Ata 448 - 28/11/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo oitavo dia do mês de novembro do ano de dois mil e onze, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Oitava Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Fabiana Cia (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Profª Drª Carla Alexandra Ferreira (Coordenadora do Curso de Letras); (Profª Drª Maria Walburga dos Santos (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento (Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia); Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia); Profª Drª Rejane Cristina Rocha (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – No dia 08/11 foi realizada uma reunião com os dez chefes de Departamentos para identificar alguns dados com a finalidade de planejamento, tendo a perspectiva de um horizonte de possíveis recursos para espaço físico, demanda de técnicos administrativos, políticas para a realização de concursos de professores titulares. Dia 08/11 foi enviado e-mail para todos os chefes com prazo para retorno das demandas. 1.1.2 – A Planilha solicitada pela ProGPe para preenchimento pelos Departamentos de disciplinas/professores para o 1° semestre de 2012 com finalidade de locação de professor substituto e temporário, ocorreram dificuldades no preenchimento, identificado na hora da integralizá-los. Foi sugerido pela Profª Wanda que enviem ofício à ProGPe com cópia para o CECH, resumindo a sua demanda, dessa forma evitaria possíveis erros na interpretação da planilha. 1.1.3 – Foram distribuídas 50 vagas docentes Reuni do banco de reserva, o CECH ficou com nove, sendo uma, destaque para a disciplina LIBRAS e as outras oito vagas serão internamente distribuídas seguindo o critério de carga horária e demandas solicitadas. Será marcada uma reunião no início de dezembro com todos os envolvidos para a distribuição de vagas, segundo o modelo Reuni, foram atendidos 88% das necessidades do projeto Reuni/UFSCar. O Prof. Néocles virá em uma próxima reunião do Conselho do CECH para apresentar o andamento do projeto Reuni. 1.1.4 – A Comissão de Crédito Equivalente está estudando a questão da carga horária docente em relação aos créditos de alunos. Será feita uma amostragem sendo que o Departamento de Psicologia e o Departamento de Metodologia de Ensino irão ajudar a equipe da Comissão na identificação e levantamento dos dados. 1.1.5 – Com relação às requisições de compras, ocorreram algumas devoluções aos departamentos solicitantes, para alguns ajustes, mas o Prof. Dr. Manoel Fernando Martins, Pró-Reitor de Administração, falou na reunião do CoAd que as compras estão sendo realizadas na medida do possível. 1.1.6 – Cerrado. Com as apresentações das propostas, temos que tomar uma decisão agora ou aguardar que os departamentos enviem proposições. Houve um consenso que cada unidade envie sua proposta para a Direção, para subsidiar a posição do CECH em possível futura reunião do ConsUni. O Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, Chefe do Departamento de Ciência da Informação, comunicou que o seu departamento é favorável à realização da passagem por dentro do cerrado, conforme deliberação dos docentes em reunião de departamento. 1.1.7 – Foi finalizada a primeira turma do Curso de Pedagogia da Terra, no sábado dia 26 de novembro, às 18h, no Anfiteateatro Bento Prado, com 56 formandos. 1.1.8 – Ontem, domingo dia 27 de novembro tivemos o EADay, primeiro encontro presencial com todos os alunos de todos os pólos e grupos de ensino à distância do Curso de Sistema de Informação, com toda equipe de gestão da SEAD e do curso. 1.1.9 – Festa de confraternização do CECH com todos os professores e técnicos administrativos, será no dia 30 de novembro no Tablado ADUFSCar, à partir das 17h, cada um deverá levar sua bebida.1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – Não houve. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF DL 048/2011 – Encaminha para homologação o resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente, edital n° 087/11, para a Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, sub-área Língua Espanhola. Foi classificado o candidato Antón Castro Míguez. 2.1.2 – OF DL 049/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Cristine Gorski Severo, da Profª Drª Marília Blundi Onofre, do Prof. Dr. Oto Araújo Vale e da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Ariani Di Felippo, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 115/2011). 2.1.3 – OF DL 050/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Cristine Gorski Severo, da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida, do Prof. Dr. Oto Araújo Vale e do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 116/2011). 2.1.4 – OF DL 051/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Cristine Gorski Severo, da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante, da Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori e da Profª Drª Sandra Regina Bruttros Gattolin de Paula, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 117/2011). 2.1.5 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Artes e Comunicação: 28.302-9 – Construção de instrumentos e Organologia 3; Voz e Expressão 4; Construção de instrumentos e Organologia 4. 2.1.6 – OF DL n° 054/2011 – Encaminha o certificado de participação do servidor Robson da Silva Rodrigues no “V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo” na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, no período de 11 a 15/04/2011. 