Ata 446 - 29/09/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo nono dia do mês de setembro do ano de dois mil e onze, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Sexta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Fabiana Cia (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profª Drª Suzana Reck Miranda (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (Coordenador do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Maria Walburga dos Santos (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Márcia Duarte (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo); Profª Ms. Priscila Domingues em nome da Coordenação do Curso de Pedagogia – EAD, acompanhar os trabalhos. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Os Chefes dos Departamentos e os Coordenadores dos Cursos foram convocados pela Reitoria, após o término da greve, com vistas a esclarecimentos e condições da normalização das atividades administrativas. 1.1.2 – Quanto à questão financeira, mesmo com o prazo exíguo, foram encaminhadas todas as requisições de compras e serviços até o prazo estipulado (16/09/2011). 1.1.3 – A participação do CECH na 9ª Jornada Científica foi muito expressiva, o CECH foi o Centro que apresentou mais posters de grupos de pesquisa. 1.1.4 – REUNI. Está em andamento, com a greve houve uma parada com a execução dos pedidos das requisições de compras; o Prof. Néocles Alves Pereira, Coordenador do REUNI, virá em breve ao CECH informar aos Conselheiros como está o andamento das obras. 1.1.5 – PDI. O prazo para o envio de contribuições encerrar-se-á na primeira quinzena de outubro. Os Conselheiros podem enviar contribuições para o Plano de Desenvolvimento Institucional, visando definir o que queremos para o CECH e para a nossa Universidade. 1.1.6 – Políticas de EAD. Os documentos estão disponíveis no Ambiente Virtual do CECH para podermos trocar idéias e contribuir com as discussões. 1.1.7 – Esforço Docente. A tarefa do grupo de trabalho sobre Crédito Equivalente é encontrar uma forma de avaliar o esforço docente, de maneira que uma similaridade entre créditos das diversas áreas seja estabelecida, contemplando as diversas especificidades. 1.1.8 – Comissão de Mediação da criação do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP). A previsão é que na próxima reunião do Conselho tenhamos o relatório da conclusão dos trabalhos da comissão. 1.1.9 – Afastamento de professor para Pós-Doutorado. O Departamento tem direito à contratação de um professor substituto, mas está condicionado a UFSCar ter lastro, sendo este revisto semanalmente. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) não reserva vagas; se tiver vaga no lastro na semana de consolidação do pedido de Pós-Doutorado, será autorizado a realização de processo seletivo. Se não, o departamento tem que arcar com a carga horária do professor, pois, não é automático que haja autorização para contratação de um professor substituto. 1.1.10 – A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) está solicitando a indicação de quatro docentes do CECH para comporem o seu Conselho (COACE). Foi solicitado aos Conselheiros que consultem os docentes dos seus departamentos, para num futuro próximo enviarem os nomes dos interessados à Direção do CECH. 1.1.11 – Projeto FAPESP Institucional. Atualmente temos R$ 16.542,00 de recursos, sendo R$ 8.271,00 (50%) serão gastos com demandas coletivas. Os 50% restantes ficará com os docentes pesquisadores que conseguiram o recurso, e que já foram identificados e orientados com relação às compras. Com relação às demandas coletivas, foi solicitado aos Conselheiros que enviem sugestões para as compras até o dia 20/10/2011, pois o projeto de aplicação dos recursos tem que ser aprovado pelo Conselho do CECH. A Profª Wanda informou sobre a necessidade da compra de um computador novo para a secretaria da Direção do CECH. 1.1.12 – Cerrado. No Conselho Universitário já houve uma primeira abordagem. Há uma proposta que, após o Cerrado da UFSCar, seja construído o Instituto Federal de Ensino Técnico, com aproximadamente 25.000 m2, que hoje está provisoriamente alocado no AT6. Serão distribuídos os dados existentes para os Conselheiros e ocorrerá futura apresentação da proposta pelo grupo que está estudando o assunto. 