Ata 447 - 17/10/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo sétimo dia do mês de outubro do ano de dois mil e onze, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Sétima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Sandra Aparecida Riscal (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Fabiana Cia (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Suzana Reck Miranda (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Maria Walburga dos Santos (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (Vice-Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); Profª Drª Rejane Cristina Rocha (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – REUNI. As requisições estão no Setor de Compras para serem adquiridas. 1.1.2 – Crédito Equivalente. A Comissão de Crédito Equivalente está tentando equacionar o número de créditos oferecidos pela UFSCar como um todo. A Direção do CECH, que participa da comissão, passará oportunamente informações aos docentes. 1.1.3 – Monitoria. Não há um docente para assumir a Comissão de Bolsas de Monitoria, estamos aguardando o nome de um docente do CECH para assumir a comissão. 1.1.4 – Reconhecimento de cursos. Os novos Cursos de Bacharelado em Linguística e Licenciatura em Educação Especial, implementados no Projeto REUNI/UFSCar, terão visitas para dar início ao processo de reconhecimento e a Direção do CECH se coloca à disposição dos envolvidos. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – Não houve. Foi solicitado aos senhores conselheiros a possibilidade da inclusão como ponto de pauta do OF DTPP 045/11, no qual está referendada a indicação da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, para receber o título de Professora Emérita. Consultado os conselheiros, foi aprovada a inclusão na pauta como ponto 5. Concessão do Título de Professora Emérita para a Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Solicitação de afastamento no país da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, no período de 30/09 a 06/10/2011, para participar das atividades: 1ª) Reunião do FORPRED (Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação); 2ª) Reunião do Comitê Científico da Anped e 3ª) 34ª Reunião da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), em Natal, Rio Grande do Norte. 2.1.2 – Processo 23112.000253/2011-30, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Adriana Maria Pessoa de Lima Souza, Assistente em Administração – DME. De 12/01/2011 à 11/01/2014. 2.1.3 – OF 054/2011 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli no período de 04 a 11/09/2011, onde ministrou o minicurso sobre Sociologia das Profissões, realizado em Córdoba, Argentina. 2.1.4 – Processo 23112.002089/2011-79 – OF 057/2011 DS – Encaminha o relatório do afastamento da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto onde ministrou minicurso sobre Sociologia da Violência, no período de 26/06 a 03/07/2011, em Córdoba, Argentina. 2.1.5 – Of. PPGE 0122.2011 – Encaminha as Fichas de Oferta das disciplinas, com início da validade para o 2º semestre de 2011: EDU 003 – Estudos e Práticas Avançadas em Formação de Professores; EDU 007 – Epistemologia da Educação II (turma A); EDU 010 – Estudos e Produções em Educação III; EDU 011 – Seminários de Dissertação em Educação; EDU 012 – Seminários de Tese em Educação; EDU 018 – Teorias do Estado e Políticas Públicas para a Educação; EDU 019 – O Desenvolvimento da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas; EDU 021 – Estudos em Práticas Sociais e Processos Educativos II; EDU 022 – Leituras Marxistas sobre Educação; EDU 030 – Soberania, Governo e Relações de Poder; EDU 034 – Teorias da Educação: Aportes de Africanidades; EDU 041 – Tendências em Educação Matemática; EDU 049 – Tendências em Educação em Ciências; EDU 062 – Pedagogia Histórico-Crítica e Movimentos Sociais; EDU 305 – Educação Brasileira. 2.1.6 – Processo 23112.004668/2008-94 – Relatório do Programa de Extensão: Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade. Coordenação: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DTPP. 2.1.7 – Processo 23112.004184/2008-31 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de Especialização: Educação Infantil e a Escola de 9 anos pesquisa e gestão do cotidiano escolar. Coordenação: Profª Drª Anete Abramowicz – DTPP. 2.1.8 – Processo 23112.002175/2011-62 – OF DCSo n° 044/2011 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas onde participou do V Congresso Iberoamericano sobre Desarollo y Ambiente realizado na Universidade Nacional Del Litoral em Santa Fé, Argentina, no período de 11 a 18/09/2011. 2.1.9 – Processo 23112.000252/2011-82 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da servidora Vanessa Aparecida de Oliveira – CCFil, Assistente em Administração, de 14/01/2011 a 13/01/2014. 2.1.10 – Ofício n° 021/2011 – CCPed – Encaminha solicitação da alteração do total de créditos da disciplina 17.150-6 – A – Administração das Escolas de Educação Básica e Planejamento Escolar de 04 para 06 créditos. 2.1.11 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 1° período letivo 2012: 17.153-0 – Fundamentos Sociológicos do Trabalho Docente. 2.1.12 – OF DCSo n° 046/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado para participar do Congresso da Associação Americana de Antropologia, a ser realizada em Montreal, Canadá, no período de 15 a 21/11/2011. 