Ata 444 - 20/06/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo dia do mês de junho do ano de dois mil e onze, as quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Quarta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior (Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Georgina Carolina de Oliveira Faneko Maniakas (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Suzana Reck Miranda (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Carla Alexandra Ferreira (Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Maria Walburga dos Santos (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde (Vice-Coordenador do Curso de Bacharelado em Linguistica); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (Vice-Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia); Profª Drª Rejane Cristina Rocha (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura) e Marcelo Félix Moraes (Representante Discente). EXPEDIENTE: 1.1. – Apresentação pela SeAd dos encaminhamentos para a definição de um política de EAD na UFSCar. A Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, responsável pela secretaria pela de Educação a Distância SeAD/UAB na UFSCar, após a exposição dos procedimentos, agradeceu a Direção do CECH em conceder o espaço para a apresentação. A seguir ocorreram discussões sobre o tema. 1.2 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.2.1 – Com relação à greve: a) Financeiro. Os chefes poderão elaborar as requisições de Compras e entregá-las na Secretaria de Apoio Financeiro (SAF), pois logo após o término da greve as requisições serão processadas imediatamente. Será solicitado à SAF-CECH que envie um e-mail todas as unidades esclarecendo que as requisições referentes ao REUNI terão obrigatoriamente que contar com os seguintes itens: i) código constante no catálogo de materiais – compras.net.gov.br , sem o referido código as requisições não serão mais aceitas. ii) três orçamentos com datas iguais ou posteriores à data da requisição. b) Estagiários. Os estagiários podem realizar suas tarefas normalmente. O estagiário não poderá permanecer sozinho no setor que estiver fechado devido à greve, ele terá que registrar sua presença na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os estagiários que cumprem 30 hs por semana, deverão cumprir somente 20 hs, pois não haverá possibilidade de almoçar no Restaurante Universitário, visto que o mesmo encontra-se fechado. O Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior sugere ao Conselho que seja feita uma moção de apoio às reivindicações dos servidores das Universidades Federais e pedido à Reitoria da UFSCar para fazer gestões junto à ANDIFES para esta participar da mediação junto à mesa de negociações com o Governo Federal e também uma moção de solidariedade aos estudantes que sofreram violência policial no campus São Carlos da UFSCar. O Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes sugeriu que além das moções serem encaminhadas aos conselheiros, que seja veiculado também no Informando da UFSCar. Todos concordaram com as sugestões. 1.2.2 – Com relação às obras REUNI, elas estão em andamento, à medida que forem surgindo necessidades específicas, as unidades serão comunicadas. 1.2.3 – A Comissão de Crédito Equivalente está em andamento, à medida das necessidades de esclarecimentos, as unidades serão chamadas para se manifestarem. A Comissão vai definir proposta para ser discutida previamente no âmbito da UFSCar, antes de ser regulamentada pelo ConsUni. No Ambiente Virtual do CECH existem documentos anexados para possibilitar aos Conselheiros acompanhar os andamentos dos trabalhos. 1.2.4 – O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado em 2004, será objeto de uma revisão, para qual a Direção do CECH reforça o convite a todos os membros do Conselho para que participem deste processo. Uma agenda de discussões está disponível na página oficial da UFSCar e também no Ambiente Virtual do CECH. Lembramos que o prazo para as contribuições será no próximo dia 26 de agosto. 1.2.5 – Estatuto da UEIM. Com a aprovação do Estatuto da UEIM, há necessidade de que os departamentos que possuem acervo na UEIM indiquem seus representantes no Conselho da Unidade.

 