2.1.7 – OF DL 055/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, no período de 27/08 a 05/09/2011, onde participou no III SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa), na Universidade de Macau, China, com apresentação do trabalho “Brasil, uma ilha na América do Sul: língua geral e língua portuguesa na constituição da identidade nacional”, como parte integrante no Simpósio 42 – Língua Portuguesa: discursividades contemporâneas. 2.1.8 – Processo 23112.001836/2011-93 – OF DL n° 056/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho onde participou e apresentou trabalho no “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina”, realizado na Unversidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha e realizou uma Missão de Pesquisa na Université de Paris III/Sorbonne Nouvelle, Paris, França, no período de 04 a 17/06/2011. 2.1.9 – Processo 23112.001838/2011-00 – OF DL n° 057/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira onde participou e apresentou trabalho no “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina”, realizado na Unversidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha e realizou uma Missão de Pesquisa junto ao CRBC – Centre des Recherches sur le Brésil Contemporain, na EHESS – École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, no período de 04 a 18/06/2011. 2.1.10 – OF 058/2011 DS – Indicação da Chefia do Departamento de Sociologia, Profª Drª Maria da Glória Bonelli, do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima e do Prof. Dr. Richard Escudeiro Miskolci, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Jacqueline Sinhoreto, também pertencente ao Departamento de Sociologia. (ATO CECH nº 118/2011). 2.1.11 – Ofício n° 67/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Técnico Administrativo Djalma Ribeiro Júnior, para participar do XI Congresso Iberoamericano de Extensión, na modalidade Oral, na mesa de trabalho sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade com o projeto “Rádio escolar: processos de ensino e de aprendizagem por meio das tecnologias de informação e comunicação”, na Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, Argentina, durante o período de 21 a 25/11/2011. 2.1.12 – Ofício n° 68/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Técnico Administrativo Pedro Dolosic Cordebello, para participar do XI Congresso Iberoamericano de Extensión, na modalidade Oral, na mesa de trabalho sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade com o projeto “Rádio escolar: processos de ensino e de aprendizagem por meio das tecnologias de informação e comunicação”, na Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, Argentina, durante o período de 21 a 25/11/2011. 2.1.13 – Processo 23112.002253/2009-12 – OF. DL nº 053/2011 – Encaminha o Relatório de Afastamento Parcial para realização do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSCar, do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 1º semestre de 2011, no período de 28/02 à 02/07/2011. OF DL 006/2011 – Encaminha solicitação de renovação do afastamento parcial de 10 hs semanais, para realização do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSCar do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 2° semestre de 2011, no período de 16/08 a 23/10/2011. 2.1.14 – Processo 23112.000962/1999-65 – Relatório do Programa de Extensão: Educação Musical na UFSCar. Coordenação: Profª Drª Ilza Zenker Leme – DAC. 2.1.15 – Proposta da Atividade: Programa de Apoio aos Educadores: diversificando as comunidades virtuais de aprendizagem da docência no Portal dos Professores da UFSCar. Coordenação: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – DTPP. 2.1.16 – OF CCFil n° 27/2009 – Encaminha o resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Filosofia, pelo período de dois anos. Foram eleitas a Profª Drª Silene Torres Marques para exercer as funções de Coordenadora do Curso de Filosofia (ATO CECH n° 119/2011) e a Profª Drª Marisa da Silva Lopes para exercer as funções de Vice-Coordenadora do Curso de Filosofia (ATO CECH n° 120/2011). 2.1.17 – Solicitação de Afastamento da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, do Departamento de Ciência da Informação, para ministrar curso na 1ª Semana de Inovação do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, em Manaus, AM, durante o período de 23 a 28/10/2011. 2.1.18 – Solicitação de Afastamento do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, do Departamento de Ciência da Informação, para ministrar curso na 1ª Semana de Inovação do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, em Manaus, AM, durante o período de 23 a 28/10/2011. 2.1.19 – Solicitação de Afastamento do Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, do Departamento de Ciência da Informação, para ministrar curso na 1ª Semana de Inovação do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, em Manaus, AM, durante o período de 23 a 28/10/2011. 2.1.20 – Processo 23112.001351/2011-83 – OF 060/2011 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran, onde participou do Seminar on Polarization and Confict in Latin America, no Institut Catalá per La Peru, no período de 02 a 11/05/2011, em Barcelona, Espanha. 2.1.21 – OF DCI 046/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Zaira Regina Zafalon para participar do VII Encuentro Internacional y III Nacional de Catalogadores, em Buenos Aires, Argentina, no período de 22 a 27/11/2011. 2.1.22 – Processo 23112.002555/2011-23 – OF. DCI 047/2011 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de professor substituto, na área de na área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação, para o Departamento de Ciência da Informação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º Aline Grasiele Cardoso de Brito, 2° Rodrigo Alves Silva, 3° Ana Cláudia de Oliveira Leite. 