2.1.13 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo 2011: PPGPsi 02 – Comportamento e Cognição; PPG-Psi 05 – Estágio Supervisionado em Capacitação Docente em Psicologia 1; PPG-Psi 50 – Atualização Bibliográfica sobre Bases Biológicas do Comportamento; PPG-Psi 51 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica (Turmas B, C, D, E, F) ; PPG-Psi 52 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos (Turmas B, C, D); PPG-Psi 53-4 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Processos Básicos em Tomada de Decisão; PPG-Psi 54 – Monitoria no Ensino de Psicologia (Turmas A, B); PPG-Psi 55-1 – Pesquisa Supervisionada em Psicologia: Comportamento Verbal; PPG-Psi 56-4 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória; PPG-Psi 56-5 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Programa de Habilidades Sociais na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Bandura; PPG-Psi 56-6 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Modelo Bioecológico, Desenvolvimento Humano e Habilidades Sociais; PPG-Psi 57-6 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Fazendo e Apresentando Análises Estatísticas; PPG-Psi 57-7 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Abordagens Metodológicas no Estudo das Representações Sociais; PPG-Psi 59 – Equivalência de Estímulos; PPG-Psi 60-8 – Temas em Psicologia: Auto-regulação e Aprendizagem; PPG-Psi 60-9 – Temas em Psicologia: Psicologia Cognitiva, Relações Interpessoais e Educação; PPG-Psi 62-3 – Estudos sobre Comportamento e Cognição: Introdução à Teoria e Pesquisa em Habilidades Numéricas; PPG-Psi 66 – Fundamentos do Comportamentalismo Radical; PPG-Psi 67 – Análise Comportamental da Cognição. 2.1.14 – Processo 23112.003486/2009-07 – OF DME n° 116/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Ademar da Silva no período de 21/09/2009 a 31/08/2011, onde atuou em missão brasileira, ministrando aulas de Língua, Cultura e Literatura Brasileira, junto ao Centro de Estudos de Língua Portuguesa do King’s College da Universidade de Londres, Inglaterra. 2.1.15 – Processo 23112.004302/2009-89 – OF n° 128/2011 – DPsi – Encaminha o relatório de pós-doutorado no exterior da Profª Drª Camila Domeniconi, na Universidade do Minho, Braga – Portugal, no período de Agosto de 2010 a Julho de 2011. 2.1.16 – Proposta da Atividade: Edital de Atividades de Extensão – Programa (antigo Proext) de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional. Coordenação: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – DTPP. 2.1.17 – Processo 23112.000956/1999-62 – Relatório do Programa de Extensão: Esporte para a cidadania. Coordenação: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Júnior – DEFMH. 2.1.18 – Ofício n° 65/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Suzana Reck Miranda, para realizar Seminários de Pesquisa e Visita Técnica ao Interdisciplinary Centre for Computer Music Reseach, na University of Plymouth, Plymouth, UK, Reino Unido, no período de 28/10 a 07/11/2011. 2.1.19 – Processo 23112.001417/2011-20 – OF DEd n° 47/11 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva, onde participou do XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia, na Universidad de San Buenaventura, na cidade de Medelin, Colômbia, no período de 26 a 30/06/2011. 2.1.20 – Processo 23112.000312/2010-89, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra – DEd, Professor Adjunto, de 28/01/2010 à 27/10/2013. 2.1.21 – Processo 23112.002430/2011-54 – Proposta da Atividade: Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião. Coordenação: Profª Drª Alessandra Arce Hai – DEd. 2.1.22 – Proposta da Atividade: Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas – Modalidade EaD Pós-Graduação Lato Sensu. Coordenação: Prof. Dr. Glauco Henrique de Sousa Mendes – ProGPe. 2.1.23 – Processo 23112.001693/2010-40, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Cia – DPsi, Professor Adjunto, de 05/05/2010 à 04/05/2013. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões 445ª e 446ª do CoC/CECH. Foi aprovada por unanimidade, a ata da Reunião de número 445ª do Conselho do CECH, ocorrida em 22/08/2011. A aprovação da ata da Reunião de número 446ª do Conselho do CECH ficou para a próxima reunião. 3. INSALUBRIDADE. A Diretora da Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho (DiSST), a Srª Márcia Cristina dos Santos Oliveira Barbosa, agradeceu a oportunidade para apresentar a equipe que compõe a DiSST. O Engenheiro Eduardo Augusto Leite de Paula, responsável pela Seção de Segurança no Trabalho (SeST), fez explanações e vários esclarecimentos sobre a Segurança do Trabalho no campus, principalmente sobre insalubridade. 4. CERRADO. O Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, fez esclarecimentos sobre a questão da criação de um corredor no cerrado na área de expansão norte, e ampliação da área de reserva legal. Participaram também da exposição a Profª Drª Maria da Graça Gama Melão (CEMA) e a Doutoranda Priscila Loiola Brandão, representante do “Coletivo do Cerrado”. 5. Concessão do Título de Professora Emérita para a Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti, Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, fez a leitura do OF DTPP 045/11, no qual está referendada a indicação da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, para receber o título de Professora Emérita. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ________________________________________

 

Profª Drª Sandra Aparecida Riscal ______________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Fabiana Cia ________________________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Suzana Reck Miranda ________________________________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ______________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti _______________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Maria Walburga dos Santos ____________________________________

 

Profª Drª Elizabeth Joan Barham _______________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _______________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro _______________________________________

 

Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza ________________________________

 

Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos ______________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Profª Drª Rejane Cristina Rocha ________________________________________