Ata 443 - 10/05/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO  CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo terceiro dia do mês de maio do ano de dois mil e onze, as quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Terceira Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Vice- Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Georgina Carolina de Oliveira Faneko Maniakas (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, representando o Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Ms. Eliane Coster (Vice-Coordenadora do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira (Vice-Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguistica); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, representando o Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia) e o Bibliotecário/Documentarista Sr. Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Reitor e sua equipe administrativa visitaram o Centro e todos os departamentos do CECH, para ouvir os anseios e necessidades de cada unidade. 1.1.2 – Com relação às obras REUNI, estão em andamento. O prédio do DEd/DCI, com vários problemas técnicos, está com previsão para a entrega em maio de 2012. O processo de licitação do prédio da Educação Especial da Profª Deisy ocorrerá em julho próximo, com previsão de oito meses para o término da obra. Livros - chegou a tabela para aquisição dos livros, em breve será distribuída aos departamentos. Com relação ao REUNI Custeio, em breve será repassado às unidades para ser gasto no próximo ano. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não houve. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.001979/2010-61 – Relatório da Atividade de Extensão: ACIEPE – Fazendas Paulistas: descobrindo suas múltiplas dimensões. Coordenação: Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa. 2.1.2 – Processo 23112.004061/2010-55 – OF 016/2010 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima que participou do Historic Materialism Annual Conference, no período de 08 a 14/11/2010, na Faculty of Law and Social Sciences – University of London, Inglaterra. 2.1.3 – Processo 23112.005109/2010-61 – OF 017/2010 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima o qual ministrou aulas como professor convidado, no Departamento de Sociologia na Universidade de Toulouse Le Mirail, Toulouse, França, no período de 24/01 a 23/02/2011. 2.1.4 – Processo 23112.000820/2011-14 – OF n° 068/2011 - DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, que participou da “5ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola” e do “IV Congresso Ibero-americano sobre Violência na Escola” em Mendonza, Argentina, no período de 07 a 09 de abril de 2011. 2.1.5 – Processo 23112.001390/2011-03 – OF n° 069/2011 - DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, onde participou do evento CEC 2011 Convention and Expo, na cidade de National Harbor, no Estado de Maryland, nos EUA, no período de 22/04 a 01/05/2011. 2.1.6 – OF DEd nº 017/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior, da Profª Drª Marisa Bittar, do Prof. Dr. Antonio Álvaro Zuin, lotados naquele Departamento e do Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, lotado no Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 054/2011). 2.1.7 – OF DEd nº 019/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior, da Profª Drª Maria Cecília Luiz, do Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti e do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 055/2011). 2.1.8 – OF DEd nº 018/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior, do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva, da Profª Drª Sandra Aparecida Riscal e do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. José Carlos Rothen, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 056/2011). 2.1.9 – OF n° 070/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, para participar da 37ª Reunião Anual da Association for Behavior Analisys International (ABAI), a ser realizada em Denver, Colorado, EUA, no período de 24/05 a 05/06/2011. 2.1.10 – Processo 23112.002841/2008-68 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Luiz Roberto Gomes – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.11 – Processo 23112.002909/2008-19 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva – DEd, Professor Adjunto, de 21/08/2008 à 20/08/2011. 2.1.12 – Processo 23112.003004/2008-73 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Denise Silva Vilela – DME, Professor Adjunto, de 26/08/2008 a 25/08/2011. 2.1.13 – Processo 23112.003477/2009-92, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Géssica Priscila Ramos – DEd – Professor Adjunto, de 12/08/2009 à 11/08/2012. 2.1.14 – OF 005/2011 – PPG-FIL – O Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz encaminha solicitação de exoneração do cargo de Coordenador “pró-tempore” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na qual substituiu o Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, no período de 21/02 a 17/04/2011, quando da sua viagem ao exterior. O Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos passa a exercer as funções de Coordenador (ATO CECH nº 057/2011) e o Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, passa a exercer as funções de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (ATO CECH nº 058/2011). 2.1.15 – Processo 23112.02197/2010-80 – OF DL 021/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana, no período de 19 a 27/06/2010, onde ministrou, a convite da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, módulos do “Curso de Capacitação aos Professores dos Centros Culturais Brasileiros”, desenvolvido no âmbito do PROJETO PROFIC da Rbex, realizado em Roma, Itália, no período de 21 a 25 de junho de 2010. 2.1.16 – OF 019/2011 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Glória Maria Bonelli, para participar do Encontro Anual de Direito e Sociedade (Law and Society Annual Meeting), em São Francisco, Califórnia, no período de 31/05 a 06/06/2011. 