Ata 442 - 04/05/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao quarto dia do mês de maio do ano de dois mil e onze, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Segunda Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (Vice-Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior (Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento (Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Representando a Chefia do Departamento de Sociologia); Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (Coordenador do Curso de Filosofia); Profª Drª Carla Alexandra Ferreira (Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Marília Gonçalves (Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Márcia Duarte (Vice- Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (Vice-Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Lingüística); Profª Drª Clarice Cohn (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) e Gabriel Ribeiro Alfredo (Representante Discente). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: Não houve. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann esclareceu que a Reitoria da UFSCar solicitou uma visita ao Centro, com toda a equipe administrativa, nesta reunião do CoC-CECH, para que fosse apresentado aos senhores Conselheiros o Relatório Parcial da Gestão dos dois primeiros anos da atual administração superior da Instituição. O Prof. Dr. Targino de Araújo Filho agradeceu a oportunidade de apresentar as propostas contidas no Relatório (INFORMANDO – Informativo da Reitoria, março de 2011, Edição Especial). O documento relata as principais ações que foram implementadas entre outubro de 2008 e dezembro de 2010 e pretende dar ciência à comunidade do cumprimento de compromissos assumidos durante a campanha. Estavam presentes o Prof. Dr. Targino de Araújo Filho (Reitor), Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior (Vice-Reitor); Profª Drª Elisabeth Márcia Martucci (Chefe de Gabinete); Profª Drª Emilia Freitas de Lima (Pró-Reitora de Graduação); Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira (Pró-Reitor de Pós-Graduação); Prof. Dr. Claudio Shyinti Kiminami (Pró-Reitor de Pesquisa); Prof. Dr. Sérgio Donizetti Zorzo (Pró-Reitor de Extensão); Profª Drª Cláudia Maria Simões Martinez (Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis) e Prof. Dr. Néocles Alves Pereira (Diretor do Escritório de Desenvolvimento Físico). Seguiu-se à apresentação do Relatório, uma breve conversação, durante a qual os membros do Conselho identificaram situações e problemas afetos às suas atividades, cabendo ao Sr. Reitor e sua equipe responder e anotar com vistas a encaminhamentos futuros. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Carla Alexandra Ferreira se apresentou como a nova Coordenadora do Curso de Letras, e a Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira, será a Vice-Coordenadora. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.000761/2011-59 – OF. n° 045/11 – DPsi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento e Manejo do Comportamento. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1° Lugar: Gabriela Isabel Reyes Ormeno, 2° Lugar: Daniela Mendonça Ribeiro. 2.1.2 – Processo 23112.000761/2011-59 – OF. n° 046/11 – DPsi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, na Área de Deficiência Física e Acessibilidade. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1° Lugar: Giseli Barbieri do Amaral Lauand, 2° Lugar: Gerusa Ferreira Lourenço, 3° Lugar: Lisbeth Soares. 2.1.3 – Processo 23112.000760/2011-03 – OF. n° 047/11 – DPsi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, na Área de Altas Habilidades e Superdotação e Programa de Ensino Individualizado. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1° Lugar: Bárbara Martins de Lima Delpretto, 2° Lugar: Sabrina Fernandes de Castro, 3° Lugar: Rosemeire de Araújo Rangni. 2.1.4 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPGPsi 56-6 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Significância Clínica e Confiabilidade das Mudanças como Parâmetros para Tratamentos Baseados em Evidências. 2.1.5 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Curso de Pedagogia da Terra, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: Atividades Complementares, Educação Popular: Teoria, Concepções e Práticas, Elaboração de PPP, Escola e Currículo, Espanhol IV, Gestão Democrática da Escola, TCC/Pesquisa Educacional V. Com início da validade para o 2° período letivo de 2011: Direito a Educação, Espanhol V, História e Política da Educação no Brasil, Políticas Públicas da Educação, TCC/Pesquisa Educacional VI. 2.1.6 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2011: 37.004-5 – Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais, 37.005-3 – Introdução à Sociologia Geral, 37.012-6 – Sociedade e Meio Ambiente. 2.1.7 – Processo 23112.001077/2011-19 – OF DL 014/2011 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Letras, na Área de Linguística e Língua Portuguesa. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1° Lugar: Carolina de Paula Machado, 2° Lugar: Aline Maria Pacífico Manfrim, 3° Lugar: Valéria Vendrame. 2.1.8 – OF DME 45/2011 – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 01/08/2011 a 31/01/2012. 2.1.9 Processo 23112.001693/2010-40, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Cia – DPsi, Professor Adjunto, de 05/05/2010 à 04/05/2013. 2.1.10 – Processo 23112.001794/2010-70, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Márcia Duarte – DPsi, Professor Adjunto, de 05/05/2010 à 04/05/2013. 2.1.11 – Processo 23112.002949/2010-57, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Flávia Cesarino Costa – DAC, Professor Adjunto, de 13/07/2010 à 12/07/2013. 2.1.12 – OF PPGCTS n° 002/2011 – Encaminha indicação da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade Profª Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, das servidoras Denise Celina Cava Domeniconi, Assistente em Administração e Secretária do CECH, Tânia Maria Perseguino Ferraza, Assistente em Administração e Secretária da Coordenação do Curso de Pedagogia e Wânia do Carmo Cassin Passarini, Assistente em Administração e Secretária do Departamento de Ciência da Informação para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do servidor Paulo Augusto Lazaretti, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Coordenador (ATO CECH nº 043/2011). 2.1.13 – OF DL n° 015/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, no período de 04 a 17/06/2011, com vistas à participação, com apresentação de trabalho, do “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina” (a ser realizado na Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha), e à realização de uma Missão de Pesquisa na Université de Paris III / Sorbonne Nouvelle, Paris, França. 2.1.14 – OF DL n° 016/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rejane Cristina Rocha, no período de 03 a 15/06/2011, com vistas à participação, com apresentação de trabalho, do “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina” (a ser realizado na Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha), e à realização de uma conferência, no dia 13/06/2011 na Universidade do Algarve, Portugal. 2.1.15 – Processo 23112.001104/2008-85, referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Servidor Paulo Augusto Lazaretti, Assistente em Administração – PPG-CTS, de 02/04/2008 à 01/04/2011. 2.1.16 – OF n° 050/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, para participar do evento CEC 2011 Convention and Expo, na cidade de National Harbor, no Estado de Maryland, nos EUA, no período de 22/04 a 01/05/2011. 2.1.17 – OF n° 051/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para participar do evento CEC 2011 Convention and Expo, na cidade de National Harbor, no Estado de Maryland, nos EUA, no período de 22/04 a 01/05/2011. 2.1.18 –OF nº 052/11 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Nerli Nonato Ribeiro Mori como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Maria da Piedade Resende da Costa. 2.1.19 – Processo 23112.000002/2011-17 – OF n° 053/2011 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes que participou de Conferência Internacional e realizou atividades de intercâmbio na Università Degli Studi di Roma “Fóro Italico”, em Roma, Itália, no período de 30/01 a 09/02/2011. 2.1.20 – Ofício n° 24/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento parcial da Profª Ms. Eliane Coster para cursar a disciplina Tópicos Especiais – História da Fotografia e seus processos de impressão, no Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP de São Paulo, durante o período de 30/03 a 30/06/2011, às quintas-feiras. 2.1.21 – OF DME n° 046/2011 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na Área de Alfabetização e Língua Portuguesa, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti (DME - Presidente) (CPF: 039.755.278-54), Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (CPF: 159.780.758-32) e Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (CPF: 020.426.388-38) como Membros Titulares (ATO CECH nº 044/2011). Profª Drª Márcia Regina Onfre (CPF: 164.037.728-05) e Profª Drª Maria Walburga dos Santos (CPF: 156.830.778-00) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 045/2011). 2.1.22 – OF DME n° 047/2011 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na Área de Formação de Professores em Ensino de Ciências e Biologia, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Prof. Dr. José Arthur Fernandes (DME - Presidente) (CPF: 098.028.048-60), Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones (CPF: 079.575.748-40) e Profª Drª Adriana Mattar Maamari (CPF: 118.541.878-48) como Membros Titulares (ATO CECH nº 046/2011). Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (CPF: 077.782.388-88) e Profª Drª Josimeire Meneses Julio (CPF: 971.053.926-49) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 047/2011). 