1.1.13 – O Projeto CT-INFRA/FINEP do CECH deste ano foi submetido contendo dois subprojetos. O pedido complementar do subprojeto coordenado pela Profª Drª Deisy das Graças de Souza não foi aprovado, embora a própria Reitoria tivesse se comprometido em investir um complemento para terminar o prédio; mas, com a não aprovação, teremos que buscar novos recursos financeiros. O segundo subprojeto é o do prédio da Pós-Graduação em Educação e da Coordenação do Curso de Pedagogia, de cujo montante solicitado foi aprovado somente a metade, com isso a prioridade da construção é do prédio do Programa Pós-Graduação em Educação, de acordo com o projeto submetido à FAPESP. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Fabiana Cia, Vice-Chefe do Departamento de Psicologia, esclareceu que no decorrer desta semana houve uma manifestação dos alunos das Licenciaturas da UFSCar, em frente à Reitoria, pois não havia professor para a disciplina LIBRAS. Diante disso, haverá contratação de Professor, que não será um docente substituto, mas que será enquadrado como Voluntário. Ao todo serão quatorze turmas para atender todos os alunos inscritos na disciplina. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta do seguinte item 3. AJUSTE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF n° 50/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, no período de 07 a 14/09/2011, para participar de dois eventos científicos: a IV Abil Conference e o Workshop in Preparation for the Collaborative Project: The Moving Form of Film, na University de Leeds, Leeds, Inglaterra. 2.1.2 – Processo 23112.004982/2010-97 – Ofício n° 51/2011 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo onde participou da First International Berkeley Conference on Silent Cinema, “Cinema Across Media: The 1920s”, promovida pelo Departamento de Filme e Mídia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, no período de 22 a 28/02/2011. 2.1.3 – Processo 23112.001205/2011-00 – OF DCI 040/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Vera Regina Casari Boccato, onde participou da Bienal ISKO UK Conference, em Londres na Inglaterra, no período de 01 a 07/07/2011. 2.1.4 – Processo 23112.000861/2010-05 – OF DME n° 109/2011 – Encaminha o relatório do afastamento parcial da Profª Ms. Daniela Dotto Machado para cursar Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, referente ao período de 14/03 a 01/07/2011 e a solicitação de afastamento para o período de 16/08 a 16/12/2011, às segundas, terças e sextas-feiras. 2.1.5 – OF DME nº 110/2011 – Encaminha para homologação o Relatório Final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Educação; Sub-Área: Ensino de Química, Estágio Supervisionado em Ensino de Química, Orientação para a Prática Profissional, Metodologia de Ensino de Química, Pesquisa em Ensino de Química. Foi classificada a seguinte candidata: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon. 2.1.6 – OF n° 52/2011 – DAC – Encaminha Editais dos Processos Seletivos Simplificados para Professores Substitutos, 40hs semanais, nas áreas de: a) Educação Musical, para ministrar as disciplinas: Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 3 e 4; Percepção e Notação Musical 4; Direção de Conjuntos Musicais 2; Canto Coral 1. b) Educação Musical, para ministrar as disciplinas: Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 1 e 2; Métodos, Técnicas e Fundamentos em Educação Musical 1 e Educação Musical: Prática e Ensino 4, para o Departamento de Artes e Comunicação. 2.1.7 – OF n° 108/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso para participar do 7° Seminário Acadêmico Internacional do Comitê Acadêmico PROCOAS e do 9° Encontro Anual deste Comitê na cidade de Santiago do Chile, Chile, no período de 09 a 16/10/2011. 2.1.8 – Ofício PPGE n° 090/2011 – Informa que a partir de 22/08/2011, em virtude do término do afastamento médico, a Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos retomará suas atividades como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. (ATO CECH nº 103/2011). O Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin retomará suas atividades como Vice- Coordenador. (ATO CECH nº 104/2011). 2.1.9 – Processo 23112.004664/2009-91, encaminha Relatório de Avaliação nº 3 referente ao estágio probatório e estabilidade da servidora Josiane Fernanda Covre – DAC – Técnico de Laboratório de Música, de 09/11/2009 a 08/11/2012. 2.1.10 – Processo 23112.002148/2010-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Débora Burini – DAC – Professor Assistente, de 27/05/2010 a 26/05/2013. 