Ata 451 - 16/03/2012

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo sexto dia do mês de março do ano de dois mil e doze, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quinquagésima Primeira Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento (Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Suzana Reck Miranda (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Coordenador do Curso de Música); Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento (Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia); Profª Drª Márcia Duarte (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Aline Sommerhalder (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Isamara Alves Carvalho (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Prof. Dr. Wilton José Marques, docente do Departamento de Letras, recebeu recentemente o Prêmio Jabuti 2011, pela 3ª colocação na categoria “Teoria e Crítica Literária”, autor do livro “Gonçalves Dias: o poeta na contramão – Literatura e Escravidão no Romantismo Brasileiro”, publicado pela EDUFSCAR. A Profª Wanda, em nome do Conselho do CECH parabenizou o Prof. pelo prêmio recebido. 1.1.2 – A Secretaria de Apoio Financeiro (SAF) solicitou especial atenção aos prazos para encaminhamento das requisições, principalmente às demandas de Material Permanente, demanda coletiva referente aos R$ 30.000,00 para todo o Centro. Não confundir este valor com o já destinado para cada unidade; com isso é possível fazer mais solicitações, não se esquecendo de definir as prioridades. 1.1.3 – Foi muito importante a participação dos representantes do CECH no processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em São Pedro, ocorrido durante o período de 01 e 02 de março de 2012. 1.1.4 – Está sendo executada uma solicitação da Direção do CECH, reivindicada há muito tempo, que é a cobertura dos vãos do nosso prédio para proibir a entrada de pombos, depois do término da colocação das placas de alumínio, é só efetuar a limpeza no local. 1.1.5 – Foi entregue o projeto CT-INFRA FINEP a ProPQ e encaminhado no dia 01/03/2012 para a FINEP. Estamos concorrendo a R$ 2.668.000,00 para a construção de um novo prédio NEICH – Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, com 22 laboratórios interdisciplinares. Agradecemos mais uma vez a Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes pela Coordenação do Projeto. 1.1.6 – REUNI em andamento e em fase de conclusão. 1.1.7 – Os resultados da avaliação dos novos cursos feitos pelos alunos foi muito bom, tanto para o Curso de Licenciatura em Educação Especial quanto para o Curso de Bacharelado em Linguística. 1.1.8 – Quanto à contratação de Docentes Reuni, estamos aguardando das notícias oficiais sobre quando será possível serem efetivadas. 1.1.9 – Foi encaminhado aos Chefes de Departamento informes sobre o Proext (Edital MEC) e 04 de abril é o prazo para encaminhamento dos projetos, que serão avaliados preliminarmente pelos núcleos de extensão e o prazo final ficou para 14/04. 1.1.10 – Foi entregue aos conselheiros o Planejamento das Reuniões do CoC-CECH para o 2° semestre de 2012. 1.1.11 – Estamos construindo o ambiente virtual do CECH, disponibilizando informações para facilitar a disseminação das informações dos diversos temas que estão em pauta na UFSCar. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – Não houve. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão no item 2.4 da pauta do seguinte complemento: b). Escolha de representantes titulares e suplentes do CoC-CECH para compor os Conselhos de: Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo: 23112.000062/2001-41 – OF s/n° de 30/01/2012 – Encaminhado pela Profª Drª Telma Luzia Pegorelli Olivieri, esclarecendo que, em razão de compromissos já assumidos junto à Prefeitura Municipal de São Carlos, não poderá cumprir na UFSCar Regime em Tempo de Dedicação Exclusiva. Portanto solicita o cancelamento do ATO n° GR 200 de 19/12/2011, onde é solicitada a alteração do atual regime de trabalho em tempo parcial para Dedicação Exclusiva, a partir de 07/12/2011. 2.1.2 – Processo 23112.000701/2009-90 – OF n° 190/2010 – DPsi – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – DPsi, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.3 – Processo 23112.004325/2011-08 – OF DCSo n° 003/2012 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro que participou do Workshop “The PT from Lula to Dilma: Explaining Change in the Brazilian Worker’s Party” e visita científica ao Latin American Centre da Universidade de Oxford, em Oxford, Inglaterra, no período de 24 a 29/01/2012. 2.1.4 – Ofício n° 009/12 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Eduardo Néspoli para participar de evento acadêmico internacional com apresentação do trabalho “Aquarpa Project” no festival “Sonorities of Contemporary Music” e participação no simpósio “Two Thousand + Twelve”, durante o período de 19 à 30/03/2012, a ser realizado na cidade de Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido. 2.1.5 – Ofício n° 010/12 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva para participar no Congresso da LASA – Latin American Studies Association, durante o período de 20 a 28/05/2012, que será realizado em San Francisco, Estados Unidos. 