2.1.23 – OF CCL n° 015/2011 – Encaminha resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Letras. A Profª Drª Carla Alexandra Ferreira foi eleita como Coordenadora do Curso de Letras (ATO CECH n° 048/2011) e a Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 049/2011). 2.1.24 – OF UEIM n° 03/2011 – Encaminha os nomes que comporão a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Arquivo Geral do CECH: Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Presidente), Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni – Representante Docente, Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa – Representante Docente, Profª Drª Tânia Pellegrini – Representante Docente, Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – Representante Docente, Bibliotecário Antonio Carlos Ciarlo – Representante Técnico Administrativo, Eveli Mhiroaui Sanches – Representante Técnico Administrativo, Magda Blanco Dovigo – Representante Técnico Administrativo (ATO CECH n° 050/2011). 2.1.25 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: EES 101 – Conceitos Fundamentais em Educação Especial: Análise Crítica, EES 102 – Educação Especial: No Brasil, EES 105 – Educação Especial no Contexto da Educação Brasileira, EES 150 – Seminários em Educação Especial I, EES 152 – Estudos Avançados I, EES 267.14 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Grupos de Pesquisa, EES 267.17 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Pensamentos e Linguagem na Abordagem Histórico-Cultural, EES 267.18 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Linguagem e Cognição em Indivíduos com Atraso Intelectual, EES 400 – Análise Comportamental da Aprendizagem, EES 502.31 – Tópicos em Educação Especial 2: Utilização da Significância clínica e mudança confiável como medidas par avaliação de intervenções, EES 502.32 – Tópicos em Educação Especial 2: Instrumentação em Educação Especial: Fazendo e entendendo análises estatísticas, EES 506 – Tópicos em Educação Especial 6: Motivação para aprender: contribuições das teorias sócio-cognitivas, EES 512 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial I, EES 513 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial II. 2.1.26 – Atividade de Extensão: Restauração, catalogação e digitalização da coleção de plantas, mapas e fotografias do Fundo Carlos Leôncio Magalhães - EDITAL PROEXT 2010. Coordenação: Prof. Dr. João Roberto Martins Filho – UEIM. 2.1.27 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2011: 37.023-1 – Sociologia da Educação 2, 37.024-0 – Sociologia das Profissões. 2.1.28 – Fichas de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2011: 16.306-6 – Políticas Públicas, 16.317-1 – Introdução à Política, 16.529-8 – Organização Social e Parentesco, 16.530-1 – Leituras Dirigidas em Teoria Antropológica, 16.535-2 – Antropologia da Saúde, 16.539-5 – Antropologia das Relações de Poder. 2.1.29 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciência da Informação, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 30.154-0 – Administração de Empresas 1. Com início da validade para o 2° período letivo de 2011: 30.155-8 – Tecnologias de Representação de Conteúdos Informacionais, 30.156-6 – A Matemática na Teoria da Informação. 2.1.30 – OF DME nº 048/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti, da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, do Prof. Dr. Dácio Rodney Hartwig e da Profª Drª Denise de Freitas, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Denise Silva Vilela, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 051/2011). 2.1.31 – OF. nº 057/2011 – Indica a Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose, em substituição ao Prof. Dr. João Ângelo Fantini, para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar. 2.1.32 – OF. nº 058/2011 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, para realizar atividades do Programa Escala Docente, da AUGM, na Universidad de La República (UDELAR), Montevidéo, Uruguai, durante o período de 22/05 a 05/06/2011. 2.1.33 – OF 014/2011 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran, para participar do Seminar on Polarization and Confict in Latin America, no Institut Catalá per La Peru, no período de 02 a 11/05/2011, em Barcelona, Espanha. 2.1.34 – Processo 23112.003175/2005-94 – Relatório da Atividade de Extensão: I Colóquio Internacional e Interinstitucional de Análise de Discurso. Coordenação: Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini – DL. 2.1.35 – OF DFMC n° 16/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, para participar de um Ciclo de Conferências, Reuniões Master Mundus e Comitê de Recrutamento e Seleção de Professor – Categoria “Maítre de Conférence” na Université Toulouse II Le Mirail – Departamento de Filosofia, no período de 04 a 22/05/2011, em Toulouse, França. 