1.2.6 – A Comissão de Mediação da Criação do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas está desenvolvendo seus trabalhos, sem o envolvimento da Direção do CECH, sendo que a secretaria do CECH está à disposição da Comissão para procedimentos administrativos. A Comissão está aberta a todos para mediar as questões que envolvem o novo departamento. A segunda parcela da verba RTN será repassada separadamente ao DME e ao DTPP. Esclarecendo que a verba de aulas práticas é distribuída somente em uma parcela que contempla os dois semestres. 1.2.7 – Há necessidade da indicação de vários representantes do nosso Conselho nos Conselhos Superiores, favor os conselheiros enviarem as sugestões para a Direção. 1.3 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Foi solicitado esclarecimento pela Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, (representante suplente do DME, ouvinte nesta reunião) sobre a inserção da palavra “Didáticas”, no trecho da Ata da 441ª Reunião do CoC-CECH quanto a fala da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello fez sobre a indagação do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral a respeito da criação do novo departamento, se resultaria em alguma perda para os cursos de licenciatura da UFSCar, após a sua correção e homologação. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann informou que será verificada a questão e esclarecida na próxima reunião. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta do seguinte item Criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, antes do último item 2.3 – Apresentação do site e do ambiente virtual do CECH. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão como item 2.3 – Criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ficando o item 2.4 – Apresentação do site e do ambiente virtual do CECH. .2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF DL n° 022/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Cristine Gorski Severo, da Profª Drª Marília Blundi Onofre, da Profª Drª Soeli Maria Schreiber da Silva e do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 064/2011). 2.1.2 – OF DL n° 023/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Cristine Gorski Severo, da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida, do Prof. Dr. Nelson Viana e do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Rosa Yokota, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 065/2011). 2.1.3 – OF 058.2011 DME – A Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti, solicita exoneração do cargo de Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, a partir de 13.05.2011. 2.1.4 – OF 118/2011 – EM UAB-UFSCar – Solicita a retirada da solicitação contida no OF 105/2011 – EM UAB–UFSCar, onde é encaminhada a composição do Conselho de Coordenação do Curso UAB de Licenciatura em Educação Musical da UFSCar. 2.1.5 – OF DTPP 01.2011 – Encaminha indicação do Conselho Departamental do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, das Professoras Doutoras Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti e Márcia Regina Onofre para assumirem respectivamente, os cargos de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.1.6 – Processo 23112.002912/2008-00 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly – DAC, Professor Assistente, de 20/08/2008 à 19/08/2011. 2.1.7 – Processo 23112.000477/2011-24 – OF n° 073/11 – DPsi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Ana Lucia Cortegoso onde realizou Estágio de Capacitação e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa no Inpsicon Ltda, em Barranquilla – Colômbia, no período de 28/02/2011 a 17/03/2011. 2.1.8 – Processo 23112.002939/2008-09 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Rosa Yokota – DL, Professor Adjunto, de 21/08/2008 a 20/08/2011. 2.1.9 – Processo 23112.003199/2008-92 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues – DL, Professor Assistente, de 25/08/2008 a 24/08/2011. 2.1.10 – OF 023/2011 DS – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, para realização do Pós-Doutorado, no período de 01/08 a 31/12/2011, junto ao Departamento de Geografia da Universidade de Campinas – UNICAMP. 2.1.11 – Processo 23112.005155/2010-62 – OF 020/2010 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins onde realizou um estágio de pesquisa no Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo (CRBC) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de 10/02 a 04/03/2011, em Paris, França. 2.1.12 – Processo 23112.004062/2010-02 – OF 021/2010 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins onde participou do II Congresso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento, no período de 29/10 a 03/11/2010, ocorrido no Instituto de Estúdios Avanzados – Universidade de Santiago do Chile. 2.1.13 – OF DCSo n° 031/2011 – Encaminha solicitação de afastamento da UFSCar da Profª Drª Marina Denise Cardoso, usualmente entre as quartas e sextas-feiras, durante o ano de 2011. A referida solicitação deve-se ao fato da Profª ter sido eleita secretária geral da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) para o biênio 2011-2012, além da indicação como representante desta entidade no Conselho Intersetorial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. 2.1.14 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2011: Planejamento educacional individualizado II: intervenções; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica Inclusiva II; Procedimentos de ensino em Educação Especial V: Deficiência Física; Trabalho de Conclusão de Curso I. 2.1.15 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 2° período letivo 2011: 37.005-3 – Introdução à Sociologia Geral. 2.1.16 – OF DME 62/2011 – Encaminha resultado das Eleições à Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, onde foram eleitas a Profª Drª Isadora Valencise Gregolin como Chefe do Departamento e a Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu como Vice-Chefe, pelo período de dois anos.

