Ata 449 - 22/12/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA NONA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo segundo dia do mês de dezembro do ano de dois mil e onze, às dez horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadragésima Nona Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Profª Drª Marília Blundi Onofre, representando a Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Sandra Aparecida Riscal (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Fabiana Cia (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, representando a Profª Drª Suzana Reck Miranda (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); (Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, representando a Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Márcia Duarte (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Isamara Alves Carvalho (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: Não houve. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Maria Iolanda Monteiro, Coordenadora do Curso de Pedagogia à Distância, comunica que foi aprovado pela CAPES o montante de R$ 36.387,04 para implantação do Projeto: Laboratório de Ensino e Aprendizagem/Brinquedoteca – “LEA”, elaborado pela Coordenação do Curso de Pedagogia à Distância, Profª Drª Maria Iolanda Monteiro, e Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. O “LEA” vai ser alocado na sala 29 do edifício AT8, com a aprovação do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.001839/2011-55 – OF DL n° 062/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Cristine Gorski Severo que participou e apresentou trabalho no “17th European Conference on Reading”, realizado na Universidade de Mons, Mons, Bélgica, no período de 28/07 a 06/08/2011. 2.1.2 – Processo: 23112.004420/2010-39 – Relatório de Atividade de Extensão: ACIEPE – Arriscando-se na escrita (PRODOCÊNCIA - CAPES - PROGRAD). Coordenação: Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu – DME. 2.1.3 – Processo: 23112.004475/2010-25 – Relatório de Atividade de Extensão: A matemática nos anos iniciais: programa de formação contínua de professores dos anos iniciais da Secretaria de Educação Municipal de São Carlos. Coordenação: Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira – DTPP. 2.1.4 – OF DL 066/2011 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Letras Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, da Profª Drª Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim e da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Cristine Gorski Severo, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 132/2011). 2.1.5 – Processo 23112.000756/2011-65, referente à avaliação de desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden – DCSo – Professor Adjunto, de 02/03/2011 à 01/03/2014. 2.1.6 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, 20.116-2 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 1; 20.124-3 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 2; 20.128-6 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 3; 20.132-4 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 4; 20.147-2 – Pesquisa Psicológica 3; 20.148-0 – Pesquisa Psicológica 4; 20.155-3 – Intervenção em Psicologia 3; 20.156-1 – Intervenção em Psicologia 4; 20.157-0 – Intervenção em Psicologia 5; 20.158-8 – Intervenção em Psicologia 6. 2.1.7 – Processo 23112.000454/2010-16 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Elizabeth Keiko Ribeiro, Assistente em Administração – CCLEEsp, de 08/02/2010 à 09/02/2013. 2.1.8 – OF DL 065/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante, que participou do Congresso Internacional Valle-Inclán e as Artes, e apresentou o trabalho “Divinas palavras: un montaje con acento brasileño”, realizado pela Cátedra Valle Inclán na Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, no período de 22/10 a 01/11/2011. 2.1.9 – Processo 23112.005392/2009-34 – OF DL n° 064/2011 – Encaminha o relatório do afastamento integral do país da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante, que realizou estudos pós-doutorais na Universidade de Santiago de Compostela, durante o período de 01/03/2010 a 01/03/2011, em Santiago de Compostela, Espanha. 2.1.10 – Processo 23112.000719/2009-99 – Referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz – DFMC, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.11 – Processo 23112.000715/2009-70 – Referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Cristine Gorski Severo – DL, Professor Adjunto, de 02/02/2009 a 01/02/2012. 2.1.12 – Processo 23112.000716/2009-27 – Referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 à 28/01/2012. 