2.1.11 – OF DCSo n° 041/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado para participar da Primeira Reunião de Antropólogos Brasileiros e Mexicanos, nas instalações da Casa Plana do CIESAS, na cidade do México, México, no período de 06 a 12/09/2011. 2.1.12 – OF DL n° 041/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Sandra Regina Bruttros Gattolin de Paula para participar do Programa de Lideranças para Visitantes Internacionais, promovido pela Agência de Negócios Educacionais e Culturais do Departamento de Estado Norte-Americano, em Washington, D.C., no período de 17/09/2011 a 10/10/2011. 2.1.13 – OF n° 53/2011 – DAC – Encaminha a composição das Bancas Examinadoras referentes aos Processos Seletivos Simplificados para contratação de Professores Substitutos, em regime de 40 horas, para o Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Educação Musical, que deverão ofertar as disciplinas: a) Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 3 e 4; Percepção e Notação Musical 4; Direção de Conjuntos Musicais 2; Canto Coral 1, neste 2º semestre de 2011. Membros da banca: Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (UFSCar – Presidente) (CPF: 110.706.278-01), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (CPF: 019.957.387-51), Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (CPF: 709.249.884-87) como Membros Titulares (ATO CECH nº 105/2011). Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia (CPF: 218.098.408-13) como Membro Suplente (ATO CECH nº 106/2011); b) Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 1 e 2; Métodos, Técnicas e Fundamentos em Educação Musical 1 e Educação Musical: Prática e Ensino 4 neste 2º semestre de 2011. Membros da Banca: Profª Drª Maria Carolina Leme Joly (UFSCar – Presidente) (CPF: 298.494.518-23), Profª Ms. Thais dos Guimarães Alvim Nunes (CPF: 036.395.836-39), e Profª Drª Ilza Zenker Leme (CPF: 910.814.248-34) como Membros Titulares (ATO CECH nº 107/2011). Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (CPF: 014.895.949-83) como Membro Suplente (ATO CECH nº 108/2011). 2.1.14 – Processo 23112.001352/2011-30 – OF. nº 112/2011 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, onde realizou atividades do Programa Escala Docente, da AUGM, na Universidad de La República (UDELAR), Montevidéo, Uruguai, no período de 22/05 a 05/06/2011. 2.1.15 – Processo 23112.001418/2011-87 – OF n° 113/2011 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, onde participou das atividades da “5ª 16th International Conference of the Association Psychology and Psychiatry for Adults and Children”, em Atenas, Grécia no período de 15 a 22/05/2011. 2.1.16 – Atividade de Extensão: Cem anos de História das Escolas Normais Paulistas: seus impressos, saberes, intelectuais, a preservação e recuperação de seus acervos. Coordenação: Profª Drª Alessandra Arce Hai – DEd. 2.1.17 – Processo: 23112.004800/2010-01 – Relatório de Atividade de Extensão: EDITAL ACIEPE – Brinquedoteca para todos. Coordenação: Profª Drª Fabiana Cia – DPsi. 2.1.18 – Processo: 23112.001298/2010-25 – Relatório de Atividade de Extensão: Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião. Coordenação: Profª Drª Alessandra Arce Hai – DEd. 2.1.19 – OF n° 117/11 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Pós-doutoranda Giovana Escobal, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Psicologia, pelo período de 03/01/2011 a 31/12/2011, nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 2.1.20 – Processo 23112.002488/2010-96, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Josimeire Meneses Julio – DME, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.21 – Processo 23112.001794/2010-70, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Márcia Duarte – DPsi, Professor Adjunto, de 13/05/2010 à 12/05/2013. 2.1.22 – OF DCSo n° 042/2011 – Encaminha parecer referente a solicitação de redistribuição da Profª Drª Simone Diniz, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar para a UFABC (Despacho DiDP n° 635/2011). Tendo em vista que o Reitor da Universidade Federal do ABC ofereceu como contrapartida a redistribuição de um cargo equivalente desta universidade (vaga sob o código n° 0805383, não ocupada), o Conselho do Departamento de Ciências Sociais aprovou a redistribuição. 2.1.23 – Processo 23112.002829/2008-76 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon – DCI, Professor Assistente, de 18/08/2008 à 17/08/2011. 