2.1.6 – Ofício n° 011/12 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Flávia Cesarino Costa para participar do III Congresso Internacional da Associação Argentina de Estudos de Cinema e Audiovisual, durante o período de 07 a 15/05/2012, que será realizado em Córdoba, Argentina. 2.1.7 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG EDU 045 – Trabalho e Educação, PPG EDU 046 – Trabalho do Professor. 2.1.8 – OF 004/2012 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima no período de 12 a 19/09/2011, que participou do Seminário Entre Le licite et l’illicite: migrations travail, marchés, ocorrido no Centre Culturel International de Cerisy, em Cerisy-La-Salle, França. 2.1.9 – OF 005/2012 DS – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, para participar de uma missão de pesquisa junto ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, na Université Paris 8, durante o período de 26/03 a 09/04/2012, em Paris, França. 2.1.10 – Processo 23112.002558/2011-95 – 006/2012 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. André Ricardo de Souza, que apresentou trabalho na XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, em Punta Del Leste, Uruguai, no período de 01 a 04/11/2011. 2.1.11 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial: EES267.20 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: As Interações Sociais no Desenvolvimento de Crianças com e sem Deficiência; EES267.21 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Função Simbólica. 2.1.12 – Processo 23112.002148/2010-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Débora Burini – DAC – Professor Assistente, de 27/05/2010 a 26/05/2013. 2.1.13 – OF DCSo n° 005/2012 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, para participar do VI Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, com apresentação de trabalho, na Universidade Técnica de Lisboa, durante o período de 29/02 a 04/03/2012 em Lisboa, Portugal. 2.1.14 – Processo 23112.001969/2011-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Eliane Cristine Nucci Rodrigues – PPGEEs, Assistente em Administração, de 23/05/2011 a 22/05/2014. 2.1.15 – OF n° 013/12 – DPsi – Encaminha o pedido de adesão de Docência Voluntária a ser firmado entre a UFSCar e a Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, junto ao Departamento de Psicologia. 2.1.16 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia: 20.165-0 – Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial; 20.169-3 – Processos Investigativos em Educação Especial II: Observação de situações planejadas; 20.173-1 – Estudo do Desenvolvimento Atípico; 20.223-1 – Procedimentos de Ensino em Educação Especial I: deficiência intelectual; 20.226-6 – Processos Investigativos em Educação Especial III: Desenvolvimento de programas; 20.245-2 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica Inclusiva I; 20.257-6 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, EJA Inclusivo I. 2.1.17 – Processo 23112.001855/2011-66 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Fernando Arriello Molan – SE/CECH, Técnico em Tecnologia da Informação, de 09/05/2011 a 08/05/2014. 2.1.18 – OF n° 010/12 – DPsi – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza para participar na 45th Annual Gatlinburg Conference, durante o período de 05 a 11/03/2012, em Annapolis, MD, EUA. 2.1.19 – OF n° 011/12 – DPsi – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, para participar Seminário de Liderança do Programa ACT (Act Against Violence – Agir contra a Violência), organizado pela APA – American Psychological Association (Associação de Psicologia Americana), durante o período de 07 a 12/03/2012, em Washington, EUA. 2.1.20 – OF DL n° 009/2012 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, para participar e apresentar trabalho no XI Congresso Internacional de Literatura Hispânica, promovido pela Lock Haven University, durante o período de 05 a 10/03/2012, em Cuzco, Peru. 2.1.21 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: EES 101 – Conceitos Fundamentais em Educação Especial: Análise Crítica; EES 102 – Educação Especial: No Brasil; EES 105 – Educação Especial no Contexto da Educação Brasileira; EES 150 – Seminários em Educação Especial I; EES 267.14 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Grupos de Pesquisa; EES 267.16 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Fundamentos Teóricos e Metodológicos; EES 267.17 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Pensamentos e Linguagem na Abordagem Histórico-Cultural; EES 506 – Tópicos em Educação Especial 6: Motivação para aprender: contribuições das teorias sócio-cognitivas; EES 512 – Capacitação Docente em Educação Especial I; EES 513 – Capacitação Docente em Educação Especial II. 2.1.22 – Processo 23112.000895/2011-30 – OF n° 17/12 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, que participou do Encontro Bienal da Sociedade para Pesquisa sobre Desenvolvimento Infantil, realizado em Montreal, Canadá e visitou o Institute of Child Development, na Universidade de Minessotta, EUA, no período de 25/03 a 03/04/2011. 