2.1.13 – Processo 23112.001001/2009-67 – Referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Ariani Di Felippo – DL – Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.14 – OF n° 152/2011 – Comunica que a Profª Drª Camila Domeniconi do Departamento de Psicologia, foi indicada para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar, como representante do CECH, em substituição a Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose. 2.1.15 – OF n° 150/2011 – Encaminha solicitação de renovação de contrato do Dr. Renato Bortoloti como Pesquisador Associado da UFSCar, junto ao Departamento de Psicologia, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose. 2.1.16 – OF n° 151/11 – DPSi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, que participou do 7° Seminário Acadêmico Internacional do Comitê Acadêmico PROCOAS e do 9° Encontro Anual deste Comitê na cidade de Santiago do Chile, Chile, no período de 09 a 16/10/2011. 2.1.17 – Processo: 23112.003858/2011-99 – Atividade de Extensão: Edital de Atividades Artístico Culturais – Musicalizando através do Coro Infantil. Coordenação: Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos – DAC. 2.1.18 – Processo: 23112.003438/2011-78 – Atividade de Extensão: EDITAL DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO - Desenvolvimento Cultural Infantil: Histórias Interativas e Cultura. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.19 – Atividade de Extensão: PROJETO BANDA EDUCA. Coordenação: Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante – DAC. 2.1.20 – Atividade de Extensão: EDITAL DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO - Observatório social: ciclos de vida e trabalho. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – ProEx. 2.1.21 – OF DME 125/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Pofª Drª Ana Silvia Couto de Abreu no período de 11 a 22/10/2011 que participou do evento “9ª Conferência Internacional do Livro”, realizada na cidade de Toronto, Canadá; bem como participou de reuniões com o Prof. Michael A. Geist, na University of Ottawa, Ontário, Canadá. 2.1.22 – OF DME nº 126/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do País da Profª Drª Denise de Freitas, que participou de Seminários de Pós-Graduação na Universidad Nacional de Cuyo e Universidad de San Juan, nas cidades de Mendonza e San Juan, Argentina, durante o período de 31/10 a 05/11/2011. 2.1.23 – OF DL 067/2011 – Encaminha memorando de Entendimento entre a Universidade de Manitoba (Canadá) e a Universidade Federal de São Carlos, com o objetivo de promover relações acadêmicas e profissionais entre as duas instituições, desenvolvendo pesquisas e atividades e incentivando o intercâmbio de estudantes e professores. 2.1.24 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPGDIP 001 – Cinema e Literatura: Análise da Gênese Criativa Audiovisual; LIT 1008 – Tópicos Especiais em Literatura, História e Sociedade: Origens do Romance na Espanha e no Reino Unido; LIT 1009 – Tópicos Especiais em Literatura, História e Sociedade: Aspectos Culturais e Identitários na Ficção Africana Contemporânea de Língua Portuguesa; LIT 1010 – Tópicos Especiais em Literatura, História e Sociedade: Literatura Ameríndia. 2.1.25 – Ofício n° 046/2011 – CCPed – Em complemento ao Ofício 045/2011 – CCPed, que encaminha complemento das adequações indicadas pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia, solicitando o acréscimo de créditos explicitados em mais dois itens no documento original. Com esse acréscimo de créditos, o curso passa a ter uma carga horária total de 3.270 horas/aula. 2.1.26 – Processo 23112.003083/2011-20 – Ofício n° 83/2011 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento do país do Técnico Administrativo Pedro Dolosic Cordebello, que participou do XI Congresso Iberoamericano de Extensión, na modalidade Oral, na mesa de trabalho sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade com o projeto “Rádio escolar: processos de ensino e de aprendizagem por meio das tecnologias de informação e comunicação”, na Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, Argentina, durante o período de 21 a 25/11/2011. 2.1.27 – Processo 23112.003082/2011-73 – Ofício n° 84/2011 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento do país do Técnico Administrativo Djalma Ribeiro Júnior, que participou do XI Congresso Iberoamericano de Extensión, na modalidade Oral, na mesa de trabalho sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade com o projeto “Rádio escolar: processos de ensino e de aprendizagem por meio das tecnologias de informação e comunicação”, na Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, Argentina, durante o período de 21 a 25/11/2011. 