2.1.24 – Processo 23112001293/2002-62 – Relatório do Programa de extensão: Democratização do conhecimento e do acesso à educação. Coordenação: Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DTPP. 2.1.25 – OF DME nº 111/2011 – Encaminha complementação do Ofício 090/2011 do DME, esclarecendo que o Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Educação; Sub-Área: Ensino de Química, Estágio Supervisionado em Ensino de Química, Orientação para a Prática Profissional, Metodologia de Ensino de Química, Pesquisa em Ensino de Química, Edital 088/2011, refere-se à vaga decorrente da aposentadoria do Prof. Dr. Dácio Hodney Hartwing, publicada no Diário Oficial da União do dia 01/07/2011. 2.1.26 – OF n° 119/11 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Susi Lippi Marques de Oliveira, para apresentar dois trabalhos intitulados: Jovens universitários e alcoolismo: um estudo sobre gênero e Ferramenta para avaliação em serviços de intervenção em psicologia para prevenção ao alcoolismo, no V Congresso Internacional e I Congresso Nacional de Universidades Promotoras de Saúde, na Universidade Nacional de Costa Rica, São José, Costa Rica, no período de 30/09 a 10/10/2011. 2.1.27 – OF DL 043/2011 – Encaminha Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras, com início da validade para o 1° período de 2012: 06.445-9 – Estudos Ameríndios e Escrita Criativa, 06.490-4 – Fundamentos de Língua Chinesa 1, 06.491-2 – Fundamentos de Língua Chinesa 2. 2.1.28 – Processo 23112.002506/2010-44 Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento – DEd. 2.1.29 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1° período de 2012: 20.245-2 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica Inclusiva I, 20.250-9 – Procedimentos de ensino em Educação Especial VI: deficiência visual, 20.251-7 – Tecnologias aplicadas à Educação Especial I: informação e comunicação, 20.252-5 – Apoio educacional especializado: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, 20.253-3 – Trabalho de conclusão de curso II, 20.254-1 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo I, 20.255-0 – Ensino de Matemática para pessoas com deficiência, 20.256-8 – Habilidades Sociais e Competência Social. 2.1.30 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 1° período de 2012: 45.001-4 – Didática: matrizes teóricas do pensamento pedagógico contemporâneo, 45.002-2 – Corpo e Movimento, 45.003-0 – Educação Infantil: a criança, a infância e as instituições, 45.004-9 – Práticas Sociais e Processos Educativos, 45.005-7 – Alfabetização e Letramento Conteúdos e seu Ensino, 45.006-5 – Didática: Ensino e Aprendizagem, 45.007-3 – Escola e Currículo, 45.008-1 – Língua Portuguesa Conteúdos e seu Ensino, 45.009-0 – Prática de Ensino e Estágio Docente em Alfabetização e Língua Portuguesa, 45.010-3 – Matemática: Conteúdos e seu Ensino, 45.011-1 – Ciências: Conteúdos e seu Ensino, 45.012-0 – História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino, 45.013-8 – Metodologia do Trabalho Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular, 45.014-6 – Prática de Ensino e Estágio da Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular, 45.015-4 – Metodologia do Trabalho Docente na Educação Infantil, 45.016-2 – Prática de Ensino e Estágio da Docência na Educação Infantil, 45.017-0 – Metodologia do Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos, 45.018-9 – Prática de Ensino e Estágio da Docência na Educação de Jovens e Adultos, 45.019-7 – Formação de Professores, 45.020-0 – Trabalho de Conclusão de Curso 2, 45.021-9 – Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais, 45.022-7 – Feminismo Dialógico: Papel das Mulheres nas Mudanças Sociais. 2.1.31 – Ofício DCI n° 041/2011 – Encaminha o resultado final do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, regime de 40 horas, na área de Representação Temática, do Departamento de Ciência da Informação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Lugar: Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, 2°) Lugar: Hélio Márcio Pajeú, 3°) Lugar: Pedro Ivo Silveira Andretta, 4°) Lugar: Ricardo Biscalchin. 2.1.32 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, com início da validade para o 2° período letivo 2011: LIT002 – Teorias Críticas II, LIT003 – Seminário Dissertação de Mestrado, LIT004 – Capacitação Docente em Estudos de Literatura, LIT1001 – Literatura e Representação, LIT1002 – Literatura, História e Pensamento Social, LIT1003 – Literatura e Leitura, LIT1004 – Literatura e Indústria Cultural, LIT1005 – Literatura, Diferenças e Desigualdades, LIT2002 – Literatura e Música, LIT2003 – Literatura e Televisão, LIT2004 – Literatura e Internet, LIT2005 – Literatura e Artes Visuais. 