2.1.23 – Processo 23112.000107/2012-01 – OF. DFMC n° 09/2012 – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências na área de Filosofia, sub-área Direito, disciplinas Noções Gerais de Direito e Noções de Direito: Legislação Urbana e Trabalhista, Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Dan Rodrigues Levy; 2°) Andresa Minatel. 2.1.24 – Processo 23112.001859/2010-69 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Jorge Leite Júnior – DS – Professor Adjunto, de 17/05/2010 a 16/05/2013. 2.1.25 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG Psi 56-8 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Uma Introdução ao Método Estatístico de Análise de Pistas (Path Analysis); PPG Psi 60-11 – Temas em Psicologia: Psicologia e Análise do Comportamento; PPG Psi 62-4 – Estudos sobre Comportamento e Cognição: Fundamentos do Comportamento Matemático; PPG Psi 65-1 – Análise e Tratamento de Dados em Psicologia: Regras de Interpretação de Estudos Psicométricos. 2.1.26 – Processo 23112.000430/2012-10 – Ofício PPGPOL 002/2012 – Encaminha solicitação de abertura de convênio entre a Universidade Federal de São Carlos por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPOL) e Universidade de Québec (Unidade Gatineau) no curso de Ciências Sociais a fim de que os alunos da UFSCar possam realizar intercâmbios estudantis, publicações e pesquisas conjuntas. 2.1.27 – Processo 23112.000302/2012-09 – OF 013/2012 DME – Encaminha o cancelamento da solicitação de afastamento parcial do Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia, para cursar Mestrado em Administração Pública e Governo, na Fundação Getúlio Vargas, as segundas, terças e quintas-feiras, durante o período de 13/02 a 06/06/2012, tendo em vista que o referido professor optou por solicitar afastamento parcial para capacitação no Programa de Pós-Graduação em Educação, a nível de Doutorado. 2.1.28 – OF 014/2012 DME – Encaminha solicitação de afastamento parcial do Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, as segundas, terças e quintas-feiras, durante o período de 05/03 a 30/06/2012. 2.1.29 – OF 015/2012 DME – Encaminha solicitação de abertura de Convênio de Cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos e Universidad Nacional de Cuyo, Argentina. 2.1.30 – OF 016/2012 DME – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin no período de 14/12/2011 a 16/01/2012 que participou do Programa de Becas de Movilidad para Professores e Investigadores de Universidades Brasileñas y Espanõlas, na Universidad de Valladolid, Valladolid, Espanha. 2.1.31 – OF n° 025/12 - DPsi – Solicita abertura de concurso público para seleção de Professor temporário, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, para atender à área de Deficiência Visual e Educação Especial, que compreende as seguintes disciplinas: Procedimentos de ensino em Educação Especial VI: deficiência visual; Sistema Braille; Deficiências múltiplas e surdocegueira; Processos Investigativos em Educação Especial I: planejamento de trabalho científico; Processos Investigativos em Educação Especial I: observação de situações planejadas; Prática de ensino e estágio supervisionado em Educação Básica, EJA Inclusivo I e II. 2.1.32 – OF n° 026/12 - DPsi – Solicita abertura de concurso público para seleção de Professor temporário, para o Departamento de Psicologia, para atender à área de Educação Especial: Fundamentos e Intervenção, que compreende as seguintes disciplinas: Procedimentos de ensino em Educação Especial I: deficiência intelectual; Ensino de habilidades de comunicação alternativa aumentativa; Psicologia da Educação – desenvolvimento; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica Inclusiva I e II. 2.1.33 – Processo 23112.000360/2012-09 – OF DTPP n° 06/2012 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de dois Professores Substitutos, em regime de 40 horas semanais, na área de Pedagogia, para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Foram aprovadas as seguintes candidatas: 1° lugar: Ana Paulo Gestoso de Souza; 2° lugar: Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli; 3° lugar: Juliana Cristina Perlotti Piunti; 4° lugar: Camila José Galindo. 2.1.34 – OF DCSo n° 009/2012 – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Ciências Sociais, na Área de Ciência Política, tendo em vista a redistribuição da Profª Drª Simone Diniz, lotada no DCSo da UFSCar para a Universidade Federal do ABC – São Paulo. 2.1.35 – Processo 23112.000303/2012-05 – OF n° 017/2012 – DAC – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, na área de Som, para o Departamento de Artes e Comunicação. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1° lugar: Rafael Eduardo Gallo; 2° lugar: Fabrício Beraldo Masutti; 3° lugar: Priscila de Almeida Resende. 