2.1.28 – Ofício n°86/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, no período de Fevereiro a Julho de 2012. 2.1.29 – Ofício n°87/2011 – DAC – Solicitação de reenquadramento da Profª Drª Telma Luzia Pegorelli Olivieri, atualmente no Regime Parcial para o Regime de Dedicação Exclusiva, de acordo com a aprovação do Conselho do DAC. 2.1.30 – OF DFMC n° 49/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, que participou de dois congressos internacionais: 1°) 10e Congrès international de la Société d’Etudes Kantiennes de Langue Française, na Univesidade de Luxemburgo, Luxemburgo, de 05 a 08/10/2011. 2°) III. Multilaterales Kant Kolloquium, na Universidade de Mainz, Alemanha, durante o período de 04 a 15/10/2011. 2.1.31 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia: 20.243-6 – Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação. 2.1.32 – OF DFMC n° 50/2011 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, no período de 13/02/2012 a 25/06/2012 para ministrar uma disciplina na Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo um dia por semana às segundas-feiras. 2.1.33 – Processo 23112.002897/2011-06 – OF DFMC n° 51/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, que participou do Congresso da International Herbert Marcuse Society, na University of Pennsylvania, na cidade de Philadelphia, EUA, no período de 24 a 31/10/2011. 2.1.34 – Processo: 23112.003695/2011-31 – Atividade de Extensão: EDITAL ACIEPE – ACIEPE: Direitos Humanos pelo Cinema. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.35 – Atividade de Extensão: Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia - UFSCar). Coordenação: Prof. Dr. José Carlos Rothen – CCPed. 2.1.36 – Atividade de Extensão: Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.37 – Processo 23112.000680/2011-59, referente à avaliação de desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn – DAC – Professor Adjunto, de 22/02/2011 à 21/02/2014. 2.1.38 – OF n° 154/11 – DPsi – Encaminha solicitação de Convênio de Cooperação Acadêmica entre o Departamento de Psicologia da UFSCar e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, visando à Cooperação Acadêmica para fins de Intercâmbio de Estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Docentes. 2.1.39 – Ofício n° 90/2011 – DAC – Encaminha solicitação de Licença Capacitação da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo para realizar atividades junto ao Grupo de Pesquisa (CNPq) “Comunicação, Tecnologia e Cultura”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a convite do seu coordenador Prof. Dr. Paulo Carneiro da Cunha Filho, em Recife, Pernambuco, durante o período de 02/04 a 30/06/2012. 2.1.40 – OF DME 130/2011 – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas semanais, na área de Ensino de Filosofia, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da Banca: Profª Drª Adriana Mattar Maamari (Presidente) (CPF: 118.541.878-48), Profª Drª Denise da Silva Vilela (CPF: 691.774.816-15), e Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes (CPF: 098.028.048-60), como Membros Titulares (ATO CECH nº 133/2011) e Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (CPF: 077.782.388-88), como Membro Suplente (ATO CECH nº 134/2011). 2.1.41 – Processo 23112.000934/2009-98 – Referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, Pedagoga – DPsi, de 06/02/2009 à 05/02/2012. 2.1.42 – Processo 23112.003211/2011-11 – OF DCI 057/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Zaira Regina Zafalon, que participou do VII Encuentro Internacional y III Nacional de Catalogadores, em Buenos Aires, Argentina, no período de 22 a 27/11/2011. 2.1.43 – OF n° 28/11 – CCMus/CECH – Encaminha resultado da eleição para a Coordenação do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical. O Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante foi eleito Coordenador (ATO CECH n° 135/2011) e a Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 136/2011), para o biênio 2011-2013. 2.1.44 – OF PPGPOL 030/2011 – Comunica resultado de eleição para Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. O Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade foi eleito Coordenador (ATO CECH n° 137/2011) e a Profª Drª Vera Alves Cepêda como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 138/2011), para o biênio 2011-2013, a partir de 14/12/2011. 2.1.45 – OF PPGEEs 089/2011 – Encaminha solicitação de acordo de co-tutela Internacional de Tese de Doutorado de Leonardo Santos Amâncio Cabral, entre a Universidade Federal de São Carlos e a Università degli Studi de Roma “Foro Itálico”, com sede em Roma, na Itália. 