2.1.33 – Processo: 23112.005384/2009-89 – Relatório de Atividade de Extensão: III Encontro de Comunidades de Aprendizagem. Coordenação: Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DTPP. 2.1.34 – OF DME 112/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin no período de 14/12/2011 a 16/01/2012 para participar do Programa de Becas de Movilidad para Professores e Investigadores de Universidades Brasileñas y Espanõlas, na Universidad de Valladolid, Valladolid, Espanha. 2.1.35 – Processo 23112.003116/2010-00 – OF DME 114/2011 – Encaminha o relatório da Licença Sabática da Profª Drª Denise de Freitas, referente ao período de 09/08/2010 a 09/02/2011. 2.1.36 – Processo 23112.002502/2010-25, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Luciana Salazar Salgado – DL, Professor Adjunto, de 21/06/2010 à 20/06/2013. 2.1.37 – Processo 23112.001350/2011-26 – OF DFMC n° 36/2011 – Encaminha o Relatório de afastamento do país da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, onde participou de um Ciclo de Conferências, Reuniões Master Mundus e Comitê de Recrutamento e Seleção de Professor – Categoria “Maítre de Conférence” na Université Toulouse II Le Mirail – Departamento de Filosofia, no período de 04 a 22/05/2011, em Toulouse, França. 2.1.38 – OF DFMC n° 37/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, para participar de dois congressos internacionais: 1°) 10e Congrès international de la Société d’Etudes Kantiennes de Langue Française, na Univesidade de Luxemburgo, Luxemburgo, de 05 a 08/10/2011. 2°) III. Multilaterales Kant Kolloquium, na Universidade de Mainz, Alemanha, de 10 a 14/10/2011. 2.1.39 – Processo 23112.000869/2011-60 – OF DAC n° 057/2011 – Encaminha o Relatório de afastamento do país da Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani, onde participou da Mostra de Cinema Universitário em dois eventos acadêmicos na Venezuela, um deles na Universidade dos Andes, na cidade de Mérida (23, 24 e 25 de Março), e outro na Universidade dos Andes Táchira, em San Cristóbal (28 e 29 de março), no período de 21 a 31/03/2011. 2.1.40 – OF n° 58/2011 – DAC – Encaminha o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, regime de 40hs semanais, na área de Educação Musical, para ministrar as disciplinas: Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 3 e 4; Percepção e Notação Musical 4; Direção de Conjuntos Musicais 2; Canto Coral 1. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1°) Juliana Marília Coli; 2°) Mirella Pavan de Arruda Leme. 2.1.41 – OF n° 59/2011 – DAC – Encaminha o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, regime de 40hs semanais, na área de Educação Musical, para ministrar as disciplinas: Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 1 e 2; Métodos, Técnicas e Fundamentos em Educação Musical 1 e Educação Musical: Prática e Ensino 4. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Erika de Andrade Silva; 2°) Valéria Peres Asnis; 3°) Antonio Carlos Leme Junior; 4°) Rafael Ribeiro Santos. 2.1.42 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 2° período letivo 2012: 45.023-5 – Narrativas em Formação de Professores; 45.024-3 – Educação Matemática – resolução de problemas nos anos iniciais. 2.1.43 – OF 040/2011 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. André Ricardo de Souza, para apresentar trabalho na XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, em Punta Del Leste, Uruguai, no período de 01 a 04/11/2011. 2.1.44 – OF DL 044/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante, para participar do Congresso Internacional Valle-Inclán e as Artes, apresentando o trabalho “Divinas palavras: un montaje con acento brasileño”, realizado pela Cátedra Valle Inclán na Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, no período de 22/10 a 01/11/2011. 2.1.45 – Ofício n° 025/2011 – CCPed – Encaminha solicitação de oficialização de unificação acadêmica dos dois cursos: Pedagogia Diurno e Pedagogia Noturno, como um único curso com duas entradas. 2.1.46 – OF DL 045/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida entre os dias 25/09 a 03/10/2011, para participar da 1ª Reunião Técnica Internacional sobre o Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) da Língua Portuguesa, na Cidade da Praia, Cabo Verde. 