2.1.23 – OF 062/2011 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran, para apresentação das pesquisas realizadas em cursos da Sciences-Po de Paris e um seminário no Observatório Sociológico das Transformações (OSC), em Paris, França, durante o período de 19 a 30/11/2011. 2.1.24 – OF DCSo n° 052/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Vera Alves Cepêda, para participar do Congresso Internacional de Extensão Universitária, em Santa Fé, Argentina, durante o período de 20 a 26/11/2011. 2.1.25 – Processo 23112.001110/2011-20 – Encaminha a renovação da solicitação do afastamento parcial da servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, no período de 16/09/2011 a 16/03/2012, às terças e quintas-feiras, no período da manhã, para cursar disciplinas no curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar. Encaminha também o relatório das atividades durante o período de 15/03/2011 a 15/09/2011. 2.1.26 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo 2011: PPG-Psi 53-5 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Tomada de Decisão; PPG-Psi 53-6 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Métodos de Pesquisa em Análise do Comportamento; PPG-Psi 55-2 – Pesquisa Supervisionada em Psicologia: Comportamento Verbal e Nomeação; PPG-Psi 60-10 – Temas em Psicologia: Trauma em Vítimas de Violência – Diagnóstico e Intervenção; PPG-Psi 69 – Atualização Bibliográfica sobre Bases Biológicas do Comportamento 2; PPG-Psi 70 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica 2; PPG-Psi 71 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos 2. 2.1.27 – OF DCSo n° 053/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, que ministrou palestras no Instituto de Ciências Sociais de Lisboa, na Universidade Nova Lisboa, em Portugal, e na Universidade de Toulouse, na França, no período de 26/06 a 15/07/2011. 2.1.28 – Processo 23112.002949/2010-57, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Flávia Cesarino Costa – DAC, Professor Adjunto, de 13/07/2010 a 12/07/2013. 2.1.29 – OF DEd n°049/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Profª Drª Sandra Aparecida Riscal, da Profª Drª Alessandra Arce Hai, do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis e do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 121/2011). 2.1.30 – OF DEd n°050/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Profª Drª Sandra Aparecida Riscal, do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini, do Prof. Dr. José Carlos Rothen e do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 122/2011). 2.1.31 – OF n° 132/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar do 41th Annual Meeting Neuroscience 2011, em Washington, EUA, durante o período de 10 a 19/11/2011. 2.1.32 – Processo: 23112.001067/2007-38 – Relatório do Programa de Extensão: Programa de Educação Superior UAB-UFSCar (Universidade Aberta do Brasil). Coordenação: Profª Drª Denise de Paula Martins de Abreu e Lima – Reitoria. 2.1.33 – Processo: 23112.004184/2008-31 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de especialização: Educação Infantil e a Escola de 9 anos pesquisa e gestão do cotidiano escolar. Coordenação: Profª Drª Anete Abramowicz – DTPP. 2.1.34 – Processo: 23112.004464/2010-08 – Relatório da Atividade de Extensão: EDITAL DE EVENTOS - I Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins – DS. 2.1.35 – Proposta da Atividade de Extensão: EDITAL DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO – Preservação de acervo fotográfico. Coordenação: Antonio Carlos Ciarlo – UEIM/CECH. 2.1.36 – Proposta da Atividade de Extensão: 3° Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Sociologia em Movimento: novos olhares, novas perspectivas. Coordenação: Profª Drª Jacqueline Sinhoretto – DS. 2.1.37 – Ofício 69/2011 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, Profª Drª Suzana Reck Miranda, do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, do Prof. Dr. Eduardo Néspoli e do Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 123/2011). 2.1.38 – Processo: 23112.000862/2010-62 – OF PPGPsi 052/2011 – Encaminha o Termo Aditivo do Convênio Intercâmbio Estudantil entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), visando à Cooperação Acadêmica para fins de Intercâmbio de Estudantes de Pós-Graduação. 2.1.39 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 1°período letivo de 2012: 18.092-0 – Ensino da História da Filosofia 2. 2.1.40 – Processo: 23112.001308/2011-44 – OF DL n° 058/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, no período de 04 a 17/06/2011, em que participou, apresentando trabalho, do “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina”, realizado na Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha e realizou uma Missão de Pesquisa na Université de Paris III / Sorbonne Nouvelle, Paris, França. 2.1.41 – OF DFMC n° 39/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Profª Drª Eliane Christina de Souza, da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos e da Profª Drª Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 124/2011). 2.1.42 – OF DFMC n° 40/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke, para participar do IV Encontro Anual da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia – Souffrance, Jouissance, Guérison, na Universidade de Paris VII – Denis Diderot, em Paris, França, durante o período de 03/12 a 08/12/2011. 2.1.43 – Processo 23112.000245/2011-84 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Leonardo de Souza e Silva Lucifora, Assistente em Administração – PPG-L, de 10/01/2011 à 09/01/2014. 