2.1.17 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: PPGPsi 60-8 – Temas em Psicologia: Auto-Regulação e Aprendizagem, a fim de regularizar o código da disciplina que anteriormente foi encaminhada com o código PPGPsi 60-7, o qual já pertencia a outra disciplina. 2.1.18 – Processo 23112.001056/2011-31 – OF DCSo n° 034/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn onde participou da Conferência sobre Infância indígena e escolarização na América Latina, da era colonial à atualidade, em Bernkastel-Kues, na cidade de Mainz – Alemanha, no período de 04 a 11/04/2011. 2.1.19 – OF DME 64/2011 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, do Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos, da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin e do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 066/2011). 2.1.20 – OF DME 65/2011 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, do Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos, da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin e do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms. Fernando Stanzione Galizia, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 067/2011). 2.1.21 – OF DME 66/2011 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, do Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos, da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin e do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Adriana Mattar Maamari, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 068/2011). 2.1.22 – OF DME 67/2011 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, da Profª Drª Maria Waldenez de Oliveira e da Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Daniela Dotto Machado, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 069/2011). 2.1.23 – OF DME 68/2011 – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, da Profª Drª Maria Waldenez de Oliveira e da Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 070/2011). 2.1.24 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo 2011: ANT 046 – Onomástica e Sociedade. 2.1.25 – Processo 23112.003479/2009-09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Carla Alexandra Ferreira – DL, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.26 – Processo 23112.003500/2009-34 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran – DS, Professor Adjunto, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.27 – Ofício n° 016/2011 – CCPed – Encaminha o resultado das eleições para os Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia Diurno e Noturno. Foram eleitos a Profª Drª Maria Walburga dos Santos como Coordenadora do Curso de Pedagogia (ATO CECH nº 071/2011) e o Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal como Vice-Coordenador (ATO CECH nº 072/2011). A Profª Drª Maria Walburga dos Santos responderá também pela Coordenação do Curso de Pedagogia Noturno (ATO CECH nº 073/2011) e o Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal pela Vice-Coordenação (ATO CECH nº 074/2011), gestão 2011/2013. 2.1.28 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 2° período letivo 2011: 45.000-6 – Infância, Poder e Escola. 2.1.29 – Processo 23112.004694/2010-43 – OF n° 032/2011 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Ms. Eliane Coster, onde participou do 32° Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano promovido pelo Instituto Cubano Del Arte e indústria Cinematográficos, no período de 01 a 14/12/2010, na cidade Havana, Cuba. 2.1.30 – Processo 23112.000819/2011-40 – OF 025/2011 – DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, onde participou e apresentou trabalho no V Simpósio de Estudos Queer de Páscoa, na cidade do México, no período de 11 a 17.04.2011. 2.1.31 – OF 026/2011 DS – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto para ministrar minicurso sobre Sociologia da Violência, no período de 26/06 a 03/07/2011, em Córdoba, Argentina. 2.1.32 – OF 033/2011 – PPGS – Encaminha indicação da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia no período de maio de 2011 a maio de 2012 (ATO CECH nº 075/2011), em substituição ao Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, recém eleito para o cargo de Coordenador da Área de Sociologia junto à CAPES. 2.1.33 – OF 130/2011 – EM UAB–UFSCar – Encaminha a composição do Conselho de Coordenação do Curso UAB de Licenciatura em Educação Musical da UFSCar. ▪ Presidente – Coordenador do curso. ▪ Vice-Presidente – Vice-Coordenador do curso. ▪ Representantes docentes por grupo de conhecimento – Representante do grupo: Técnico-Conceitual-Criativo Musical; Representante do grupo: Interpretativo; Representante do grupo: Educacional; Representante do grupo: Cultural e Histórico; Representante do grupo: Tecnológico e Informacional. ▪ Representantes discentes – Um representante por turma de ingresso no vestibular, eleito por seus pares; ▪ Assistente administrativo – Supervisor administrativo do curso. 2.1.34 – OF n° 082/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida para participar da 15ª Bienal da Associação Internacional de Estudos sobre Professores e Ensino – ISATT, que ocorrerá na Universidade do Minho, em Portugal, no período de 20/06 a 08/07/2011. 2.1.35 – Processo 23112.003587/2009-25 – OF n° 036/2011 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Isamara Alves Carvalho – DAC, Professor Assistente, de 21/08/2009 a 20/08/2012. 2.1.36 – Processo 23112.004045/2009-82 – OF n° 037/2011 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Thais dos Guimarães Alvim Nunes – DAC, Professor Assistente, de 25/08/2009 a 24/08/2012. 2.1.37 – OF DCSo n° 035/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas para participar do V Congresso Iberoamericano sobre Desarollo y Ambiente a ser realizado na Universidade Nacional Del Litoral em Santa Fé, Argentina, no período de 11 a 18/09/2011. 2.1.38 – OF PPGCSo n° 01/2011 – Encaminha solicitação da prorrogação do mandato do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado, como Coordenador “pró-tempore” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais até o encerramento formal das atividades do Programa (ATO CECH nº 076/2011).