2.1.36 – OF PPGE n° 033/2011 – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° semestre de 2011: EDU-001 – Paulo Freire e a Educação no Brasil; EDU- 002 – Epistemologia da Educação I (turmas A, B, C); EDU-004 – Estudos em Formação de Professores; EDU-005 – Pesquisa em Educação, em Ciências e em Educação Matemática; EDU-008 – Estudos e Produções em Educação 1; EDU-009 – Estudos e Produções em Educação 2; EDU-013 Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1; EDU-014 Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2; EDU-020 – Estudos em Práticas Sociais e Processos Educativos I; EDU-025 – História das Ideias Pedagógicas e a Formação Humana; EDU-028 Políticas Educacionais e Atores Sociais; EDU-029 – Educação, Cultura e Subjetividade; EDU-035 – Pesquisa em história, filosofia e sociologia da educação. 2.1.37 – OF DCSo nº 028/2011 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade, do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas e da Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Simone Diniz, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 052/2011). 2.1.38 – Processo 23112.002275/2010-19 – OF 012/2011 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltan, onde participou do LASA 2010 – Congreso da Latin American Studies Association (LASA), em Toronto, no Canadá, no período de 02 a 09/10/2010. 2.1.39 – Processo 23112.002277/2010-23 – OF 013/2011 DS – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltan, onde participou do V Congreso Latinoamericano de Ciência Política (ALACIP), em Buenos Aires, Argentina, no período de 27/07 a 01/08/2010. 2.1.40 – Processo 23112.003043/2010-54 – referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. André Ricardo de Souza – DS, Professor Adjunto, de 29/07/2010 a 28/07/2013. 2.1.41 – OF. Circular n° 020/2011 – CCLEEsp – Encaminha a nova Composição dos representantes do Conselho de Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial. ▪ Presidente – Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Coordenadora do Curso. ▪ Vice-Presidente – Profª Drª Márcia Duarte, Vice-Coordenadora do Curso. ▪ 1 Representante docente – Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado e Profª Drª Fabiana Cia (Suplente) da área de conhecimento “Fundamentação teórica” (compreende as seguintes disciplinas: Educação e Educação Especial – contextos históricos; Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial; Referenciais teóricos do desenvolvimento humano; Ética e Educação Especial; Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais; Estudo do desenvolvimento atípico; Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial; Currículo e Educação Especial – adaptações e acomodações; Linguagem e pensamento; Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial I – modelos instrucionais; Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação; Apoio educacional especializado – Educação Infantil; Apoio educacional especializado – Ensino Fundamental; Apoio educacional especializado – Educação de Jovens e Adultos; Procedimentos de Ensino em Educação Especial I – deficiência mental; Procedimentos de ensino em Educação Especial II – deficiência auditiva; Procedimentos de ensino em Educação Especial III – transtornos globais do desenvolvimento; Procedimentos de ensino em Educação Especial IV – superdotação e altas habilidades; Procedimentos de ensino em Educação Especial V – deficiência física; Procedimentos de ensino em Educação Especial VI – deficiência visual). ▪ 1 Representante docente – Profª Drª Fabiana Cia e Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado (Suplente) da área de conhecimento “Pesquisa” (compreende as seguintes disciplinas: Processos Investigativos em Educação Especial I – Planejamento de trabalho científica; Processos Investigativos em Educação Especial II – Observação de situações planejadas; Processos Investigativos em Educação Especial III – Desenvolvimento de programas; Processos Investigativos em Educação Especial IV – escola, família e trabalho; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II; Trabalho de Conclusão de Curso III). ▪ 1 Representante docente – Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Suplente) da área de conhecimento “Teórico-Prática” (compreende as seguintes disciplinas: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Ensino Colaborativo; Planejamento Educacional Individualizado I – Avaliação; Planejamento Educacional Individualizado II – Intervenções; Tecnologias aplicadas à Educação Especial I – Informação e comunicação (TICs); Tecnologias aplicadas à Educação Especial II – tecnologias assistivas (TAs); Ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiências; Gestão e organização do trabalho pedagógico em serviços especializados). ▪ 1 Representante docente – Profª Drª Fátima Elisabeth Denari e Profª Drª Maria Amélia Almeida (Suplente) da área de conhecimento “Estágio Supervisionado” (compreende as seguintes disciplinas: Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica II, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo II). ▪ 1 Representante da equipe de apoio pedagógico – Pedagoga Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro e Pedagoga Carla Ariela Rios Vilaronga (Suplente). ▪ 1 Representante discente Thamy Graziela de Oliveira Granja e Diego Henrique Carvalho (Suplente) – turma do 1° ano. ▪ 1 Representante discente Débora Lucila Carlos e Keisyani da Silva Santos (Suplente) – turma do 2° ano. ▪ 1 Representante discente Lucas Matheus Ferreira e Jessica de Brito (Suplente) – turma do 3° ano. ▪ 1 Representante Assistente Administrativo – Elizabeth Keiko Ribeiro– Secretária da Coordenação do Curso. 