2.1.44 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 2° período letivo 2011: CTS 005 – Análise e Desenvolvimento de Patentes; CTS 009 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade; CTS 012 – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: A Produção e a Difusão do Conhecimento; CTS 014 – Tópicos Especiais em CTS 4 – Economia solidária e a construção subjetiva das identidades coletivas; CTS 019 – Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia; CTS 027 – O Discurso da Ciência e dos Saberes Populares; CTS 034 – Propriedade Intelectual e Conhecimento Tradicional; CTS 044 – Gestão do Conhecimento; CTS 045 – Bibliometria, Cientometria e Epistemologia. 2.1.45 – Proposta da Atividade de Extensão: Oficina Contos e Histórias. Coordenação: Carla Ariela Rios Vilaronga – CCLEEsp. 2.1.46 – Proposta da Atividade de Extensão: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Coordenação: Carla Ariela Rios Vilaronga – CCLEEsp. 2.1.47 – Proposta da Atividade de Extensão: Oficina Jogos e Brinquedos na Educação Especial. Coordenação: Carla Ariela Rios Vilaronga – CCLEEsp. 2.1.48 – Proposta da Atividade de Extensão: IX Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Coordenação: Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann – DCI. 2.1.49 – Processo 23112.000246/2011-31 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Adriana Maria Corsi, Pedagoga – CCLEEsp, de 10/01/2011 à 09/01/2014. 2.1.50 – Processo: 23112.001206/2011-67 – OF DCSo n° 056/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela onde participou do Ciclo de palestras sobre suas pesquisas antropológicas desenvolvidas em comunidades políticas no Nordeste do Brasil, apresentadas na City University of New York; Columbia University e Monmouth University em Nova Jersey, no período de 01 a 14/05/2011. 2.1.51 – Atividade de Extensão: Alfabetização Cartográfica no Ensino de Pedagogia. Coordenação: Prof. Dr. Emerson Martins Arruda – CCEAD-LP. 2.1.52 – Atividade de Extensão: Ensino Colaborativo (co-ensino) para o Apoio à Inclusão Escolar. Coordenação: Carla Ariela Rios Vilaronga – CCLEEsp. 2.1.53 – Processo: 23112.004292/2009-86 – Relatório da Atividade de Extensão: Ampliação e articulação de iniciativas de Economia Solidária como estratégia para desenvolvimento local sustentável – PROEXT 2009. Coordenação: Profª Drª Isabela Aparecida de Oliveira Lussi – DTO. 2.1.54 – Atividade de Extensão: Edital de Atividades de Extensão – Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky – Neevy. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.55 – Atividade de Extensão: I Seminário de Antropologia Social da UFSCar – "Antropologias em Contato: Nós no mundo, o Mundo em nós". Coordenação: Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden – DCSo. 2.1.56 – Atividade de Extensão: Elaboração de Material Didático para Deficiência Visual. Coordenação: Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes – DPsi. 2.1.57 – Processo: 23112.004464/2010-08 – Relatório da Atividade de Extensão: Edital de Eventos – I Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins – DS. 2.1.58 – OF DCSo nº 057/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado, da Profª Drª Clarice Cohn e do Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 125/2011). 2.1.59 – Processo 23112.000739/2009-19 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello – DCSo, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.60 – Processo 23112.003043/2010-54 – referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. André Ricardo de Souza – DS, Professor Adjunto, de 29/07/2010 a 28/07/2013. 2.1.61 – Processo 23112.000708/2009-71 – OF 066/2011 DS – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto – DS – Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.62 – Atividade de Extensão: Edital ACIEPE – Brinquedoteca para todos. Coordenação: Profª Drª Fabiana Cia – DPsi. 2.1.63 – Atividade de Extensão: MoMA – Mostra musical de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Coordenação: Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia – DME. 2.1.64 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 2° período letivo de 2012: 19.297-0 – Estágio Supervisionado em Filosofia 4. 2.1.65 – OF DME 120/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Josimeire Meneses Julio no período de 02 a 09/09/2011 que participou do “The Biannual Conference of the European Science (ESERA)”, realizado na cidade de Lyon, França. 2.1.66 – OF DCSo n° 060/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado, que participou da Primeira Reunião de Antropólogos Brasileiros e Mexicanos, nas instalações da Casa Plana do CIESAS, na cidade do México, México, no período de 06 a 12/09/2011. 2.1.67 – Processo 23112.001000/2009-00 – Ofício n° 70/11 – DAC – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms Eduardo Conegundes de Souza – DAC – Professor Assistente, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.68 – Ofício n° 040/2011 – CCPed – Encaminha o resultado da eleição para o preenchimento do cargo de Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia (Diurno e Noturno), tendo em vista a solicitação de desligamento da função de Vice-Coordenador feita pelo Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal. O Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento foi eleito Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia e Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia Noturno, para o biênio 2011-2013. (ATO CECH n° 126/2011) e (ATO CECH n° 130/2011). 2.1.69 – Ofício n° 73/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Ms. Eliane Coster, para participar do Festival Internacional de Cine de Viña del Mar, em Viña del Mar, Chile, durante o período de 28/11 a 03/12/2011. 