2.1.39 – OF DCI 033/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciência da Informação, Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz, da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso e da Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon, também pertencente ao Departamento de Ciência da Informação. (ATO CECH nº 077/2011). 2.1.40 – OF DL 025/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras, Profª Drª Cristine Gorski Severo, do Prof. Dr. Nelson Viana, do Prof. Dr. Oto Araújo Vale e do Prof. Dr. Wilton José Marques, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Rejane Cristina Rocha, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 078/2011). 2.1.41 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 2° período letivo 2011: EES267.19 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Leituras em Educação que Fundamentam a Pesquisa em Educação Especial. 2.1.42 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo 2011: PPG-ANT 047 – Leituras Dirigidas em Etnologia. 2.1.43 – Processo 23112.004134/2009-38 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo – DCSo, Professor Adjunto, de 27/08/2009 a 26/08/2012. 2.1.44 – Processo 23112.002597/2010-71 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Camila Carneiro Dias Rigolin – DCI, Professor Adjunto, de 21/07/2010 a 20/07/2013. 2.1.45 – OF DFMC 020/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Profª Drª Eliane Christina de Souza, da Profª Drª Marisa Lopes da Silva, do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos e da Profª Drª Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 079/2011). 2.1.46 – Processo 23112.000001/2011-60 – OF DFMC n° 28/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos onde participou de atividades acadêmicas na Universidade de Luxemburgo por meio do “Programa Erasmus Mundus de Filosofia Alemã e de Filosofia Francesa”, integrado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar e por mais sete universidades européias (sob liderança do Departamento de Filosofia de Toulouse Le Mirail), no período de 21/02 a 17/04/2011, em Luxemburgo. 2.1.47 – OF n° 083/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para apresentar trabalho no XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia e, a convite da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, participar do Encontro Brasil-Colômbia de pesquisadores em Psicologia, na Colômbia, no período de 24/06 a 01/07/2011. 2.1.48 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo 2011: 20.244-4 – Didática para a Educação Especial; 20.245-2 – Ensino da leitura e escrita para pessoas com deficiências; 20.246-0 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica Inclusiva II. 2.1.49 – OF DCSo n° 032/2011 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden, no período de 18/07 a 09/08, para participar do Grupo de trabalho para revisão de limites da Terra Indígena Karitiana, em Porto Velho, Rondônia. 2.1.50 – OF n° 085/11 – DPsi – Encaminha o resultado das eleições para à Chefia do Departamento de Psicologia, onde foram eleitas a Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil como Chefe do Departamento e a Profª Drª Fabiana Cia como Vice-Chefe, pelo período de dois anos. 2.1.51 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências: 18.051-3 – Estudos Dirigidos de Filosofia 3; 18.055-6 – Estudos Dirigidos de Filosofia 4; 18.094-7 – Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Filosofia. 2.1.52 – Processo 23112.003209/2008-95 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes – DME, Professor Adjunto, de 02/09/2008 a 01/09/2011.