2.1.42 – Processo 23112.001769/2009-94 – OF nº 060/11 – DPsi – Encaminha solicitação de renovação de contrato do Prof. Dr. Nassim Chamel Elias como Pesquisador Associado da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 2.1.43 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.011-9 – Filosofia da Educação I; 17.030-5 – Problemas da Educação Brasileira; 17.044-5 – Métodos e Técnicas do Trabalho Acadêmico Científico; 17.113-1 – Administração e Supervisão das Escolas de Educação Básica e Planejamento Escolar; 17.152-2 – Educação no Campo. 2.1.44 – OF n° 03/2011 PPGLit – Encaminha, devido a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, a Composição do Conselho do referido Programa. ▪ Coordenadora: Profª Drª Tânia Pellegrini; ▪ Vice-Coordenadora: Profª Drª Rejane Cristina Rocha; ▪ Representante da linha de pesquisa Literatura, História e Sociedade – Prof. Dr. Wilton José Marques e Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (Suplente); ▪ Representante da linha de pesquisa Literatura e outras linguagens – Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani e Profª Drª Irene Zanette Castañeda (Suplente); ▪ Representante discente: ainda vago. 2.1.45 – OF n° 062/2011 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, referente a sua participação na “5ª 16th International Conference of the Association Psychology and Psychiatry for Adults and Children”, em Atenas, Grécia no período de 15 a 22/05/2011. 2.1.46 – OF DEd n° 14/11 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva, para participar do XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia, na Universidad de San Buenaventura, na cidade de Medelin, Colômbia, no período de 26 a 30/06/2011. 2.1.47 – OF DL n° 017/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho para participação e apresentação de trabalho no “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina”, a ser realizado na Unversidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha e à realização de uma Missão de Pesquisa na Université de Paris III/Sorbonne Nouvelle, Paris, França, durante o período de 04 a 17/06/2011. 2.1.48 – OF DL n° 018/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Cristine Gorski Severo para participação e apresentação de trabalho no “17th European Conference on Reading”, a ser realizado na Universidade de Mons, Mons, Bélgica, durante o período de 28/07 a 06/08/2011. 2.1.49 – Processo 23112.001328/2011-74 – Atividade de Extensão: Restauração, catalogação e digitalização da coleção de plantas, mapas e fotografias do Fundo Carlos Leôncio Magalhães - EDITAL PROEXT 2010. Coordenação: Prof. Dr. João Roberto Martins Filho – UEIM. 2.1.50 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia: 20.076-0 – Tópicos Especiais em Educação 1; 20.100-6 – Introdução a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS I; 20.106-5 – Tópicos Especiais de Psicologia Educacional 2; 20.200-2 – Análise Funcional em Clínica e Medicina Comportamental; 20.220-7 – Introdução a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS II. 2.1.51 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Artes e Comunicação: Produção de Conteúdos Sonoros. 2.1.52 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras: 06.290-1 – Comunicação Organizacional; 06.291-0 – Introdução à Gramática Discursivo Funcional; 06.292-8 – Construção de Dicionários Eletrônicos; 06.293-6 – Introdução ao Processamento de Línguas Naturais; 06.294-4 – Análise do Discurso Político: Aforização e Mídia; 06.295-2 – Terminologia: o que é e como se faz? 06.296-0 – Teorias linguísticas e seus métodos no estudo da leitura; 06.297-9 – Tratamento editorial de textos; 06.438-6 – A poesia do Romantismo; 06.439-4 – Sociolinguística e Discurso. 2.1.53 – OF 105/2011 – EM UAB – UFSCar – Encaminha a composição do Conselho de Coordenação do Curso UAB de Licenciatura em Educação Musical da UFSCar. ▪ Presidente – Coordenador do curso; ▪ Vice-Presidente – Vice-Coordenador do curso; ▪ Representantes docentes por grupo de conhecimento – Representante do grupo: Técnico-Conceitual-Criativo Musical; Representante do grupo: Educacional; Representante do grupo: Cultural e Histórico; Representante do grupo: Tecnológico e Informacional; Representante do grupo: Interpretativo. ▪ Representantes discentes – Representante por turma de ingresso no vestibular, eleito por seus pares; ▪ Assistente administrativo – Supervisor administrativo do curso. 