2.1.70 – Processo 23112.000710/2009-05 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes – DEd, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.71 – Processo 23112.000747/2009-74 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal – DEd, Professor Adjunto, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.72 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Curso de Pedagogia da Terra, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: Sistema Educacional e Organização Escolar. 2.1.73 – Processo 23112.002174/2011-05 – OF n° 137/11 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, que participou da 15ª Bienal da Associação Internacional de Estudos sobre Professores e Ensino – ISATT, na Universidade do Minho, em Portugal, no período de 20/06 a 08/07/2011. 2.1.74 – OF n° 72/2011 – DAC – Encaminha relatório do afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo no período de 07 a 14/09/2011, que participou de dois eventos científicos: a IV Abil Conference e o Workshop in Preparation for the Collaborative Project: The Moving Form of Film, na University de Leeds, Leeds, Inglaterra. 2.1.75 – OF n° 74/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly, no período de 06 a 18/12/2011, para participar do Congresso “MIDWEST CLINIC”, regência e formação de orquestras em Chicago, Illinois, e visita à Clinica de Musicoterapia “Nordoff-Robbins”, na New York University. 2.1.76 – OF n° 75/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, no período de 06 a 18/12/2011, para participar do Congresso “MIDWEST CLINIC”, regência e formação de orquestras em Chicago Illinois e visita a Clinica de Musicoterapia “Nordoff-Robbins” na New York University. 2.1.77 – Of. Circular n° 053/2011 – CCLEEsp – Indicação da Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial, Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, da Profª Drª Maria Amélia Almeida, do Prof. Dr. João dos Santos Carmo e da Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello, lotados no Departamento de Psicologia para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, lotada na Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial. (ATO CECH nº 127/2011). 2.1.78 – Atividade de Extensão: Revista Cadernos da Pedagogia – Publicação online (Curso de Pedagogia – UFSCar). Coordenação: Prof. Dr. José Carlos Rothen – CCPed. 2.1.79 – Atividade de Extensão: Chamber Choro. Coordenação: Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia – DME. 2.1.80 – Processo: 23112.002472/2010-04 – Atividade de Extensão: Edital de Eventos – VIII Semana de Ciências Sociais. Coordenação: Profª Drª Vera Alves Cepêda – DCSo. 2.1.81 – Processo: 23112.004413/2010-30 – Relatório da Atividade de Extensão: EDITAL DE EVENTOS – IX Semana de Ciências Sociais. Coordenação: Profª Drª Vera Alves Cepêda – DCSo. 2.1.82 – OF nº 057/2011 – DPsi – Indicação da Chefia do Departamento de Psicologia, Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, do Prof. Dr. João Ângelo Fantini, da Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis e da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, também pertencente ao Departamento de Psicologia. (ATO CECH nº 128/2011). 2.1.83 – OF DCSo n° 061/2011 – Encaminha Ficha de Caracterização da Disciplina 16.508-5 – Antropologia Econômica, com início da validade para o 2° período letivo de 2012. 2.1.84 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Stella de Alcântara Gil no período de 22/11 a 02/12/2011, para Apresentação de Trabalho na 6ª Conferência Internacional da Association for Behavior Analysis (6ª ABAI), em Granada, Espanha. 2.1.85 – Processo 23112.003820/2010-44 – Despacho DePM/DiDP n° 070/2011 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Concurso Público na área de Educação, sub-área: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, para o cargo de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, com validade de 1 ano (vigência: 21 de dezembro de 2011). O Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, através do OF DTPP 047/11, informa que não tem interesse na prorrogação. 2.1.86 – OF n° 138/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país para realização de pós-doutorado do Prof. Dr. João Ângelo Fantini, na Universidade de Londres, Inglaterra, no período de 01/01/2012 a 31/06/2012. 2.1.87 – OF nº 057/2011 – DPsi – Indicação da Chefia do Departamento de Psicologia, Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, da Profª Drª Maria Amélia Almeida, da Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose e da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, lotadas naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado, também pertencente ao Departamento de Psicologia. (ATO CECH nº 129/2011). 2.1.88 – OF n° 144/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose, no período de 22 a 29/11/2011, para Apresentação de Trabalho na 6ª Conferência Internacional da Association for Behavior Analysis (6ª ABAI), em Granada, Espanha. 2.1.89 – Processo 23112.000683/2011-10, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Lara Maria Silveira, Técnica de Laboratório/Biologia – DPsi. De 23/02/2011 a 22/02/2014. 2.1.90 – Atividade de Extensão: Programa Escola Ativa. Coordenação: Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPsi. 2.1.91 – Processo: 23112.005015/2010-30 – Atividade de Extensão: 3ª Semana Inaugural de Biblioteconomia e Ciência da informação. Coordenação: Profª Drª Luciana de Souza Gracioso – DCI. 2.1.92 – Atividade de Extensão: Edital de Atividades de Extensão – Comunidade On Line de Educação Infantil. Coordenação: Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos – DME. 2.1.93 – Atividade de Extensão: Equidade no Acesso à Pós-Graduação para Populações Sub-representadas. Coordenação: Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira – ProPG. 