2.1.36 – Processo 23112.002502/2010-25, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Luciana Salazar Salgado – DL, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.37 – OF n° 027/12 - DPsi – Encaminha os nomes dos docentes que farão parte das duas bancas do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Temporário. Área: Deficiência Visual e Educação Especial. Membros Titulares da Banca: Profª Drª Maria Stella de Alcântara Gil (Presidente – DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 016.777.938-17); Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado (DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 084.607.328-51); Profª Drª Fernanda Vilhena Mafra Bazon (DCNME/CCA/UFSCar) (CPF: 311.593.778-47). (ATO CECH nº 012/2012). Profª Drª Maria da Piedade Resende da Costa (DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 007.944.064-91) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 013/2012). Área: Educação Especial: Fundamentos e Intervenção. Membros Titulares: Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello (Presidente – DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 863.396.138-53); Profª Drª Fabiana Cia (DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 289.696.458-45), Profª Drª Márcia Duarte (DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 909.287.330-68). (ATO CECH nº 014/2012). Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (DPsi/CECH/UFSCar) (CPF: 195.045.578-56) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 015/2012). 2.1.38 – Processo 23112.003337/2006-00 – Relatório da Atividade de Extensão: Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião. Coordenação: Profª Drª Alessandra Arce Hai – DEd. 2.1.39 – OF PPGEEs 08/2012 – Encaminha cópia do Convênio de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e Università degli Studi di Roma “Foro Itálico”, com sede em Roma, na Itália para a inscrição de Leonardo Santos Amâncio Cabral ao Programa de Doutorado junto às duas universidades. 2.1.40 – OF s/ n° PPGAS – Encaminha proposta de formalização de Convênio de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Perugia, Itália. 2.1.41 – OF 017/2012 DME – Encaminha solicitação referente à Proposta de Projeto Específico de Colaboração entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidad de Valladolid, Espanha, no marco do Convênio de Cooperação existente entre ambas universidades desde 2006. 2.1.42 – OF 020/2012 DME – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Alessandra Pavesi como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Metodologia de Ensino nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Denise de Freitas. 2.1.43 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG EDU 050 – Educação Escolar: teorias e práticas. 2.1.44 – OF n° 028/2012 – DPsi – Comunica que o Departamento de Psicologia não tem interesse na renovação dos contratos de Elomena Barbosa e Thiago Bordinhom como Professores Voluntários. Portanto, solicita a suspensão dos pagamentos dos seguros a eles atribuídos. 2.1.45 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG POL 109 – Estudos Dirigidos II. 2.1.46 – OF DL 013/2012 – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público para uma vaga de Professor Assistente, para a Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, sub-área Língua Espanhola, vaga gerada pela exoneração da Profª Drª Edna Parra Candido. 2.1.47 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: CTS 001 – Ciência, Tecnologia e Sociedade, CTS 002 – Seminários de Dissertação, CTS 006 – Gestão Tecnológica e Inovação, CTS 009 – Estágio Supervisionado de capacitação docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade, CTS 043 – Seminários Avançados em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. 2.1.48 – OF n° 030/12 – DPsi – Comunica que das 50 vagas do Banco de Reservas REUNI/2012, o CECH foi contemplado com 9 vagas, das quais 2 são para o DPsi, sendo 1 para LIBRAS e 1 para atender as Licenciaturas. Portanto, solicita que seja convocada a Srª Carolina Severino Lopes da Costa, classificada no concurso para a Área: Intervenção e Pesquisa em Clínica Psicológica, vigente até 22/03/2012. A vaga a ser utilizada, portanto, será a vaga destinada às Licenciaturas. 2.1.49 – Processo 23112.001663/2010-50 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Dirceu Cléber Conde – DL – Professor Adjunto, de 03/05/2010 a 02/05/2013. 2.1.50 – OF CCL nº 07/2012 – Encaminha solicitação de Afastamento parcial do servidor Fernando Henrique Andrade Rossit para cursar disciplinas do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, durante primeiro semestre letivo de 2012, totalizando 16 horas semanais. 2.1.51 – Processo 23112.002488/2010-96, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Josimeire Meneses Julio – DME, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.52 – Processo 23112.002490/2010-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Iolanda Monteiro – DTPP, Professor Adjunto, de 27/05/2010 à 26/05/2013. 2.1.53 – Processo 23112.002059/2011-89 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Aline Sommerhalder – DTPP, Professor Adjunto, de 19/05/2011 à 18/05/2014. 2.1.54 – Processo 23112.001207/2011-14 – OF DTPP 07/2012 – Encaminha o relatório das atividades realizadas durante a Licença Sabática da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 01/08/2011 a 31/01/2012. 2.1.55 – Processo: 23112.004269/2010-39 – Relatório da Atividade de Extensão: EDITAL ACIEPE – ACIEPE: Direitos Humanos pelo Cinema. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.56 – OF 008/2012 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, para participação no Congresso Internacional de Direito e Sociedade 2012, sobre o tema “Conversações sócio-jurídicas de um mar de ilhas” a ser realizado no Hotel Hilton Hawaiian Village, em Honolulu, Havaí, Estados Unidos da América, durante o período de 05 a 08/07/2012. 