2.1.54 – Processo 23112.002938/2008-51, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Simone Diniz – DCSo – Professor Adjunto, de 21/08/2009 à 20/08/2011. 2.1.55 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Filosofia: 18.002-5 – Filosofia da Ciência. 2.1.56 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino: Atividades de Investigação no Ensino de Física. 2.1.57 – Processo 23112.001316/2011-01 – OF DME 052/2011 – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Alfabetização e Língua Portuguesa. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1° Lugar: Maria Betanea Platzer; 2° Lugar: Luciene Cerdas Vieira. 2.1.58 – Processo 23112.000932/2011-61 – OF DME 053/2011 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 06 a 15/04/2011 onde participou do World Education Research Association (WERA) Conuncil Meeting e Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) como representante da ANPED e ABNP, realizado em New Orleans, Lousiana, USA. 2.1.59 – OF DME 054/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 27/05 a 06/06/2011 para participar do Encontro Internacional de Avaliação dos Programas de Inclusão no Ensino Superior da Fundação Ford, em, Chengdu – China. 2.1.60 – Ofício PPGE n° 055/2011 – Encaminha indicação do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin, da servidora Denise Celina Cava Domeniconi, Assistente em Administração e Secretária do CECH, da Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, docente do Departamento de Metodologia de Ensino e da servidora Tânia Maria Perseguino Ferraza, Assistente em Administração e Secretária da Coordenação do Curso de Pedagogia para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Silvana Aparecida Felix, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. (ATO CECH nº 053/2011). 2.1.61 – OF DL n° 020/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luzmara Durcino Ferreira para participação e apresentação de trabalho no “XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina”, a ser realizado na Unversidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha e à realização de uma Missão de Pesquisa junto ao CRBC – Centre des Recherches sur le Brésil Contemporain, na EHESS – École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, durante o período de 04 a 18/06/2011. 2.1.62 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2011: 16.143-8 – Projeto de Pesquisa Social. 2.1.63 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia: 37.009-6 – Projeto de Pesquisa Social. 2.2 – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade, a ata da Reunião de número 441ª do Conselho do CECH, ocorrida em 04/04/2011. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni ________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ______________________________________

 

Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim ______________________________________

 

Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior _____________________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Suplente) _______________________________

 

Profª Drª Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti ______________________________

 

Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento _______________________

 

Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria ___________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso __________________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho __________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli ___________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo _______________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso __________________________________

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira ___________________________________

 

Profª Drª Carla Alexandra Ferreira ____________________________________

 

Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello ___________________________________

 

Profª Drª Marília Gonçalves __________________________________________

 

Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos _____________________

 

Profª Drª Márcia Duarte (Suplente) ____________________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro ______________________________________

 

Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza ______________________________

 

Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos ______________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale ____________________________________________

 

Profª Drª Clarice Cohn ______________________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza _________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade ____________________________

 

Gabriel Ribeiro Alfredo ______________________________________________