2.1.94 – Processo 23112.000749/2009-89, referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 a 28/01/2012. 2.1.95 – Processo 23112.003821/2010-03 – Despacho DePM/DiDP n° 070/2011 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Concurso Público na área Educação Matemática, sub-área: Metodologia de Ensino de Matemática, para o cargo de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, com validade de 1 ano (vigência: 21 de dezembro de 2011). O Departamento de Metodologia de Ensino, através do OF DME 121/11, informa que não tem interesse na prorrogação. 2.1.96 – Processo 23112.000772/2009-98, Encaminha o Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Roniberto Morato do Amaral – DCI – Professor Assistente, de 28/01/2009 a 27/01/2012. 2.1.97 – Processo 23112.000637/2011-10, referente à avaliação de desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira – DME – Professor Adjunto, de 21/02/2011 a 20/02/2014. 2.1.98 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 1° período letivo de 2012: PPG-IS 028 – Transmídia e Mídias Locativas: construção de universos narrativos; PPG-IS 029 – História e Teoria dos Gêneros Audiovisuais. 2.1.99 – OF DL n° 061/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana, com vistas ao convite do Centro Cultural Brasil-Peru, da Embaixada do Brasil em Lima, para ministrar curso de capacitação para professores de Português como Língua Estrangeira, em Lima, Peru, durante o período de 04 a 09/12/2011. 2.1.100 – Ofício 78/2011 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, Profª Drª Suzana Reck Miranda, do Prof. Dr. Eduardo Néspoli, do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo e da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Suzana Reck Miranda, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 131/2011). 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões 446ª e 447ª do CoC/CECH. Foram aprovadas por unanimidade, as atas das Reuniões de número 446ª do Conselho do CECH, ocorrida em 29/09/2011 e 447ª do Conselho do CECH, ocorrida em 17/10/2011. 2.3 – Adequação e ajuste do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi encaminhado através do Ofício no 045/2011 - CCPed, de 23/11/2011, as adequações indicadas pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia, e aprovadas pelo Conselho do Curso de Pedagogia, a Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann leu o parecer elaborado pela Profª Drª Sandra Regina Bruttos Gattolin (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística). A Profª Drª Maria Walburga dos Santos, Coordenadora do Curso de Pedagogia fez alguns esclarecimentos, colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Apreciação do Plano de Aplicação de Recursos da Reserva Técnica Institucional da FAPESP para 2012. A Srª Diretora apresentou o Plano de Aplicação dos Recursos da RTI-FAPESP/Exercício 2011, para execução em 2012. O Colegiado discutiu o plano e aprovou por unanimidade que o montante disponível de R$ 16.543,00 (dezesseis mil, quintos e quarenta e três reais) fosse aplicado conforme segue: 1) Uma demanda coletiva, relativa à aquisição de alguns equipamentos de informática básicos (microcomputador, notebook, projetor multimídia e scanner de mesa) a serem utilizados no projeto-piloto “Repositório Digital do CECH”, com vistas a dar infra-estrutura compatível com a recolha, conservação e difusão das múltiplas atividades dos docentes e alunos dos onze Programas de Pós-Graduação do Centro (MPN, R$ 5.600,76); 2) Uma demanda coletiva, relativa à necessidade de aquisição de um aparelho projetor multimídia, de alta definição, a ser instalado na Unidade Especial Informação e Memória (UEIM). Esta é uma unidade especial do CECH, que congrega vários arquivos e coleções que servem de base a pesquisas a diversas áreas de atividade e é de utilização coletiva de todas as unidades de pesquisa do CECH (MPN, R$ 2.589,00). 3) Demandas específicas para aquisição de equipamentos para os laboratórios de pesquisa em que se realizam os projetos de pesquisa geradores da reserva técnica institucional, visando complementar a infra-estrutura de pesquisa já disponível, uma vez que tais laboratórios constituem a base de Grupos de Pesquisa da UFSCar cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, os quais reúnem pesquisadores da UFSCar e de outras instituições de pesquisa. Os grupos de pesquisa são os seguintes: a) “Estudos sobre a Criança, a Infância e a Educação Infantil: Políticas e Práticas da Diferença” (Depto. de Teorias e Práticas Pedagógicas / PPG em Educação); b) “LEETRA – Linguagens, Etnicidades e Estilos em Transição” (Depto. de Letras / PPG em Linguística); c) “Trabalho, Organização Social e Comunitária” (Depto. de Psicologia / PPG em Psicologia); e d) “LIRE – Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Representações Discursivas do Leitor Brasileiro Contemporâneo” (Depto. de Letras / PPG em Linguística) (MPN, R$ 8.331,00). O total dos recursos previstos no Plano de aplicação é de R$ 16.520,76 (dezesseis mil, quinhentos e vinte reais e setenta e seis centavos). Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5. Apreciação dos acordos de criação do DTPP incluindo Relatório da Comissão Mediadora para tratar dos aspectos acadêmicos e administrativos na criação do DTPP e Ata da reunião mediadora com o DME, DTPP, Comissão e Direção de Centro. