________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin ____________________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Profª Drª Tânia Pellegrini _____________________________________________