2.1.17 – Processo 23112.001317/2011-57 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Formação de Professores em Ensino de Ciências e Biologia. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1° Lugar: Isabela Custódio Talora Bozzini; 2° Lugar: Mariana dos Santos; 3° Lugar: Flávia Maria Gonçalves de Sant’ana. 2.1.18 – Processo 23112.002885/2008-37 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. José Carlos Rothen – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.19 – OF s/n° PPGLit – Informa que a Profª Drª Tânia Pellegrini, será a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (ATO CECH nº 059/2011) e a Profª Drª Rejane Cristina Rocha Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 060/2011), pelo período de dois anos. 2.1.20 – Processo 23112.000454/2010-16 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Elizabeth Keiko Ribeiro, Assistente em Administração – CCLEEsp, de 08/02/2010 à 07/02/2013. 2.1.21 – Processo 23112.003473/2009-73 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Márcia Regina Onofre – DME, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.22 – Processo 23112.003474/2009-20 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Marini Braga – DME, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.23 – Processo 23112.003543/2009-56 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones – DME, Professor Adjunto, de 20/08/2009 a 19/08/2012. 2.1.24 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPGPsi 55-1 – Pesquisa Supervisionada em Psicologia: Comportamento Verbal. 2.1.25 – Processo 23112.003764/2008-62 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Servidora Silvana Aparecida Felix – PPG-E, Assistente em Administração, de 04/08/2008 a 03/08/2011. 2.1.26 – OF n° 067/11 – DPsi – Encaminha a composição da Banca Examinadora designada para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto para o Departamento de Psicologia, na área de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Membros da Banca: Profª Drª Ana Claudia Lodi (USP-RP - Presidente) (CPF: 124.517.448-71), Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar) (CPF: 068.993.618-41) e Profª Drª Cristine Gorski Severo (UFSCar) (CPF: 018.420.129-24) como Membros Titulares (ATO CECH nº 061/2011). Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (UFSCar) (CPF: 395.684.661-34) como Membro Suplente (ATO CECH nº 062/2011). 2.1.27 – OF n° 30/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, Profª Drª Suzana Reck Miranda, do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos e do Prof. Dr. Eduardo Néspoli, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 063/2011). 2.2 – Constituição da Comissão para mediar e tratar dos aspectos acadêmicos e administrativos necessários para a criação do Departamento Teorias e Práticas Pedagógicas. A Profª Wanda esclarece que a solicitação da criação do Departamento Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) foi encaminhada para a Reitoria, discutida no ConsUni e aprovada pela Portaria GR 936/2011, com a indicação de uma comissão para mediar e tratar dos aspectos acadêmicos e administrativos necessários a esta criação. Em reunião anterior do CoC-CECH foram indicados alguns nomes de conselheiros para participar dessa comissão de mediação, mas diante de manifestações de docentes envolvidos na criação do DTPP, foi solicitado ao Conselho do CECH, nesta reunião, a discussão e apreciação quanto aos participantes nessa comissão. Esta solicitação foi embasada em um questionamento referente à que esta comissão deveria ser composta por membros do Conselho do CECH e que não teriam envolvimento com o processo de criação do DTPP e que sua criação foi baseada no argumento que seu foco de atuação é na área de Pedagogia. Na reunião anterior do CECH ocorreu a manifestação dos docentes do DEd no sentido de participarem da comissão. Essa questão foi amplamente discutida principalmente por este Departamento atuar também no curso de Pedagogia. A seguir foi realizada a votação quanto a participação ou não de professores do DEd na comissão. A votação resultou em empate e a Profª Drª Wanda, Diretora do CECH no uso de sua prerrogativa regimental, decidiu pela não participação do DEd por entender que a comissão é mediadora do processo de criação do DTPP e não tem poder deliberativo e sim de atuação nas negociações e proposições referentes às questões envolvidas nesse processo de criação, de forma que seus participantes devem ser aceitos por todos os envolvidos. Passaram então a compor a comissão mediadora a Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Presidente), Profª Drª Maria Inez Rauter Mancuso, Profª Vanice Maria Oliveira Sargentini, Prof. Dr. Eduardo Néspoli e Prof. Dr. João dos Santos Carmo.. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni ________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ______________________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes ________________________________________

 

Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti _____________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Suplente) _________________________

 

Profª Drª Georgina Carolina de Oliveira Faneko Maniakas _________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa ________________________________

 

Profª Ms. Eliane Coster _____________________________________________

 

Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira ___________________________________

 

Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello ___________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ______________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro ______________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ______________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza _________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso __________________________________

 

Bibliotecário/Documentarista Sr. Antonio Carlos Ciarlo __________________