2.1.57 – OF s/n° - Prof. Carlos Rubens de Souza Costa, com exercício provisório no Departamento de Educação da UFSCar, por motivo de acompanhamento de cônjuge, comunica que está retornando à Universidade de origem (Universidade de Manaus), uma vez que o afastamento legal da sua esposa encerrou-se neste mês. 2.1.58 – Processo 23112.000429/2012-87 – OF DEd n° 005/2012 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Temporário, em regime de 40 horas semanais, na área de Educação, para o Departamento de Educação. Foi classificado o seguinte candidato: 1º lugar: Lalo Watanabe Minto. 2.1.59 – OF DEd n° 006/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, para participar do VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária a ser realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto, em Porto, Portugal, durante o período de 25 a 30/06/2012. 2.1.60 – OF DEd n° 007/2012 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Alessandra Arce Hai, para apresentação de trabalho em painel junto à Conferência: Internacionalization in Education (18th – 20 th centuries), na Universidade de Genebra, em Genebra, Suíça, durante o período de 26 a 30/06/2012. 2.1.61 – Processo 23112.002506/2010-44 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento – DEd, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.62 – OF n° 19/2012 – DAC – Encaminha solicitação de reenquadramento da Profª Drª Telma Luzia Pegorelli Olivieri, para o Regime de Dedicação Exclusiva, a partir de 10 de abril de 2012. Esta nova data diz respeito a uma solicitação encaminhada em 30/01/2012 à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, onde a referida Profª manifesta que oportunamente encaminharia nova data, diante os compromissos que já haviam sido assumidos. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões 449ª e 450ª do CoC/CECH. Foram aprovadas por unanimidade, as atas das Reuniões de número 449ª do Conselho do CECH, ocorrida em 22/12/2011 e 450ª do Conselho do CECH, ocorrida em 14/02/2012. 2.3 – Representante do CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Foram indicados os nomes dos Professores Doutores Josimeire Meneses Julio e Douglas Aparecido de Campos, do Departamento de Metodologia de Ensino para representarem o CoC-CECH no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.4 – a) Indicação de dois representantes suplentes, docentes efetivos do quadro da UFSCar, para compor o Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE). b) Escolha de representantes titulares e suplentes do CoC-CECH para compor os Conselhos de: Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Foi indicado o nome da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, como Representante Suplente do CoC-CECH para o Conselho de Graduação. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. Foi indicado o nome da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, como Representante Titular do CoC-CECH para o Conselho de Extensão. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. Foi indicado o nome da Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, Chefe do Departamento de Psicologia como Representante Suplente do CoC-CECH no Conselho de Pesquisa. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.5 – Constituição da Comissão Eleitoral – Eleição de representantes discentes e de servidores TAs para o Conselho do CECH. Após discussão, ficou deliberado que a Comissão seja constituída por 5 pessoas, o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni como Presidente da Comissão Eleitoral, 1 representante docente dos Coordenadores dos Cursos de Graduação, 1 representante docente dos Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação, 1 representante discente do Curso de Pós-Graduação e 1 representante técnico administrativo. 2.6 – Critérios para Transferência Interna e Externa de Alunos. Após discussão, ficou deliberado que será encaminhado um ofício ao Conselho de Graduação/ProGrad, solicitando o adiamento da votação referente à minuta de portaria que regulamentará as transferências internas e externas de alunos de graduação, prevista para o próximo dia 26/03/12, para haver um aprofundamento das discussões junto com a comunidade universitária. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ________________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil ___________________________

 

Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento __________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Suzana Reck Miranda ________________________________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ______________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto ______________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira _____________________________________

 

Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento ______________________________

 

Profª Drª Márcia Duarte ______________________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Profª Drª Aline Sommerhalder _________________________________________

 

Profª Drª Isamara Alves Carvalho _______________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________