2.1.46 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.110-7 – Princípios e Métodos da Orientação Educacional, 17.111-5 – Filosofia da Educação 3, 17.144-1 – Coordenação Pedagógica, 17.149-2 – Estágio Supervisionado em Administração Educacional – Ensino Fundamental e Ensino Médio, 17.151-4 – Estágio Supervisionado em Administração Educacional – Educação Infantil, 17.154-9 – Direito à Educação e Direito Educacional, 17.155-7 – Epistemologia e Pesquisa em Educação. 2.1.47 – Processo: 23112.004804/2010-19 – Relatório da Atividade de Extensão: EDITAL DE EVENTOS - IV Seminário - Tópicos de Pesquisa. Coordenação: Profª Drª Rosa Yokota – DL. 2.1.48 – OF n° 161/11 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Susi Lippi Marques de Oliveira, que participou do V Congresso Internacional e I Congresso Nacional de Universidades Promotoras de Saúde, na Universidade Nacional de Costa Rica, São José, Costa Rica, no período de 30/09 a 10/10/2011. 2.1.49 – OF n° 162/11 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, que participou do XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia e, a convite da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, participou do Encontro Brasil-Colômbia de pesquisadores em Psicologia, na Colômbia, no período de 24/06 a 01/07/2011. 2.1.50 – Processo 23112.000774/2009-04 – OF n° 61/2010 – DAC – Encaminha o Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Suzana Reck Miranda – DAC, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.51 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG EDU 055 – Teoria Crítica e Educação. 2.1.52 – Processo 23112.001310/2011-76 – OF n° 163/11 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, que participou do evento CEC 2011 Convention and Expo, na cidade de National Harbor, no Estado de Maryland, nos EUA, no período de 22/04 a 01/05/2011. 2.1.53 – Processo 23112.004044/2008-09 – OF nº 156/11 – DPsi – Encaminha a solicitação de prorrogação do Termo de Adesão de Prestação de Docência Voluntária da UFSCar, da Profª Drª Miriam Bratfish Villa, junto ao Departamento de Psicologia. 2.1.54 – OF n° 239/2011 – EM – UAB-UFSCar – Encaminha indicação da nova Coordenação do Curso de Educação à Distância de Licenciatura em Educação Musical, “pró-tempore”, a partir do dia 19 de dezembro de 2011. A Profª Drª Isamara Alves Carvalho foi eleita Coordenadora (ATO CECH n° 139/2011) e o Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn como Vice-Coordenador (ATO CECH n° 140/2011). 2.1.55 – OF n° 164/11 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, que participou de visita científica ao Verbal Behavior Laboratory, da California State University, em Sacramento, Califórnia, EUA, no período de 30/07 a 05/08/2011. 2.1.56 – Processo 23112.004666/2009-08 – Encaminha Relatório de Avaliação Extemporânea de Desempenho (nº 3) em estágio probatório e estabilidade da servidora Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro – DPSi, Pedagoga, de 09/11/2009 a 08/11/2012. 2.1.57 – Ofício 09/2011 – Coord. Imagem e Som – Encaminha resultado da eleição para a Coordenação do Curso de Imagem e Som. A Profª Ms. Eliane Coster foi eleita Coordenadora (ATO CECH n° 141/2011) e o Prof. Adriano Soriano Barbuto como Vice-Coordenador (ATO CECH n° 142/2011), para o biênio 2011-2013. 2.1.58 – OF UEIM n° 021/2011 – Comunica que o Conselho Científico tendo em vista o novo Regimento Interno da Unidade Especial de Informação e Memória, elegeu o Prof. Dr. João Roberto Martins Filho como Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória, para o período de 08/11/2011 a 08/11/2013. 2.1.59 – Processo 23112.001931/2009-01 – OF DCI 059/2011 – Encaminha o Relatório de afastamento parcial para realizar doutorado no país da Profª Ms. Zaira Regina Zafalon do Departamento de Ciência da Informação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília, relativo ao período de 15/07 a 31/12/2011, e a solicitação de renovação do afastamento para o período de 01/01 a 30/06/2012. 2.1.60 – Processo: 3112.002180/2009-78 – Relatório da Atividade de Extensão: ACIEPE: O Islã e os muçulmanos sob uma perspectiva sociológica: uma discussão de sua imagem difundida pela mídia. Coordenação: Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio – DS. 2.1.61 – Atividade de Extensão: EDITAL DE EVENTOS - III Jornada de Estudos: a interface entre educação do campo e educação especial. Coordenação: Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPsi. 2.1.62 – Processo 23112.000851/2011-61, referente à avaliação de desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Walburga dos Santos – DTPP – Professor Adjunto, de 11/03/2011 à 10/03/2014. 