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann fez a leitura da Ata da Reunião Mediadora com o DME, o DTPP, a Comissão Mediadora e a Direção do CECH, realizada em 18/11/2011, que teve como objetivo ratificar os pontos já acordados entre as partes e discutir e acertar os pontos ainda pendentes, antes de submeter à apreciação do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas (CoC-CECH), esclarecendo ainda que a reunião ocorreu tendo por base o Relatório Final da Comissão Mediadora, datado de 11/11/2011, e os documentos nele mencionados (anexos e apêndices). Todo esse conjunto de documentos será arquivado no CECH. Em síntese, os pontos acordados entre as partes foram os seguintes: A) Uma vaga docente prevista no Projeto REUNI-UFSCar, atribuída ao curso de Pedagogia, será transferida para o DME, como compensação pela transferência da vaga docente da Profª Drª Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão para o DTPP, no momento de sua criação. B) Quanto à Secretaria do DME, naquele momento, houve consenso em compartilhar as atividades administrativas e de transferência para o DTPP da documentação relativa aos professores que passaram a compor esse novo departamento. Hoje, estão constituídas as distintas secretarias para atendimento a cada um dos Departamentos. C) No tocante à divisão e ocupação do espaço físico, mobiliário e equipamento, o “Projeto de criação do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas” (Anexo C, p. 21) tem previsão de fazer constar a sua demanda no planejamento de espaço físico do CECH e de que haverá empenho, do DTPP, na busca por recursos que viabilizem o seu espaço físico junto ao CECH e à UFSCar. Porém, enquanto não se viabilizarem recursos para o novo espaço do DTPP, ocorrerá a continuidade de ocupação daqueles gabinetes já ocupados pelos mesmos docentes, anterior à criação do DTPP. D) Os recursos financeiros, objeto de tratativas da Comissão Mediadora, referiam-se ao dinheiro oriundo de projetos dos docentes do DME que foram acumulados ao longo dos anos em uma conta FAI, verba de taxas e de projetos. Após troca de documentos de ambas as partes, a proposta do DME foi de “uma partilha dos recursos do DME, na proporção de número de docentes por departamento (20 docentes no DME e 17 docentes no DTPP)” aceitando, como “data base de cálculo para esta partilha [...] o dia 30/06/2011”, ou seja, do montante de R$ 26.471,81 (vinte e seis mil, quatrocentos e setenta e um reais e oitenta e um centavos), importando o valor de R$ 12.162,72 (doze mil, cento e sessenta e dois reais e setenta e dois centavos) para o DTPP, restando R$ 14.309,09 (quatorze mil, trezentos e nove reais e nove centavos) para o DME. A proposta foi aceita pelo DTPP, conforme Ofício DTPP 035/11, de 18/08/2011 (Anexo H). A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann lembrou, na reunião do dia 18/11/2011, que desde a data-base até a efetiva transferência dos valores deverão também ser distribuídos proporcionalmente aos dois Departamentos os rendimentos de aplicações financeiras. Com relação aos custos de telefonia, a Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann propôs, na mesma ocasião, que fossem divididos na mesma proporção que os recursos da FAI, em função do número de docentes de cada Departamento. Entretanto, ficou acertado que a lista de ramais telefônicos com seus respectivos usuários será passada à SAF-CECH que efetuará a divisão dos ramais de uso separado e indicará a proporção dos ramais compartilhados que, doravante, caberá a cada Departamento. E) O encargo acadêmico de oferecimento das disciplinas de Didática (Didática, última oferta: uma turma em 2006/1; Didática Básica, última oferta: uma turma em 2010/1; e Didática Geral, oferta regular anual; quatro turmas em 2011/1 e seis turmas em 2011/2) foi ponto de discordâncias entre as partes, porque ambos os departamentos (DME e DTPP) atribuíam-se a responsabilidade pelo seu ensino. Considerando-se a especificidade de formação do professor: ao DTPP caberia formar professores para atender a “educação infantil (de 0 a 12 anos), [...] a educação de jovens e adultos em processo de fragilidade ou de escolarização tardia, em conflito com a lei e/ou historicamente marginalizados”; enquanto que ao DME caberia formar professores para o Ensino Fundamental a partir do 6° ano e para o Ensino Médio, no Relatório Final, a Comissão Mediadora reiterou o posicionamento de que na resolução da questão fosse considerada a especificidade de objetivos de um e de outro departamento. Tal como consta na referida Ata da Reunião Mediadora, do dia 18/11/2011, ao se examinar esse ponto, a Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti (DTPP) fez três considerações sobre o Relatório Final da Comissão Mediadora, e em seguida resumiu a posição de seu Departamento: “o DTPP vai acatar a proposição do Relatório Final, de que as disciplinas de Didática Geral, Didática e Didática Básica fiquem sob a responsabilidade do DME, portanto acatando a decisão da Comissão, porque o DTPP pensa que ela deve ser realizada no âmbito do CECH”. Fez ainda uma ressalva, de que, no caso de haver novas proposições de cursos de licenciaturas, a questão da oferta de disciplinas de Didática seja objeto de discussão com a participação do DTPP. Consta do mesmo documento que, em seguida, a Profaª Drª Luzia Sigoli Fernandes, em nome da Comissão Mediadora, esclareceu que não há nenhum impedimento regimental para a oferta de novas disciplinas e que, portanto, novas disciplinas podem ser propostas pelos Departamentos às Coordenações dos Cursos de Licenciaturas, explicitando ainda que o foco do trabalho da Comissão não foi sobre toda a área da Educação e sobre o curso de Pedagogia, nem sobre as demais disciplinas oferecidas pelo DEd e DPsi às licenciaturas, mas tão somente sobre as disciplinas de Didática que eram objeto de discussão entre as partes. Por fim, a Profª Drª Isadora Valencise Gregoloin (DME) exprimiu a seguir a posição do DME com a aceitação da resolução proposta pelo Relatório Final da Comissão. Portanto, a questão relativa às disciplinas de Didática