2.1.53 – Processo 23112.003283/2008-71 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Daniela Dotto Machado – DME, Professor Assistente, de 08/09/2008 a 07/09/2011. 2.1.54 – Processo 23112.001304/2010-09 – OF DL 026/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Ariani di Felippo, no período de 15 a 21/05/2010, onde apresentou trabalho no evento científico promovido pelo Groupe de Linguistique Appliquée des Telecommunications – GLAT, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal. 2.1.55 – OF DL 027/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Wilton José Marques, no período de 03 a 11/09/2011 para participar e apresentar trabalho no XVI Congresso internacional da Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus, a ser realizado na Unversidade de Cádiz, Cádiz, Espanha. 2.1.56 – OF DL 028/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins, no período de 30/06 a 08/08/2011, para participar em Grupo de Pesquisa da Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá. 2.1.57 – OF DL 029/2011 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Laura Noemi Chaluh, do Departamento de Educação da UNESP, Campus de Rio Claro, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Letras nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Valdemir Miotello. 2.1.58 – OF DL 030/2011 – Encaminha solicitação efetuada pelos Professores da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas junto a Chefia do Departamento de Letras, para que a segunda colocada no Processo Seletivo Simplificado, Profª Ms. Erika Michela Carlos seja contratada, em função da exoneração da Profª Drª Edna Parra Cândido. 2.1.59 – OF DL 031/2011 – Encaminha solicitação efetuada pelos Professores da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas junto a Chefia do Departamento de Letras, para abertura de Concurso Público para 1 (uma) vaga de Professor Assistente, para a Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, sub-área Língua Espanhola. Esta contratação suprirá a vaga gerada pela exoneração da Profª Drª Edna Parra Cândido. 2.1.60 – Processo 23112.000692/2011-23 – OF n° 066/11 – DPsi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Susi Lippi Marques de Oliveira pela participação de atividades acadêmicas no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica “Escala Docente” da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), no período de 02 a 20/04/2011, na Univesidad Nacional de Tucuman, Argentina. 2.1.61 – OF DTPP 10/2011 – Encaminha o Relatório de Atividades Acadêmicas da Professora e Pesquisadora Visitante Sônia Stella Araújo-Oliveira referente ao período de 07/07/2010 a 06/07/2011, solicitando a prorrogação do contrato por mais um ano. 2.1.62 – OF DL 032/2011 – Encaminha para ciência e aprovação da Atividade de Capacitação, a ser realizada pela Profª Drª Simone Padilha, da Universidade Federal do Mato Grosso, no período de agosto a outubro de 2011, sob a coordenação do Prof. Dr. Valdemir Miotello, do Departamento de Letras da UFSCar. 2.1.63 – Processo 23112.003003/2008-16 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Rejane Cristina Rocha – DL, Professor Adjunto, de 03/09/2008 a 02/09/2011. 2.1.64 – OF DL 033/2011 – Encaminha solicitação dos Professores da Área de Linguística e Língua Portuguesa junto a Chefia do Departamento de Letras, o pedido de renovação de contrato da professora substituta Marília Valencise Magri para o 2° semestre de 2011. 2.1.65 – Processo 23112.003499/2009-27 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Rogério Aparecido Sá Ramalho – DCI, Professor Assistente, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.66 – Processo 23112.003200/2008-01 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu – DME, Professor Adjunto, de 01/09/2008 a 31/08/2011. 2.1.67 – Processo 23112.003280/2008-00 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Fernando Stanzione Galizia – DME, Professor Assistente, de 16/09/2008 a 15/09/2011. 2.1.68 – Processo 23112.003585/2008-06 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Adriana Mattar Maamari – DME, Professor Adjunto, de 24/09/2008 a 23/09/2011. 2.1.69 – Ofício n° 41/11 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, Profª Drª Suzana Reck Miranda, do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo, da Profª Drª Luciana Corrêa de Araújo e do Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Eliane Coster, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 080/2011). 2.1.70 – OF DCSo n° 036/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela para ministrar palestras no Instituto de Ciências Sociais de Lisboa na Universidade Nova Lisboa em Portugal e na Universidade de Toulouse, na França, no período de 26/06 a 15/07/2011. 2.1.71 – Processo 23112.003285/2008-86 – OF n° 042/11 – DAC – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Eliane Coster – DAC, Professor Assistente, de 09/09/2008 a 08/09/2011. 2.1.72 – Processo 23112.004172/2009-83 – Atividade de Extensão: Desafios e decisões no trabalho com a escrita. Coordenação: Profª Drª Maria Isabel de Moura Brito – DL. 2.1.73 – Processo 23112.001359/2010-07 – Relatório da Atividade de Extensão: Preservação de acervo fotográfico. Coordenação: Antonio Carlos Ciarlo – UEIM/CECH. 2.1.74 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 2° período letivo 2011: EES267.19 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Leituras em Educação que Fundamentam a Pesquisa em Educação Especial, EES280 – Estudos Avançados do Desenvolvimento Infantil: Linguagem e Cognição no Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual, EES501.12 – Tópicos em Educação Especial 1: Auto-Regulação e Aprendizagem. 2.1.75 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.011-9 – Filosofia da Educação 1, 17.030-5 – Problemas da Educação Brasileira, 17.044-5 – Métodos e Técnicas do Trabalho Acadêmico Científico. 2.1.76 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 2° período letivo 2011: PPG EDU 062 – Pedagogia Histórico-Crítica e Movimentos Sociais. 2.1.77 – OF 093/11 – DPsi – Encaminha Proposta de Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Cabo Verde (UCV) e a Universidade Federal de São Carlos. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões 442ª e 443ª do CoC/CECH. Foram aprovadas por unanimidade, as atas das Reuniões de número 442ª do Conselho do CECH, ocorrida em 04/05/2011, com uma abstenção da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, e de número 443ª do Conselho do CECH, ocorrida em 13/05/2011. 2.3 – Criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foi lido pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann o parecer elaborado pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente do CoC-CECH) e pela Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. O Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior parabeniza a criação do novo Curso de Doutorado. 2.4 – Apresentação do site e do ambiente virtual do CECH. Ficou para a próxima reunião. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior _______________________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes __________________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu _____________________________________

 

Profª Drª Georgina Carolina de Oliveira Faneko Maniakas ___________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Suzana Reck Miranda ________________________________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ______________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti _______________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Carla Alexandra Ferreira ______________________________________

 

Profª Drª Maria Walburga dos Santos ____________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _______________________

 

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde _________________________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro _______________________________________

 

Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza ________________________________

 

Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes ____________________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva _________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso ____________________________________

 

Profª Drª Rejane Cristina Rocha ________________________________________

 

Marcelo Félix Moraes ________________________________________________