2.1.63– OF n° 147/11 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Pós-Doutoranda Drª Lúcia Gouvêa Burattono, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2014, nos termos da Portaria GR n°749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Maria da Piedade Resende da Costa. 2.1.64 – OF DTPP 054/2011 – Encaminha indicação do Conselho Departamental do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, das Professoras Doutoras Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira e Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti para assumirem respectivamente, os cargos de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, a partir de 01/02/2012. 2.1.65 – Processo 23112.004206/2009-25 – OF DL 073/2011 – Comunica que em resposta ao Despacho DiDP n° 1116/2011, o Departamento de Letras é favorável à prorrogação da cessão da servidora Profª Drª Lucia Maria de Assunção Barbosa, para prestar colaboração técnica por mais dois anos, a fim de continuar prestando colaboração no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. 2.1.66 – OF DL 074/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Wilton José Marques, no período de 03 a 11/09/2011 que participou e apresentou trabalho no XVI Congresso internacional da Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus, realizado na Universidade de Cádiz, Cádiz, Espanha. 2.1.67 – OF DL 075/2011 – Encaminha a solicitação de afastamento integral para realizar Pós-Doutorado no país do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas do Departamento de Letras, junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), durante o período de 16/02 a 16/08/2012. 2.1.68 – OF DCSo n° 075/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro para participar de Workshop “The PT from Lula to Dilma: Explaining Change in the Brazilian Worker’s Party” e visita científica ao Latin American Centre da Universidade de Oxford, em Oxford, Inglaterra, no período de 24 a 29/01/2012. 2.1.69 – OF n° 146/11 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Pós-Doutoranda Profª Drª Viviane Verdu Rico, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de outubro de 2011 a dezembro de 2015, nos termos da Portaria GR n°749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose. 2.1.70 – OF n° 159/2011 – DPsi – Encaminha solicitação de Licença Capacitação da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams para escrever um livro solicitado pela Editora Brasiliense, bem como redigir dois artigos a serem publicados em periódicos, durante o período de abril a junho de 2012. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião 448ª do CoC/CECH. Foi aprovada por unanimidade, a ata da Reunião de número 448ª do Conselho do CECH, ocorrida em 28/11/2011. 2.3 – Criação do Núcleo de Estudos de Partidos Políticos (NEPP), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais. Foi lido pela Profª Wanda, ofício do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro, encaminhado ao Chefe do Departamento de Ciências Sociais, solicitando o registro do Centro de Estudos de Partidos Políticos (CEPP) como Laboratório/Núcleo dedicado ao Ensino e à Pesquisa, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade quanto ao mérito acadêmico. 2.4 – Apresentação do Prof. Dr. Néocles Alves Pereira – Coordenador Geral do Reuni e Diretor do EDF. O Prof. Dr. Néocles Alves Pereira juntamente com a sua equipe de trabalho, Prof. Dr. Orides Morandin Júnior, Engª Maria de Fátima Almeida, Pedagoga Alessandra Maria Sudan e as estagiárias Mayara Matheus Ramilho e Ana Paula Durante, fez uma explanação geral sobre o REUNI-UFSCAR, esclarecendo que toda a apresentação se encontra disponível no site www.reuni.ufscar.br. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Profª Drª Sandra Aparecida Riscal ______________________________________

 

Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu _____________________________________

 

Profª Drª Fabiana Cia ________________________________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ______________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello ______________________________________

 

Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira _____________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _______________________

 

Profª Drª Márcia Duarte ______________________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro _______________________________________

 

Profª Drª Isamara Alves Carvalho _______________________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________