também ficou acordada entre as partes, com a atribuição das disciplinas de Didática para as Licenciaturas, exceto as da Pedagogia, para o DME. Após a leitura, a Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti (DTPP) solicitou que a parcela dos recursos financeiros disponível na FAI relativa ao seu Departamento (cf. o item D acima), que ainda encontrava-se na conta do DME, fosse transferida para a conta do DTPP no dia seguinte, sem protelações, e que também fosse transferida ao DTPP a parcela dos rendimentos de aplicação referentes ao período do acordo até o momento. A Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (DME), concordou com a proposta, e afirmou que iria disponibilizar a referida parcela dos recursos logo pela manhã do dia seguinte e que a parcela relativa aos rendimentos seria calculada e a seguir depositada. Após esclarecimentos adicionais dados aos Conselheiros pela Direção do CECH, pelos membros da Comissão Mediadora presentes e pelas partes envolvidas, os termos do acordo entre os dois Departamentos, acima resumidos, foram considerados aprovados e homologados por unanimidade pelos presentes. 2. 6 – Indicação de um representante do CECH para compor a Comissão de Professor Associado junto a ProGPe. Não houve nenhum interessado como representante do CECH para compor a Comissão, os conselheiros ficaram de identificarem interessados e encaminhar a Direção do CECH. 2. 7 – Indicação de um representante Titular e Suplente do CECH para compor o Conselho de Graduação. Representante Titular em substituição à Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro e Representante Suplente em substituição à Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes. Candidata como representante Titular Profª Drª Isadora Valencise Gregolin. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. A Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (DME) é a nova representante Titular do CoC-CECH no Conselho de Graduação (CoG). Não houve nenhum interessado como representante Suplente. Por sugestão da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, Suplente da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, que fosse colocado em discussão a possibilidade dos membros suplentes do Conselho do CECH poderem assumir cargos representativos do CECH. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann, esclarece esta questão será discutida numa reunião posterior. 2.8 – Indicação de um representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Administração. O Representante Titular em substituição à Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos é o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni e Representante Suplente em substituição ao Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni. Candidata como Representante Suplente Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Diretor do CECH) é o Representante Titular do CoC-CECH no Conselho de Administração (CoAD) e a A Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (DPsi) é a Representante Suplente do CoC-CECH no Conselho de Administração (CoAD). 2. 9 – Indicação de um representante Titular e Suplente do CECH para compor o Conselho de Pesquisa. Representante Titular em substituição ao Prof. Dr. João dos Santos Carmo e Representante Suplente em substituição à Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo. Candidata como Representante Titular Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. A Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (PPG-EEs) é a Representante Titular do CoC-CECH no Conselho de Pesquisa. Não houve nenhum interessado como representante Suplente. 2. 10 – Indicação de um representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Pós-Graduação. Representante Suplente em substituição ao Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim. Não houve nenhum interessado como representante Suplente. 2. 11 – Indicação de um representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Extensão. Representante Suplente em substituição à Profª Drª Vera Alves Cepêda. Candidato como Representante Suplente Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. O Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (DCI) é o Representante Suplente do CoC-CECH no Conselho de Extensão. 2. 12 – Indicação de quatro representantes para o Conselho da ProACE, dois titulares e dois suplentes. Candidatas como Representantes Titulares Profª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (CECH) e Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti (DTPP). Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. Não houve interessados como representantes Suplentes. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ________________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu _____________________________________

 

Profª Drª Fabiana Cia ________________________________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ______________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti _______________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello ______________________________________

 

Profª Drª Carla Alexandra Ferreira ______________________________________

 

Profª Drª Maria Walburga dos Santos ____________________________________

 

Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento ______________________________

 

Profª Drª Elizabeth Joan Barham _______________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _______________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro _______________________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso ____________________________________

 

Profª Drª Rejane Cristina Rocha ________________________________________