2.1.47 – OF 022/2011 – PPGAS – Encaminha Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 2° período letivo 2011: ANT048 – Parentesco Pós-Schneider; ANT049 – Tópicos Especiais: Debates Antropológicos Contemporâneos; ANT050 – Antropologia e Filosofia; ANT051 – Pós-Perspectivismo, o Ameríndio e Os Outros. 2.1.48 – OF. DCI 043/2011 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, regime de 40hs semanais, na área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação, para o Departamento de Ciência da Informação. 2.1.49 – De Acordo com a Portaria GR n°1107/11 de 15/09/2011, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva passará a receber Função Gratificada nível 2 (ATO CECH n° 109/2011). 2.1.50 – Ofício n° 030/2011 – CCPed – Exonerar a pedido, o Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal das funções de Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia e Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia Noturno, gestão 2011/2013. (ATO CECH n° 111/2011). 2.1.51 – OF. DCI 042/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz, para participar de uma visita técnica na Faculdade de Ciências da Universidade de Postdam, Alemanha, no período de 30/11 a 15/12/2011. 2.1.52 – OF. DCI 044/2011 – Encaminha composição da Banca Examinadora designada para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, para o Departamento de Ciência da Informação, na área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação. Membros da Banca: Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes da Costa (Presidente – UFSCar) (CPF: 864.065.408-59), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (UFSCar) (CPF: 606.776.516-00) e Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral (UFSCar) (CPF: 163.917.618-76) como Membros Titulares (ATO CECH nº 112/2011). Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (UFSCar) (CPF: 181.489.358-07) como Membro Suplente (ATO CECH nº 113/2011). 2.1.53 – OF n° 123/11 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Marília Gonçalves, para participar do V Congresso Internacional e I Congresso Nacional de Universidades Promotoras de Saúde, na Universidade Nacional de Costa Rica, São José, Costa Rica, no período de 01/10 a 10/10/2011. 2.1.54 – OF DCI 045/2011 Indicação da Chefia do Departamento de Ciência da Informação, Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz, da Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes da Costa, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, também pertencente ao Departamento de Ciência da Informação. (ATO CECH nº 114/2011). 2.1.55 – OF DFMC n° 38/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, para participar no Congresso da International Herbert Marcuse Society, na University of Pennsylvania, na cidade de Philadelphia, EUA, no período de 24 a 31/10/2011. 2.1.56 – OF 053/2011 DS – Encaminha o relatório do afastamento do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro que ministrou o minicurso sobre Sociologia das Diferenças, entre os dias 31/07 a 07/08/2011, em Córdoba, Argentina. 2.1.57 – Processo 23112.002597/2010-71 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin – DCI, Professor Adjunto, de 21/07/2010 a 20/07/2013. 2.1.58 – Ofício n° 60/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani para participar do VII Encontro de Teoria e Análise Cinematográfica da SEPANCINE, a ser realizado na cidade de Cuernavaca, Morelos, México, durante o período de 03 a 12/10/2011. 3. AJUSTE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Foi lido pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni o ofício enviado pela ProGrad solicitando alguns ajustes no referido projeto. A Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Coordenadora do Curso de Educação Especial fez alguns esclarecimentos e, colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Fabiana Cia ________________________________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Profª Drª Suzana Reck Miranda ________________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti _______________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello ______________________________________

 

Profª Drª Maria Walburga dos Santos ____________________________________

 

Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose __________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _______________________

 

Profª Drª Márcia Duarte ______________________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Bibliotecário/Documentarista Sr. Antonio Carlos Ciarlo ______________________